Elemento de aquecimento para máquina de lavar: características, dicas de seleção e reparo
Qualquer dona de casa dirá que a máquina de lavar é uma das coisas mais importantes da casa. Isso faz sentido, pois este dispositivo permite simplificar significativamente a vida de qualquer dona de casa. Um elemento importante em uma máquina de lavar é um elemento de aquecimento elétrico, geralmente chamado de elemento de aquecimento. Se ele quebrar, você simplesmente não poderá usar o dispositivo. Vamos tentar descobrir que tipo de peça é, o que faz, quais são os sinais de suas avarias e como corrigi-las.
Dispositivo e princípio de operação
O elemento de aquecimento é um aquecedor elétrico que aquece a água que vem de uma mangueira conectada ao abastecimento centralizado de água da máquina de lavar. Geralmente é feito de um tubo V ou W. Ele contém um elemento condutor altamente resistivo que pode suportar temperaturas de operação muito altas. Além disso, a bobina de aquecimento é envolvida por um isolador dielétrico especial, que possui excelente condutividade térmica. Serve para absorver o calor que vem da resistência e transferi-lo para a parte externa, que é de aço.
A bobina de trabalho é geralmente soldada com suas extremidades de saída aos contatos, onde a tensão é aplicada durante o uso. Uma unidade térmica geralmente está localizada nas proximidades, que mede o nível de aquecimento da água no tanque. Quando um comando é dado através da unidade de controle em qualquer modo, o elemento de aquecimento recebe um comando para iniciar o trabalho. Começa a ficar muito quente e, devido à liberação do calor gerado, a água do tambor de lavagem chega à temperatura desejada previamente selecionada pelo usuário.
Tudo isso funciona em conjunto com um sensor térmico. Este elemento monitora o nível de aquecimento da água no tambor e desliga o elemento de trabalho no momento certo, o que permite um aproveitamento da energia da forma mais cuidadosa possível. Quando a água esquenta até o nível certo, o sensor transmite esses dados para a unidade de controle, após o que seu aquecimento para.
Onde é?
A localização do elemento de aquecimento é extremamente importante, porque as sutilezas de analisar a máquina e determinar o mau funcionamento dependem disso... Para descobrir onde esse elemento está localizado, você deve olhar atrás da parte traseira e verificar quais as dimensões da tampa traseira. Se for grande, em toda a parede, há uma grande probabilidade de que o elemento de aquecimento esteja localizado logo atrás dele, em algum lugar sob a tina de lavagem. Então será fácil chegar ao elemento de aquecimento - apenas desaparafuse a parede traseira.
Se a tampa for pequena, então provavelmente é uma escotilha através da qual você pode acessar a correia do dispositivo. Em seguida, o elemento de aquecimento está localizado atrás do painel frontal. Será muito mais difícil desmontar esse modelo.
A marca do fabricante de um modelo específico do aparelho também pode ajudar nessa questão. Para dispositivos Electrolux, Ariston, Atlant, Whirlpool, Beko, Zanussi, Indesit e Candy, o elemento de aquecimento geralmente está localizado atrás da tampa traseira. Mas nos modelos da marca Hansa para extrair o elemento de aquecimento, é necessário remova o porão. Para os modelos desta marca com carregamento superior, o aquecedor está localizado na lateral. E as máquinas de lavar de marcas como Samsung, Siemens, LG, Bosch, para substituir o aquecedor, você precisará desmontar o painel frontal.
Acrescente-se ainda que antes de retirar a peça em questão é necessário escoar a água da máquina, para a qual se deve preparar um recipiente para a coleta do líquido e um pano.
Como escolher?
É possível escolher um elemento de aquecimento para substituição em uma máquina de escrever com base em uma série de fatores. Dentre eles, destacam-se os seguintes:
- assento;
- a presença de um colar;
- orifício para o sensor;
- comprimento;
- cobertura de elemento de aquecimento;
- a forma;
- potência;
- fabricante.
Agora vamos falar sobre cada critério com mais detalhes. O mais importante ao escolher um elemento de aquecimento é que o assento se adapte tanto quanto possível. Eles têm quase o mesmo. Uma exceção serão os itens instalados em dispositivos mais antigos que têm entre 10 e 15 anos. Se falamos da presença de um ombro, isso também deve ser levado em consideração. Se você substituir o elemento de aquecimento sem ele por um elemento com ele, ele simplesmente voará para fora do tanque durante a lavagem.
O próximo ponto - vários modelos têm um orifício especial para o sensor. Em todos esses modelos, o sensor pode ser removido. Em seguida, o local do sensor pode ser simplesmente fechado usando um plugue especial.
Um parâmetro físico importante do elemento de aquecimento será o comprimento.
Segundo esse critério, são longos, médios e curtos. O comprimento não será supérfluo para levar em consideração, mas se a parte nova for mais longa ou mais curta que a antiga, então isso não é um problema. Você pode instalar um análogo curto em vez de um longo, mas pode não ser possível fazer o contrário, devido ao fato de que a nova peça simplesmente não caberá em seu lugar.
Outra característica seria potência, embora seu significado não seja tão grande. Se o dispositivo for mais potente, simplesmente aquecerá a água um pouco mais rápido e, se for menos potente, um pouco mais. Em geral, não haverá muita diferença aqui.
Também é importante a forma do dispositivo. Como regra, todos os elementos de aquecimento são retos, mas existem modelos curvos. Isso deve ser levado em consideração para que o dispositivo selecionado caiba na máquina de lavar e não entre em contato com outros elementos.
Ao selecionar, não será supérfluo prestar atenção e cobrir. Existem dispositivos com cerâmica ou algum outro revestimento. Mas isso não é de importância fundamental.
O último ponto ao qual se recomenda prestar atenção - fabricante de elementos de aquecimento. Se for lançado por uma marca Termowatt, então esta é a opção de qualidade mais alta. Modelos de qualidade ligeiramente inferior são feitos pela Irca. É verdade que sua vantagem é a presença de um fusível. Outra categoria de elementos de aquecimento é feita por uma marca Blackmann. A qualidade deles não é muito boa, mas não são muito comuns.
Causas de avarias
Existem apenas 2 razões para o mau funcionamento do elemento de aquecimento:
- defeitos de fabricação;
- escala.
Agora vamos analisar cada um com mais detalhes. O defeito de fábrica não é muito comum, mas ainda ocorre. Sua essência reside no fato de que, com aquecimento e resfriamento constantes, a espiral do elemento de aquecimento simplesmente perde suas propriedades e se queima. Também pode acontecer que o dielétrico tenha queimado. Mas, neste caso, ele começará a passar corrente para o corpo da máquina de lavar. Aqui devo dizer que ninguém tem seguro contra defeito de fábrica, e pode até ser em modelos caros. Ou seja, é uma questão de acaso.
Mas a escala como causa do mau funcionamento é a mais comum. Assenta no corpo do aparelho, feito de metal, e tem um efeito negativo no elemento de aquecimento, podendo simplesmente partir-se. Os depósitos de incrustações são causados pela má qualidade da água da torneira e pela sua elevada dureza. Além disso, mesmo a instalação de um filtro especial não impede a formação de incrustações.
Normalmente, no início, o aparelho simplesmente esquenta mal devido ao fato de que a incrustação interfere na transferência do calor gerado para a água, e sobreaquece. No final, em algum ponto, é simplesmente descoberto que o elemento de aquecimento quebrou.
Aqui você precisa adicionar isso escala forma condições na superfície da peça para a formação de corrosão. Com o tempo, isso se torna o motivo da deformação de sua caixa de metal.E o elemento que perdeu sua estanqueidade torna-se muito vulnerável a fatores externos e aumenta o risco de curto-circuito.
Aliás, outro motivo pode ser chamado operação inadequada da máquina de lavar por parte do usuário. A questão é que um mau funcionamento do elemento de aquecimento pode resultar do uso de detergentes inadequados. Trata-se de ultrapassar a quantidade de pó, ou de utilizar composições para lavagem manual. Neste caso, pode formar-se uma película muito densa de concentrado e sabão. Torna-se um obstáculo para a transferência de calor adequada, o que cria o risco de superaquecimento do elemento de aquecimento e sua quebra.
Diagnóstico
Não é necessário desmontar a máquina de lavar e usar um multímetro para reconhecer um defeito. Os fenômenos a seguir podem indicar problemas:
- a máquina de lavar retira água, mas conclui a lavagem muito rapidamente e desliga completamente após 5-7 minutos;
- a água durante a lavagem não é aquecida ao nível definido pelo programa;
- quase imediatamente após a máquina ser ligada, ela evita os engarrafamentos na sala;
- a qualidade da lavagem é significativamente reduzida;
- o corpo se choca ao ser tocado;
- um cheiro desagradável de queimado é sentido na sala durante o uso do dispositivo.
Esses sinais indicam que o dispositivo precisa de inspeção e reparo subsequente.
Se você tiver um multímetro em mãos, não será supérfluo verificar o desempenho do dielétrico e da espiral. Isso pode ser feito verificando a resistência do elemento. de acordo com a fórmula:
R = U² / P
A resistência do elemento de aquecimento será igual ao quadrado da tensão que vai para ele, que deve ser dividido pela potência do próprio dispositivo. Ou seja, por exemplo, a voltagem que vai para o aquecedor é de 220 volts, como em uma tomada comum. E a potência do elemento de aquecimento é de 2.000 watts. Isso resulta em um valor de pouco mais de 24 ohms, e essa será a resistência normal. Se o elemento de aquecimento estiver funcionando corretamente, o testador mostrará este valor.
Para medir a resistência, você deve realizar as seguintes ações:
- mude o testador para o modo de medição de resistência ajustando a chave para a marca de 200 Ohm;
- toque as pontas de prova do multímetro nos terminais do aquecedor;
- veja o valor obtido no display do aparelho.
Se você vir os números 1 ou 0 na tela do dispositivo, o relé no elemento de aquecimento está com defeito.
Se for necessário verificar o dielétrico do elemento de aquecimento, as seguintes etapas devem ser executadas:
- mude o testador para o modo de discagem ajustando a chave para o modo "Buzzer";
- toque no terminal do elemento de aquecimento com uma sonda;
- Encoste a segunda sonda no terminal aterrado ou no corpo do elemento de aquecimento.
Se o dispositivo começar a chiar, o dielétrico passa a corrente para a caixa do dispositivo - isso significa que o elemento de aquecimento está quebrado. E se não houver som, então o elemento de aquecimento pode ser reparado e a avaria deve ser procurada em outro lugar.
Reparar
Então, suponha que precisamos consertar o elemento de aquecimento, pois foi descoberto que ele está com defeito. Vamos tentar descobrir como fazer isso. A única coisa que você precisa saber é que é quase impossível reparar o elemento de aquecimento. Como regra, estamos falando em substituí-lo por um novo. Vamos supor que você já saiba onde o elemento de aquecimento está localizado na máquina de escrever. Então você pode começar a desmontar o caso. Para fazer isso, desconecte o dispositivo da rede e, em seguida, desconecte o tubo de drenagem e a mangueira pela qual a água entra na máquina durante a lavagem. Também é necessário escoar a água remanescente que permaneceu na máquina de lavar após o último uso.
Depois disso, desmontamos a tampa traseira e, se o elemento de aquecimento estiver localizado atrás dela, removemos e trocamos por outro. Se for necessário desmontar a tampa frontal de sua máquina de lavar, as seguintes etapas devem ser executadas:
- desmonte a tampa superior;
- retire a gaveta de detergente;
- remova o aro feito de aço do selo na escotilha;
- desaparafuse o próprio selo e a fechadura da porta;
- desparafuse o painel frontal.
Depois disso, o acesso ao elemento de aquecimento será aberto.
Então, para substituir o elemento de aquecimento, você precisará desparafusar uma porca, que o segura... Antes de fazer isso, desconecte os terminais de alimentação, aterramento e cabos que vêm do sensor de temperatura. É melhor desapertar a porca com uma chave de caixa. Se não estiver lá, você pode fazer isso com um instrumento de chifre. Desaparafusamos quase até ao fim, depois pressionamos o grampo para dentro, o que permitirá puxar o elemento de aquecimento para fora do assento. Em seguida, desparafuse a porca até o final e afrouxe o elemento com cuidado para retirá-lo com cuidado. Agora resta inserir um novo elemento de aquecimento no lugar do antigo e montar executando todas as etapas acima na ordem inversa.
Recomendações
Para começar, não será supérfluo comparar o elemento quebrado com aquele com o qual você vai substituí-lo. Quanto mais critérios e características coincidirem, melhor.
Além disso, não será supérfluo armar-se com um diagrama de uma máquina de lavar específica antes de iniciar os reparos. Isso o ajudará a descobrir rapidamente onde está localizado o item no qual está interessado e a entender a maneira mais fácil de chegar até ele.
Se você não tem experiência na desmontagem e substituição de tais peças da máquina de lavar, então você pode consultar o mestre no centro de serviço mais próximo. Isso lhe dará a oportunidade de preencher as lacunas de conhecimento e fazer uma substituição independente do elemento de aquecimento em casa sem muito esforço.
Além do mais, certifique-se de ter um testador à mão ao verificar se há falhas no elemento de aquecimento... Sem ele, não há como verificar o desempenho do dielétrico e avaliar sua operacionalidade, o que pode causar uma avaliação incorreta da situação e a substituição de um elemento de aquecimento em funcionamento.
Como você pode ver, a auto-substituição do elemento de aquecimento da máquina de lavar parece relativamente fácil.
Ao mesmo tempo, esse processo exige um entendimento de suas próprias ações, certos conhecimentos na área de eletrônica e habilidades no uso de um multímetro, bem como algumas ferramentas simples.
No próximo vídeo, você aprenderá como trocar o elemento de aquecimento da máquina de lavar por conta própria.
O comentário foi enviado com sucesso.