Motores de máquina de lavar roupa Indesit: variedades, verificação e reparo

Motores de máquina de lavar roupa Indesit: variedades, verificação e reparo
  1. Visualizações
  2. Como conectar?
  3. Como verificar?
  4. Como reparar?

Com o tempo, qualquer técnica falha. Isso também se aplica à máquina de lavar. Depois de muitos anos de operação, o tambor pode parar de iniciar, diagnósticos de alta qualidade são necessários para determinar a causa do mau funcionamento.

Visualizações

O motor da máquina de lavar Indesit é o principal componente do seu design, sem o qual o funcionamento do aparelho será impossível. O fabricante cria equipamentos com motores diferentes. Eles diferem entre si em poder e não só. Entre eles estão:

  • assíncrono;
  • colecionador;
  • brushless.

Nos antigos modelos de equipamentos Indesit, é possível encontrar um motor elétrico assíncrono, que possui um design simples. Se o compararmos com os desenvolvimentos modernos, então esse motor executa um número menor de revoluções. O motor desse tipo deixou de ser usado em novos modelos, porque além de ser grande e pesado, tem uma pequena eficiência. O fabricante deu preferência ao tipo coletor e brushless. O primeiro tipo é muito menor do que um motor de indução. O design tem acionamento por correia. As vantagens são a alta velocidade de trabalho, independente da frequência apresentada pela rede elétrica utilizada. O design também contém os seguintes elementos:

  • escovas;
  • iniciante;
  • tacogerador;
  • rotor.

Outra vantagem é a capacidade, mesmo com o mínimo de conhecimento, de consertar o motor em casa por conta própria. O design sem escovas apresenta um acionamento direto. Ou seja, não possui acionamento por correia. Aqui, a unidade é conectada diretamente ao tambor da máquina de lavar. Trata-se de uma unidade trifásica, que contém um coletor multi-pistas e um rotor, em cujo desenho é utilizado um íman permanente.

Devido à alta eficiência, o custo dos modelos de máquina de lavar com esse motor é muito mais alto.

Como conectar?

Um estudo detalhado do diagrama de fiação permite que você entenda o princípio do motor. O motor está conectado à rede sem um capacitor de partida. Também não há enrolamento na unidade. Você pode verificar a fiação com um multímetro, que é projetado para determinar a resistência. Uma sonda está conectada aos fios, as outras procuram um par. Os fios do tacômetro emitem 70 ohms. Eles estão sendo postos de lado. O resto da fiação também é chamado.

Na próxima etapa, deve haver duas postagens restantes. Um vai para a escova, o segundo para o final do enrolamento do rotor. A extremidade do enrolamento do estator é conectada a uma escova localizada no rotor. Os especialistas aconselham fazer um jumper e, em seguida, complementá-lo com isolamento. Deve ser aplicada aqui uma tensão de 220 V. Assim que o motor receber energia, ele começará a se mover. Ao verificar o motor, ele deve ser fixado em uma superfície plana. É perigoso trabalhar mesmo com uma unidade feita em casa.

Portanto, é importante observar as precauções de segurança.

Como verificar?

Às vezes, é necessária uma verificação do motor. A unidade é removida preliminarmente da caixa. A sequência de ações do usuário é a seguinte:

  • o painel da parte traseira é removido primeiro, seus pequenos parafusos são mantidos em volta do perímetro;
  • se for um modelo com correia de transmissão, então é retirado, fazendo simultaneamente um movimento de rotação com uma polia;
  • a fiação que vai para o motor é desligada;
  • o motor também segura os parafusos por dentro, eles são desparafusados ​​e a unidade é retirada, soltando-a em diferentes direções.

Ao realizar o trabalho descrito, a máquina de lavar deve ser desligada da rede elétrica.Quando o estágio preliminar termina, é hora de diagnosticar. Podemos falar sobre o funcionamento normal do motor depois que ele começou a se mover ao conectar o fio dos enrolamentos do estator e do rotor. É necessária tensão, pois o equipamento está desligado. No entanto, os especialistas dizem que é impossível testar o motor desta forma completamente.

No futuro, ele será usado em diferentes modos, portanto, não será possível fazer uma avaliação completa.

Há outra desvantagem - devido a uma conexão direta, pode ocorrer superaquecimento e, freqüentemente, um curto-circuito. Você pode reduzir o risco se incluir um elemento de aquecimento no circuito. Se ocorrer um curto-circuito, ele irá aquecer, enquanto o motor permanecerá seguro. Na hora de fazer diagnósticos, vale a pena verificar o estado das escovas elétricas. Eles são necessários para suavizar a força de atrito. Portanto, eles estão localizados em ambos os lados do corpo da máquina de lavar. Todo o golpe recai nas pontas. Quando as escovas estão gastas, elas diminuem de comprimento. Não é difícil perceber isso mesmo por inspeção visual.

Você pode verificar a funcionalidade dos pincéis da seguinte maneira:

  • primeiro você precisará remover os parafusos;
  • remova o elemento após a mola ter sido comprimida;
  • se o comprimento da ponta for inferior a 15 mm, é hora de substituir as escovas por novas.

Mas nem todos esses elementos devem ser verificados durante o diagnóstico. Certifique-se de testar as lamelas, são elas as responsáveis ​​pela transferência de eletricidade para o rotor. Eles não são fixados a parafusos, mas colados ao eixo. Quando o motor fica preso, eles descascam e se espatifam. Se o desprendimento for insignificante, o motor não pode ser trocado.

Corrija a situação com uma lixa ou torno.

Como reparar?

Se a técnica acender, é estritamente proibido operá-la. O reparo e a substituição de alguns elementos podem ser feitos em casa por conta própria ou você pode chamar um especialista. Se houver um problema com o enrolamento, o motor não será capaz de ganhar o número necessário de rotações e, às vezes, não dará partida. Neste caso, há um curto-circuito causando superaquecimento. O sensor térmico instalado na estrutura ativa e desativa instantaneamente a unidade. Se o usuário não responder, o termistor acabará por se deteriorar.

Você pode verificar o enrolamento com um multímetro no modo "Resistência". A sonda é colocada na lamela e o valor obtido é avaliado. Em um estado normal, o indicador deve estar entre 20 e 200 ohms. Se o número na tela for menor, há um curto-circuito. Se mais, então um penhasco apareceu. Se o problema for no enrolamento, é melhor entrar em contato com a assistência técnica. As lamelas não são substituídas. São afiados em uma máquina especial ou lixa, em seguida, o espaço entre eles e os pincéis é limpo com um pincel.

Você pode descobrir a seguir como substituir as escovas no motor de uma máquina de lavar sem um ferro de solda.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário