Bomba da máquina de lavar: dispositivo, localização e reparo
Cada máquina de lavar está equipada com duas bombas: uma bomba de água que retira água do abastecimento de água e uma bomba de drenagem que descarrega as águas residuais no esgoto após a lavagem. As funções da bomba são assumidas pela bomba de drenagem, que também tem a capacidade de trabalhar na direção oposta.
Compromisso
A máquina de lavar automática (CMA) está equipada com uma bomba que desempenha duas funções:
- bombeando água para o tanque da máquina de lavar antes de iniciar o tambor de lavagem e ao passar para o enxágue de roupas recém-lavadas;
- remoção rápida de águas residuais no final do processo de lavagem principal e durante a centrifugação após o enxágue.
As principais partes da bomba - impulsor com motor elétrico e canal em forma de voluta. A bomba está equipada com uma mangueira de escoamento na saída e também existe um tubo de derivação para o abastecimento de água potável corrente da linha de abastecimento de água.
O dispositivo da bomba é bastante simples, mas um erro em seu funcionamento fará com que a máquina de lavar automática pare.
Tipos e sua estrutura
As bombas que operam no SMA são divididas em dois tipos, cada um com seu próprio filtro e sua própria estrutura "caracol".
Drenante
A bomba de esgoto é um atributo das máquinas de lavar das faixas de preço média e baixa. Eles são equipados com uma bomba convencional que drena as águas residuais do carro para o esgoto. Provavelmente, não será possível consertar essa bomba - a bomba danificada foi completamente substituída por uma nova. O consumo de energia de uma bomba convencional não excede 40 watts. Fixação ao canal coclear - por meio de parafusos ou travas. Os contatos do motor elétrico estão localizados separadamente ou juntos. A desvantagem de uma bomba simples é o entupimento frequente do filtro, devido ao qual a drenagem não é completamente drenada, as águas residuais ficam estagnadas no interior do canal e um cheiro correspondente surge na bomba de drenagem. Uma bomba simples requer monitoramento regular da condição do filtro.
A operação de uma bomba CMA simples não é tão difícil. O fato é que o rotor da bomba é um ímã cilíndrico permanente localizado em um invólucro de plástico. No início do sistema de drenagem, o rotor propriamente dito dá a partida primeiro, seguido pelo rotor, que está localizado no eixo em um ângulo de 180 graus. O impulsor não deve se desviar significativamente de sua posição ancorada - um curso tão pequeno permite que o motor dê partida sem muito esforço em altas velocidades, uma vez que a água também resiste à própria hélice. O núcleo magnético possui duas bobinas conectadas nas extremidades. Em outras palavras, um acionamento de bomba simples é um pequeno motor assíncrono que contém um rotor e estator. O estator contém uma parte estacionária magnética do rotador com enrolamentos e o rotor contém um núcleo magnético.
Circulante
Uma bomba circular (reforço) pode ser usada em conjunto com uma bomba simples (de drenagem). Esse sistema de bombeamento e bombeamento de líquido é usado no AGR das faixas de preço médio e superior. Vantagens - abastecimento de água diretamente no tambor, possibilidade de circulação (permite reduzir o consumo de água para lavar roupa). O princípio de operação de uma bomba circular - a água é passada apenas em uma direção ao longo de um caminho fechado.
Então, A Samsung usa uma vedação em um sistema circular - não permite que a água saia do circuito. Os rolamentos permanecem secos.Esse mecanismo possui um eixo no rotor que passa por uma luva de vedação que funciona com um anel de compressão com mola. Para lubrificar esse mecanismo, é usada uma composição especial espessa que penetra em todos os locais de atrito.
Graças a ele, o mecanismo não passa por "fome de graxa" e funciona de maneira confiável há vários anos, apresentando excelente desempenho.
Onde é?
A bomba pode estar localizada em três lados.
- Na parte inferior - um design amplamente utilizado. Para chegar à bomba, você precisa abrir a parte inferior do MCA. O carro é empilhado de um lado e a parede inferior do casco é removida.
- Na volta. O SMA é afastado da parede. A parede traseira é removida, presa por parafusos. Não há necessidade de virar o carro. A tarefa de substituir e consertar uma bomba se torna muito mais fácil. A bomba está localizada na parte inferior.
- Sob o painel frontal... Para desmontá-lo, muitas vezes é necessário remover a parede traseira, onde os parafusos adicionais estão localizados para dar acesso às travas frontais.
De acordo com o diagrama estrutural, a bomba nunca é colocada no topo - tal conexão carregaria adicionalmente a bomba de drenagem. A água não teria apenas de ser empurrada para o ralo horizontal, mas também teria de ser elevada a uma altura de quase um metro.
Isso exigirá altos custos de energia ou desabilitará prematuramente a bomba de drenagem.
Causas de mau funcionamento
Em geral, de acordo com as estatísticas, as bombas e bombas são projetadas para uma vida útil de 11 anos - se os proprietários de um único MCA antes de lavar a roupa verifique novamente seus bolsos e tire tudo o que for desnecessário... Neste caso, as roupas são viradas do avesso para que botões, placas e fechaduras não danifiquem o tambor, não caiam e não obstruam a bomba.
Junto com itens desnecessários e acessórios soltos, a bomba é perigosa devido à sujeira e incrustações... Antes de lavar, digamos, jeans, que na rodovia foram borrifados com lama das poças por um KamAZ com um caminhão de 20 toneladas, depois de passar por você, as calças devem ser secas e limpas, e a crosta suja deve ser sacudida. A areia, muitas vezes contida na lama, se deposita na bomba e entope o filtro e, se ainda for possível espremê-la para fora da membrana do filtro com uma forte pressão, ela entupirá a mangueira de drenagem e se depositará no sistema de esgoto geral. O impulsor e o "caracol" sofrem com o acúmulo de argila - o bombeamento de águas residuais piora visivelmente e a carga no motor da bomba aumenta gradualmente.
A mecânica também é impermanente, portanto, mesmo que o usuário do CMA não tenha violado as regras, observado todas as restrições que tornam o funcionamento do equipamento seguro e rápido, então mais cedo ou mais tarde o motor se desgastará, o impulsor de pressão irá rachadura. Mesmo o uso de um impulsor e rolamentos de aço inoxidável não salvará o proprietário da máquina de lavar da quebra da bomba devido ao desgaste de muitos anos de MTBF.
Seja como for, a bomba desgastada deve ser substituída.
Sintomas de mau funcionamento
Se a bomba funcionar continuamente por um longo tempo:
- a água continua a fluir devido à falha da válvula de enchimento e a máquina bombeia constantemente o excesso de água para evitar que o tambor encha demais;
- o dreno está mal bombeado (filtro entupido);
- o controle eletrônico da ECU da máquina de lavar falhou.
Com uma operação longa e contínua, a bomba fica muito quente. Ele desliga devido ao superaquecimento - o sensor de calor funcionará. Se isso não aconteceu, ele zumbiu, o que significa que alguns dos componentes, por exemplo, o impulsor ou mancais, estão desgastados ou um dos enrolamentos está em curto. A opção é possível quando estala, zumbe ou faz barulho:
- a água que está sendo derramada tem uma pressão fraca, e ele recolhe, com esforços adicionais, é observado ruído se a água foi recentemente desligada, muito ar entrou no sistema de abastecimento de água, - suas bolhas estão atualmente saindo do sistema de água;
- crepitando e "atirando" - o enrolamento “estourou” na carcaça do motor ou um objeto estranho entrou na bomba;
- zumbido - sinal de curto-circuito no enrolamento do motor.
É necessário desligar imediatamente a energia e o abastecimento de água, retirar a água da máquina, retirar a roupa e desmontar a unidade.O mecanismo da bomba geralmente é indissociável, mas você pode ligar previamente o enrolamento do motor. E verifique também se os canais de drenagem não estão entupidos com detritos, sujeira ou pequenos objetos.
Reparo e substituição da bomba
Antes de proceder à substituição da bomba, é necessário desmontar adequadamente o MCA para obter e diagnosticar de forma abrangente.
Para remover a bomba pela parte inferior da máquina de lavar, faça o seguinte:
- desparafuse os parafusos que prendem a tampa inferior;
- desparafuse o parafuso lateral;
- substitua uma bacia ou balde para coletar a água e desenrosque o filtro com movimentos giratórios, o excesso de água escorrerá para o recipiente;
- gire a bomba no sentido anti-horário, puxe-a para fora do carro pela baia inferior, onde ficava a parede inferior;
- desconecte os fios que se encaixam na bomba e as braçadeiras que prendem a bomba.
Se a bomba for removida pelo compartimento posterior, faça o seguinte:
- remova a parede posterior, desconecte o tubo de drenagem (corrugado ou mangueira);
- desconecte os fios adequados para os terminais;
- desparafuse a bomba e separe os tubos dela.
Se a bomba for removida pela frente, faça o seguinte:
- puxe e remova o detergente e a bandeja do descalcificador;
- desparafuse o parafuso sob a bandeja, abra a aba do filtro;
- retire mais um parafuso e desmonte a parte inferior do painel frontal;
- remova os dois últimos parafusos, retire a gaxeta da escotilha e seu bloqueador;
- Levante as travas e remova a seção restante da frente da caixa do CMA;
- remova o parafuso localizado sob ele e mova o recipiente para coletar as águas residuais;
- remova o tubo e prenda e drene o líquido restante do tanque.
Você tem acesso total à bomba de drenagem. Reparo e diagnóstico caminham lado a lado aqui.
- Determinar quanto a bomba começou a fazer barulho durante o processo de bombeamento.
- Verifique se quanto o filtro e a mangueira de drenagem estão entupidos. O filtro é fácil de limpar quase sem ferramentas. A mangueira conecta-se a qualquer torneira da casa e é lavada com água.
- Você pode configurar a máquina para enxaguar a roupa.... A bomba está totalmente operacional quando a água é despejada e drenada na capacidade declarada nas instruções. Se avarias forem detectadas, verifique a rotação da hélice.
- Para verificar a hélice, desparafuse e remova o filtro... Gire a hélice manualmente. Ao desacelerar e “grudar”, verifique se há sujeira, detritos e objetos estranhos para evitar que gire.
Remova qualquer coisa que desacelere o impulsor.
Na ausência dos fatores de interferência acima, a suspeita recai não sobre a bomba, mas sobre os componentes eletrônicos. Devido às suas falhas, a máquina é desligada aleatoriamente. Aqui você não pode viver sem mestres. Antes de comprar uma nova bomba, verifique com seu consultor de vendas qual dos dispositivos disponíveis é adequado para este AGR. Depois de comprar a bomba, desconecte a máquina de lavar da fonte de água e energia. Para substituir a bomba de drenagem, faça o seguinte:
- desmonte o CMA de uma das formas anteriores, verificando as instruções do consumidor;
- retire os parafusos que prendem o mecanismo da bomba, desconecte os fios adequados para o motor;
- retire a mangueira de saída e o tubo de entrada, escoe a água que sobrou do final (ou interrupção) da última lavagem;
- remova a bomba, substitua por uma nova (exatamente a mesma).
Reconecte os componentes eletrônicos e inicie o CMA.
Se a nova bomba também funcionar de forma insatisfatória, será necessário substituir a unidade de controle eletrônico.
Dicas úteis
O motor da bomba, assim como o motor principal que gira o tambor, precisa de limpeza e lubrificação periódica (pelo menos uma vez a cada seis meses ou um ano) dos rolamentos. Se um guincho apito aparecer quando o rotor girar, é um sinal claro de que os rolamentos de esferas precisam ser lubrificados.
- Use o pó recomendado especificamente para máquinas de lavar automáticas... É indesejável o uso de uma composição para lavagem das mãos e máquinas do tipo ativador.
- Instale um filtro de água adicional na frente da máquina - é impossível que grãos de areia, ferrugem e sujeira entrem na unidade, caso contrário a bomba pode entupir.
- Periodicamente limpe o filtro de drenagem.
- Certifique-se de que a roupa não contém fios soltos ou soltos.... Se o tecido começar a se desfiar, é melhor lavá-lo à mão, ou melhor ainda, substituí-lo por um novo.
- Limpe as camadas de sujeira das roupasse eles apareceram.
- Não permita que lã animal ou penas entrem no ralo durante a lavagem. Se, por exemplo, um gato costumava descansar no tapete perto da porta da frente, e você quer lavá-lo, primeiro tire o frango, pegue a lã dele com uma escova, batendo ou usando um aspirador potente.
- Não sobrecarregue a máquina com roupas ou carregue-a até o limite. Se o SMA aguentar 7 kg, carregue 5… 6.
Observando todas essas recomendações, você estenderá a vida útil da bomba e de toda a unidade como um todo.
Conclusão
Não é difícil limpar ou trocar a bomba. Uma máquina de lavar não é mais complicada do que um aspirador de pó ou uma lava-louças automática. Existe até uma saída para uma situação de emergência. Ajude o mestre da casa e instruções, e foto, vídeo na Internet sobre este assunto.
Você pode descobrir como substituir a bomba em sua máquina de lavar LG abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.