A máquina de lavar tira água, mas não lava: causas e soluções
A máquina de lavar automática (CMA) pode tirar água, mas não inicia a lavagem ou não lava bem. Essa repartição depende das características do modelo: os mais modernos não esperam até que a água seja aquecida até a temperatura desejada e o tanque seja enchido até o limite máximo, e começam a lavar imediatamente. Se isso não acontecer, é necessário compreender os motivos dessa avaria.
Possíveis avarias e suas causas
Em alguns modelos, o tambor começa a funcionar assim que a água atinge a marca mínima. Se for detectado um vazamento de água, a lavagem continuará sem interrupção até que a entrada de água seja interrompida. O sabão em pó despejado na bandeja é levado para o esgoto em apenas alguns minutos, sem que haja tempo para ter seu efeito de limpeza na roupa. Ele, por sua vez, está mal lavado. Assim que a dona de casa fecha o abastecimento de água da torneira instalada no tubo apropriado para a máquina, o programa imediatamente informa um erro ("sem água") e a lavagem é interrompida.
Possível "lavagem sem fim" - a água é coletada e drenada, o tambor está girando e o cronômetro dura, digamos, os mesmos 30 minutos. Consumo excessivo de água e eletricidade, aumento do desgaste do motor.
Outros modelos CMA inibem automaticamente o vazamento. Ao detectar que a água não está atingindo o nível máximo, a máquina fecha a válvula de admissão. Isso evita inundações quando a água flui da mangueira de drenagem ou tanque para o chão sob a parte inferior da máquina. É bom quando o carro está no banheiro, em que o revestimento entre os pisos que forma o piso dos apartamentos da entrada desse andar é impermeabilizado, o próprio piso é ladrilhado e a rede de esgoto prevê uma "passagem de emergência "para que a água seja drenada em caso de vazamento no sistema de abastecimento de água.
Mas na maioria das vezes o chão fica inundado se o SMA funcionar na cozinha, onde pode não haver impermeabilização, ladrilhos e "ralo" adicional. Se você não cortar a água a tempo e não bombear o "lago" formado, a água vazará e arruinará o teto e a parte superior das paredes dos vizinhos abaixo.
Sensor de nível de água com defeito no tanque
Um medidor de nível, ou sensor de nível, é baseado em um relé que é acionado quando uma certa pressão na membrana da câmara de medição é excedida. A água entra neste compartimento por meio de um tubo separado. O diafragma é regulado por batentes especiais baseados em parafuso. O fabricante ajusta os batentes para que a membrana abra (ou feche, dependendo da lógica do microprograma) os contatos portadores de corrente apenas a uma determinada pressão, correspondendo ao nível máximo permitido de água no tanque. Para evitar que os parafusos de ajuste torçam devido à vibração, o fabricante lubrifica suas roscas com tinta antes do aperto final. Essa fixação dos parafusos de ajuste foi usada em aparelhos elétricos e equipamentos de rádio soviéticos dos anos do pós-guerra.
O sensor de nível é feito como uma estrutura indissociável. Abri-lo levará a uma violação da integridade do caso. Mesmo se você chegar nas peças, é possível colar o corte novamente, mas o ajuste será perdido e o compartimento do sensor vazará. Este dispositivo foi alterado inteiramente. Apesar de seu propósito importante - na verdade, para evitar o transbordamento do tambor, quebra da válvula de drenagem ou até mesmo um tanque com vazamento em um local onde as paredes foram afinadas devido à pressão excessiva - o medidor de nível é barato.
A vedação do controle do nível de água no tanque está rompida
A despressurização do sistema de água é um dos vários problemas de funcionamento.
- Tanque com vazamento... Se o recipiente não é feito de aço inoxidável sólido, mas tem apenas pulverização (anodização) com aditivos de cromo-níquel, com o tempo ele é mecanicamente apagado, uma camada de aço enferrujado comum é exposta e o tanque começa a vazar em questão de dias. Selar o tanque é um procedimento duvidoso. O tanque é substituído no centro de serviço para conserto de máquinas de lavar e louça.
- Sensor de nível com defeito. A quebra do invólucro causará vazamento.
- Punho de tambor com vazamento. Este é um O-ring que evita que a água vaze pela escotilha na frente da máquina. A borracha com vazamentos ou perfurada da qual é feita é uma fonte de vazamento. Faz sentido colar se você souber vulcanizar câmeras, pneus e mangueiras. Isso é feito com um pedaço de borracha bruta e um ferro de solda aquecido, selante e vários outros meios que eliminam o buraco (ou lacuna) de forma confiável. Em outros casos, o manguito é trocado.
- Ondulações, mangueiras danificadasformando um circuito de água dentro e fora da máquina. Se a mangueira longa não puder ser encurtada no ponto de vazamento sem comprometer o abastecimento correto de água, ela deve ser substituída por uma nova.
- Tubos quebrados das válvulas de sucção e sucção de água. São feitos de plástico resistente a fraturas mesmo com fortes impactos, mas também apresentam falhas com o passar dos anos. Substitua as válvulas completas.
- Bandeja de pó com vazamento ou rachado... Na seção da bandeja é fornecida água para enxágue e dissolução na água de lavagem que é puxada para o tanque, pó e descalcificador. Buracos e fendas na bandeja causarão vazamento. Em alguns modelos CMA, a bandeja pode ser removida completamente (é uma prateleira extraível com bordas arredondadas ou uma bandeja) - deve ser substituída. Não tem excesso de pressão, exceto pelo jato batendo da bomba de admissão, mas a eliminação de má qualidade do vazamento levará ao seu colapso precoce e repetido.
Válvula solenóide defeituosa
O SMA possui duas dessas válvulas.
- Entrada abre o fluxo de água para o tanque da máquina do abastecimento de água. Pode ser equipado com bomba. A pressão da água no sistema de abastecimento de água nem sempre é igual a um bar, conforme exigido pela instrução, mas é necessário bombear água, mesmo quando se trata de um tanque externo, para o qual a água é fornecida por um poço no interior do país. . A bomba foi projetada como uma bomba simples. Pode não haver pressão no tubo de entrada, mas haverá água graças à válvula.
- Escape - leva a água residual (residual) do tanque para o tubo de drenagem do esgoto ou fossa séptica. Ele abre após o final do ciclo de lavagem principal e após o enxágue e centrifugação.
Ambas as válvulas são normalmente fechadas permanentemente. Eles abrem sob o comando da unidade de controle eletrônico (ECU) - uma placa de controle especial. Nele, a parte do programa é separada da parte de potência (executiva) por meio de relés eletromecânicos que fornecem energia da rede para essas válvulas, para o motor e para a caldeira do tanque em um determinado momento.
Cada válvula possui seus próprios eletroímãs. Quando a energia é fornecida ao ímã, ele atrai uma armadura, que levanta a membrana (ou aba) que limita o fluxo de água. Um mau funcionamento da bobina magnética, amortecedor (membrana), mola de retorno fará com que a válvula não abra ou feche no momento certo. O segundo caso é mais perigoso do que o primeiro: a água continuará a se acumular.
Em alguns SMA, para evitar o rompimento do sistema de água por sobrepressão, é fornecida proteção contra o enchimento excessivo do tanque - o excesso de água é drenado continuamente para o esgoto. Se a válvula de sucção “travar” e não puder ser controlada, deve ser substituída. Não é reparável porque, como o medidor de nível, é indissociável.
Diagnóstico
A eletrônica de qualquer máquina de lavar lançada na década de 2010 possui modos de autodiagnóstico por software. Na maioria das vezes, um código de erro aparece no visor. O significado de cada um dos códigos é decifrado nas instruções para um determinado modelo. O significado generalizado é “Problemas de enchimento do tanque”. Os mais frequentes são "A válvula de sucção / exaustão não funciona", "Não há nível de água necessário", "Excedendo o nível máximo permitido", "Alta pressão no tanque" e vários outros valores. Um defeito específico de acordo com os códigos torna o reparo menos demorado.
As máquinas ativadoras, ao contrário do CMA (automático), não possuem autodiagnóstico por software. Você pode adivinhar o que está acontecendo observando de alguns minutos a uma hora no trabalho do MCA, que está repleto de custos desnecessários de água e quilowatts consumidos.
Somente após o diagnóstico preliminar a unidade pode ser desmontada.
Reparar
Desmonte primeiro a máquina de lavar.
- Desconecte o CMA da rede elétrica.
- Desligue o abastecimento de água na válvula de abastecimento. Remova temporariamente as mangueiras de entrada e drenagem.
- Remova a parede posterior da caixa.
A válvula de sucção está localizada na parte superior da parede traseira.
- Desaparafuse os parafusos existentes. Retire as travas (se houver) com uma chave de fenda.
- Deslize e remova a válvula defeituosa.
- Verifique as bobinas da válvula com um testador no modo ohmímetro. A norma não é inferior a 20 nem superior a 200 ohms. Uma resistência baixa indica um curto-circuito, uma ruptura muito alta no fio de esmalte que envolve cada uma das bobinas. As bobinas são completamente idênticas.
- Se a válvula estiver OK, instale-a na ordem inversa. Uma válvula defeituosa é quase irreparável.
Você pode trocar uma das bobinas, se houver uma sobressalente da mesma, ou rebobinar com o mesmo fio. O próprio compartimento, no qual a bobina está localizada, pode ser parcialmente dobrável. Em outros casos, a válvula é trocada. Você não poderá trocar os amortecedores e as molas de retorno, eles não são vendidos separadamente. Da mesma forma, "anel" e a válvula de drenagem.
O tanque da máquina de lavar é verificado quanto à integridade no rastro de um jato de água ou de gotas que escoam para o orifício formado. É fácil perceber - é a estrutura maior, até várias vezes maior que o motor. Um pequeno orifício pode ser soldado (ou soldado com um soldador local). Em caso de danos significativos e múltiplos, o tanque é alterado de forma inequívoca.
Existem tanques não removíveis soldados à estrutura interna que o segura.
Por conta própria, se você não for um chaveiro, é melhor não remover o tanque, mas entrar em contato com um especialista.
O manguito, ao contrário da esmagadora maioria das outras peças e conjuntos, muda sem desmontar completamente o MCA. Abra a escotilha do compartimento de lavagem, descarregue a roupa (se houver).
- Desaparafuse os parafusos e remova a moldura de plástico que segura a braçadeira.
- Remova o arame ou alça de plástico que passa ao longo do perímetro da escotilha - ela segura o manguito, dá-lhe sua forma e evita que caia quando a escotilha é aberta / fechada.
- Force as travas para dentro (se houver) e puxe o manguito usado.
- Fixe em seu lugar exatamente o mesmo, novo.
- Monte a escotilha de volta. Verifique se não sai água iniciando um novo ciclo de lavagem.
Alguns modelos de máquinas de lavar exigem a remoção da porta da escotilha e / ou da parte frontal (frontal) do corpo da máquina, incluindo a bandeja de detergente. Se a questão não estiver na braçadeira, é possível que a fechadura da fechadura esteja gasta: ela não se encaixa ou não mantém a escotilha bem fechada. A desmontagem da fechadura e a substituição da trava serão necessárias.
Profilaxia
Não lave as coisas com muita frequência a 95-100 graus. Não adicione muito pó ou descalcificante. Alta temperatura e produtos químicos concentrados envelhecem a borracha da braçadeira e causam um desgaste mais rápido do tanque, tambor e caldeira.
Se você tem uma estação de bombeamento em um poço em sua casa de campo ou em uma casa de campo (ou um pressostato com uma bomba potente), não crie uma pressão de mais de 1,5 atmosferas no sistema de abastecimento de água. Uma pressão de 3 ou mais atmosferas espreme os diafragmas (ou abas) da válvula de sucção, contribuindo para seu desgaste acelerado.
Certifique-se de que os tubos de sucção e de sucção não estão dobrados ou amassados e que a água flui livremente por eles.
Se você tiver água excessivamente contaminada, use um filtro mecânico e um magnético, eles protegerão o SMA de danos desnecessários. Verifique o filtro na válvula de sucção de vez em quando.
Não sobrecarregue a máquina com roupas desnecessárias. Se aguentar até 7 kg (de acordo com as instruções), use 5-6. Um tambor sobrecarregado se move em solavancos e balanços para os lados, o que leva à sua quebra.
Não carregue carpetes e tapetes, cobertores pesados, cobertores no SMA. A lavagem à mão é mais adequada para eles.
Não transforme sua máquina de lavar em uma estação de lavagem a seco. Alguns solventes, como o 646, que é um plástico fino, podem danificar mangueiras, manguitos, abas e tubos de válvula.
A máquina só pode ser reparada quando está desligada.
O vídeo a seguir o ajudará a entender os motivos da pane.
O comentário foi enviado com sucesso.