Materiais de tanque em máquinas de lavar: quais são usados ​​e quais são melhores?

Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos de materiais
  3. Qual é melhor escolher?

A confiabilidade e durabilidade das máquinas de lavar automáticas modernas dependem não apenas da qualidade de construção, mas também do tipo de matéria-prima usada na fabricação das peças individuais. Uma das peças sobressalentes mais importantes é o tanque - se ele quebrar, o equipamento perde completamente sua funcionalidade. Esta peça é feita de diferentes materiais, cada um dos quais com certas características, vantagens e desvantagens.

Características e propósito

Muitos proprietários de máquinas de lavar presumem erroneamente que a cuba e o tambor são a mesma parte dos eletrodomésticos. Um tambor é um recipiente no qual as coisas sujas são colocadas. É sempre feito de aço inoxidável. O tanque é um recipiente para o tambor. Líquidos, pós, condicionadores e outros detergentes são despejados nele.

Tudo isso entra no tambor por meio de tubos especiais.

Os tanques são:

  • dobrável;
  • indissociável.

As primeiras são compostas por duas metades, conectadas entre si por meio de fechos, e as segundas representam uma estrutura monobloco indissociável.

O tanque é uma parte importante em qualquer máquina de lavar. Nele é despejada água (dependendo do modelo da máquina, de 30 a 60 litros). Para excluir fortes vibrações durante a lavagem, centrifugação e enxágue, o tanque não está rigidamente preso ao corpo. Para mitigar as vibrações, são colocadas molas na parte superior e um sistema de amortecimento na parte inferior. Para isso, os fabricantes também instalam contrapesos de concreto nos tanques.

O tanque da máquina de lavar suporta uma carga enorme. Aquece a água, os detergentes quimicamente agressivos entram aqui, pode resistir a mudanças bruscas de temperatura. Portanto, a qualidade e durabilidade desta peça dependerão do tipo de matéria-prima utilizada na produção dos tanques. Considere os materiais mais populares usados ​​pelos fabricantes.

Tipos de materiais

Os tanques das máquinas de lavar modernas são feitos de aço inoxidável, plástico, polinox e seus derivados. O material escolhido pelo fabricante possui certas características e afeta tanto o custo dos eletrodomésticos quanto sua durabilidade. Vamos considerar as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais usados.

Aço inoxidável

O tanque, feito deste material, é caracterizado por maior resistência e durabilidade. A peça de aço inoxidável pode suportar grande potência e estresse mecânico. O material é durável, não corrói. Acredita-se que tanques de aço inoxidável podem durar pelo menos 100 anos. No entanto, outros componentes mecânicos e eletrônicos da máquina de lavar não serão capazes de funcionar por tanto tempo, então não faz muito sentido essa durabilidade do tanque de aço inoxidável.

O aço inoxidável também tem muitas desvantagens. A principal desvantagem dos tanques feitos com esse material é o alto custo.

Um produto de aço inoxidável soldado de alta qualidade não pode ser barato para o consumidor. Um tanque feito desse material faz barulho durante o funcionamento da máquina, devido à incapacidade do aço inoxidável de amortecer as vibrações.

Além disso, as desvantagens incluem alto consumo de energia. Isso se deve ao fato de que a água do tanque metálico esfria rapidamente, por isso é necessário aquecê-la com frequência. Muitas pessoas também não gostam do peso das máquinas de lavar. Para efeito de comparação, o equipamento com tanques de plástico pesará muito mais leve.

Plástico

Os modelos de máquinas automáticas com tanque de plástico são muito populares e estão em segundo lugar nas vendas depois das unidades com tanque de aço inoxidável. A alta demanda se deve às inúmeras vantagens dos tanques de plástico. Vamos considerar as principais vantagens.

  1. Baixo custo. As máquinas de lavar com tanque de plástico são mais baratas do que as análogas com recipientes feitos de outros materiais.
  2. Baixo nível de ruído e vibração. A lavagem será confortável e silenciosa devido à capacidade do plástico de "absorver" os sons e amortecer bem as vibrações que surgem.
  3. Economia de energia devido ao excelente isolamento térmico. A água esfria lentamente em um recipiente de plástico, eliminando a necessidade de aquecimento constante.
  4. Resistente a corrosão - o plástico não tem medo da ferrugem, bem como do efeito dos detergentes quimicamente agressivos para a lavagem das coisas.
  5. Leveza de um tanque de plástico, devido ao qual toda a unidade pesa significativamente menos. É fácil de remover em caso de reparo, o que não se pode dizer dos tanques de aço inoxidável.

A maior desvantagem de um tanque de plástico é sua fragilidade.

    A peça pode ser facilmente danificada durante o transporte da unidade ou se pequenos objetos sólidos ficarem entre o tambor e o recipiente (por exemplo, moedas ou botões). Tal dano requer a troca do tanque, em alguns casos pode ser necessário comprar uma nova máquina de lavar - ambos exigirão investimentos financeiros sérios.

    Polinox

    Este tipo de material pertence a polímeros constituídos por polipropileno e carboneto de cálcio. Também inclui componentes que ajudam a reduzir a vibração e aumentar as propriedades de isolamento térmico do tambor. Polinox tem uma série de vantagens significativas. É leve, econômica e fácil de manusear.

    Os tanques Polinox têm todas as vantagens inerentes aos recipientes de plástico. Essas peças podem servir por pelo menos 30 anos, sujeitas às regras de transporte e funcionamento da máquina de lavar.

    Além do polinox, os tanques das máquinas de lavar são feitos de outros materiais com propriedades semelhantes. Esses incluem:

    • carborano;
    • silitek;
    • carbotec;
    • carferon.

      São materiais compostos com excelentes características de desempenho.

      Metal

      Tanques de metal com superfície esmaltada há muito foram descontinuados pelos fabricantes de máquinas de lavar. mas anteriormente, esse material era incrivelmente popular, e é por isso que seus recursos também podem ser considerados com mais detalhes. E em algumas casas ainda existem modelos antigos de carros equipados com tanques de metal.

      Os recipientes de metal são fortes o suficiente, eles não têm medo de quedas repentinas de temperatura, exposição a substâncias quimicamente agressivas.

      Eles não serão danificados durante o transporte ou se pequenos objetos entrarem entre o tambor e o tanque.

      As desvantagens de tais tanques incluem seu peso e altos riscos de danos à camada protetora de esmalte. Se isso acontecer, o revestimento começará a se desintegrar e o metal por baixo enferrujará. Como resultado, podem aparecer vazamentos. Devido a uma peça danificada, você terá que trocar completamente o aparelho doméstico.

      Qual é melhor escolher?

      Claro, um tanque de aço inoxidável é considerado o mais confiável, forte e durável. Mas, ao mesmo tempo, faz barulho durante a lavagem, pesa muito e afeta o custo final da máquina de lavar. O recipiente de plástico é mais leve e barato. Todos os anos, os fabricantes aumentam a qualidade do plástico adicionando substâncias às matérias-primas que aumentam a resistência e a durabilidade do tanque de plástico. Porém, para quem se desloca com frequência, ainda é recomendável dar preferência aos modelos com recipientes de aço inoxidável ou carbotech (este material é cerca de 1,5 vezes mais resistente que o polinox).

      Não tenha medo de novas tecnologias e se recuse a comprar máquinas de lavar com tanques de plástico ou polímero.

      Essas não são as piores opções, pois apresentam muito mais vantagens do que desvantagens. Tanques de plástico podem durar pelo menos 30 anos, e isso é o suficiente, já que muitos trocam de carro após 5 a 10 anos após uso intensivo. Para aumentar a durabilidade desta peça em eletrodomésticos, deve-se ter muito cuidado ao transportar a máquina de lavar, e também verificar cuidadosamente os bolsos da roupa antes de lavar.

      Para as desvantagens de um tanque não separável, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário