Reparação de tanques de máquinas de lavar
A correção de avarias na máquina de lavar geralmente diz respeito à sua parte principal - o tanque, que carrega a carga principal, bem como ao efeito dos extremos de temperatura. O problema pode ser resolvido de várias formas - depende do tipo de tanque, uma vez que a gama moderna de equipamentos de lavagem também inclui modelos não separáveis. No entanto, o processo de reparo pode envolver o corte do tanque, soldagem e selagem das costuras, o que nem sempre pode ser feito de forma independente.
Falhas graves
O tanque é um dos principais elementos do equipamento de lavagem. Graças aos mecanismos móveis nele contidos, a roupa é lavada. Este dispositivo está intrinsecamente ligado aos componentes internos. E quando ocorre uma falha no funcionamento do equipamento, os motivos devem ser buscados nas avarias não reparadas desses elementos.
Durante a operação de máquinas de lavar, as seguintes avarias são encontradas:
- falha ou entupimento da válvula de drenagem, bem como do orifício de drenagem - neste último caso, será necessário limpar essas peças da sujeira e detritos acumulados;
- danos ao eixo e, consequentemente, sua falha - o motivo é desgaste ou defeitos nos mancais;
- devido ao funcionamento incorreto dos amortecedores e mancais, muitas vezes o tanque fica deformado, mais precisamente, suas paredes, e então o dono do equipamento é obrigado a substituir todo o tanque.
Mas o problema mais comum é o desgaste do rolamento e isso leva a outras falhas graves.... Substituir essas peças móveis com suas próprias mãos sem o risco de danificar peças como o pino e o eixo pode ser difícil e demorado. Ao mesmo tempo, você precisa ter uma boa ideia de como desmontar o tanque, remover o mancal e, em seguida, vedar e colar a capacidade do tanque sem danificar o equipamento.
Às vezes, o próprio corpo do tanque está sujeito a danos, razão pela qual aparecem rachaduras nas paredes. Isso leva ao vazamento de água. Via de regra, isso se aplica a tanques de plástico. Em tal situação, é mais fácil fazer uma substituição completa.
Porém, se o tanque for de metal, será necessária uma soldagem de trinca profissional, e um especialista qualificado fará o melhor para lidar com isso. O master não só vedará com segurança a rachadura, mas também cobrirá a costura com um esmalte especial que não será exposto à água, o que aumentará a vida útil da máquina de lavar.
Como desmontar?
É muito mais fácil consertar o equipamento com um tanque dobrável, mas primeiro é necessário removê-lo. A desmontagem completa exigirá ferramentas como alicates, chaves de fenda, serras de metal, catracas, macetes de borracha.
Para uma máquina de carregamento superior, o processo é o seguinte:
- é necessário desligar o equipamento da rede elétrica;
- então a água é bloqueada, todos os fios são desconectados, os parafusos da tampa superior devem ser desparafusados, então é necessário movê-la para trás e removê-la;
- a bandeja para detergentes e pó é removida - você pode puxá-la pressionando a trava do meio;
- a próxima etapa é remover os parafusos do painel de controle;
- abrindo a escotilha, você precisa remover o manguito de borracha com uma chave de fenda;
- a trava de escotilha é desconectada dos contatos depois que os parafusos que a prendem são desparafusados;
- em seguida, as travas do painel frontal são soltas e podem ser facilmente removidas;
- a tampa traseira é desmontada após a remoção dos parafusos.
Ações de acompanhamento a serem tomadas - eliminação de contrapesos, correia de transmissão, elemento de aquecimento e fiação do aquecedor, desligamento do motor e desconexão do tubo de ramificação. Depois de remover os amortecedores, você pode começar a remover o tanque, que está preso às molas de suspensão.
As máquinas de carregamento frontal (CMA) possuem tanques com metades dobráveis fixadas com parafusos. Neste caso, desmonte primeiro a polia fixada na metade traseira - apenas desparafuse o parafuso do meio.
Para facilitar a remoção, use o limpador de contato WD-40 deixado na montagem por 30 minutos. Depois de remover a polia, os parafusos laterais são desparafusados e as travas são liberadas com uma faca de lâmina plana. Agora você pode começar a reparar.
Como reparar?
Se o elemento não for separável, este procedimento deve ser levado a sério. É melhor substituir uma unidade monolítica completamente, mesmo se a caixa estiver em um rolamento quebrado. Felizmente, existe uma alternativa - você pode cortar o tanque, remover a parte inutilizável, soldar a emenda e selar, ou seja, colar.
Considere como consertar um tanque não separável de uma máquina de lavar corretamente. Para produtos de metal, a seguinte sequência de trabalhos para desmontagem e posterior substituição é proposta.
- O corpo é inspecionado para identificar a seção soldada.
- 16–20 furos são feitos ao longo da costura usando uma broca com uma broca fina.
- A costura é serrada com serra, embora seja necessário garantir que a depressão não ultrapasse 5 cm, agora o tanque é composto por duas metades: traseira e frontal.
- Precisamos da parte de trás, que abriga o tambor e a unidade. Para retirá-los, deve-se virar a metade e retirar o eixo.
- O parafuso central pode ser desparafusado com uma chave de fenda, mas ele se move com um leve golpe de martelo na haste de metal anexada.
- Além disso, com um golpe de martelo, o tambor é destacado do tanque, que é colocado sobre blocos de madeira.
- Após essas ações, torna-se possível substituir retentores, rolamentos. Eles são removidos batendo levemente com um martelo ao longo das bordas do elemento móvel.
Se este trabalho for realizado inadvertidamente, as peças deverão ser removidas por perfuração. Novos rolamentos são inseridos e martelados na parte inferior do cordão até que parem. Certifique-se de que as peças de reposição não estão com defeito ou danificadas.
Uma vedação de óleo lubrificada com silicone é colocada na parte superior do rolamento, também nova. As duas metades do tanque podem ser soldadas e os parafusos podem ser inseridos nos orifícios perfurados conforme o tamanho e bem apertados, o orifício também pode ser reparado com selante de silicone.
Quando as paredes do tanque estão deformadas, seu estado normal pode ser restaurado aquecendo e batendo na parte convexa das irregularidades. Se o problema for nos dispositivos de drenagem, as peças são pré-limpas, inclusive com esmeril, então pode ser necessário substituir essas peças, o manguito ou a vedação.
Não adianta consertar um tanque de plástico por soldagem - muito em breve ele ficará inutilizável. É melhor substituí-lo por um novo.
Dicas de montagem
A montagem de equipamentos de lavagem de diferentes fabricantes pode diferir, no entanto, as recomendações gerais dos profissionais ajudarão a realizar este trabalho de forma eficiente.
- Após a serragem, as duas partes do corpo podem ser coladas com cola de silicone - este é o melhor selante para isso, pois adere bem tanto o metal quanto o plástico. Eles precisam percorrer cuidadosamente o perímetro da borda cortada, mas tente não usá-la em grandes quantidades.
- O assento do novo rolamento deve ser limpo de sujeira e pequenos detritos antes de instalá-lo. Você pode bater não apenas com um martelo, mas também através de uma arruela isolante feita de getinax. É muito importante martelar na peça até que pare.
- Após a remoção dos rolamentos, o eixo do tambor é totalmente polido e não há necessidade de remover a travessa.
- Também é importante limpar todas as peças do equipamento antes de verificar a máquina, incluindo enxaguar o tambor e descalcificar o aquecedor.
- É melhor colocar o tanque nas molas junto, mas também é permitido fixar a mola no topo e então tensioná-la.
Se for reparar o aparelho com as próprias mãos, lembre-se de que a montagem deve ser realizada estritamente na mesma sequência da desmontagem.
Dicas para consertar um tanque de máquina de lavar no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.