Aulas de lavagem em máquinas de lavar: o que é melhor e por quê?
Há várias décadas, é a máquina de lavar que tem sido considerada e é um dos atributos mais importantes da casa. Portanto, no mercado moderno existem muitos modelos de diferentes fabricantes. Uma grande variedade complica significativamente a escolha. Existem muitos critérios que podem ser seguidos ao comprar este eletrodoméstico. Uma delas é a classe da máquina de lavar. É esse parâmetro que será discutido no artigo.
O que significa a aula de lavagem?
Este parâmetro determina o quão bem e eficazmente as manchas são removidas de coisas costuradas em tecidos diferentes. Em termos simples, esta característica da máquina de lavar determina a qualidade da lavagem.
Isso se reflete não só no resultado final, na limpeza da roupa, mas também no custo do eletrodoméstico e na sua eficiência energética.
Como isso é determinado?
Não é possível determinar de forma independente essa característica da máquina de lavar em casa. O consumidor compra um eletrodoméstico já testado, testado na fase de fabricação. E tudo o que resta é acreditar nas informações indicadas pelo fabricante nos documentos. Existe uma certa tecnologia para determinar a classe de um eletrodoméstico. É projetado e está em conformidade com os requisitos e regulamentos europeus, regulados pelo valor EN 60456 - A11. A essência do teste é verificar e comparar a qualidade da lavagem da roupa numa máquina de lavar específica e numa de referência.
Primeiro, vamos definir qual instrumento é chamado de AGR de referência. O equipamento de teste Wascator foi estabelecido em 1995. Esta é uma máquina de lavar eficiente, caracterizada por um bom resultado consistente e um indicador fixo do programa de lavagem. Ou seja, a qualidade, por exemplo, 5 lavagens, será a mesma. É esta máquina de lavar, por norma, que participa na determinação da classe de lavagem.
Hoje, todas as grandes fábricas possuem tais unidades de referência.
O próprio processo de determinação desse parâmetro da máquina consiste em várias etapas.
- Pegue um determinado pano ou itens contaminados e coloque-os no tambor do CMA de referência. O peso de carregamento deve ser de 5 kg.
- Adicionar agente de limpeza - 0,18 kg.
- Defina o programa de lavagem de referência, temperatura 60 ° C e o modo de lavagem inicia.
- A máquina funciona por 1 hora... Então, um resultado de referência é obtido.
Além disso, o processo é repetido completamente, apenas a roupa é lavada na máquina de lavar testada. Todos os programas, tempo, quantidade e tipo de pó são completamente idênticos. Os resultados obtidos são comparados e, assim, é estabelecida a classe de lavagem da máquina de lavar.
Para determinar a classe de spin de um eletrodoméstico, um CMA de referência também é usado. O teste é feito de uma maneira específica. Após a lavagem e centrifugação, a roupa é pesada. Em seguida, ela é completamente seca e pesada novamente para determinar a diferença de peso entre a roupa seca e a úmida. Agora, com a ajuda de fórmulas simples, você pode deduzir a qualidade de centrifugação de uma determinada máquina.
Mas, como vivemos em um mundo regido pelo progresso científico e tecnológico, há momentos em que o resultado da lavagem e secagem em uma máquina de referência é inferior em qualidade à unidade testada. O fato é que os dispositivos modernos são aprimorados e mais eficientes.Nesses casos, a classe de lavagem mais alta é indicada no dispositivo testado: classe A + ou A ++ e assim por diante. O número de pontos positivos pode ser muitos, e isso significa que a unidade testada funciona com muito mais eficiência do que o dispositivo de referência.
Especificações
Foram identificados 7 grupos que determinam a qualidade da lavagem, eficiência energética e consumo de energia das máquinas de lavar. Quanto melhores forem os resultados da lavagem, mais elevada será a classe atribuída ao eletrodoméstico. Vamos dar uma olhada nessas classes e definir seus parâmetros e valores específicos.
UMA
Classe A é caracterizada por o melhor resultado, remoção eficaz e de alta qualidade de qualquer tipo de contaminação. O coeficiente de qualidade de lavagem é de 1,3 e superior, o consumo de energia é de 0,17-0,19 kWh / kg. E também para a classe A são característicos velocidade máxima de rotação do tambor, taxas de rotação, eficiência energética inferior a 45%.
B
Máquinas de lavar marcadas com esta letra latina também são muito boas. A classe B é caracterizada pelos seguintes parâmetros: fator de qualidade 1-1,3, consumo de energia 0,19-0,23 kWh / kg, fator de rotação 45-54%.
C
Possui os seguintes parâmetros:
- coeficiente de qualidade de lavagem 0,97-1;
- consumo de eletricidade 0,23-0,27 kWh / kg;
- taxa de rotação 54-63%.
D
Essas máquinas de lavar são caracterizadas por:
- coeficiente de qualidade de lavagem 0,94-0,87;
- consumo de eletricidade 0,27-0,31 kWh / kg;
- taxa de rotação 63-72%.
E
Uma máquina de lavar desta classe é caracterizada pelos seguintes parâmetros:
- coeficiente de qualidade de lavagem 0,91-0,94;
- consumo de eletricidade 0,31-0,35 kWh / kg;
- taxa de rotação de 72-81%.
F
Esta classe é caracterizada por:
- coeficiente de qualidade de lavagem 0,88-0,91;
- consumo de eletricidade 0,35-0,39 kWh / kg;
- taxa de rotação 81-90%.
G
Tal eletrodoméstico tem os seguintes parâmetros:
- fator de qualidade de lavagem 0,75-0,88;
- consumo de energia> 0,39 kWh / kg;
- taxa de rotação> 90%.
Como você pode ver, as últimas 3 classes têm os parâmetros técnicos mais baixos. Essas máquinas de lavar não lavam muito bem, praticamente não lavam a sujeira, consomem muita eletricidade e depois de usar o modo "Centrifugação", as coisas ficam molhadas.
É importante saber e compreender o seguinte: uma máquina de lavar de marca com classe A pode custar significativamente mais do que uma unidade de uma marca pouco conhecida. Mas este parâmetro da máquina é determinado por um método, e os dispositivos irão lavar da mesma maneira. É por isso se deve pagar a mais por uma grande marca ou não, cabe ao consumidor decidir. A partir das informações acima, também podemos concluir que quanto melhor a máquina de lavar torce as coisas, seu tambor faz um grande número de rotações, mais energia elétrica ele consome.
Dicas de Seleção
Ao escolher uma máquina de lavar, é claro que você precisa levar em consideração cada um dos parâmetros acima: a classe de lavagem, a centrifugação e o consumo de energia. Claro, é melhor escolher um eletrodoméstico com o melhor desempenho possível. Se você deseja que as coisas estejam limpas, semi-secas e que a quantidade de eletricidade consumida seja a mais baixa possível, compre uma máquina de lavar classe A.
Os seguintes critérios devem ser levados em consideração ao escolher uma unidade:
- a quantidade de coisas que você lava;
- tempo gasto na lavagem;
- o custo do dispositivo.
Especialistas e fabricantes recomendam a compra de máquinas de lavar das classes B e C para uso doméstico, alegando que suas capacidades e funções são suficientes.
Para obter informações sobre qual classe de roupa em uma máquina de lavar é melhor e por quê, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.