Conserto de máquina de lavar de doces faça você mesmo

Contente
  1. Características do projeto de máquinas de lavar Candy
  2. Causas de avarias
  3. Diagnóstico de avarias
  4. Ferramentas e peças sobressalentes necessárias
  5. Como desmontar?
  6. Remédios para falhas comuns
  7. Dicas úteis de reparo

Por uma combinação moderada de preço e qualidade, as máquinas de lavar do fabricante italiano Candy conseguiram conquistar seu público. Mas mesmo os mecanismos mais confiáveis ​​e duráveis ​​falham mais cedo ou mais tarde. A boa notícia é que a maioria das falhas pode ser corrigida em casa. Falaremos sobre como consertar uma máquina de lavar Candy com suas próprias mãos neste artigo.

Características do projeto de máquinas de lavar Candy

O primeiro produto da empresa descrita foi exatamente uma máquina de lavar chamada "Modelo 50", lançada no ano 45 do século passado. Este simples eletrodoméstico fez bem seu trabalho, pelo que recebeu reconhecimento universal. No ano seguinte, após o sucesso do lançamento de seus produtos, a empresa recebeu o nome de "Candy", e 10 anos depois a empresa comercializou seus produtos em todo o território europeu.

Os modelos modernos de máquinas de lavar deste fabricante possuem um amplo conjunto de funções úteis com controle conveniente.

As seguintes qualidades positivas desses dispositivos podem ser observadas:

  • economia de energia, a maioria dos dispositivos tem uma classe de consumo de energia A ++ ou A +++;
  • boa qualidade de lavagem independentemente do processo e temperatura selecionados;
  • o uso de tecnologias modernas, como NFC - a capacidade de controlar a máquina de lavar por meio de um smartphone;
  • uma grande seleção de modelos com diferentes conjuntos de funcionalidades e modos;
  • a capacidade de selecionar um dispositivo em tamanho, do qual há muitos;
  • a aparência também agrada - o design chama a atenção por seu laconismo e elegância.

Atenção especial deve ser dada ao desenvolvimento dos engenheiros da empresa, que estão constantemente introduzindo novas soluções técnicas e aprimorando as existentes.

Os modelos de carregamento frontal têm uma tela de controle aprimorada, em que todas as indicações e códigos têm uma fonte grande e brilhante, e seu componente de informação é intuitivo. Esta tela exibe informações completas sobre o programa em execução, temperatura da água e outros parâmetros. Se esse conjunto de opções e complementos não for necessário para o comprador, o sortimento sempre conterá modelos com um conjunto mínimo de funções.

A maioria dos modelos de máquinas de lavar Candy está equipada com uma cuba de plástico. Usualmente, é indissociável, portanto, ao desmontar a máquina, deve ser cortado. Também no design das máquinas Candy existem tambores de alta qualidade com uma superfície texturizada para um melhor cuidado das coisas.

Causas de avarias

Conforme mencionado anteriormente, as máquinas de lavar da marca descrita têm um amplo conjunto de funções. Acontece que o equipamento não consegue suportar as cargas e, portanto, quebra ou simplesmente não cumpre totalmente uma determinada tarefa. A "lavagem rápida" não justifica a sua qualidade e perde na fase de enxaguamento.

Os fabricantes também economizam em componentes, portanto, os seguintes problemas de funcionamento costumam ocorrer:

  • avarias na parte elétrica por quedas de tensão (é necessário instalar adicionalmente um estabilizador e um filtro);
  • avarias de peças móveis individuais (escotilha, cubeta, tampa) aparecem;
  • devido ao fato de alguns modelos não possuírem pressostato, o cárter pode inundar.

Ocasionalmente, pode ocorrer uma falha no seletor de programa, mas isso é resolvido reiniciando o dispositivo.

As máquinas de lavar doces, como muitas outras, têm suas vantagens e desvantagens, mas devido à economia e ao baixo custo, esses eletrodomésticos ainda são populares.

Diagnóstico de avarias

As máquinas da empresa são equipadas com recursos de autodiagnóstico. Esse sistema encontra problemas, pode ajudar a corrigi-los e também verificar a exatidão da execução do comando. Para iniciar esta operação, você precisará realizar as seguintes etapas:

  • certifique-se de que não há água ou roupa no tambor e feche a porta;
  • durante o autoteste, a função de equilíbrio do tambor será desabilitada;
  • agora o botão liga / desliga da máquina de lavar deve ser reorganizado para "OFF";
  • o botão para alternar programas também precisa ser reorganizado para desligar.

Depois de concluir as etapas, você pode ligar o modo de autodiagnóstico, o circuito de comutação é o seguinte:

  • pressione e segure o primeiro botão que inicia a lavagem;
  • agora você precisa girar o botão 2 cliques para frente para defini-lo para 60 graus e pré-lavagem;
  • agora toda a atenção está na tela: se o número 1 estiver destacado nela, significa que tudo foi feito corretamente, e você pode soltar o botão.

A ativação do autoteste será bem-sucedida mesmo se todos os indicadores começarem a brilhar. No lado direito do painel, os LEDs triangulares devem se alternar. A seguir, o número 60 deve aparecer na tela. Depois de um tempo, você verá os seguintes símbolos:

  • g 01 - é uma indicação da ordem dos botões de configuração;
  • 1,49 - este valor é um indicador de data, ele informa quando o firmware foi escrito (o primeiro dígito indica o ano, e os de aço - a semana).

Esta etapa tem como objetivo testar o funcionamento dos blocos e visores. Ao pressionar qualquer botão, todos os indicadores devem apagar, pressionando novamente fará com que o processo volte ao mesmo lugar. Após uma verificação completa, a luz de fundo deve ser deixada acesa.

Para continuar o diagnóstico, é necessário pressionar a inclusão da máquina de lavar, após o que os últimos dígitos se acenderão na tela. Depois disso, o autoteste será iniciado. Este processo pode ser interrompido a qualquer momento. Para fazer isso, pressione o botão principal e gire o interruptor para a posição "OFF".

Ao final do processo, códigos de detalhamento podem aparecer na tela. Para decifrá-los, você precisará usar a tabela de defeitos fornecida nas instruções de operação de uma máquina específica. Nele você encontrará não apenas a própria designação do problema, mas também as maneiras de corrigi-lo.

Ferramentas e peças sobressalentes necessárias

Para reparos, você precisará de um conjunto mínimo de ferramentas que podem ser encontrados em quase todas as oficinas e, é claro, novas peças que precisam ser instaladas no lugar das antigas. Dependendo do problema, você precisará de uma ferramenta específica - você precisará de chaves de fenda e alicates para substituir a bomba e apenas uma chave de fenda para substituir a correia. Existe uma ferramenta para cada situação.

Vamos designar um conjunto completo de estoque com o qual você pode desmontar e consertar toda a máquina de lavar:

  • conjunto de chaves;
  • conjunto de cabeças de soquete;
  • chaves de fenda plana e Phillips;
  • alicate ou alicate;
  • martelo;
  • deriva ou cinzel;
  • extrator de rolamento.

Como desmontar?

Antes de iniciar a reparação, prepare tudo o que é necessário para tal, nomeadamente as ferramentas e peças sobressalentes que devem ser substituídas. Antes de iniciar qualquer trabalho de reparo relacionado a eletrodomésticos, ele deve ser desconectado de todas as comunicações (rede elétrica, mangueira de entrada, esgoto). Depois disso, você pode começar a desmontar.

  • O primeiro passo é remover a tampa superior. Ele é fixado com 2 parafusos com uma chave 7. Os fechos estão localizados no painel traseiro do dispositivo. Depois de retirar a tampa, podemos ver a barra de metal na qual o tanque está suspenso. Agora, desparafusamos todos os parafusos que prendem o painel traseiro e o removemos.Temos acesso aos principais componentes e montagens deste dispositivo, você pode começar a desligá-los um por um.
  • Remova a correia de transmissão. Em caso de grande desgaste, é aconselhável substituí-lo. Desconectamos todos os terminais do motor, elemento de aquecimento e tacômetro. O elemento de aquecimento pode ser desmontado imediatamente para não danificá-lo durante a desmontagem. Ele é preso com um parafuso e uma porca.

Para facilitar o design, você pode remover imediatamente o motor para não voltar a ele mais tarde ou esquecê-lo. O tacogerador não precisa ser removido - ele não interfere na desmontagem posterior.

  • Agora você pode desapertar a polia do eixo do tambor. Usando uma chave 24, desparafuse a porca de fixação e remova a polia do eixo com movimentos oscilantes. Em seguida, você precisa desconectar o fio terra do eixo. A dificuldade está no fato de que o fio está soldado no tanque e você não pode simplesmente removê-lo. Ele terá que "dar uma mordida" para que mais tarde você possa se conectar de volta.
  • Desconecte a bomba de drenagem e o tubo de drenagem. Eles são conectados uns aos outros por meio de uma braçadeira de autotravamento. Deve ser aberto com um alicate. Quando a bomba de drenagem é removida, há espaço sob o tanque - haverá espaço suficiente para desparafusar os amortecedores. Eles estão localizados em ambos os lados do tanque.
  • Agora você precisa desmontar a frente do carro. Vamos começar com o painel de controle. Para desmontá-lo, você precisará desparafusar os parafusos de montagem e, o mais importante, não se esqueça de desparafusar o pequeno parafuso sob o interruptor de temperatura.

Para obtê-lo, você terá que apertar a alavanca do interruptor com uma chave de fenda (para obter acesso aos fechos).

  • Quando tudo está desparafusado, começamos a remover o painel. É bastante difícil de remover - o plástico que engata deve ser cuidadosamente retirado com uma chave de fenda nas juntas, especialmente na área do depósito de pó. Quando o painel é destacado, os botões permanecem fixados nele. Os fios neles são montados em terminais e podem ser facilmente removidos.
  • Depois de desmontar com sucesso o painel, remova a mangueira de entrada de água e a válvula. Nós o desconectamos do compartimento de pó e o retiramos junto com a válvula. Agora, desenroscamos o próprio compartimento de detergente. Ele é preso com 2 parafusos. Depois de desaparafusar, nós o retiramos da caixa.
  • Resta desligar a placa de controle e outros componentes eletrônicos que podem interferir na retirada do tanque da caixa. Não se esqueça de remover a gaxeta da escotilha da porta. Ele é fixado com uma braçadeira, que deve ser arrancada com uma chave de fenda e removida. Depois disso, endireitamos a borracha do assento e a dobramos dentro do tanque.
  • Para desmontar o tanque só precisamos desparafusar a barra transversal na qual ele está suspenso. Está aparafusado na parte superior. Quando tudo estiver desconectado e desparafusado, você pode começar a retirar o tanque. Como na mala não será possível retirar os contrapesos, terá que passar toda a estrutura (muito peso) pelo topo. Ao mesmo tempo, o peso em si não será o principal problema ao retirá-lo do corpo - o eixo do tambor ficará encostado na barra traseira e o tanque terá que ser manobrado com o peso para que ainda saia do lugar. Este procedimento é melhor realizado com duas pessoas para não danificar ou deixar cair nada.

Quando o tanque foi removido com sucesso, os contrapesos podem ser removidos do tanque, mas devem ser marcados. Se instalados incorretamente, os balanceadores desempenharão uma função completamente oposta, o que levará à desmontagem de toda a unidade e ao tombamento dos contrapesos na direção certa. São montados em 2 pinos e apertados com porcas, girando cujas peças podem ser facilmente removidas.

    • Agora resta o mais importante, nomeadamente remover o tambor. Para fazer isso, você precisa desmontar o próprio tanque. Suas 2 metades de plástico são presas com parafusos e travas de plástico. Depois de desapertar os parafusos, você precisa soltar todas as travas. Não se preocupe se você quebrar alguns desses fixadores durante esse período - após a montagem, o aperto dependerá do grau de aperto dos parafusos e da integridade da junta do tanque.
    • Quando o tanque é desmontado, é necessário remover o tambor. Devido ao fato de o tanque ser de plástico, é altamente indesejável derrubar o tambor com um martelo. Um extrator de rolamento é uma boa escolha para isso. Primeiro você precisa remover o retentor de óleo e, em seguida, todos os rolamentos.

    Remédios para falhas comuns

    Todas as máquinas de lavar, independentemente da marca ou fabricante, apresentam certos problemas que um dia aparecerão. Vamos considerar as falhas mais comuns.

    • A máquina não liga. Se isso acontecer, então primeiro é necessário verificar as fontes de alimentação (plugue e tomada) - talvez o mau funcionamento seja delas. No caso em que tudo está em ordem com eles e a máquina ainda não liga, toque levemente o botão liga / desliga. É possível que os contatos nele tenham oxidado.
    • A água não esquenta. Este mau funcionamento não pode ser notado imediatamente, ao contrário do anterior. Via de regra, é percebido com sinais indiretos: se a qualidade da lavagem piorou, às vezes pode ocorrer um erro durante o autodiagnóstico. Se tal problema surgir, não se apresse em trocar o elemento de aquecimento. O módulo eletrônico também pode ser a causa do problema. Para descobrir, primeiro você precisa ligar para o elemento de aquecimento. Para fazer isso, você terá que remover o painel traseiro para chegar aos contatos do próprio aquecedor. Desconecte os fios antes de medir.
    • Um elemento de aquecimento utilizável apresentará resistência na região de 20-30 ohms. Em caso afirmativo, você precisa verificar o módulo eletrônico. Se o dispositivo mostrou 1, isso significa que o aquecedor queimou e precisa ser substituído.
    • A porta não abre no final da lavagem. Esse mau funcionamento pode ter 2 motivos: ou a fechadura está avariada ou há água no tanque e, portanto, a porta não abre. No primeiro caso, você precisa apertar a aba da máquina e inserir a renda no orifício. Enquanto o arrasta em torno do perímetro, você precisa puxar as duas extremidades para que pressione o gancho. Depois que a porta se abrir, remova as algemas de vedação e, através do espaço resultante, você pode alterar a fechadura da porta sem uma análise global.
    • Na segunda opção, você terá que usar um dreno de água de emergência. Via de regra, depois disso, a porta se abre, e para que isso não aconteça novamente, você deverá eliminar a causa do problema. Na maioria das vezes é um filtro de drenagem entupido.
    • Quando o modo de rotação começa a funcionar mal, isso pode indicar que há problemas com o motor, mas primeiro você precisa verificar a escova. Na maioria das vezes, é ela a causa desse problema.

    Dicas úteis de reparo

            Se você decidir consertar sua máquina de lavar em casa, mas não tem experiência suficiente neste assunto, qualquer foto ou filmagem será um bom auxiliar na desmontagem e remontagem. Ela vai lhe dizer como colocar tudo junto na ordem inversa.

            O melhor é comprar peças de reposição em lojas especializadas, onde vendedores experientes, conhecendo a marca da máquina de lavar, poderão selecionar com precisão a peça de reposição que você precisa.

            Para os detalhes do reparo, veja abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário