Máquinas de lavar "Sibéria": descrição dos modelos, instruções e reparos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral do modelo
  3. Manual do usuário
  4. Como reparar?
  5. Como cuidar?

Máquina de lavar "Sibéria" é uma técnica lendária, famosa por sua simplicidade e confiabilidade. As instruções de operação detalhadas que estão anexadas à unidade facilitam muito o reparo e a manutenção do equipamento, e as características especificadas da máquina com uma centrífuga e um dispositivo semiautomático ajudam a determinar a potência e a funcionalidade ideais do dispositivo adquirido. Vale a pena considerar todos esses pontos importantes com mais detalhes.

Peculiaridades

A máquina de lavar "Sibéria" é produzida pela fábrica da Polet em Omsk desde 1957, desde 2007 a empresa não existe como entidade independente. Especialmente populares eram os modelos multifuncionais de equipamento, equipados não apenas com o tanque principal, mas também com uma centrífuga. Foi esse produto que trouxe fama para a marca. Além disso, de acordo com suas características, as máquinas do tipo ativador “Sibéria” e hoje atendem plenamente às exigências do mercado - são confiáveis, duráveis, praticamente livres de problemas de operação.

Podem ser notadas várias características da técnica desta marca.

  1. Controle manual. Drenagem e outras operações são realizadas sem conexão com as comunicações de rede, existem requisitos mínimos para as condições de conexão.
  2. Eficiência energética. A máquina não consome grandes quantidades de eletricidade, os ciclos de trabalho são curtos - 5 ou 3 minutos, dependendo do tipo de operação. A água também é desperdiçada com muita moderação, uma vez que é despejada manualmente no tanque.
  3. A presença de um regime delicado. Você pode lavar não apenas tecidos grossos, mas também roupas de cama e roupas íntimas finas.
  4. Simplicidade de design. A maioria das falhas e problemas no trabalho são eliminados no local, sem o envolvimento de assistência externa.
  5. Ausência de requisitos estritos para a dureza da água. As características do equipamento são tais que simplesmente não aparecem incrustações e calcário.
  6. Capacidade de usar detergentes de qualquer classe. A máquina é pouco exigente com a qualidade do pó, alvejante.
  7. Tipo vertical conveniente de carregamento do tanque. É muito mais conveniente do que o horizontal.
  8. Possibilidade de início simultâneo dos processos de lavagem e centrifugação.
  9. O custo ideal da unidade é muito inferior ao das contrapartes automáticas.

As máquinas de lavar ativadoras "Sibéria" são relevantes para casas particulares onde não existe um sistema central de abastecimento de água.

Com a ajuda deles, você pode manter a limpeza da roupa no campo ou em um apartamento na cidade, garantindo alta eficiência energética do processo de lavagem.

Visão geral do modelo

O design das lavadoras semiautomáticas Sibir com centrífuga é bastante simples e varia pouco dependendo do modelo. Suas dimensões padrão são 670 × 375 × 700 mm e o peso é de cerca de 40 kg. Esta é uma técnica não móvel - o equipamento é bastante pesado, você precisa instalá-lo você mesmo. Vamos observar os elementos estruturais mais importantes.

  1. Diagrama elétrico. Inclui um banco de capacitores e um painel de controle, um relé de tempo, um chicote subaquático, 2 motores elétricos e um microinterruptor. Capa protetora em polietileno e painel externo em poliestireno.
  2. Válvula de desvio. Serve para drenar água ou solução de limpeza do tanque e é conectado ao sistema hidráulico geral da máquina.
  3. Unidade de acionamento do ativador. Isso inclui o motor e a polia, com a ajuda dos quais a força é transferida da rotação do eixo para o ativador.
  4. Sistema de acionamento e suspensão giratório da centrífuga. Eles dirigem o tanque giratório do espremedor.
  5. Bomba centrífuga. Com sua ajuda, a água é bombeada do sistema hidráulico da máquina para o sistema de drenagem.
  6. Ativador. Trata-se de um elemento de disco, montado em um eixo localizado verticalmente, que gira para movimentar a massa da roupa lavada.
  7. Chassis. HÉ onde os roletes, racks de tanques, motor de acionamento, banco de capacitores e válvula de desvio são fixados.
  8. Tanque de lavagemfeito de folha de alumínio.

Todos esses elementos estão no design de cada uma das máquinas de lavar. Mas a linha da marca pressupõe um pouco mais de variedade.

Sibéria-3M

Este é o primeiro modelo produzido desde 1966 com a marca Sibéria. Ela tinha uma diferença característica - um tanque figurado, um painel de controle com botões foi colocado na frente do corpo. É uma das primeiras máquinas com centrífuga, e as peças principais eram feitas de alumínio resistente à corrosão.

"Siberia-5" ou "Siberia-5M"

A máquina de lavar de dois tanques do modelo Sibir-5 é produzida desde 1968. Ele pesa 40 kg, dimensões compactas 375 × 675 × 700 mm e controles. Ele usa um ativador de 600 rpm e um motor centrífugo de 2800 rpm. O tanque tem capacidade para 37 litros de água.

Siberia-5M é considerada uma versão melhorada. Nele, pela primeira vez nos modelos da marca, foi utilizado um relé de tempo no lugar do controle por botão. A máquina tem vibração reduzida, um filtro adicional para o sistema hidráulico foi instalado.

Apesar das dimensões reduzidas, o equipamento desta série lava e espreme os mesmos volumes de roupa que os homólogos de tamanho normal.

Sibéria-6

O modelo mais popular com 600 watts. Oferece 2 modos de lavagem, o volume do tanque chega a 37 litros. Em condições normais de operação, até 2 kg de roupa seca podem ser colocados dentro. Este indicador é relevante tanto para a centrífuga quanto para o compartimento de lavagem. A fiação é realizada com um teor de umidade residual de no máximo 55%.

O ativador no modelo gira a 600 rpm, a centrífuga - 2700 rpm. A máquina é bastante pesada, pesa 45 kg, mas não requer reforço adicional da base.

Manual do usuário

Depois de adquirir uma máquina de lavar "Sibéria", é importante retirar os elementos de fixação instalados no motor. Em baixas temperaturas atmosféricas, pelo menos 4 horas devem se passar desde o momento em que o equipamento entra na casa até o seu acionamento. A máquina não pode ser ligada sem água - o motor irá falhar, você também deve excluir o aquecimento da água no tanque com uma caldeira, alternando os modos após o início do processo de lavagem.

O procedimento de lavagem inclui uma série de etapas.

  • Separando roupas - por tipo e cor do material.
  • Selecionando o modo de operação. Em materiais delicados - delicados, a lã natural e a seda são lavadas.
  • Encher o tanque com água. Se necessário, sua temperatura é ajustada previamente ou aquecida até a temperatura desejada.
  • Adicionando detergente diretamente na cuba. Você pode usar opções regulares ou líquidas.
  • Carregando roupa de acordo com os regulamentos. No modo normal, o limite é de 2,5 kg, no modo delicado - 1,5 kg.
  • Configuração do temporizador. Depois disso, a máquina começa a funcionar, o equipamento é conectado à rede.
  • Drenando. Produzido no final do ciclo de lavagem.
  • Lavagem. Água limpa é despejada no tanque. O ativador é inicializado por 2 minutos. Em seguida, o procedimento é repetido, a água é trocada e drenada após cada enxágue.
  • Os itens são transferidos por fórceps ou manualmente para o compartimento da centrífugaa centrifugação começa por 3 minutos.
  • A máquina está desconectada da rede elétrica, a roupa é retirada e pendurada.
  • As mangueiras e os tanques são enxaguados com água limpa. A máquina não é fechada por 2-3 horas após o uso para evaporar o excesso de umidade. O não cumprimento destes requisitos pode formar fungos dentro do recipiente.

Estas são as principais recomendações para o funcionamento da máquina de lavar "Sibéria" do tipo ativador, equipada com centrifugadora.

Como reparar?

O reparo de máquinas de lavar do tipo ativador está frequentemente associado à manutenção de rotina ou avarias comuns.Por exemplo, a substituição de peças sobressalentes - rolamentos de bronze-grafite em ativadores deve ser realizada a cada 3-4 anos. Lubrificação das peças de atrito - anualmente, usando óleo de máquina. Se forem encontradas falhas, elas podem ser eliminadas por você.

  1. O motor não dá partida ao ser ligado. Você precisa verificar a presença de tensão na rede, testar a capacidade de manutenção da tomada e conectar o plugue à rede. Se não ajudar, tente outra tomada ou verifique a integridade do fio.
  2. A água flui do tanque para o compartimento da centrífuga. O motivo é o bloqueio da válvula de retenção. A água deve ser escoada, a roupa deve ser retirada, a máquina deve ser deitada de lado, o elemento defeituoso deve ser desmontado. Desaparafuse 6 porcas, retire a tampa, puxe a membrana e limpe mecanicamente a válvula dos detritos acumulados, enxágue com água.
  3. O ativador não gira, o motor elétrico zumbe. Isso pode ser devido a sobrecarga da roupa ou correia de transmissão escorregada. No primeiro caso, basta reduzir a carga. Na segunda, você terá que escoar a água, colocar o carro de lado e colocar a correia na posição original.
  4. A água não é bombeada. A mangueira pode estar dobrada ou a bomba pode estar entupida. Vale a pena verificar se há roupa derramada perto do orifício de drenagem no fundo do tanque da centrífuga.
  5. Durante a rotação, uma forte vibração é observada, a velocidade não é ganha. Isso acontece quando a roupa está mal distribuída por dentro. É necessário desligar a alimentação, mudar o enchimento da centrífuga.

Esses são os principais problemas de funcionamento que podem ser encontrados ao operar as máquinas de lavar da Sibéria com uma centrífuga. A maioria deles, de fato, são eliminados de forma independente pelo usuário e não requerem o contato com uma central de atendimento.

Como cuidar?

O principal cuidado das máquinas de lavar da Sibéria é manter os tanques e as mangueiras limpos. É inadmissível deixar o equipamento com água por muito tempo. Após cada uso, deve ser bem lavado, livre de depósitos de sabão e outros contaminantes.

Vale atentar para o fato de que quando a água residual é drenada das mangueiras, pode permanecer umidade nas mesmas. Você precisa desconectar o tubo e certificar-se de que esteja completamente removido.

A unidade de centrifugação também é de fácil manutenção. Deve ser limpo periodicamente de fiapos e fibras que se acumulam nas paredes, limpe com um pano úmido limpo. A superfície externa da caixa pode ser limpa com detergentes químicos não agressivos.

O fabricante recomenda que você sempre remova o fundo do tanque. É retirado com o gancho incluído no kit. Ao lavar o sistema após o trabalho, coloque 10-12 litros de água limpa. Em seguida, basta levar a mangueira até o ralo e girar o regulador de rotação no sentido horário. Depois disso, a máquina é desenergizada, seca por 2-3 horas ao ar livre e enxugada com um pano macio.

Veja o vídeo abaixo para uma visão geral da máquina de lavar da Sibéria.

2 comentários

O aparelho é super! A máquina está em chamas. Ele ainda trabalha na dacha, 1980. Simplesmente não há nada para quebrar.

0

Como não há nada? O rolamento de fricção se desgasta e começa a deixar a água passar.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário