Sensor de tacômetro de máquina de lavar: características, mau funcionamento e sua eliminação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Sinais de quebra
  3. Como verificar?
  4. Como substituir?

Uma máquina de lavar automática é um dispositivo bastante complexo que consiste em muitas unidades e peças, inclusive eletromecânicas. Se a máquina quebrar, nem sempre é necessário levá-la a um centro de serviço, algumas falhas podem ser eliminadas por conta própria - por exemplo, um tacômetro.

O que é isso?

Qualquer máquina de lavar funciona graças a um motor elétrico, cuja função é controlada pelo chamado tacogerador - um pequeno aparelho elétrico. O tacômetro da máquina de lavar está localizado em uma parte do motor chamada rotor. O sensor serve para monitorar a rotação do motor e leva em consideração a tensão gerada pela corrente elétrica. Devido ao facto de a máquina de lavar roupa possuir tal sensor, todas as unidades (incluindo o motor) funcionam nos parâmetros especificados pelo programa de lavagem.

Na aparencia O tacômetro se parece com um anel de metal compacto equipado com fios de pequeno diâmetro. O tacogerador pode ser facilmente encontrado em máquinas de lavar automáticas, equipado com um tipo de coletor do motor.

Determinar qual versão do motor é usada em seu modelo de máquina de lavar automática não será difícil - você precisará desmontar o painel traseiro da caixa e se vir uma roda grande com correia de transmissão, verá um coletor motor.

No caso em que após a inspeção você não encontrar uma polia com acionamento, deve-se entender que sua máquina opera com motor tipo inversor, onde o sensor está embutido na carcaça. O tacômetro registra a velocidade do motor elétrico e transmite os dados recebidos para a placa eletrônica da unidade central de controle.

Os dados são processados ​​e a máquina de lavar aumenta ou diminui.

Sinais de quebra

Em caso de falha do tacogerador, o funcionamento normal de toda a máquina de lavar é interrompido. A razão para isso é a falta de dados da unidade de controle e da velocidade de rotação do motor elétrico. O colapso se manifesta da seguinte forma:

  • se o motor elétrico da máquina de lavar está ganhando um número excessivo de rotações, então durante o funcionamento da unidade, você pode sentir um nível maior de vibração, ruído, batidas dentro da caixa;
  • com uma carga aumentada no motor elétrico, o mecanismo de rolamento da polia e os amortecedores da máquina de lavar sofrem carga excessiva e podem falhar prematuramente;
  • nas rotações descontroladas do motor elétrico, todo o sistema de mecanismos fica desequilibrado, por isso ouvimos o batimento dentro do corpo da máquina, enquanto a correia de acionamento da polia rapidamente se desgasta ou quebra;
  • nas máquinas de lavar com motor inversor, se o tacogerador quebrar, ouve-se um som semelhante a um bip, enquanto a rotação do tambor, via de regra, é bloqueada e o som aumenta;
  • se o sensor do tacômetro quebrar, a máquina de lavar pode funcionar aos solavancos e não realizar o programa de centrifugação.

Em caso de mau funcionamento do sensor do tacômetro, a unidade de comando da máquina de lavar interrompe o funcionamento da unidade e exibe uma mensagem de alarme na forma de um código de avaria no visor. Cada marca de máquina de lavar pode ter seu próprio código e ser diferente de outras máquinas.

Como verificar?

O tacogerador é verificado medindo sua resistência, por que usar o dispositivo com um multímetro.

  • O dispositivo precisará ser definido no modo de toque e levado aos terminais do tacogerador... Então, com sua mão livre, você precisa definir o rotor do motor em movimento rotacional - a direção de rotação pode ser qualquer. Se no momento da rotação o multímetro reproduzir sons curtos ou a seta oscilar, significa que o tacômetro está funcionando corretamente.
  • O dispositivo deve ser colocado no modo de detecção de tensão, definindo o limite para 4-5 Volts, e trazê-lo para os terminais do tacômetro. Giramos o rotor e observamos o dispositivo. Se a geração de tensão for 0,2-2 Volts, significa que o tacômetro está funcionando corretamente.

No caso em que o diagnóstico com a ajuda de um multímetro não deu nenhum resultado, é necessário inspecionar visualmente o tacômetro - a segurança de sua fixação ao motor elétrico. Se o parafuso de fixação estiver solto, deve ser apertado. Às vezes, os contatos do tacômetro podem se soltar - eles também são verificados e apertados. O tacogerador em boas condições no multímetro mostra uma resistência de corrente de 60 ohms. Se o tacômetro não mostrar atividade durante o diagnóstico pelo dispositivo, ele deve ser substituído.

Como substituir?

A substituição do tacogerador pode ser feita após desconectar seus conectores e removê-lo do ponto de fixação. Os conectores são fáceis de remover e você os queimará na coluna comum de conectores do motor. Para desmontar o tacômetro, você precisará de uma chave de fenda de diâmetro fino. Após desconectar os conectores, é necessário retirar a tampa superior do tacômetro - ela não pode ser fixada por nada e apenas ficar travada, ou é presa por pequenos parafusos (em diferentes modelos de lavadoras, os sensores são dispostos em seu próprio caminho).

Em seguida, o tacômetro é substituído por uma nova peça e suas conexões são montadas na ordem inversa. Para não se confundir e não cometer erros, os especialistas aconselham filmar o processo de desmontagem com a câmera do celular e, a seguir, orientados pelas fotos, conectar um novo tacômetro.

Depois de concluída a instalação, a manutenção das conexões e do tacômetro é verificada com um multímetro.

Como verificar o tacômetro da máquina de lavar, veja o próximo vídeo.

1 comentário
O convidado 27.12.2020 08:29
0

De forma clara e concisa, obrigado!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário