Qual é o consumo de energia da máquina de lavar durante a lavagem?

Contente
  1. Classes de consumo de energia
  2. Nós de consumo de energia
  3. Como determinar?
  4. O que afeta o nível de consumo de energia?

Uma máquina de lavar é um aparelho doméstico insubstituível. No mundo moderno, isso simplifica muito a vida. No entanto, não é segredo para ninguém que um dispositivo tão útil consome muita eletricidade. Hoje existem muitos modelos no mercado classificados de acordo com várias características: modo, qualidade da lavagem, volume e nível de consumo de energia.

Classes de consumo de energia

Ao comprar uma máquina de lavar automática, você deve se concentrar em vários critérios, incluindo o consumo de energia. Por mais útil que seja uma máquina de lavar, ela consumirá seu orçamento em contas de serviços públicos se usar muita eletricidade.

Mas vale muito a pena prestar atenção à técnica, que não só apaga com eficiência, mas também consome um mínimo de eletricidade.

Ainda há 20 anos, os países da União Europeia criaram uma classificação para máquinas de lavar. Para sua designação, são utilizadas letras latinas. E já desdeHoje, todo eletrodoméstico deve ter um adesivo especial no qual está indicado seu consumo de energia. Assim, o comprador pode comparar facilmente os modelos, focando no consumo de energia, e determinar qual é o mais eficiente.

Em média, 2,5 milhões de máquinas de lavar são vendidas em todo o mundo a cada ano. Eles representam a maior parcela da produção de eletrodomésticos. A classificação da máquina de lavar da UE foi adotada não apenas para a conveniência dos usuários, mas também para aumentar a qualidade dos produtos. Desde 2014, cada modelo de máquina de lavar lançado teve que ser avaliado de acordo com o sistema de consumo de energia, e as capacidades de crescimento das empresas líderes aumentaram a escala para a marca A +++., o que significa que este produto usa um mínimo de energia.

No entanto, esse sistema também tem desvantagens. Por exemplo, ele ignora a durabilidade e eficiência da máquina de lavar. A energia consumida por qualquer eletrodoméstico é medida em watts. Mas nem todo rótulo de eficiência energética tem números específicos. Por designação de letras, você pode entender quanta eletricidade o dispositivo usa:

  • A ++ - a classe mais econômica, para 1 kg de roupa, as máquinas dessa classe consomem eletricidade na ordem de 0,15 kW / h;
  • A + - uma opção um pouco menos econômica, carros desta classe consomem 0,17 kW / h;
  • as máquinas da categoria A consomem 0,19 kW / h;
  • a categoria B consome 0,23 kW / h;
  • categoria C - 0,27 kW / h;
  • categoria D - 0,31 kW / h;
  • categoria E - 0,35 kW / h;
  • categoria F - 0,39 kW / h;
  • a categoria G consome mais de 0,39 kW / h.

Em outras palavras, Equipamentos de classe A usam eletricidade em média 80% mais eficientemente do que equipamentos de classes mais baixas. No entanto, agora é raro encontrar uma máquina cuja eficiência energética seja inferior à classe D ou E. Em média, uma máquina de lavar é usada cerca de 220 vezes por ano, o que significa cerca de 4-5 lavagens por semana ou 22-25 lavagens por mês, e a água é aquecida até 50-60 graus. Com base nesses valores, é calculada a eficiência energética dos eletrodomésticos.

Nós de consumo de energia

Dependendo do programa de lavagem selecionado, uma quantidade diferente de eletricidade é consumida. É gasto no funcionamento do tambor, no aquecimento da água, na intensidade do ciclo, etc.

Motor

O motor elétrico é um elemento importante da máquina de lavar, pois a rotação do tambor depende do seu funcionamento. Os aparelhos domésticos modernos possuem diferentes tipos de motores - inversor, coletor e assíncrono. A potência também varia dependendo do motor. Geralmente varia de 0,4 a 0,8 kW / h. Claro, esse número aumenta durante a fiação.

Elemento de aquecimento

O elemento de aquecimento ou aquecedor elétrico é projetado para aquecer a água no tambor da máquina a uma temperatura necessária para um determinado modo de lavagem. Dependendo do programa, o aquecedor pode funcionar com capacidade total ou não ser usado no processo. Consome uma resistência elétrica de 1,7 a 2,9 kW / h. Conseqüentemente, quanto mais eletricidade é consumida, mais rápido a água esquenta.

Bomba de drenagem

A bomba da máquina de lavar funciona independentemente do programa. Sua principal tarefa é bombear água para fora do tambor. Normalmente, uma bomba é um impulsor acionado por um motor elétrico. Pode ser usado uma ou mais vezes por programa de lavagem e consome em média 25-45 W / h.

Bloco de controle

A unidade de controle é um painel com indicadores, uma fonte de alimentação, sensores, capacitores para partida, etc. O consumo da unidade de controle é baixo. Apenas 10 a 15 watts por hora.

Como determinar?

A potência média das máquinas de lavar modernas é de cerca de 2,1 kW. Via de regra, o fabricante indica este indicador em uma máquina de escrever. A carga máxima corresponde a 1140 watts consumidos para equipamentos classe A. Porém, dependendo da velocidade de rotação do tambor, da temperatura de aquecimento da água e da duração do programa de lavagem, este valor muda. Ao mesmo tempo, o consumo de energia será muito menor se você usar a máquina de lavar corretamente.

Por exemplo, escolha o modo de lavagem correto, a temperatura desejada e não se esqueça de desligar a máquina após terminar o trabalho.

O que afeta o nível de consumo de energia?

Os valores de consumo de energia podem ser afetados por diferentes parâmetros.

  • Modo de lavagem. Se você escolheu um ciclo de lavagem longo com altas temperaturas da água e alta velocidade de centrifugação, a máquina consumirá mais energia.
  • Carregando roupa... Para a maioria dos modelos de máquinas de lavar, o peso máximo de lavagem é de 5 kg. Se você excedê-lo, o modo de consumo de eletricidade mudará. Isso é muito importante ao lavar tecidos pesados ​​ou materiais que se tornam muito pesados ​​quando molhados.
  • Manutenção do equipamento e o período de sua utilização. Por exemplo, a escala, que aparece devido ao funcionamento constante, não permite que o elemento de aquecimento conduza calor suficiente, o que significa que a quantidade de watts consumidos aumenta.

Se você usar a máquina corretamente, você pode reduzir significativamente seu consumo de energia, o que significa que você pode economizar muito dinheiro. Além disso, você pode economizar seguindo dicas simples. Por exemplo, escolher a escolha certa entre carregamento frontal e superior.

O consumo de eletricidade de uma máquina de lavar depende de como ela é usada. As máquinas de carregamento frontal usam muito menos água, mas lavam um pouco mais. As máquinas de carregamento superior lavam rapidamente, mas precisam de mais água para fazer isso.

Se a água quente for usada para a lavagem, as máquinas de carregamento superior consumirão mais água. Porque requerem mais energia para aquecer a água do que as máquinas de carregamento lateral. Mas se a lavagem for feita em água fria, os carregadores frontais vão consumir mais porque têm ciclos de lavagem mais longos. O tamanho da máquina de lavar é igualmente importante. Escolha de acordo com as suas necessidades diárias, pois quanto maior o tamanho, mais eletricidade consumirá o aparelho.

Carregamento ideal da máquina de lavar. Deve usar sempre a sua máquina de lavar na sua capacidade máxima, uma vez que o consumo de electricidade é o mesmo, mesmo que lave menos roupa na máquina do que esta aguenta. Algumas máquinas de lavar possuem um sensor de carga dedicado. Isso pode ajudá-lo não apenas a determinar se há roupa suficiente na cuba, mas também a selecionar o ciclo de lavagem ideal.

Comprar sabão em pó de qualidade também é muito importante. O uso de pó de baixa qualidade pode resultar na necessidade de repetir o ciclo de lavagem, e isso é um desperdício extra de eletricidade e água. Além disso, controlar a quantidade de pó usado também é importante. Se você usar muito pouco, pode não ser capaz de lidar com toda a sujeira. E se houver muito, então você frequentemente terá que ir à falência para comprá-lo.

Se possível, reduza a temperatura de aquecimento da água, pois esse processo consome até 90% da energia elétrica consumida. Claro, se um determinado tipo de tecido só precisa ser lavado em altas temperaturas, faça isso. Mas se suas roupas podem ser lavadas com eficácia a 40 graus, por que aumentar esse número ainda mais? O aquecimento excessivo não só leva a desperdícios desnecessários, mas também pode danificar o tecido ou o padrão das roupas. Lave em água fria, se possível. Também ajudará a proteger o seu aparador de desgaste por um pouco mais de tempo.

Lembre-se de desconectar a máquina de lavar após terminar de lavar. No modo de espera, ele também consome eletricidade. Muitos componentes eletrônicos e elétricos consomem energia mesmo no modo de espera. Isso inclui, por exemplo, um mecanismo de fechadura de porta ou uma tela que exibe um sinal de que o ciclo está completo. E essa situação ocorre em muitos departamentos da máquina.

    Mesmo quando parece ao usuário que está desligado, alguns elementos ainda funcionam. Não é necessário desligar a máquina de lavar da tomada após cada lavagem. Você só precisa pressionar o botão de desligar. Algumas máquinas modernas já são capazes de desligar a energia por conta própria após um determinado período de tempo a partir do final do ciclo de lavagem.

    Hoje em dia existe uma máquina de lavar em quase todas as casas. E embora os proprietários dessas unidades muitas vezes se preocupem com o fato de que consome muita eletricidade. Obviamente, é quase impossível abandonar completamente seu uso. Mas se você usá-lo corretamente e com eficiência, você pode cortar custos. Além disso, os modelos modernos de alta qualidade não consomem tantos quilowatts quanto seus antecessores.

    Quanta eletricidade a máquina de lavar consome, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário