Como desmontar uma máquina de lavar LG?
Quando a máquina de lavar para de funcionar ou exibe um código de falha na tela, para retornar à condição de funcionamento deve ser desmontada e a causa da avaria eliminada. Como desmontar adequada e rapidamente a máquina de lavar LG, iremos considerar neste artigo.
Preparação
Antes de iniciar qualquer trabalho de reparo, a unidade deve ser desconectada da fonte de alimentação. Isso evitará choques elétricos acidentais e danos à parte elétrica durante os reparos.
O próximo passo é preparar o conjunto de ferramentas necessárias para não procurar a chave ou chave de fenda necessária durante o processo de trabalho. E ao desmontar a máquina de lavar, você precisará de:
- Phillips e chaves de fenda de cabeça chata;
- alicate e alicate de bico redondo;
- cortadores laterais ou cortadores de fio;
- martelo;
- conjunto de chaves de boca;
- conjunto de cabeças.
A próxima etapa é desconectar a mangueira de abastecimento de água da unidade. Muitas vezes, ao se autorreparar, a água é esquecida e, após a desmontagem parcial, ocorrem respingos indesejados com sua entrada adicional no painel de controle da máquina de lavar. Isso pode danificar a placa.
As máquinas de lavar modernas diferem umas das outras em modos, programas, disposição de botões, mas suas partes internas são quase as mesmas, então o princípio de desmontagem de máquinas LG pode ser muito semelhante ao de desmontar qualquer outro dispositivo semelhante.
Se o processo de desmontagem de uma máquina de lavar é automático pela primeira vez em sua vida, uma boa dica na remontagem serão as fotos tiradas durante a desmontagem do equipamento. Então você pode ver exatamente como foi e colocar tudo de volta no lugar.
Diagrama do dispositivo da máquina de lavar
O próximo passo é familiarizar-se com o diagrama da máquina. É melhor seguir as instruções que acompanham o próprio equipamento. Se ela se perdeu ao longo dos anos, quase qualquer esquema de máquina de lavar ou de máquina automática da época (como a sua ou aproximadamente) vai servir para você, já que são estruturalmente todas iguais, e é bastante fácil entender o que e onde está localizado.
A máquina de lavar consiste nas seguintes partes:
- tampa superior;
- bloco de válvulas solenóides;
- regulador automático;
- dispensador de detergente;
- tambor;
- suspensões de tambor;
- motor elétrico;
- aquecedor de água;
- bomba de drenagem;
- teclas de controle;
- escotilha de carregamento;
- goma de vedação da escotilha de carregamento.
Instruções passo a passo para analisar a máquina
Após todas as etapas preparatórias e familiarização com o diagrama, você pode prosseguir para a análise propriamente dita. Mais uma vez nos certificamos de que todas as comunicações estão desligadas (eletricidade, água, esgoto), e só depois disso começamos a trabalhar.
Quadro
Em geral, o processo de desmontagem de uma máquina de lavar pode ser dividido em 2 tipos:
- análise em elementos constituintes (agregados);
- análise completa de todos os mecanismos.
Mas o segundo método é mais complicado e, sem conhecimento especial, é improvável que seja possível encontrar a causa do colapso.
Não é difícil desmontar o carro em unidades - você só precisa seguir uma determinada sequência.
- Primeiro você precisa remover a tampa. Existem 2 parafusos na parte traseira da máquina. Desaparafusando-os com uma chave de fenda, a tampa pode ser facilmente removida. Você deve remover esta peça da máquina de lavar ao instalá-la em um conjunto de cozinha.
- O painel inferior. Ele cobre o filtro de sujeira e a mangueira de drenagem de emergência, de modo que o fabricante forneceu a capacidade de removê-lo facilmente.Este painel é fixado com 3 clipes, os quais são separados manualmente pressionando nas laterais e na parte superior. Como resultado, pode ser facilmente aberto. Modelos mais novos podem ter 1 parafuso adicional.
- Em seguida, você precisa remover o cassete de distribuição de detergentes. No interior existe um botão de plástico. Ao pressioná-lo, o cassete é facilmente removido, basta puxar um pouco em sua direção.
- Painel de controle superior. Logo abaixo do cassete de pó está o primeiro parafuso que prende este painel. O segundo deve estar do outro lado do painel, na parte superior dele. Depois de remover os fechos, o painel é removido puxando-o em sua direção. O módulo de controle está localizado na parte traseira do painel. Temporariamente, para não interferir, pode ser colocado em cima da máquina.
- Em alguns casos, pode ser necessário remover o anel de vedação de borracha da parede frontal. Há um ponto de conexão em seu punho. Geralmente é uma pequena mola que você precisa erguer. Em seguida, você pode puxá-lo para trás e começar a remover a braçadeira em um círculo. O manguito deve ser dobrado para dentro. Para remover a braçadeira, pode ser necessário usar um alicate de bico redondo ou alicate (dependendo do projeto da braçadeira).
- Painel frontal. Na parte inferior da parte frontal (no local do painel inferior), você precisa desparafusar 4 parafusos, 2 dos quais geralmente estão localizados próximos à escotilha. Existem mais 3 parafusos sob a parte superior do painel de controle. Depois de desparafusá-los, você pode remover a parte frontal da máquina. Na maioria das vezes, ele continuará pendurado nos ganchos e deve ser levantado para removê-lo. Para a desmontagem completa, você precisará remover o conector elétrico do dispositivo que bloqueia a escotilha. A porta e sua fechadura não precisam ser removidas.
- Painel traseiro. Para remover este painel, você precisará remover alguns parafusos que são facilmente acessíveis na parte traseira da máquina.
Assim, analisamos as unidades para posterior reparo do dispositivo. Agora você pode inspecionar todos os detalhes e começar a estabelecer a causa do mau funcionamento.
Às vezes, pode ser detectado apenas de forma visual. Podem ser conectores derretidos que não apresentam bom contato. Depois de repará-los ou substituí-los, pode-se esperar restaurar o desempenho da unidade.
Elementos e nós individuais
Este é um tipo de desmontagem mais complexo, mas ainda bastante factível. Para fazer isso, você precisará realizar certas ações.
- Na parte superior da máquina (geralmente na área da parede traseira) existe um sensor de nível de água no tanque ou "interruptor de pressão". Você precisa desconectar a mangueira dele.
- Há também uma mangueira do cassete para líquidos de lavagem, que deve ser desmontada.
- Em seguida, as mangueiras de drenagem e entrada são desmontadas.
- A próxima etapa é desconectar os fios do motor.
- Agora você precisa remover os contrapesos, já que é quase impossível remover o tanque sozinho com eles. Os pesos geralmente estão localizados na frente e, às vezes, na parte traseira do chassi. Eles são placas de concreto (às vezes pintadas) presas com parafusos longos ao tanque.
- Retiramos o aquecedor (elemento de aquecimento). Ele está localizado na frente ou atrás do tanque e pode ser visto a olho nu. Apenas a parte com o conector está disponível. É necessário remover o terminal com muito cuidado, pois o plástico do conector se torna frágil com altas temperaturas e pode quebrar acidentalmente.
Se não houver conector, mas apenas fios que podem ser retirados separadamente, então eles devem ser assinados ou fotografados para que depois você não sofra com a conexão.
- Em alguns casos, o TEN pode ser removido sem desconectar os fios. Para fazer isso, desparafuse a porca de fixação e pressione o pino para dentro. Alternadamente em cada lado, pegando com uma chave de fenda, você pode removê-lo gradualmente. Quando a causa da avaria for apenas no TEN, é melhor saber com antecedência onde ela está localizada - isso evitará desmontagens desnecessárias e desnecessárias. Caso não tenha sido possível saber sua localização, a busca deve ser iniciada pela parede posterior, pois nela existem 4 parafusos de fácil acesso.É muito mais fácil desparafusá-los e, se o TEN estiver na frente, não será difícil aparafusá-los de volta.
- Usando uma chave inglesa, desparafuse os amortecedores que prendem o tanque. Eles se parecem com pernas para apoiá-lo nas laterais.
- Depois de desconectar completamente o tanque de todos os elementos de suporte, ele pode ser removido, somente isso deve ser feito com o máximo cuidado para não entortar os fechos.
Em seguida, você pode continuar a desmontar as unidades e remover o motor do tanque. Para isso, é necessário desmontar a correia de transmissão e, em seguida, desparafusar os suportes do motor e o mecanismo de amortecimento. Porém, para retirar apenas o motor da máquina montada, não é necessário retirar o tanque - ele pode ser retirado pela parede posterior separadamente dos demais elementos.
Agora vamos começar a desmontar o próprio tanque. Para fazer isso, você deve primeiro desparafusar o parafuso que prende a polia e, em seguida, remover a própria polia. Em seguida, você precisa pressionar levemente o eixo para liberar o anel de retenção. Remova a tampa e divida o tanque em 2 partes.
Depois de desmontar o tanque, abre-se o acesso aos mancais, que (já que desmontamos tanto) também podem ser substituídos por novos. Primeiro você precisa remover o retentor de óleo e, em seguida, retirar os rolamentos antigos com um martelo, apenas com muito cuidado para não danificar o próprio tanque ou o assento do rolamento. Limpamos o local de instalação de possíveis sujeiras. Um selo de óleo novo ou velho deve ser revestido com um composto especial. Os assentos dos rolamentos também precisam ser um pouco lubrificados - isso tornará mais fácil inserir um novo rolamento.
Em seguida, vem a bomba. Ele está localizado na parte frontal do dispositivo e é preso com 3 parafusos Phillips e 3 grampos. Há um conector elétrico na parte inferior. As braçadeiras de auto-aperto são afrouxadas com um alicate. Para desconectar o conector, pressione-o com uma chave de fenda e puxe-o com cuidado. Sempre há sujeira ao redor da bomba, que deve ser limpa imediatamente.
Se você só precisa remover esta bomba, não é necessário desmontar completamente a máquina. Ele pode ser removido pela parte inferior. Para fazer isso, você precisa colocar a máquina de lado. Para simplificar seu trabalho, antes de remover a bomba, você precisa colocar algo sob ela e preparar um recipiente para drenar o líquido.
De tudo o que foi exposto, podemos concluir que consertar uma máquina de lavar com suas próprias mãos não é tão difícil quanto pode parecer, especialmente se você tiver habilidades mínimas para consertar eletrodomésticos. Esse procedimento, realizado de forma independente, pode economizar bastante dinheiro, já que na oficina, além das peças de reposição, a maior parte do preço vai para o trabalho do mestre.
Dicas úteis
Para montar a máquina em sua forma original, você precisará seguir todas as instruções na ordem inversa. Se você usou uma câmera e filmadora, isso simplificará muito o processo de montagem. O procedimento em si não é o mais difícil, em quase todos os lugares existem conectores técnicos e mangueiras de diferentes seções transversais, portanto, simplesmente não é possível montar a estrutura de outra forma, e não da maneira que era.
Ao remover o painel superior, os fios interferirão. Em alguns modelos, o fabricante previu essa situação inconveniente e fez ganchos especiais para prendê-lo durante o reparo.
Em certos modelos, modelos com inversores são usados em vez dos motores escovados usuais. Eles têm uma aparência diferente, e o processo de desmontagem é um pouco diferente do coletor, mas em geral tudo é igual.
Para saber como desmontar uma máquina de lavar LG, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.