Correia para máquina de lavar Samsung: características, operação e substituição

Contente
  1. Característica
  2. Compromisso
  3. Exploração
  4. Causas e tipos de mau funcionamento
  5. Reparo e substituição

A correia da máquina de lavar é uma parte importante dela, que garante a rotação do tambor pelo fato de conectá-lo ao motor da máquina. No entanto, devido ao fato de que esta peça está sujeita a cargas pesadas, especialmente durante a fiação, muitas vezes falha. Substituir um cinto em uma máquina de escrever Samsung é um reparo de complexidade média e você pode lidar com isso mesmo sem entrar em contato com um especialista.

Característica

Se você olhar para uma máquina de lavar totalmente nova e prestar atenção à correia de transmissão, notará que tem tensão média. Se você afrouxá-lo, ele frequentemente escorregará ao longo das polias do motor elétrico e do tambor, o que significa que o coeficiente de torque efetivo diminuirá. Se, ao contrário, a tensão da correia for aumentada, por exemplo, comprando uma substituição mais curta para ela, então, é claro, a eficiência aumentará., no entanto, sua vida útil cairá drasticamente devido à sobrecarga.

Cada correia nas máquinas de lavar Samsung é etiquetada. É composto por 4 números e uma letra latina, por exemplo, 1234G.

A densidade também é um parâmetro importante. Existem apenas dois tipos de correias nesta base - elásticas e rígidas. Os primeiros são mais adequados para novas máquinas de lavar. Eles esticam bem, aumentando assim a aderência entre o tanque e o motor. Mas eles não podem ajustar o grau de tensão.

As correias rígidas para máquinas de lavar quase não esticam, por isso, ao instalá-las, terá que mudar a posição do motor. No entanto, é impossível fazer isso em máquinas novas, o que significa que este tipo de correias é adequado exclusivamente para equipamentos antigos.

Eles fazem correias para máquinas de lavar de poliuretano ou borracha. As correias de borracha são muito mais fortes do que as de poliuretano, mas as últimas fornecem um coeficiente de alongamento muito mais alto. Além disso, são fáceis de instalar e remover. Mas em termos de vida útil, eles são significativamente inferiores às correias de borracha.

Existem correias H e J. Eles diferem na forma.

Você pode determinar se uma correia em forma de H ou J está instalada em sua máquina observando as ranhuras especiais para ela na polia do motor.

Além de tudo isso, todos os cintos automotivos da Samsung podem ser divididos em dois tipos.

  • Cunha. Eles são usados ​​para aquelas máquinas nas quais existe um motor assíncrono. Na seção transversal, a tira é um trapézio. Essas correias são bastante elásticas, mas fortes devido ao seu aperto. Para máquinas de produção estrangeira, são utilizadas correias com seção 3L e, para as produzidas na Rússia, com seção A e Z.
  • Com nervuras em V. Essas correias são adequadas para máquinas com um tipo de motor coletor. As cunhas podem ser vistas na seção transversal desta correia. Normalmente seu número varia de 3 a 9. Essas correias se distinguem por sua durabilidade, flexibilidade e alta rotação útil.

Compromisso

Para acionar a máquina de lavar, a correia é a parte graças à qual o equipamento pode realizar uma de suas principais funções - girar o tambor. É esticado entre a parte giratória do motor elétrico e o eixo do tambor, conectando-os em uma única corrente.

Quando o motor começa a girar durante a lavagem, a correia se move junto com ele e, portanto, o tambor. E a correia também desacelera a rotação do tambor se tal comando for recebido da placa de controle, por exemplo, no final da fase de rotação.

Exploração

Após o início do ciclo de lavagem, o motor da máquina de lavar recebe um comando para começar a girar em uma determinada velocidade em uma direção ou outra. A correia transfere esse torque do motor para o tambor, o que faz com que ele gire. Não é nenhum segredo que uma enorme tensão é exercida na correia neste momento.

Atrito durante a partida, parada ou mudança de direção do movimento, tensão constante - tudo isso reduz a vida útil da peça sobressalente para 5-6 anos. E com operação frequente ou incorreta (sobrecarga constante), este período é reduzido ainda mais.

Causas e tipos de mau funcionamento

Se a correia de transmissão da máquina de lavar sair pela primeira vez, não significa necessariamente que esteja com defeito. Talvez você acabou de sobrecarregar a máquina e ela não consegue lidar com tanto atrito. Nesse caso, não há necessidade de alterá-lo.

Mas se ocorrer um problema regularmente, isso pode ser um sinal para iniciar os reparos. O mau funcionamento da correia de transmissão pode ocorrer em vários casos.

  1. O proprietário sobrecarrega constantemente o tanque. Essa é a causa mais comum de quebra da correia em uma máquina de lavar. Mesmo que o fabricante declare que o peso máximo da roupa é de 5 kg, isso não significa que a máquina seja capaz de trabalhar constantemente com essa carga. Como resultado dessa operação descuidada, a correia freqüentemente voa e se estica rapidamente.
  2. Quebra da polia do tambor. A polia é uma roda bastante grande que fica atrás do tambor. Apesar de sua simplicidade, é o elo mais fraco do sistema. Problemas com ele se manifestam como rotação lenta ou irregular do tambor.
  3. Rolamentos danificados ou deformados. O enviesamento do tambor não é um problema comum, mas é sério. Existem apenas duas coisas que podem causar isso. O primeiro é o desgaste dos retentores, por causa do qual pode entrar água no mecanismo e enferrujar as peças. O segundo é o uso de tecnologia a longo prazo. Como o mancal não consegue realizar o movimento normal da polia, a correia simplesmente desliza ao longo dele, o que a torna mais gasta. Este motivo pode ser detectado pelo ruído constante, batidas, rangidos da máquina de lavar durante a operação.

Reparo e substituição

Se você achar que a correia da máquina de lavar está com defeito, verifique se há danos. Se tiver furos, arranhões, se estiver completamente rasgado, não tente consertar, mas troque imediatamente. Não utilize máquina de lavar com peça defeituosa, pois durante o funcionamento pode danificar outras peças, ficando enroscada entre as peças móveis.

Certifique-se de desconectar o sistema antes de iniciar a substituição para evitar ferimentos.

Remova o painel traseiro para acessar a parte traseira da máquina. Em alguns modelos, isso pode exigir a remoção da tampa superior.

Assim que tiver acesso, dê uma olhada na alça. Deve ser tensionado entre o eixo do motor e a polia do tambor. Para removê-lo, puxe uma das bordas livres em sua direção e gire a polia do tambor. O elástico deslizará facilmente para fora dele.

Se você não encontrar a peça em seu lugar, ela poderá pular e cair dentro da máquina. Certifique-se de removê-lo antes de instalar um substituto.

Compare as ranhuras da nova correia e da polia do motor. Eles devem ter a mesma forma. Deslize a peça no motor e comece uma revolução em torno da polia do tambor. Gire um pouco enquanto segura o cinto para mantê-lo acordado. Como resultado de uma volta completa, a peça deve se encaixar completamente no lugar. Certifique-se de que tudo está funcionando corretamente girando o tambor algumas voltas - o elástico não deve quebrar ou deformar.

Agora você pode colocar o painel traseiro de volta no lugar, o reparo acabou.

É fácil trocar a correia de transmissão da máquina de lavar Samsung. Fazendo você mesmo, você economizará de 500 a 1000 rublos no trabalho do mestre. E com o uso correto e cuidadoso, este procedimento não terá que ser repetido antes de alguns anos.

Veja abaixo como substituir a correia e os amortecedores de choque em sua máquina de lavar Samsung.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário