Tambor da máquina de lavar: dispositivo, tipos e suas características

Contente
  1. Como funciona e em que consiste?
  2. Tipos
  3. Tipos por material de fabricação
  4. Vantagens e desvantagens dos tambores Honeycomb
  5. Dimensões (editar)
  6. Velocidade de rotação
  7. O que considerar ao comprar uma máquina de lavar?

Na maioria das vezes, ao escolher um determinado modelo de máquina de lavar, o comprador presta atenção ao seu tamanho, design, fabricante, conjunto de programas e modos de lavagem. Todos esses indicadores são sem dúvida importantes na hora de escolher uma nova unidade. Mas além das características externas, antes de fazer uma escolha a favor de um determinado modelo, deve-se prestar atenção ao tanque e ao tambor da máquina automática.

Como tanto o tanque quanto o tambor da máquina afetam diretamente a qualidade da lavagem da roupa, é necessário entender as características dessas estruturas. E só depois fazer a compra de uma nova máquina de lavar.

Como funciona e em que consiste?

O tambor é recipiente inoxidável com muitos buracos. A roupa é colocada diretamente no tambor durante a lavagem, através de uma portinhola localizada em um dos lados. Do outro lado do tambor está um eixo roscado conectando-o ao motor.

Dentro do tambor estão costelas de plástico chamadas punções. Eles ajudam a misturar melhor a roupa durante o processo de lavagem e remover a sujeira. O tambor é geralmente feito de plástico e é oco por dentro. Em alguns modelos de máquinas de lavar, essas anteparas têm aberturas.

Um tanque é um reservatório localizado ao redor do tambor. A partir dele, a água e o detergente entram no tambor durante a lavagem. Ao contrário do tambor, que é feito apenas de aço inoxidável, o tanque pode ser feito de ferro ou plástico.

O design do tanque é mais frequentemente dobrável, consistindo de 2 metades interconectadas... Menos comumente, o corpo do tanque pode ser sólido.

O tambor está localizado dentro do tanque e é conectado a ele por meio de uma polia. O tanque é mantido dentro do corpo da máquina por meio de clipes especiais feitos em forma de molas.

Tipos

Independentemente do fabricante, o tanque de qualquer máquina só pode ser feito de chapa de aço inoxidável.

Não é por acaso que para isso foi escolhido o aço inoxidável, pois esse material é durável e não sofre corrosão.

A superfície interna do tambor possui muitos pequenos orifícios chamados de perfurações. Com a ajuda deles, água e pó são despejados e despejados do tambor. Mas, ao mesmo tempo, são esses furos que levam à abrasão e danos às fibras do tecido durante o processo de lavagem. Quando a roupa está girando, especialmente em altas velocidades, o tecido é pressionado nesses orifícios com força.

Por isso, os fabricantes estão constantemente melhorando a estrutura do tambor, bem como o padrão de sua rotação, para que a roupa fique menos sujeita ao desgaste. Todas as inovações no desenvolvimento de novos designs de tambores visam de modo que o tecido fique em contato com as perfurações o menos possível durante a lavagem e a centrifugação.

Entre os mais comuns estão alguns tipos de tambores.

  1. Tambores perfurados... O tambor dos modelos mais baratos tem uma superfície plana com muitos orifícios. A parte interna não tem saliências, portanto, nesses modelos, as coisas estão sujeitas a um desgaste mais rápido durante a lavagem.
  2. Tambores de gotejamento. Pela primeira vez, esta tecnologia foi inventada por designers da Bosch. Sua peculiaridade reside no fato de que todo o lado interno do tambor está repleto de orifícios em forma de gotas. Por um lado, as gotas têm uma forma plana e, por outro lado, projetam-se mais para dentro.E com direções diferentes quando o tambor gira, a roupa, dependendo do modo de lavagem, esfrega ou contra a parte mais inclinada dessas saliências, ou contra a parte mais pontiaguda.
  3. Tambores de pérolas. Em sua superfície, há muitos hemisférios que se assemelham a uma dispersão de pérolas de diferentes tamanhos. A essência dessa ideia é proteger a roupa o máximo possível do contato com os furos e cuidar com mais cuidado.
  4. Tambores de células. O tambor, no qual a parte interna é feita em forma de hexágonos convexos, que lembra um favo de mel, é uma inovação. A vantagem dos tambores tipo favo de mel é que os hexágonos elevados protegem completamente a roupa do contato com os orifícios. Quanto aos orifícios em si, nesse design eles são muito pequenos. Pequenos orifícios mantêm a solução de sabão dentro por mais tempo e evitam que objetos estranhos entrem no tanque e o danifiquem.

Portanto, se o comprador pensar em uma atitude mais cuidadosa com as coisas ao lavar, então Deve-se dar preferência aos modelos em que o tambor não tem uma superfície lisa, mas sim convexa.

Tipos por material de fabricação

O tanque da máquina, em contraste com o tambor, pode diferir de fabricante para fabricante no material de fabricação. Cada tipo de tanque tem suas próprias vantagens e desvantagens. Portanto, ao escolher um modelo equipado com um tanque feito de um ou outro material, você precisa levar em consideração as características de cada um deles.

Aço inoxidável

Tanques de aço inoxidável são considerados os mais duráveis, uma vez que muito menos suscetível à corrosão e danos mecânicos. As desvantagens de tais tanques incluem ruído alto emitido quando o tambor o toca durante o processo de lavagem... Portanto, se você planeja lavar roupa à noite ou tem filhos pequenos, deve dar preferência aos modelos onde o tanque é feito de materiais poliméricos modernos.

Esmaltado

Os tanques de metal esmaltado têm as mesmas desvantagens dos tanques de aço inoxidável devido ao seu funcionamento ruidoso. Além disso, tanques esmaltados tem muito peso, o que torna toda a estrutura da máquina mais pesada.

De polímeros

Um tanque feito de ligas modernas está presente na maioria dos modelos. O plástico é mais leve que o metal. Sua principal vantagem é o baixo nível de ruído durante a operação. E também um tanque de plástico se mantém aquecido por mais tempoportanto, a energia gasta no aquecimento de água em máquinas com tanque plástico será menos consumida.

A desvantagem de um tanque de liga é a possibilidade de danificá-lo com um objeto pontiagudo que caiu da roupa durante a lavagem. Se o tanque estiver furado, será necessário substituí-lo por um novo.

Mesmo na hora de escolher, vale a pena considerar o fato de que os tanques podem ser inteiros ou consistir em 2 metades... A vantagem das estruturas contínuas é a proteção contra vazamentos. Mas em caso de dano a tal tanque, não será possível remover o tambor dele. Portanto, toda a estrutura precisará ser substituída.

Os tanques de coleta são mais propensos a vazamentos. Caso o elástico instalado na junta seja danificado, a água pode entrar no interior da máquina e danificá-la.

Mas se danificado, esse tanque pode ser desmontado e substituído. Nesse caso, você não precisará substituir o tambor.

Vantagens e desvantagens dos tambores Honeycomb

Tambores Honeycomb são uma inovação no desenvolvimento de máquinas de nova geração. Um tambor feito em forma de favo de mel protege o tecido contra danos melhor do que outros. Os designs de favo de mel têm suas vantagens.

  1. Contato mínimo de roupa com buracos.
  2. A capacidade de lavar e girar itens delicados em altas velocidadesporque o linho não é pressionado nos orifícios devido à presença de hexágonos convexos.
  3. Menor consumo de água e detergente devido aos orifícios relativamente pequenos no tambor.
  4. Melhor qualidade de lavagem... Devido à superfície nervurada, a roupa mistura-se melhor com o detergente ao entrar em contato com ele.E os orifícios rasos permitem que a solução de sabão fique mais tempo dentro da cuba de lavanderia.

    Apesar das vantagens claras, a presença de favo de mel no tambor pode ter várias desvantagens.

    1. O alto custo dessas máquinas.
    2. Unidades com estrutura semelhante ao tanque de roupa são produzidas apenas por alguns fabricantes de eletrodomésticos.
    3. Pequenos orifícios permitem que a água escoe mais lentamente durante a drenagem e pode permanecer na máquina após a conclusão da lavagem. Portanto, ao escolher uma máquina com estrutura em favo de mel, é necessário garantir que a porta esteja aberta entre as lavagens e que o ar circule livremente. Caso contrário, existe o risco de um odor desagradável.

    Dimensões (editar)

    As dimensões do tanque e do tambor dependem diretamente da quantidade de roupa que ele foi projetado para carregar. A capacidade mínima de carga do tambor é de 3 kg de roupa seca. A carga máxima dos modelos mais recentes pode ser de até 12 kg de roupa.

    Quanto maior a carga, mais litros de água serão necessários durante a lavagem. E a carga aumentará com o aumento da quantidade de roupa carregada. O diâmetro e o raio da abertura lateral para o carregamento da roupa também dependem do volume da roupa carregada. Portanto, ao escolher máquinas com grande carga, você deve estar atento à confiabilidade das peças e à qualidade de construção. As melhores montadoras de eletrodomésticos estão localizadas na Europa. Além disso, os carros montados na Coréia ou no Japão se distinguem pela boa montagem.

    Velocidade de rotação

    A velocidade de rotação em modelos modernos pode chegar a até 1400 rpm.

    Quanto mais alta for a velocidade de rotação, menor será a umidade residual da roupa e menos tempo levará para secar completamente.

    Mas, ao mesmo tempo, ao girar em alta velocidade, a roupa pode sofrer danos mecânicos, pois as áreas do tecido que caem nos orifícios do tambor podem ser danificadas ao entrar em contato com elas.

    É por isso, na hora de escolher uma máquina com altas velocidades, é importante ficar atento ao tambor, feito com tecnologia moderna que ajuda a prevenir danos... É necessário verificar que quanto mais convexa for a superfície interna, menos a roupa estará sujeita ao desgaste durante a lavagem.

    O que considerar ao comprar uma máquina de lavar?

    Os aparelhos domésticos, como uma máquina de lavar automática, pertencem à categoria dos aparelhos tecnicamente complexos. Além disso, você terá que usar este dispositivo quase diariamente. Portanto, para escolher a opção adequada, é necessário estudar as informações de todos os processos de operação da máquina. Depois de escolher o modelo da máquina, é preciso prestar atenção à superfície interna do tambor. Ao examiná-lo, você deve levar em consideração vários recursos.

    1. Confiabilidade dos fixadores. O tanque com o tambor deve ser fixado com segurança. Ao girar, a estrutura não deve balançar fortemente de um lado para o outro, caso contrário, há o risco de danificar as peças localizadas dentro da caixa.
    2. A superfície interna do tambor, como os perfuradores, deve ser lisa ao toque, não tem entalhes ou partes pontiagudas.
    3. No tambor não deve haver lascas ou manchas escuras.

    Assim, ao escolher uma máquina automática com um design interno aprimorado, há uma chance de proteger as coisas da abrasão de forma confiável. E usando as recomendações, você pode encontrar facilmente o modelo certo.

    Sobre em que consiste e como funciona a máquina de lavar, veja o vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário