Códigos de erro da máquina de lavar Electrolux: decodificação, causas e eliminação

Contente
  1. Falhas de funcionamento e sua descrição
  2. Causas
  3. Eliminação

As máquinas de lavar Electrolux são confiáveis ​​e duráveis. No entanto, mesmo essa técnica pode falhar. Vamos considerar os principais tipos de mau funcionamento, suas causas e soluções.

Falhas de funcionamento e sua descrição

Modelos modernos de máquinas de lavar Electrolux são equipados com função de autodiagnóstico. Isso significa que em caso de mau funcionamento, um código de erro aparecerá no display do dispositivo. O código é uma indicação abreviada da natureza da avaria, das possíveis causas da sua ocorrência e das opções de eliminação. A aparência do código pode sinalizar tanto pequenos erros operacionais (por exemplo, uma porta mal fechada) quanto sérias avarias (motor queimado).

Vamos dar uma olhada em quais códigos de erro são possíveis ao usar máquinas de lavar Electrolux e o que eles significam.

  • Código de erro E10 ou E11 (depende do modelo específico da máquina de lavar). Ocorre quando não há água suficiente na cuba para a lavagem. Em outras palavras, por um determinado período de tempo, o nível da água não atingiu o mínimo especificado.
  • Erro E13. Aparece quando há vazamento de água no reservatório da máquina.
  • Código E20 ou E21. Ocorre no modo de drenagem, se durante o intervalo de tempo especificado (10 minutos) a água não tiver sido drenada do tanque.
  • Erro E23... Mau funcionamento da bomba de drenagem localizada no triac controlador eletrônico (circuito de controle).
  • Erro E24. Semelhante ao anterior no local de origem - um controlador eletrônico. No entanto, a falha refere-se à deficiência do circuito de controle do triac da bomba de drenagem.
  • Código E31... Sua aparência no display indica um mau funcionamento do sensor de pressão.
  • Código E32. Também há um mau funcionamento no sensor de pressão, ou melhor, na calibração deste sensor.
  • Código E33. Ocorre quando há um desequilíbrio no funcionamento dos sensores de pressão da água. Em primeiro lugar, os sensores responsáveis ​​por proteger os elementos de aquecimento quando estes são ligados sem conjunto de água.
  • Código E34. Ocorre quando há uma incompatibilidade entre o interruptor de pressão e o nível de anti-ebulição 2.
  • Erro E35. Indica que o nível de água no tanque é superior ao nível permitido. Isso geralmente ocorre quando o nível de estouro é atingido e a chave de nível de estouro fica aberta por mais de 15 segundos.
  • Erro E36. Ocorre quando o sensor de proteção do elemento de aquecimento está com defeito.
  • Código E37. Sinal de falha do primeiro sensor de nível de água.
  • Erro E38. Pode indicar um problema como a impossibilidade de consertar a diferença de pressão ou o bloqueio do tubo do pressostato.
  • Erro E39. Mau funcionamento do sensor de nível de transbordamento
  • Código E40 ou E41. Acende-se no visor quando a porta não está bem fechada. A roupa de cama pode interferir no seu fechamento. Com muito menos frequência, estamos falando sobre a quebra do bloqueio da escotilha e a necessidade de substituí-lo.
  • Erro E43. Mais uma vez associada a uma porta mal fechada da escotilha, entretanto, esta é uma quebra da fechadura da porta. Seu reparo é impossível, sendo necessária a substituição. Além disso, este código de erro pode ser exibido quando o triac quebra. Sua função é garantir o funcionamento da eclusa de bloqueio, a localização é um quadro digital. Para saber se o triac está funcionando corretamente, basta usar um multímetro.
  • Erro E45. Violação do circuito, devido ao qual a operação do triac é realizada. Para fins de solução de problemas, primeiro toque em cada elo desta cadeia.
  • Código E50. Existem muitas opções de mau funcionamento escondidas sob ele. Pode ser um curto-circuito do triac de controle, falha do tacogerador e elementos adjacentes.Se essas unidades estão em bom estado de funcionamento, o motivo provavelmente está na quebra dos mancais, do controlador eletrônico, do reverso do motor de acionamento.
  • Código E51. Ocorre quando o triac do motor de acionamento quebra.
  • Erro E52. A máquina emite este código quando não há sinal do tacogerador localizado no motor de acionamento. Também faz sentido verificar se a bobina do contra-regulador não salta para fora de sua célula.
  • Código E54. O erro aparece quando um dos relés de reversão do motor de partida está travado. Normalmente, esta falha é eliminada substituindo o relé por um novo.
  • Código E57. O erro está associado a exceder os 15A atuais. Isso geralmente ocorre quando há problemas com a fiação elétrica (sua resistência é medida em primeiro lugar) ou quando o motor funciona mal.
  • Erro E60... Um erro indicando que a temperatura no radiador de resfriamento atingiu 88 C e acima. Ou seja, este é um excesso da temperatura máxima possível. A máquina é “tratada” neste caso apenas com a substituição da unidade eletrónica.
  • Código E61. Este erro não é exibido no modo de operação padrão, mas é detectado apenas durante uma execução de diagnóstico. Indica aquecimento insuficiente da água (inadequado para o programa de lavagem selecionado). Indiretamente, a presença de tal mau funcionamento pode ser suspeitada pela deterioração da qualidade da lavagem.
  • Erro E62. Ocorre quando a água esquenta muito rapidamente. Normalmente, isso está aquecendo até 88 C em menos de 5 minutos. O erro indica um mau funcionamento do sensor de temperatura. Se tudo estiver em ordem com ele, o mau funcionamento é causado por uma quebra dos elementos de aquecimento.
  • Código E66. Avaria do relé do elemento de aquecimento.
  • Erro E68. Indica que as taxas de vazamento atuais foram ultrapassadas, o que está associado à necessidade de consertar o motor ou elemento de aquecimento ou substituir a placa de controle.
  • Código E70. Este código indica uma quebra na cadeia de sensores de temperatura.
  • Código E85. Danos à bomba circular
  • Erro E90. Interrompe a comunicação no painel de controle e indicação. É necessário avaliar a condição de contato dos conectores - se estão oxidados.
  • Eb0. Acende-se no visor quando a fonte de alimentação da rede não está em conformidade com os padrões existentes. Eliminação - o uso de estabilizadores de tensão. Semelhante a este erro eh0. Indica sobretensão da rede.
  • Códigos de erro ef0, ef2, f20. Todos esses problemas estão associados à incapacidade de drenar a água devido a um bloqueio ou mau funcionamento da mangueira. Às vezes, a mangueira está simplesmente dobrada, o que faz com que o erro seja exibido.

Causas

Cada um dos códigos de erro tem um motivo (e mais frequentemente do que um) de ocorrência. Então, o código de erro E11 geralmente ocorre quando uma das válvulas de entrada de água ou seu circuito de controle no controlador eletrônico quebra. Esse é o motivo mais comum, mas não o único. Entre outros - resistência insuficiente do enrolamento da válvula (a norma é 3,75 Ohm), pressão insuficiente da água nas tubulações de água, entupimento do caminho de entrada de água.

Se houver problemas com o escoamento da água (código de erro E21), vale a pena verificar a operacionalidade da bomba de escoamento, a permeabilidade dos filtros, do tubo e da mangueira de escoamento. É o mau funcionamento e o entupimento desses elementos e unidades da máquina que mais frequentemente causam esse tipo de avaria. Também faz sentido verificar a tensão do enrolamento da bomba de drenagem (a norma é 170 ohms). Finalmente, este tipo de erro pode ser causado por mau funcionamento do controlador eletrônico.

Exceder o tempo de drenagem pode estar associado a erro EF1, e exibindo o código EF2 sinaliza um aumento na formação de espuma, cuja causa raiz também é um bloqueio na linha de drenagem. Nesse caso, as origens do problema são buscadas na mangueira de drenagem ou esgoto, faz sentido verificar se o filtro da bomba de drenagem está entupido.

As razões para a quebra do pressostato são causadas principalmente pelo entupimento do tubo, interrupções na operação da rede elétrica e mau funcionamento nas configurações do programa. O interruptor de pressão é responsável pelo desempenho geral da máquina de lavar, caso contrário, é denominado sensor de água e sensor de tensão. É por isso que a falha deste elemento leva ao aparecimento de "sintomas" completamente diferentes - início prematuro da lavagem, incapacidade de ativar a função de centrifugação.

Causas de ocorrência erros E40-E43 conectado com uma porta de escotilha mal fechada. Pode ser lixo ou objetos estranhos caindo na fechadura. Isso é a busca pela causa do mau funcionamento começa precisamente nesta zona. Se tudo estiver em ordem com a fechadura, a causa desses códigos de erro pode ser uma porta enviesada. Ou seja, os parafusos dos ferrolhos afrouxados, a porta "deslizou", não sendo possível fechá-la corretamente. É claro que neste caso, aperte mais os parafusos com uma chave de fenda e coloque a porta na posição desejada.

Às vezes, o motivo de uma porta mal fechada pode estar oculto em picos de energia. Você pode verificar isso de forma simples - desconecte a máquina de lavar da rede elétrica por 10-15 segundos e ligue-a novamente. Como alternativa, tente pressionar manualmente a porta da escotilha com as mãos e espere que um clique característico soe e se o ícone de cadeado apareça no visor.

Finalmente, a porta pode não fechar corretamente. desgaste das peças da máquina. Em média, todos eles são projetados para uma vida útil de 5 anos. O mau funcionamento do motor elétrico pode ser detectado pelo aparecimento do erro E50 no display. Além disso, a causa de sua ocorrência pode ser um mau funcionamento do relé, mancais, a ausência de sinal do tacogerador.

As razões para isso também são diferentes - desde uma arruela que saiu da rosca até sérios problemas de funcionamento do tacogerador e seu desgaste natural.

Um dos pontos fracos das máquinas de lavar é o elemento de aquecimento.... Uma das razões mais comuns para a falha de um elemento de aquecimento é a formação de incrustações em sua superfície. A balança não permite a passagem de calor, ou seja, a resistência começa a superaquecer e o aquecimento da água durante a lavagem acaba sendo insuficiente.

A formação de incrustações geralmente está associada à alta dureza da água, à presença de impurezas nela, principalmente sais de cálcio e magnésio (razão pela qual se recomenda o uso de filtros de limpeza profunda para canos de água), detergentes muito agressivos.

Às vezes, o elemento de aquecimento, ao contrário, aquece a água muito rápido e demais. Nesse caso, a “falha” é o sensor de temperatura, que deve ser trocado. Os relés que controlam a operação do elemento de aquecimento também podem falhar.

Eliminação

Então, um dos problemas comuns é falta de sinais no display ao ligar a máquina na rede. Simplificando, ela não reage de forma alguma a tais ações. Em primeiro lugar, você deve verificar tem eletricidade na rede - conecte outro equipamento a uma tomada.

Você pode tentar reiniciar o programa de lavagem e inseri-lo novamente.

Se tudo estiver ok, verifique o cabo de alimentação e o plugue. Se for encontrado dano, não isole, mas substitua. O motivo pode ser oxidação dos contatos do painel de controle ou queima do filtro de força ou de seus elementos A eliminação deste tipo de problema começa com a retirada da tampa superior (basta desparafusar os parafusos). Você verá o filtro na parede. Quando queimar, o inchaço será perceptível. Nesse caso o filtro deve ser substituído. Para verificar as chaves, você deve primeiro remover a bandeja, após o que os botões ficarão visíveis (atrás do módulo).

Em caso de oxidação dos contatos, o elemento é substituído.

Em caso de problemas com a captação e descarga de água, a primeira coisa a fazer é feche a válvula de corte e desparafuse a mangueira do corpo... Atrás dele será encontrado um filtro, que é retirado e lavado com água, o mesmo deve ser feito com a mangueira. Faz sentido desmontar imediatamente a tampa traseira e verificar a válvula de entrada localizada atrás dela com um multímetro (a norma é 2-4 ohms).

Se ainda houver água no tanque, o dreno também deve ser limpo. Você pode encontrá-lo atrás da porta localizada na parte inferior da máquina (na parte frontal). Abrindo esta porta, você verá um filtro que precisa ser desparafusado. Atenção, neste momento a água vai escorrer pelo buraco, então você deve preparar imediatamente trapos e baldes. Desaparafusado o filtro, é lavado, bem como o espaço que o fecha.

Vale a pena secar o filtro e aparafusá-lo novamente.

Se o tambor começar a girar mal a roupa e a máquina vibrar fortemente, verifique a tensão da correia de transmissão. Para fazer isso, você precisa desparafusar o painel traseiro do dispositivo. Se a correia cair, você verá imediatamente, basta colocá-la de volta no lugar (na polia do motor). Quando a correia está gasta, ela deve ser substituída. Em máquinas com motor clássico, pode ser necessário substituir as escovas. Você precisa verificar suas hastes de grafite (remova da caixa, desconectando os contatos).

Se estiverem gastas em mais da metade, as escovas devem ser substituídas.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário