Como verificar os elementos de aquecimento de uma máquina de lavar?
DEZ - de forma simples, uma potente caldeira - um dispositivo de aquecimento que permite aumentar a temperatura da água para +40 graus ou mais. As máquinas de lavar automáticas (CMA) podem resistir à lavagem sem problemas, mesmo a quase cem graus. Mas se o elemento de aquecimento estiver com defeito, não haverá aquecimento.
Como funciona?
O elemento de aquecimento é uma parte que aquece devido à espiral interna. Este último está localizado na espessura do isolador condutor de calor prensado. Ambos são alojados em uma caixa de aço selada. As tecnologias modernas tornam possível pressionar não uma, mas 2-3 espirais no elemento de aquecimento.
Já se foram os dias em que a única espiral, espessa em seção transversal, parecendo uma espiral aberta comum em seus parâmetros, em contato com o ar da sala, era embalada em tal caixa.
As espirais nicrômicas podem ser muito finas - até 0,25 mm, e seu comprimento elétrico é reduzido devido ao ajuste não muito apertado das curvas. Sua resistência interna diminui e esse elemento de aquecimento em estado seco fica incandescente. Mas isso não acontece na água - a espiral esfria em tempo hábil. Diagrama de conexão - para uma rede de 220 volts por meio de um termostato.
Onde está localizado?
Colocada dentro do tanque do tambor, a caldeira geralmente está localizada o mais baixo possível. Isso permitirá que a água aqueça extremamente rapidamente. A potência da caldeira chega a dois quilowatts - quase como em uma potente chaleira elétrica.
Para encontrar o elemento de aquecimento, use os seguintes métodos.
- Verifique o espaço atrás da parte traseira da máquina de lavar. A parede posterior, que se caracteriza por uma grande área, esconde atrás dela a caldeira. Esta parede é mais fácil de remover do que as outras (frontal, superior, inferior e lateral). Se não houver cabos e fios da caldeira adequados para isso, você pode facilmente fechar a tampa neste local.
- É permitido inclinar o SMA para um lado e olhar para baixo.
- A escotilha do tambor é grande o suficiente para abri-la e olhar para dentro do compartimento de lavagem. Ao ligar a lanterna, você pode encontrar facilmente a caldeira. Ele pode estar mais próximo do painel frontal e da parede traseira.
Para verificar o desempenho do elemento de aquecimento, não há necessidade de retirá-lo.
Diagnóstico
As verificações preliminares não requerem um dispositivo de medição - são realizadas indiretamente. Tendo uma ideia de como um determinado nó funciona e quanto ele consome, em que sequência os dispositivos da máquina de lavar são usados, é fácil determinar o que está defeituoso pelo método de eliminação. O elemento de aquecimento é determinado para um mau funcionamento no momento em que o SMA ativa o aquecimento de água. Os sintomas de mau funcionamento da caldeira podem ser os seguintes.
- Muito tempo aquecendo a água. O SMA é inicializado, todas as peças e conjuntos estão funcionando. Mas o aquecimento da água a +60 graus não leva 5 minutos (desde que a água do abastecimento de água seja gelada, a roupa seja lavada no inverno) minutos, mas, digamos, meia hora. Todo esse tempo o tambor está no lugar.
- Ao tocar nas paredes metálicas da máquina de lavar, o usuário sente que está levando um choque. Neste caso, o dispositivo de corrente residual (RCD) é acionado, desligando a energia devido à corrente de fuga (apenas um valor superior a 1 miliampere é suficiente para apagar a luz da sala onde funciona o SMA).
Se for impossível verificar exatamente por que a queda de energia da proteção foi acionada, convém convidar um eletricista.
Os métodos indiretos de uma caldeira com defeito são determinados de forma diferente.
- Pela presença de pontos escuros no revestimento externo do elemento de aquecimento.Isso indica seu colapso. Para remover o calcário que esconde essas manchas, use água com casca de limão ou laranja e leve à fervura.
- Comece a lavar a roupa a mais de 90 graus. Acompanhe a velocidade com que o medidor está contando os watts consumidos. Com uma contagem regressiva rápida (por exemplo, 100 W em no máximo 3 ... 5 minutos), o elemento de aquecimento opera com potência total.
- Tente encontrar um circuito aberto ou curto usando uma luz de teste ou uma chave de fenda indicadora. Como tal lâmpada, uma descarga de gás "néon" é usada, retirada de qualquer dispositivo de aquecimento que tenha esgotado seu recurso. Para que acenda ligeiramente quando conectado a um contato condutor de corrente ou ao corpo da caldeira, deve-se tocar em seu segundo terminal. Uma interrupção ocorre, por exemplo, durante uma oscilação de energia. Em caso de rutura, queima da secção da espiral, o CMA pára na fase de aquecimento ou não inicia o ciclo de lavagem.
- Determine se a caldeira está abaulada, riscada ou danificada de alguma outra forma. Freqüentemente, onde isso aconteceu, o elemento de aquecimento queima.
- O vidro do teto solar não está aquecido - isso indica água fria.
- Há partículas não dissolvidas de sabão em pó nas roupas, e a roupa lavada adquiriu um cheiro rançoso.
O segundo e o quarto métodos são bons para quem não quer desmontar a máquina de lavar antes da chegada de um especialista.
Os modelos mais avançados de máquinas de lavar apresentam um código de erro (de dezenas possíveis de acordo com as instruções), que indica com maior precisão uma avaria específica, cujos sinais também estão indicados nas instruções e estão "ligados" a valores individuais Exibido na tela.
Se não houver exibição, os diferentes modos de piscar, piscar e brilhar dos LEDs podem indicar uma avaria.
Razões para queimar o elemento de aquecimento
- A máquina pode acidentalmente começar a aquecer a caldeira sem água. Mas essas falhas são raras, ocorrem após muitos anos de operação sem problemas, quando a parte do software falha cada vez mais. Tal estado, se o elemento de aquecimento for aquecido "seco", é repleto de explosão e fogo - o excesso de calor pode aquecer o tambor e outras peças e conjuntos de máquinas ao redor da caldeira. Quase não há casos de combustão espontânea de uma máquina de lavar com defeito de um elemento de aquecimento superaquecido.
- Quando o elemento de aquecimento quebra, a espiral toca o invólucro do aquecedor em dois lugares e seu comprimento elétrico fica mais curto. Um elemento de aquecimento superaquecido sobrecarregará a rede, digamos, como uma espiral de 4 quilowatts, e ficará com uma cor laranja brilhante. O que resta da espiral irá queimar rapidamente - o nicrômio derrete a +1400 graus.
- O carro era constantemente "dirigido" à temperatura máxima de lavagem. A espiral se desgasta mais rápido com isso.
- O SMA era de alguma forma usado para outros fins - por exemplo, para aquecer rapidamente 2 ... 3 baldes de água (tanto quanto cabem no tambor). A mangueira de drenagem foi então conduzida para o tanque de água quente.
Como remover?
Não é necessário retirar totalmente a caldeira, se não for necessário substituí-la. Muitas vezes acontece que o problema não está nele, mas você ainda precisa verificá-lo. Desconecte os fios dos contatos ativos que vão para o fundo da caldeira. Não se esqueça da localização deles - antes de desconectar, é melhor tirar uma ou mais fotos com seu smartphone.
Como ligar?
Para verificar a adequação da bobina elétrica na caldeira, ligue o circuito elétrico conectando as sondas aos contatos. Normalmente, a resistência mostrará 20-50 ohms. Se as leituras tendem para o infinito ou mais de 100 ohms, a caldeira é considerada defeituosa. A resistência infinita certamente indicará uma quebra.
A faixa de medição é a mais baixa (até 200 Ohm), mais claramente a caldeira é verificada no modo buzzer.
Como verificar se há avarias?
Teste de avaria - verificação da resistência de isolamento. Idealmente, o isolamento não deve ser inferior a alguns megohms. A verificação de avaria em qualquer um dos locais é efectuada com choques eléctricos da caixa CMA e / ou quando é accionado um RCD. Uma sonda do multímetro é aplicada a qualquer um dos contatos, a segunda ao corpo da caldeira. Uma resistência abaixo de 20 ohms tendendo a zero indicará uma falha de estrutura. DEZ, "perfurado" no corpo, não pode ser usado.
A ruptura ocorre quando uma camada de dielétrico de uma espiral de aquecimento queima, que pode ser quartzo, mica, argila resistente ao calor e resistente ao calor, como aquela com a qual os tijolos refratários são feitos, e assim por diante.
Este isolador preenche toda a parte livre interna da caldeira, evitando que a bobina encoste no invólucro externo de aço.
Os profissionais usam mega e gigaohmímetros operando com uma tensão de alimentação de 500-2500 volts. Esses testadores de alta tensão nem sempre estão disponíveis para um consumidor comum. Recomenda-se usá-los com luvas dielétricas.
Em máquina de lavar realiza-se o ensaio de avaria com testador e megôhmetro, com obrigatoriedade de desconexão dos terminais e desenergização de toda a unidade; neste caso, não é necessária proteção contra choque elétrico.
O fato é que os testadores comuns só fornecem uma voltagem de até vários volts - não é perigoso para mãos desprotegidas se elas não tiverem feridas. Recomenda-se ligar o testador para a faixa de medição mais alta - até 2 MΩ.
Como faço para determinar a leitura da resistência?
Para verificar a caldeira, você precisará calcular a resistência de acordo com o seguinte algoritmo, com base no curso de física escolar.
- A tensão na rede é de cerca de 220 V.
- A potência da caldeira está indicada nas instruções desta máquina de lavar.
- A resistência pode ser calculada dividindo o quadrado do valor da tensão pela potência declarada. Portanto, para uma potência de 1800 W, a resistência da bobina será de 26,8 ohms. Se este valor (ou o mais próximo dele) for exibido no dispositivo, a capacidade de manutenção do elemento de aquecimento é óbvia.
Esta é a resistência de trabalho da caldeira. É ela que determina a intensidade da corrente que carrega a linha elétrica adequada para a máquina de lavar - sem levar em conta o consumo de energia das demais unidades e unidades da unidade.
Todos os métodos acima para verificar o elemento de aquecimento funcionarão com qualquer dispositivo de aquecimento onde ele for usado - de ferros de passar a secadores de roupa.
É muito fácil verificar o elemento de aquecimento. Mesmo sem o aparelho, é possível com alto grau de probabilidade revelar que foi ele quem quebrou. Substituir uma caldeira danificada é uma etapa ainda mais fácil do que diagnosticá-la.
Para métodos de verificação do elemento de aquecimento, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.