Máquinas de lavar ativadoras: o que é e como usar?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Visão geral da espécie
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Regras operacionais

A vida moderna é constantemente renovada com inovações tecnológicas, principalmente no que diz respeito aos eletrodomésticos. Os modelos automáticos multifuncionais expulsaram completamente seus "antigos" predecessores do mercado. Ao mesmo tempo, continuam a ser procuradas máquinas de lavar do tipo ativador, assim como máquinas automáticas, por apresentarem elevada qualidade e fiabilidade no funcionamento.

O que é isso?

A máquina de lavar do tipo ativador é um dispositivo para lavar roupas, no qual a solução de sabão é acionada por um disco de pás feito de plástico reforçado durável.

As lâminas em tais máquinas são nervuras convexas, que externamente se assemelham a elementos em modelos de tambor. Muitos acreditam que a máquina ativadora se destina exclusivamente a chalés de verão, pois possui despretensão no funcionamento e compactação. Na verdade é frequentemente utilizado por famílias e estudantes que vivem em apartamentos alugados, amantes de férias no campo e proprietários de casas onde não existe a possibilidade de abastecimento de água.

Isso significa que a unidade tipo ativador é um eletrodoméstico indispensável, embora em termos de conforto seja inferior em muitos aspectos às modernas máquinas automáticas.

As principais vantagens das máquinas ativadoras incluem:

  • tamanho reduzido, o que facilita o armazenamento e transporte do equipamento;
  • facilidade de atendimento e gerenciamento;
  • a capacidade de aumentar a duração da centrifugação e lavagem;
  • uma alta taxa de purificação, que é de 65% (para os modelos automáticos não passa de 50%);
  • a capacidade de lavar com detergentes destinados à lavagem à mão e qualquer dureza da água;
  • preço baixo;
  • capacidade até 10 kg de linho.

Quanto aos contras, também estão disponíveis: no processo de lavagem é necessária a participação humana (é necessário enxaguar à mão), sem centrifugação, aquecimento de água em recipiente separado, funcionalidade mínima e impossibilidade de construir equipamentos sob o meio-fio.

Dispositivo e princípio de operação

O projeto das máquinas de lavar do tipo ativador é muito simples e consiste em peças básicas como um cronômetro, um motor, um ativador e um tanque de carregamento. A parte superior da máquina está equipada com uma tampa articulada ou removível através da qual a roupa é carregada, e a parte inferior é equipada com um motor elétrico e um ativador. O principal componente da unidade é considerado um ativador, que é um elemento rotativo que faz a água circular. O ativador geralmente tem a forma de um disco ou parafuso, ele está localizado em um fundo inclinado do tanque (assimétrico) ou em uma superfície plana (axissimétrico).

Quando a máquina começa a funcionar, o ativador move a roupa no sentido horário na cuba.

No círculo externo do ativador, são colocadas lâminas curtas especiais, que são responsáveis ​​pela criação de fluxos adicionais de água. Graças à hidromassagem não uniforme, a roupa é uniformemente distribuída na cuba e lavada com eficiência. O princípio de funcionamento das máquinas de lavar deste tipo é o seguinte:

  • primeiro, a água é despejada no tanque, sabão em pó é adicionado e a roupa lavada;
  • então o cronômetro começa e a duração da lavagem, a centrifugação é selecionada (se o modelo tiver uma centrífuga);
  • depois disso, o motor aciona o ativador, e o processo de lavagem começa;
  • assim que o cronômetro der um sinal para terminar o trabalho, pega a roupa (deve ser enxaguado separadamente em outro recipiente à mão, ou simplesmente despeje água limpa na máquina).

A última etapa da lavagem é a centrifugação, que é realizada automaticamente na presença de uma centrífuga e, caso contrário, manualmente.

Resumindo, é importante notar que as unidades ativadoras raramente falham, mas se isso acontecer, será fácil encontrar peças de reposição para reparos. Na maioria das vezes, em tais modelos, o motor quebra, o cronômetro ou o tanque de plástico estoura.

Visão geral da espécie

As máquinas de lavar do tipo ativador diferem entre si não apenas nas características de design, mas também no escopo (mini, doméstico, industrial), na presença de funções adicionais e no volume de carregamento. É por isso cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, que é importante levar em consideração na hora de comprar um equipamento.

Pelo grau de automação

Os mais comuns são máquinas ativadoras com engrenagem de cunha e controle eletromecânico. Eles têm a forma mais simples de um relé de tempo, um ativador e um tanque de água. Alguns modelos também possuem um modo de rotação. Além disso, eles são equipados com uma alça de acionamento e um rolo de borracha.

As unidades semiautomáticas são mais avançadas, que, ao contrário da versão anterior, incluem em seu design não apenas um tanque de lavagem, mas também uma centrífuga. Os motores da centrífuga e do ativador em modelos semelhantes são acionados por um relé de tempo.

A cesta da centrífuga é ativada por meio de um acoplamento elástico especial, e o ativador - por meio de uma engrenagem em cunha.

Merecem atenção especial e máquinas automáticas. Estão disponíveis com função de centrifugação e água aquecida. Além disso, estes modelos possuem um programa de lavagem que permite selecionar o grau de sujidade da roupa e o tipo de tecido. Para definir o modo desejado, use o painel de controle eletrônico. Entre as máquinas automáticas, é especialmente popular modelo de bolhas, que se caracteriza por uma maior qualidade de lavagem.

Pelo número de tanques

Um ou dois tanques podem ser fornecidos no sistema de cada máquina ativadora. A primeira opção permite realizar apenas uma lavagem e todas as operações ocorrem em um único tanque. A segunda opção destina-se tanto à lavagem (na primeira cuba) como à secagem das roupas (na segunda cuba).

Avaliação das melhores modelos

As máquinas de lavar do tipo ativador têm se mostrado bem no mercado de eletrodomésticos e, apesar de tais unidades serem consideradas "desatualizadas" em termos de capacidade técnica e funcional, muitas donas de casa ainda as utilizam. Os modelos mais comuns dessas máquinas incluem as seguintes opções.

  • "Baby-2"... É um aparelho compacto para pequenas lavagens, pois é projetado para uma carga de até 1 kg. O consumo de água para a lavagem é de 28 litros, duração da lavagem - 5 minutos, enxágue - 4 minutos. O ativador para esses modelos é embutido na parede lateral e o motor está localizado fora do tanque. Isso aumenta ainda mais a segurança de uso da unidade. A única desvantagem da máquina é que a água com uma temperatura superior a +80 graus não pode ser despejada em seu tanque de lavagem.
  • Renova WS-40PET... Este é um dispositivo semiautomático ideal para chalés de verão que não estão conectados a uma central de abastecimento de água. O peso desta unidade é de apenas 12,7 kg, por isso pode ser facilmente transportado. A principal vantagem do modelo também é considerada o consumo moderado de energia (360 W), a capacidade de carregar roupa até 4 kg e dois modos de lavagem (este modelo possui dois tanques). Desvantagem - durante a operação, a máquina vibra fortemente e pode drenar arbitrariamente a água do tanque.
  • Frigidaire MLCE10ZEMW. O fabricante equipou esta máquina com a capacidade de conectar sistemas de água quente e fria. Nessas unidades, você pode lavar tanto tecidos grossos quanto roupas delicadas.O projeto inclui uma centrífuga de secagem e uma câmara de lavagem, o que torna o equipamento funcional. Não há desvantagens neste modelo.

A máquina frontal de luxo mais cara da Whirlpool da série Spirit merece atenção especial.

    Está equipado com um ecrã táctil a cores, foi concebido para uma carga de roupa até 5,5 kg e é absolutamente silencioso.

    Regras operacionais

    Lavar em máquinas do tipo ativador é simples e conveniente, porque para iniciar o processo de trabalho, basta ligar o relé localizado no painel de controle, não é necessário conectar a unidade à rede de abastecimento de água. Ao final da lavagem, toda a água suja é drenada para o esgoto por meio de uma mangueira especial fixada no fundo do tanque. Em modelos automatizados, o bombeamento é acionado por uma bomba.

    Todas as máquinas de lavar deste tipo são fornecidas com filtros para reter fios, pêlos de animais e fiapos de tecido.

    Instale a unidade de forma que de modo que uma distância mínima de 5 cm permaneça entre ele e a parede, caso contrário, será gerado ruído de vibração. Além disso, a máquina de lavar deve ter acesso conveniente à torneira e às tomadas de água. O aparelho é regulado a uma determinada altura suficiente para escoar a água, dando preferência a uma base sólida e nivelada.

    Para que o equipamento funcione por muito tempo, é importante observar as seguintes regras para seu funcionamento.

    • Em primeiro lugar você deve ler atentamente o manual da técnica e estudar sua estrutura, princípio de funcionamento. Se a máquina for usada pela primeira vez, é aconselhável limpá-la com um pano úmido e, em seguida, seque.
    • Em seguida, você precisa separar a roupa em grupos, dependendo da cor e do grau de sujeira. Antes de lavar, os itens de algodão devem ser ensopados e as áreas muito sujas devem ser ensaboadas. O peso da roupa é calculado apenas a seco.
    • Após as medidas preparatórias, é necessário fixar a mangueira de esgoto na posição superior e deitar o detergente. Não use detergente em pó com baixa formação de espuma, pois será ineficaz. Em seguida, o modo de lavagem é selecionado usando um interruptor especial, a água é vertida e um cronômetro é definido.
    • Antes de enxaguar, você deve centrifugar e drenar a água do tanque. O tempo de enxágue é selecionado em função da quantidade de roupa e do tipo de tecido.
    • O trabalho da máquina termina baixando a mangueira de drenagem e drenando a água do tanque. Em seguida, o plugue é removido da tomada, o cabo é pendurado em um cabide especial e a roupa é removida.

    Durante a operação de máquinas do tipo ativador você deve tentar evitar impactos e danos mecânicos. Os elementos plásticos da unidade não devem entrar em contato com substâncias ativas como o dicloroetano e a acetona, bem como com objetos aquecidos a temperaturas acima de +80 graus. Você só pode limpar a superfície contaminada do equipamento com um pano macio que pode ser umedecido com uma solução de sabão ou refrigerante.

    É terminantemente proibido o uso de escovas de metal, areia e outros produtos abrasivos para a limpeza.

    Ao longo de todo o período de operação, é necessário lubrifique periodicamente os rolamentos do motor. A unidade só pode ser armazenada em local seco, a temperatura do ar no qual não seja inferior a +5 graus e a umidade não seja superior a 80%. Se ocorrerem problemas de funcionamento durante a operação, você não precisa se apressar para corrigi-los com suas próprias mãos. Em primeiro lugar, você deve descobrir a causa da avaria, avaliar o grau de sua complexidade e buscar a ajuda dos mestres. Às vezes, a autorreparação pode levar a consequências negativas e uma ameaça à vida.

    Uma visão geral da máquina de lavar semiautomática WS-40PET, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário