Como conectar o motor à máquina de lavar?

Como conectar o motor à máquina de lavar?
  1. Descrição dos diferentes tipos de motores elétricos
  2. Diagrama de ligação
  3. Dicas úteis

Depois de cumpridas as datas de vencimento, as lavadoras automáticas falham e devem ser substituídas, mas não se apresse para jogar o equipamento velho no lixo. Em muitas máquinas de lavar, um motor elétrico permanece em boas condições, o que, se desejado e pelo menos com habilidades mínimas no trabalho com engenharia elétrica, pode ser usado não apenas para várias necessidades domésticas, mas também para realizar pequenos trabalhos industriais. O motor elétrico da máquina de lavar tem a capacidade de se conectar a uma rede elétrica de 220 W e sua velocidade atinge indicadores muito impressionantes - 10-11.000 rotações por minuto.

O motor elétrico pode ser conectado a qualquer equipamento, por exemplo, fazer um amolador de facas, um misturador para misturar solução de concreto, construir um pequeno torno ou moedor doméstico, um moedor, fazer um poderoso ventilador ou pistola de calor para aquecer uma garagem ou casa de verão , crie um moedor para materiais diferentes facções e assim por diante. Os artesãos até fazem um gerador elétrico a partir de um motor antigo. O principal é o seu desejo e habilidade.

Os desenhos e aplicações podem ser quaisquer, mas um motor elétrico usado de uma máquina de lavar ajudará a colocá-los em movimento, o que facilitará muito o seu trabalho manual e se tornará uma boa ajuda econômica.

Descrição dos diferentes tipos de motores elétricos

Uma máquina de lavar automática moderna, via de regra, tem um motor elétrico trifásico, mas as antigas contrapartes soviéticas podiam ter um modo de operação de duas velocidades, embora agora sejam muito raros. Qualquer motor elétrico é um aparelho movido a eletricidade e tem como objetivo colocar em movimento vários elementos estruturais.

Desmontando a máquina de lavar, vê-se nela um motor elétrico com tacogerador, que regula o número de voltas feitas por um eixo giratório e, dependendo do tipo, o motor elétrico pode ser escovado ou projetado sem o uso de escovas. Diferentes fabricantes de máquinas de lavar automáticas usam certos tipos de motores elétricos para diferentes modelos, que são divididos em 3 opções.

Assíncrono

Na maioria das vezes, os motores elétricos assíncronos são trifásicos, mas entre eles, os modelos antigos de máquinas de lavar às vezes encontram opções de duas fases. Os motores elétricos assíncronos são utilizados em 90% dos eletrodomésticos, pois seu design é confiável e de baixo custo em termos de custo. O princípio básico de operação de tal motor elétrico consiste na ação combinada do campo magnético do estator e dos fluxos que são gerados por este campo no rotor. A rotação do motor elétrico ocorre quando a diferença de frequência surge no processo de rotação dos campos magnéticos.

Os motores assíncronos são confiáveis ​​e duráveis, sua manutenção consiste na lubrificação regular do mecanismo interno do rolamento. No entanto, esse motor elétrico é pesado e volumoso, o que nem sempre é conveniente durante seu uso.

A eficiência dos motores elétricos assíncronos não é das maiores, portanto, eles são usados ​​para modelos domésticos de máquinas de lavar de média potência.

Colecionador

Esse tipo de motor elétrico tornou-se uma modificação moderna, que veio substituir os grandes modelos assíncronos de baixa eficiência. Em contraste com eles, um motor elétrico coletor tem a capacidade de operar tanto a partir de voltagem direta quanto alternada de corrente elétrica. O motor elétrico consiste em um estator fixo e um rotor móvel. O estator gera energia e o rotor a transfere para o eixo giratório, que é parte integrante dele. O eixo possui um coletor, graças ao qual a eletricidade é fornecida ao enrolamento do rotor.

Tal motor elétrico é capaz de girar em qualquer direção desejada, ou seja, para a direita ou para a esquerda, bastando alterar sua polaridade ao conectar as escovas no enrolamento do estator. O tipo coletor de um motor elétrico é caracterizado não apenas por uma alta velocidade de sua rotação, mas também pela possibilidade de uma mudança suave no modo de velocidade, que é regulado pela mudança de tensão. O motor elétrico coletor possui dimensões compactas, além disso, é caracterizado por um grande torque de partida.

Este motor elétrico requer a troca frequente de escovas e a limpeza do coletor, que é realizada como resultado de inspeções preventivas regulares neste tipo de unidade. O conjunto da escova é considerado o ponto mais fraco em tais motores elétricos. E embora o tempo de operação das escovas seja de 8 a 10 anos, todo esse tempo durante a operação as escovas são moídas, devido ao que o pó fino de carvão se deposita em todas as outras partes do motor elétrico.

Inversor

Hoje, o tipo mais moderno de motor elétrico, com tamanho compacto e alto nível de eficiência em alta potência, é o tipo inversor. Ele, como outros motores elétricos, tem um estator e um rotor, mas o número de conexões entre eles é mínimo.... Como não existem elementos dentro do motor elétrico que se desgastem rapidamente durante o funcionamento, isso permite que a unidade trabalhe sem interrupções por um longo tempo, sem criar ruídos e vibrações. Os motores elétricos inversores estão em modelos caros de máquinas de lavar, uma vez que o custo de tal motor elétrico é muito maior do que seus equivalentes.

Analisando as propriedades de todos os 3 tipos de motores elétricos, pode-se concluir que a opção assíncrona é a mais simples no projeto, mas tem um baixo nível de eficiência. O tipo de coletor do motor elétrico é bom porque permite ajustar a velocidade de rotação.

E um motor elétrico do tipo inversor é capaz de funcionar sem a utilização de escovas e outras peças em seu projeto, que são utilizadas em outros tipos de motores elétricos.

Diagrama de ligação

A ligação à rede de alimentação das máquinas de lavar de nova geração é feita através de um bloco especial com terminais. Se você tiver um mecanismo coletor, este bloco conterá:

  • 2 conexões de escovas;
  • 2 (e às vezes 3) contatos elétricos vindos do enrolamento do estator;
  • 2 fios conectados ao sensor do tacômetro.

Dentro do motor, as conexões estão localizadas na unidade de dispensação.

Antes de conectar um motor elétrico de uma velha máquina de lavar, é necessário não apenas determinar seu tipo, mas também encontrar todos os fios elétricos disponíveis na unidade dispensadora. Você deve encontrar lá 2 fios brancos que vão do tacogerador, depois encontrar os fios vermelho e marrom que vão para o estator e rotor, e também encontrar os fios verde e cinza - eles estão presos às escovas de grafite. Ao realizar o trabalho, preste atenção ao fato de que o motor elétrico não precisa dar partida por um capacitor, e a ligação também não necessita de enrolamento de partida.

Em seguida, é necessário deslocar os fios que estão ligados ao tacogerador, uma vez que não são necessários para conectar o motor elétrico. A cor da trança dos fios das máquinas de lavar de fabricantes diferentes pode ser diferente e, para determiná-los corretamente, é necessário guiar-se pela resistência. Os fios que estão ligados ao tacômetro apresentam uma resistência de 50-70 ohms. Os fios restantes que participarão da conexão do motor elétrico precisam tocar com um multímetro - isso os ajudará a encontrar seu par.

Antes de ligar o motor elétrico, você precisará fixá-lo em uma superfície estável. Deve ser lembrado que assim que você tentar conectar um motor elétrico a uma rede elétrica de 220 W, seu eixo começará imediatamente sua rotação de alta velocidade. Por isso, deve-se ter cuidado ao realizar os trabalhos de comissionamento para não ferir as mãos.

A velha máquina de lavar soviética, como a maioria dos modelos modernos, possui um motor elétrico com quatro fios, ou seja, são 4 fios que saem do motor. Mas você também pode encontrar motores elétricos, que terão 5, 6 ou até 7 pinos, embora para ligar o motor elétrico você só precisa encontrar fios que estão conectados diretamente ao estator e rotor.

Os fios em excesso podem ser contactos da central de comando, com a ajuda da qual se ajusta o funcionamento da máquina de lavar e se seleccionam os programas de lavagem.

Você pode ver a conexão feita no diagrama de fiação mostrado. Usando o circuito elétrico, é necessário separar o enrolamento do estator e as escovas do rotor, para as quais é necessário encontrar os contatos correspondentes no motor elétrico e fazer um jumper entre eles, chamado de "pinagem", que você deverá isolar no futuro.

No diagrama de fiação, o jumper é mostrado com setas rosa. Os 2 contatos restantes, que sobraram de mais uma escova e do enrolamento do rotor, são conectados à rede elétrica. Além disso, o dispositivo deve ser equipado com uma alavanca liga-desliga e, para ajustar a direção do lado de rotação do eixo do motor elétrico, é necessário lançar esse jumper para os outros 2 contatos.

Técnica antiga

As máquinas de lavar de estilo antigo geralmente têm um tipo assíncrono de motor elétrico, que tem 2 enrolamentos - funcionando e dando partida. A diferença entre eles é que no enrolamento de partida, os dados dos indicadores de resistência durante as medições serão superiores aos do enrolamento de trabalho. Se, ao desmontar um motor elétrico, você vir os contatos de ambos os enrolamentos e eles estiverem em boas condições, será fácil conectar esse motor elétrico. Isso pode ser feito usando um capacitor, que é projetado para um valor de tensão igual a 450 a 600 V. A capacitância do capacitor deve ser de pelo menos 8 μF.

Ao conectar um motor elétrico, pares de contatos são encontrados nos enrolamentos de trabalho e de partida e, em seguida, são conectados ao capacitor. Se, durante um teste de funcionamento, o motor elétrico girar na direção errada, o que você precisa, será necessário trocar os contatos de conexão no enrolamento de partida.

Máquina automática moderna

A maioria das máquinas de lavar automáticas são equipadas com motores elétricos assíncronos, portanto, vamos considerar sua conexão como um exemplo.

Os motores elétricos trifásicos de tipo assíncrono são as unidades mais comuns que podem operar mesmo com uma tensão de até 380 V. Mas para conectá-los a uma fonte de alimentação monofásica de 220 V, você precisará conectar um capacitor - ele não apenas manterá as quedas de tensão na rede, mas também reduzirá a potência do motor elétrico, o que garantirá a você segurança ao usá-lo.

Para conectar, você precisa de um fio elétrico com um plugue na extremidade, um capacitor é conectado a ele. Em seguida, a pinagem é feita - para isso, um fio jumper é conectado ao outro lado do capacitor. Em seguida, você precisa ligar o enrolamento do motor com um multímetro para detectar contatos com uma resistência mínima.Em seguida, são inseridos os fios que serão conectados à fonte de alimentação e um capacitor é conectado a eles.

Depois de ligar o motor elétrico, se o capacitor de partida estiver fixado corretamente, você verá a rotação do eixo.

Se for necessário preservar a operabilidade do motor elétrico, mas ao mesmo tempo regular o número de suas rotações, então um tacogerador é conectado ao motor - todo modelo de máquina de lavar possui este sensor. “Sensor Hall” - como também é chamado, não controla apenas o número de rotações do eixo do motor usando um microcircuito especial. Com a ajuda dela, a lavadora avalia o peso da roupa. Quando a roupa está saturada de água, o sensor de peso permite que o sensor selecione a velocidade desejada necessária para girar o tambor.

Quando instalado em um motor elétrico, o tacogerador tem 3 saídas - 2 saídas são necessárias para conectar a fonte de alimentação e outra 1 saída faz a leitura dos pulsos.

É importante não misturar esses contatos durante a instalação para obter o efeito desejado do sensor.

Dicas úteis

Às vezes não é possível ligar um motor elétrico a partir de uma velha máquina de lavar automática, e as razões para isso são mecânicas e elétricas.

As razões para as dificuldades de partida de um motor elétrico podem se manifestar da seguinte forma.

  • Quando ligado, o motor elétrico aquece, mas o eixo não gira. Se você tentar girar o eixo manualmente, poderá ouvir o ranger de peças de metal. Este som indica que o motor elétrico tem um mecanismo de rolamento danificado e precisa ser removido e substituído.
  • Às vezes, a rotação do eixo de um motor elétrico pode ser difícil se algum objeto estranho se acumular na folga entre o estator e o rotor, que deve ser removido e tentado iniciar novamente.
  • Tocando todo o circuito elétrico com um multímetro ajudará a identificar a presença de uma abertura. Para motores elétricos do tipo coletor, o problema de partida pode residir nas escovas gastas, como resultado, elas não podem ser unidas firmemente ao coletor e nenhuma energia é gerada.

Às vezes, ao dar partida em um motor elétrico a partir de modelos modernos de máquinas de lavar, eles tentam determinar o enrolamento de partida, mas as novas gerações de motores elétricos não o possuem, e esse motor é acionado sem o uso de um capacitor.

Você pode descobrir a seguir uma maneira simples de conectar o motor da máquina de lavar sem eletrodomésticos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário