Como verificar o motor da máquina de lavar?
Freqüentemente, a causa da quebra da máquina de lavar são problemas no motor. Sem dar as revoluções declaradas do tambor ou sem falhar totalmente, a máquina de lavar é submetida a uma remontagem do motor ou acionamento por meio do qual o tambor gira.
Tipos de dispositivos para verificar
Além do conjunto padrão de ferramentas (alicate, conjunto de chaves de fenda e chaves inglesas), será necessário um dispositivo elétrico que realize uma “continuidade” do motor.
Multímetro
Anteriormente, um multímetro era chamado de avômetro - era um medidor com mostrador que mede resistência, tensão e corrente. Hoje, os relógios comparadores estão quase totalmente fora do mercado - com exceção das versões modernas em miniatura, que são difíceis de encontrar. Eles deram lugar a contrapartes digitais, que permitem verificar diodos, capacitores, indutores e enrolamentos e até mesmo a integridade dos transistores.
Testador
O mesmo que um multímetro, mas pode ser feito de forma independente - a partir de qualquer galvanômetro de ponteiro. Para realizar as medições, o testador muda para o modo de medição de resistência (valores no setor com as designações Ohm e kOhm).
O dispositivo recebeu o nome de "discagem" - para o modo de campainha: quando a resistência está abaixo de 200 Ohm, a campainha é acionada.
Solução de problemas
Antes de consertar um motor em casa, verifique qual dos três tipos de motores é usado em sua máquina de lavar.
Assíncrono
Tipo obsoleto. Apesar de sua simplicidade, os ímãs nos enrolamentos do rotor e do estator, sem anéis e escovas, são expulsos do mercado de eletrodomésticos modernos por sua baixa potência e dimensões impressionantes. Foi usado apenas por usuários como gerador. - a instalação montada pode operar por 30 anos ou mais sem reparos. Como consumidor, ele é inútil: ele dá metade da energia que tira da rede elétrica, o resto é gasto com perdas em obras.
Sua versão aprimorada é um motor de passo de dez enrolamentos que requer uma placa de acionamento de pulso. A baixa eficiência foi eliminada no motor de passo - o "shagovik" tem um impulso muito forte (momentos do torque gerado quando os pulsos de corrente são aplicados sequencialmente a diferentes bobinas).
Mas tal esquema não é usado em máquinas de lavar automáticas - as revoluções são muito altas, um poderoso driver de alta frequência para dezenas de frequência de clock de quilohertz seria necessário.
Colecionador
Tem uma eficiência significativamente maior. O rotor e o estator são um conjunto de enrolamentos independentes conectados em série. O circuito do rotor é dividido em uma dúzia de setores de enrolamento, para cada um dos quais há um par de lamelas - cobre deslizante ou contatos revestidos de cobre fixados no eixo. O número de lamelas pode chegar a 20 ou mais - de acordo com o número de enrolamentos.
Para que as lamelas não se desgastem, são utilizadas escovas de grafite no lugar dos contatos de cobre. A escova parece um paralelepípedo, uma espécie de "tijolo" de alguns centímetros de comprimento, conectado por meio de um contato de bronze ou latão pressionado nele, na extremidade do qual um condutor trançado de cobre é soldado.
O grafite tem uma resistividade centenas de vezes maior do que um condutor de cobre, mas sua condutividade é suficiente para alimentar os enrolamentos do rotor com a quantidade de corrente necessária - aqueles têm uma resistência de 1-4 ohms.
O conjunto do rotor é conectado em série com o estator, cujos enrolamentos, como a bobina primária de um transformador, têm uma resistência de até 200 ohms.
Condução direta
Ele aumentou a eficiência devido à magnetização adicional de ímãs de neodímio permanentes. Esse motor é muito mais caro do que os outros, mas produz, como um motor de passo, alta eficiência - cerca de 90-95%. Não requer correias ou engrenagens através das quais o torque é transmitido ao tambor.
Se o motor não gira ou funciona de forma intermitente, então no coletor, a primeira coisa a fazer é verificar a facilidade de manutenção das escovas. Puxe-os para fora - os pincéis gastos ficam várias vezes mais curtos do que os novos: o grafite pertence a materiais macios e se desgasta rapidamente durante muitas horas de trabalho intensivo. Esta é a principal desvantagem de um motor com escova.
Se as escovas estiverem intactas, verifique a integridade das lamelas. As lamelas enegrecidas podem ser limpas com lixa fina ou em uma oficina em torno. Após a limpeza, os vestígios do material raspado são removidos das lamelas.
Se as lamelas estiverem totalmente gastas, substitua todo o rotor, pois esses contatos não podem ser substituídos. É bom se houver exatamente o mesmo motor ou semelhante nas proximidades com um rotor funcionando e funcionando plenamente. Com a integridade das escovas e lamelas, resta verificar os enrolamentos do rotor e do estator.
Em um motor de acionamento direto, verifique a integridade dos ímãs. Se um deles se desfizer ou voar, você pode solicitar exatamente os mesmos ímãs de neodímio ou similares da China e colar novos para substituir os destruídos. Se os ímãs estiverem intactos, verifique a integridade dos enrolamentos.
Em um motor coletor, um por um "toca" os enrolamentos do rotor conectando o testador com a ajuda de suas sondas às lamelas "emparelhadas" correspondentes. A resistência infinita indica um circuito aberto e quase zero indica um circuito entre voltas. Na maioria das vezes, ocorre um curto-circuito devido ao superaquecimento constante, devido ao qual a cola epóxi com a qual o enrolamento é derramado e o verniz que cobre o fio do enrolamento com uma camada fina se descolam.
O campo magnético alternado induzido pelo enrolamento do estator faz seu trabalho sujo - os circuitos fechados literalmente aquecem devido à liberação de muita corrente de indução e sua própria baixa resistência, e esta parte do enrolamento simplesmente queima. Em seguida, a seção do fio perde contato e o multímetro indica um circuito aberto. Os enrolamentos do rotor não devem causar curto-circuito na carcaça (quebra das bobinas no eixo).
O fechamento turn-to-turn ocorre tanto no rotor quanto no estator. O enrolamento do estator com curto-circuito em uma ou várias voltas não consegue fornecer a potência solicitada pelo consumidor, enquanto sobreaquece. Se a máquina de lavar não tivesse um termistor no motor, ela se tornaria um dispositivo perigoso para o incêndio: a fumaça sairá do motor e o fusível da rede elétrica no quadro elétrico ficará “quebrado”.
O termistor desliga a alimentação do motor se aquecer até 90 graus: um motor funcionando normalmente, mesmo com uma lavagem diária de várias horas, não aquece mais de 80 graus.
Nos motores elétricos do estator existem 3 enrolamentos: quando um deles falha, os 2 restantes não “puxam” bem. O motor adquire um "ponto morto": quando o eixo para, pode não partir. Um enrolamento é o mesmo que um motor completamente defeituoso. O motor é projetado de forma que todos os 3 enrolamentos do estator "empurrem" o rotor em conjunto - com a interação dos campos magnéticos do estator e do rotor.
Esse problema é corrigido rebobinando o motor: o fio de esmalte antigo é removido e um novo é enrolado. Um usuário avançado pedirá o fio necessário de fornecedores russos ou chineses e rebobinará o estator por conta própria. Iniciante - utilizará os serviços da central de atendimento. É dez vezes mais difícil rebobinar o rotor “cheio” pelo fabricante - ele será substituído.
Finalmente, os rolamentos do motor podem se desgastar... O fabricante usa uma quantidade suficiente de lubrificante para que o motor possa funcionar por vários meses sem lubrificação adicional.Mas a temperatura das pontas do eixo e do estator sobe com o aquecimento dos enrolamentos para várias dezenas de graus, com o acendimento das escovas (se houver), razão pela qual o lubrificante gradualmente evapora. Idealmente, é necessário lubrificar o motor com litol ou graxa durante a lavagem diária das roupas pelo menos uma vez a cada seis meses.
Não importa a qualidade do eixo, das placas do estator e dos rolamentos, a "fome" de óleo é o caminho para o atrito, dez vezes maior do que com um mecanismo lubrificado oportuno.
Bolas e gaiolas de rolamento se desgastam e se formam brincadeiras parasitas. O separador e as esferas estão quebrados, o eixo "anda" e o motor vibra em altas rotações. Ouve-se um ruído de atrito, o eixo está emperrado e o motor funciona extremamente instável. A folga entre o rotor e o estator (menos de 1 mm) em um lado é violada quando o eixo balança. As lâminas do estator e do rotor são retificadas para centralizar o motor perfeitamente enrolado. Por sua vez, o desalinhamento leva a vibração adicional. Após desmontar o motor, certifique-se de verificar o estado dos mancais.
Com motores de acionamento direto, a parte do eixo que está em contato com o motor se desgasta. Esta é uma roda rigidamente conectada ao eixo do motor. É menor em diâmetro que o tambor. A almofada nesta roda também se desgasta.
Quer seja feito de borracha ou pareça uma engrenagem em uma engrenagem helicoidal, o elemento desgastado precisa ser substituído.
Adendo
- Verifique o estado de lubrificação dos rolamentos do motor a cada seis meses ou um ano. Se estiver acabando, limpe o eixo dos restos da graxa velha e adicione uma nova. Não use óleo industrial - ele seca rapidamente a 50-80 graus.
- Não sobrecarregue o carro "conduzindo-o" ao limite. Se o modelo tiver 7 kg de roupa, carregue de 5 a 6 kg.
- Reduza a velocidade de centrifugação, especialmente quando há muita roupa (perto do limite de peso). Em vez de 1000 rpm, é melhor usar 400-600.
- Itens leves requerem uma lavagem refrescante - um ciclo principal, um enxágue, uma centrifugação. Não prolongue a lavagem por 3 horas quando a roupa estiver levemente suja. Se você tiver uma secadora e um ferro, pode pular o modo de secagem e engomar leve.
- Fixe a máquina colocando-a em um pequeno recesso, "afundando" os pés no chão em um centímetro. Em altas rotações, ele não se move.
- Não pendure o AGR em suportes acima do chão, mesmo que a parede seja de concreto armado. Tendo captado a ressonância ao tremer durante a centrifugação da roupa, pode encher a casa.
- Se a tensão da rede flutuar com frequência, use um regulador de alta potência ou no-break que forneça 220 volts estáveis.
- Ao verificar a operabilidade do motor, ligue-o em série através do elemento de aquecimento da máquina - os enrolamentos defeituosos serão salvos, pois em caso de baixa resistência, curto-circuito, a espiral do elemento de aquecimento esquentará rapidamente.
- Na cablagem (linha) da tomada à qual o CMA está ligado, deve ser utilizado um difavtomat adicional.
Uma máquina de lavar, como qualquer dispositivo, precisa de um manuseio cuidadoso e cuidado oportuno. Então funcionará por 10-20 anos sem problemas.
Como verificar o motor da máquina de lavar, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.