Cruz da máquina de lavar: características, causas de avarias e reparações

Contente
  1. Característica
  2. Compromisso
  3. Exploração
  4. Causas de mau funcionamento
  5. Reparo e substituição

A travessa é um elemento importante da máquina de lavar que conecta a cuba e o tambor. Se for de metal macio, deforma-se com o tempo, sendo necessário substituí-lo ou repará-lo. Para fazer isso, você precisa saber onde está e como removê-lo corretamente.

Característica

A cruz da máquina de lavar está localizada entre o tambor e a cuba. Tal detalhe fornece a conexão entre esses elementos da máquina automática. Existem rolamentos dentro da cruz, por isso geralmente é vendida completa com eles, bem como com retentores. A cruzeta é feita de um material durável, mas leve, como aço inoxidável ou liga de alumínio.

As cruzes em máquinas de lavar de marcas diferentes são semelhantes entre si, mas ainda apresentam algumas diferenças. Portanto, caso seja necessária a substituição de tal peça, é importante adquirir um elemento adequado, levando em consideração o fabricante e o modelo da máquina automática. A diferença estará no comprimento do eixo, na distância entre os mancais, no tamanho dos mancais e outras características.

Também se encontram à venda travessas caseiras para as máquinas para as quais essas peças não são fornecidas.

Compromisso

A principal função da cruz é garantir o funcionamento da parte móvel da máquina de lavar. Um conjunto de mancal, que é preso à travessa, é responsável pela rotação do tambor. É essa parte que segura o próprio tambor, portanto, danos a ele podem causar sérios danos.

Exploração

Para evitar danos à travessa, é importante estar atento aos sons que ocorrem durante o processo de lavagem. Em caso de deformação da peça, o usuário ouvirá um rangido e chocalho... Se, durante a operação da máquina, houver um farfalhar, bater ou qualquer outro som estranho, isso também deve alertar e fazer com que a condição da cruz seja verificada.

Tanto a restauração quanto a substituição de tal peça não custarão uma grande quantia, mas o trabalho de reparo é bastante complicado e meticuloso, portanto, muitas vezes é necessário entrar em contato com um artesão profissional.

Causas de mau funcionamento

A falha da travessa na maioria dos casos está associada ao desgaste do rolamento. Tal quebra, via de regra, não é abrupta, pois é precedida pela ocorrência de ruídos e zumbidos durante a lavagem, o que indica o desgaste dos mancais. Se você ignorar o trabalho muito barulhento e não fizer uma substituição a tempo, a cruz logo entrará em colapso.

Outras causas de problemas de travessa:

  • defeitos de fabricação;
  • água de dureza aumentada;
  • reparos mal executados.

As cruzetas defeituosas são geralmente feitas de liga de baixa qualidade ou com defeitos durante a produção. Este tipo de casamento é bastante raro, mas ainda acontece, e por isso a parte não cumpre a sua função e rapidamente se desfaz.

Água muito dura pode danificar até mesmo as travessas de melhor qualidade.... Devido ao uso constante desse líquido, o tambor se move com dificuldade, o que danifica os mancais e, como resultado, danifica o elemento de acionamento.

Quanto às reparações mal efectuadas, é possível que se danifiquem a cruz se os rolamentos forem substituídos de forma inadequada.

Reparo e substituição

Se a cruz estiver com defeito, a melhor solução é entrar em contato imediatamente com o mestre. Ele inspecionará a peça e determinará se são necessários reparos. Se os rolamentos estiverem desgastados, apenas esses elementos precisam ser substituídos.Se a cruz estiver danificada ou arrebentada, você terá que trocá-la completamente.

Se for você mesmo consertar a máquina, lembre-se de que essa não é uma tarefa tão fácil. Se você tiver alguma dúvida sobre a facilidade de manutenção ou suas capacidades, consulte um profissional. A primeira etapa do reparo é remover o tanque. Para chegar até ele e retirar a travessa do tambor, a máquina é desmontada pela frente ou pela parte superior, dependendo do seu desenho.

Primeiro, o abastecimento de água é interrompido e a máquina é desconectada da rede. Em seguida, é necessário drenar a água, remover a mangueira de entrada e afastar o dispositivo da parede para que haja mais espaço para o trabalho. Após puxar a haste e desmontar a parede da máquina, desconecte o motor, após o que você pode remover o tanque. Isso é fácil de fazer no caso de ser dobrável, uma vez que está dividido em duas partes distintas.

Com um tanque não separável, podem surgir dificuldades nesta fase, por isso é desparafusado após o corte ou substituído completamente junto com a cruz.

    Após a retirada do tanque, inspecione os mancais da bucha e, se a quebra for causada pelo desgaste, substitua-os. Para remover essas peças do eixo achatado, você terá que fazer um esforço, uma vez que muitas vezes ficam bem firmes. Em alguns casos, quando os rolamentos estão presos ao eixo, você não pode prescindir de um cinzel... Você pode substituir os retentores de óleo ao mesmo tempo. Se a falha foi em rolamentos ruins, o reparo é concluído montando a máquina na ordem inversa.

    Caso seja necessário substituir a travessa, deve-se retirá-la do tambor, ou seja, desparafusar os parafusos. Depois de remover a parte gasta ou dobrada, substitua-a por um novo elemento, monte novamente a máquina de lavar e certifique-se de que ela retorne ao funcionamento normal.

    Se a reparação for feita por conta própria, para uma montagem correta, é recomendável fotografar todas as peças e elementos do dispositivo ao desmontá-lo.

    Como restaurar a travessa da máquina de lavar, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário