Qual máquina colocar na máquina de lavar?
O artigo discute qual disjuntor de proteção contra curto-circuito deve ser instalado na máquina de lavar, quantos amperes para escolher o dispositivo de desconexão, qual a classificação necessária para as características da máquina. Aconselharemos sobre a seleção e instalação de dispositivos de proteção elétrica.
O que é uma máquina de lavar?
O disjuntor é um dispositivo que impede a quebra do equipamento em caso de curto-circuito e sobrecarga da rede elétrica. O dispositivo consiste em várias partes principais:
- invólucro em material isolante;
- transformador;
- mecanismo de quebra de corrente, consistindo em contatos móveis e fixos;
- sistema de autodiagnóstico;
- almofadas para conectar fios;
- Montagem em trilho DIN.
Quando a tensão ou corrente exceder o valor permitido, o circuito elétrico será aberto.
Por que você precisa disso?
Uma máquina de lavar moderna consome muita eletricidade no modo de aquecimento de água e centrifugação. Uma grande corrente flui pela rede, que aquece os fios. Como consequência, eles podem pegar fogo, especialmente se a fiação for de alumínio. Se isso não acontecer, o isolamento pode derreter e, em seguida, ocorrerá um curto-circuito. Sensores de proteção garantem que a corrente não ultrapasse os valores limite, não há incêndio.
Normalmente, a máquina é instalada em um banheiro onde a umidade do ar é alta. O excesso de umidade afeta negativamente a resistência dos isoladores, eles começam a passar a corrente. Mesmo que não ocorra um curto-circuito, uma voltagem perigosa para a vida humana cairá sobre o corpo do dispositivo.
Tocar em tal dispositivo resultará em choque elétrico, cujas consequências são imprevisíveis e dependem do potencial elétrico da caixa. O dano se intensificará se você tocar na máquina e em um objeto condutor, como uma banheira, ao mesmo tempo.
Dispositivos de corrente residual garantem que nenhuma tensão da rede elétrica chegue ao corpo da máquina e, quando ela aparece, desligam imediatamente o equipamento. As máquinas de lavar são mais bem conectadas a máquinas separadas. O fato é que eles são consumidores atuais muito poderosos e criam uma carga pesada na rede elétrica. Então, em caso de curto-circuito, apenas a máquina será desligada e todos os outros dispositivos continuarão funcionando.
Quando um consumidor potente é ligado, podem ocorrer picos de tensão. Eles afetam negativamente todos os dispositivos conectados à rede. É por isso além dos dispositivos de proteção, recomenda-se o uso de estabilizador de tensão. Portanto, o sistema de segurança elétrica é muito relevante. E há uma série de dispositivos para fornecê-lo.
Visualizações
Existem vários tipos de dispositivos de proteção contra choques elétricos. Eles diferem em seu princípio de operação, mas são semelhantes no esquema de conexão.
Disjuntor de corrente residual ou AO
É um sensor que reage ao consumo de energia. Quando a corrente passa, o fio esquenta, quando a temperatura sobe, o elemento sensível (geralmente uma placa bimetálica) abre o circuito. O sensor é necessário para desligar instantaneamente o dispositivo em caso de curto-circuito. Se a carga ultrapassar um pouco o permitido, o atraso pode ser de até 1 hora.
Anteriormente, o "automático" era um fusível convencional que precisava ser trocado após cada operação. Os dispositivos de hoje são reutilizáveis e podem durar anos.
RCD
Um RCD (Dispositivo de corrente residual) monitora as correntes nos dois fios da linha de alimentação. Ele compara as correntes na fase e no fio neutro, que devem ser iguais. A diferença entre eles é chamada de corrente de fuga e, se for maior que um determinado valor, o consumidor é desligado. O vazamento pode ser causado por vários motivos, como umidade no isolamento. Como resultado, o corpo da máquina de lavar pode ser energizado. A principal tarefa de um RCD é evitar que a corrente de fuga ultrapasse um determinado valor.
Difautomat
Dispositivo automático diferencial é um dispositivo que combina um disjuntor de corrente residual e um RCD em um invólucro. As vantagens desta solução são a facilidade de conexão e economia de espaço no trilho DIN. Desvantagem - se acionado, é impossível determinar a causa do mau funcionamento. Além disso, o preço desse dispositivo é alto. Na prática, geralmente é usado um esquema com AO e RCDs separados. Isso permite em caso de mau funcionamento, troque apenas um dispositivo.
Como escolher?
Antes de escolher, é necessário calcular a corrente máxima que a proteção deve passar. Isso é muito fácil de fazer. Como você sabe, a potência atual é determinada pela fórmula P = I * U, onde a potência P é medida em W; I - intensidade da corrente, A; U - tensão da rede, U = 220 V.
A potência da máquina de lavar roupa P pode ser encontrada no passaporte ou na parede posterior. Normalmente é igual a 2-3,5 kW (2000-3500 W). A seguir, derivamos a fórmula I = P / U e após o cálculo obtemos o valor necessário. É 9-15,9 A. Nós arredondamos o valor resultante para o número mais alto mais próximo, ou seja, a intensidade da corrente limite é 16 Amperes (para máquinas potentes). Agora selecionamos o disjuntor de corrente residual de acordo com a amperagem encontrada.
Uma situação ligeiramente diferente é com a escolha de RCDs. Como já mencionado, com um ligeiro excesso de potência, o AO não funciona por muito tempo, e o RCD fica com uma carga adicional. Isso reduzirá a vida útil do dispositivo. Então a classificação atual do RCD deve ser um degrau acima do AO. Mais sobre isso no próximo vídeo.
Aqui estão algumas dicas gerais para escolher dispositivos de proteção.
- Para uma operação estável de todos os dispositivos, é recomendado o uso de estabilizadores de tensão.
- A corrente de fuga ideal do RCD deve ser 30 mA. Se mais, a proteção será insatisfatória. Se menos, haverá alarmes falsos causados pela alta sensibilidade do sensor.
- Para uso doméstico, recomenda-se a utilização de máquinas com a marcação C. Para a rede de tomadas, é aconselhável levar a máquina C16.
- A classe ideal de RCD é A. Dispositivos do grupo AC nem sempre funcionam corretamente.
- É melhor não economizar na defesa. Compre apenas aparelhos de qualidade de fabricantes confiáveis. Lembre-se de que o custo do difavtomat mais caro será muito menor do que o preço de uma nova máquina de lavar.
Agora o dispositivo selecionado precisa ser conectado.
Como instalar e conectar?
A instalação de dispositivos de proteção não é difícil, mesmo para não especialistas. Você só precisa seguir o esquema. Das ferramentas, você só precisa de um descascador de fios e uma chave de fenda. É melhor instalar aparelhos fora do banheiro. Certifique-se de que as chaves de alternância sejam facilmente acessíveis. A instalação é realizada na seguinte sequência.
- Encontre a fase e zero no fio de entrada.
- Conecte um estabilizador de tensão, se necessário.
- A fase de fiação é iniciada na entrada AO.
- A saída AO é comutada com a entrada de fase do RCD.
- O zero de trabalho é conectado à entrada zero do RCD.
- Ambas as saídas RCD são conectadas a uma tomada elétrica.
- O fio terra é conectado ao terminal correspondente no soquete.
- Os dispositivos são montados em um trilho DIN com travas.
- Verifique se todos os contatos estão firmes. Isso é especialmente verdadeiro para cabos de extensão.
Para instalação, use o diagrama abaixo.
Nunca coloque interruptores no fio terra. Não é recomendado usar zero em vez de aterramento (isto é, quando o pino "terra" é conectado a um zero funcional).O circuito funciona bem em operação normal. Mas com um curto-circuito, a corrente flui pelo fio neutro. Então, em vez de remover o potencial, a neutralização o direciona para o corpo.
Se não houver um aterramento padrão, coloque um fio para ele mesmo assim. Ao atualizar o sistema elétrico, será útil. O trilho DIN também deve ser conectado a ele.
Mas às vezes acontece que com a conexão correta a máquina não funciona, pois a rede fica desenergizada.
Por que a máquina desliga
Os dispositivos de proteção podem ser acionados sem motivo aparente quando ligados. Podem existir várias razões.
- A tensão sobe quando um consumidor poderoso é ligado. Use um estabilizador para eliminá-los.
- Conexão de dispositivo incorreta. O erro mais comum é que a fase e o zero se confundam. Verifique todas as conexões.
- Escolha errada de instrumentos. Verifique suas avaliações e seus cálculos.
- Curto-circuito no cabo. Certifique-se de que o isolamento dos fios está em ordem. O multímetro deve mostrar resistência infinita entre dois fios abertos.
- Dispositivos de proteção com defeito.
- A própria máquina de lavar está deteriorada.
Se o problema não for encontrado, é melhor procurar a ajuda de um especialista. Lembre-se de que é melhor pagar a mais por segurança do que comprar uma máquina de lavar nova.
Veja abaixo como conectar a máquina de lavar a um RCD.
O comentário foi enviado com sucesso.