Reparação de bombas de máquinas de lavar roupa Indesit: como retirar, limpar e substituir?
As lavadoras automáticas realizam um ciclo completo de trabalho, incluindo um conjunto de água, aquecimento, lavagem de roupas, enxágue, centrifugação e drenagem do líquido residual. Se ocorrer uma falha em qualquer um desses processos, essa situação se refletirá na operação de todo o mecanismo. Hoje estaremos interessados no dispositivo da bomba, métodos de limpeza, reparo e substituição por um novo.
Características do sistema de drenagem
Para reparar / substituir de forma independente a bomba ou bomba da máquina de lavar Indesit, é necessário compreender o dispositivo e o princípio de funcionamento do seu sistema de esgoto. O funcionamento do sistema de drenagem em diferentes modelos de máquinas de lavar Indesit não é muito diferente. Consiste nos seguintes processos.
- Após a lavagem, enxágue e centrifugação, a água utilizada escorre pelo tubo e é encaminhada para a bomba.
- A eletrônica envia um sinal para a bomba, que a ativa. A água é bombeada para o tubo de drenagem e depois enviada para o esgoto. Depois de esvaziar a água do tanque da máquina de lavar, a bomba recebe novamente um sinal e desliga.
- O sistema de drenagem é montado sobre uma "voluta", que é um distribuidor.
- A bomba está sob tremendo estresse, que é especialmente aumentado no modo de rotação.
- O projeto do sistema de drenagem também inclui um filtro de grade. A água do tanque, que vai para a bomba, passa por esse filtro, que retém resíduos grandes e pequenos. O filtro protege a bomba contra danos que podem resultar da entrada de objetos estranhos em sua estrutura.
Sintomas e causas de mau funcionamento
A bomba de drenagem pode falhar por vários motivos.
Durante o funcionamento do elemento de aquecimento, formam-se escamas, cuja quantidade aumenta com o aumento da dureza da água. Se você não usar amaciantes especiais, uma grande quantidade de incrustações duras se forma no elemento de aquecimento, que pode entrar na bomba e causar sua quebra.
Ao lavar coisas muito sujas grandes quantidades de areia, sujeira, pequenas pedras e outros detritos entram na bomba, tornando-a inoperante.
A escolha errada de detergentes ou o uso de grande quantidade deles. Nessas situações, o pó se dissolve mal e é lavado junto com a água, depositando-se no rotor e nas estruturas internas em forma de depósito, o que dificulta muito o funcionamento do mecanismo de drenagem.
Desgaste natural, contra o qual nenhum mecanismo está seguro. A vida útil da bomba pode ser reduzida por cargas excessivas que ela experimenta durante a operação.
Você pode descobrir sobre o mau funcionamento do sistema de drenagem por código de erro. Esses recursos são obtidos por modelos com função de autodiagnóstico.
Nos modelos sem display, o código é emitido por indicadores intermitentes. Por sua combinação, você pode descobrir sobre a natureza do mau funcionamento.
Além disso, você pode descobrir sobre irregularidades no funcionamento da bomba pelos seguintes sinais:
quando o dreno é aberto, o sistema não funciona e não cumpre suas funções diretas;
quando a água é drenada, um ruído incomum e sons de zumbido aparecem;
fluxo lento de água quando a bomba está funcionando;
desligar a máquina ao bombear água;
zumbido e ruído do motor não drenam.
Se uma dessas situações for detectada, podemos falar com segurança sobre um mau funcionamento da bomba de drenagem.
Como verificar a bomba?
Para finalmente certificar-se de que a bomba não está funcionando corretamente, é necessário verificar seu desempenho. Para fazer isso, você precisará preparar algumas ferramentas:
multímetro;
conjunto de chave de fenda;
alicate;
furador.
Quando tudo estiver disponível, você pode começar a verificar o status da bomba. Para fazer isso, você precisa saber onde está e como chegar até lá.
A bomba de drenagem está localizada na parte inferior da máquina e se conecta ao filtro.
Para acessá-lo, você precisa executar etapas simples:
remova a tira de proteção inferior, que é fixada com travas de plástico;
colocamos um pano embaixo da máquina, pois com certeza haverá água no sistema, que sairá da máquina;
agora você precisa abrir a tampa desenroscando;
retiramos o filtro e limpamos pequenas peças e detritos, em alguns casos já nesta fase é possível restaurar o desempenho da bomba;
colocamos a máquina de lado e desparafusamos os fechos que prendem a bomba;
desligue os fios elétricos e desconecte as mangueiras da bomba, o que permitirá retirá-la da máquina;
Em primeiro lugar, verificamos o enrolamento do motor com um testador para detectar quebras (a resistência normal está na faixa de 150 a 300 ohms;
desmonte a bomba, remova o motor e o rotor do estator;
realizamos sua inspeção visual e verificamos com um testador.
Como limpar?
A limpeza da bomba de drenagem é fácil de fazer com as próprias mãos. Para fazer isso, você não precisa ter um conhecimento profundo da estrutura da máquina de lavar e suas unidades de trabalho.
A bomba interna, na maioria dos casos, está obstruída com várias sujeiras e detritos. Tudo isso precisa ser limpo, pois o motor da bomba não pode funcionar normalmente neste estado.
É por isso todos os interiores são bem lavados. Você também precisa fixar o retentor de óleo no eixo do rotor. A graxa é restaurada no rolamento, para isso pode-se usar litol ou lubrificante de grafite.
Resta montar a bomba na ordem inversa. Neste caso, você precisa revestir todas as juntas e juntas com selante de encanamento. Isso evitará vazamento de água e vazamento da bomba durante todo o período de operação.
Reparo e substituição
Não se apresse para trocar sua bomba - em alguns casos, pode ser trazido de volta à vida por meio de reparos simples. Uma causa comum de falha da bomba é o impulsor. Essa parte pode ser torcida com força, o que já é uma situação anormal. Ao mesmo tempo, a bomba fará barulho, mas não será capaz de drenar a água. O custo do rotor é mais do que acessível e certamente mais barato do que comprar uma nova bomba.
Remover um impulsor com defeito e substituí-lo por um novo não é difícil e levará um mínimo de tempo, mesmo para um usuário inexperiente.
Gaxetas residuais são outro problema comum com bombas de drenagem. Eles com certeza mudarão se houver o menor indício de uso e desgaste. Você também precisa examinar todas as peças internas da bomba, incluindo a polia. Todas as peças defeituosas são substituídas por novas.
Se a bomba não puder ser reparada, ela deverá ser substituída por uma nova. É importante escolher um modelo idêntico. Somente neste caso podemos esperar um funcionamento correto e estável da máquina. Se você não conseguir encontrar uma bomba semelhante, terá que selecionar modelos semelhantes na lista de modelos intercambiáveis. Existem vários parâmetros importantes a serem considerados aqui:
conectores correspondentes para conexão;
conexão de mangueiras, que, em caso de necessidade urgente, podem ser encurtadas ou alongadas;
a localização das fixações deve ser exatamente igual à original, caso contrário, a nova bomba não será montada corretamente.
Resta instalar a nova bomba no lugar, conectar os fios e conectar as mangueiras. Colocamos a máquina no lugar e desfrutamos de sua operação estável.
Medidas de prevenção
Para prolongar a vida útil do sistema de drenagem, em particular da bomba, é necessário aderir a regras simples de prevenção:
para a lavagem, são selecionados meios que se destinam a máquinas de lavar automáticas;
a quantidade de pó não deve ultrapassar o nível recomendado, para lavar peças muito sujas, é melhor ativar o modo de imersão;
as coisas podem ser lavadas em redes especiais;
na frente da mangueira de entrada, deve haver um filtro grosso em forma de rede, que deve ser limpo periodicamente;
o filtro de drenagem deve ser limpo a cada três meses, e com o uso frequente da máquina de lavar, a frequência é reduzida para um mês;
as coisas antes de carregar devem ser verificadas quanto a peças pequenas nos bolsos;
Itens muito sujos devem ser enxaguados previamente para remover sujeira, areia e pedras pequenas.
Repare a bomba da máquina de lavar Indesit, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.