Tudo sobre como consertar um grampeador
Consertar um grampeador usado em casa para resolver vários problemas sempre começa com a descoberta dos motivos da falha. Para realizar diagnósticos e solucionar problemas, para entender por que a ferramenta para móveis não martela completamente os grampos, é útil seguir exatamente as instruções. Uma história detalhada sobre como consertar uma pistola com as próprias mãos, se ela não disparar, permitirá que você entenda todos os meandros do trabalho de reparo.
Dispositivo de construção
Um grampeador de móveis ou de construção, também chamado de pistola ou arma estroboscópica, é um dispositivo de mola simples, com a ajuda do qual os grampos são encaixados com o material. O impacto é realizado manualmente pressionando a alavanca. Quando uma força é aplicada a ele, a mola ativa o mecanismo. O grampo sofre impacto, entra no material, fixa-se nele.
Todos os grampeadores têm os seguintes elementos em seu design:
- uma alça com um curso móvel;
- parafuso de ajuste para aplicar força à mola;
- líder de pelotão;
- alça de transporte;
- baterista;
- amortecedor.
O corpo do produto é feito de metal ou sua combinação com plástico. Além disso, existem várias molas internas ao mesmo tempo - uma de combate cilíndrica, retornável, de fixação do carregador, e outra de tensionamento do dispositivo de engatilhamento. O parafuso de ajuste geralmente está em um plano vertical em relação à superfície. Em casos mais raros, uma opção é usada em que está localizado sob a alça.
E se o grampeador não conduzir totalmente os grampos?
O problema mais comum no uso de um grampeador é a inserção incompleta do grampo no material. O problema geralmente é causado pelo ajuste incorreto da tensão da mola. Nesse caso, não demorará muito para consertar o instrumento com suas próprias mãos. Percebendo que o grampeador não finaliza os grampos usados, é necessário interromper o trabalho e, em seguida, ajustar o parafuso responsável pela tensão da mola.
Ao aumentar a tensão, você pode aumentar a força do impacto. Conseqüentemente, um grampeador que não perfura bem os materiais terá um desempenho melhor. O parafuso de ajuste, dependendo do tipo de construção da ferramenta, está localizado na frente ou abaixo do cabo. Ele pode se soltar durante a operação ao diminuir a tensão.
Às vezes, o problema de entrada incorreta de grampos no material tem explicações mais prosaicas que não estão relacionadas ao ajuste. A mola pode esticar ou quebrar. Nesse caso, você terá que substituí-lo.
Como reparar em outros casos?
Muitos casos de quebra do grampeador são bastante comuns. Na maioria das vezes, eles estão associados ao compartimento no qual os grampos estão localizados. Se uma mola vazou ou a saída está entupida, você não terá que esperar por um trabalho regular da ferramenta. As causas mais comuns de avarias, seus sinais e soluções devem ser consideradas com mais detalhes.
Se os grampos não dispararem
O motivo mais óbvio é a falta de produtos básicos na loja de armas. Você precisa verificar o compartimento - seus consumíveis podem estar esgotados. Além disso, às vezes a causa dos problemas é uma incompatibilidade nos parâmetros dimensionais. Se os consumíveis não couberem em um modelo específico ou foram instalados incorretamente, será necessário repetir todas as etapas necessárias, corrigindo os erros.
A arma de móveis tem muitos elementos, defeitos que levam à falha do equipamento de operação normal. Os grampos não sairão se a saída estiver entupida. Isso acontece quando você seleciona consumíveis que são muito macios ou de tamanho incorreto. O metal se enruga sob pressão, obstruindo o orifício. Os seguintes grampos simplesmente não podem sair livremente durante a alimentação - é necessário parar, limpar o "tampão" formado e então continuar trabalhando.
Além disso, ao usar a ferramenta, você pode encontrar os seguintes problemas.
- Bloqueio do mecanismo de envio. Ele está localizado no compartimento de grampos e deve fornecer movimento livre dentro do compartimento. Se houver lubrificação insuficiente, o elemento de pressão emperra e a força aplicada é insuficiente. Você pode resolver o problema usando uma gota de óleo do motor. Primeiro, você terá que abrir o compartimento com os grampos, removê-los e, em seguida, aplicar graxa na área do problema.
- Flexionando e vincando o consumível. Nesse caso, os grampos saem, mas não grudam o suficiente no material. Isso se deve à estrutura muito rígida da base. Substituir grampos por outros mais duráveis, assim como mudar seu comprimento para baixo, ajuda a resolver o problema. As pernas curtas serão mais fáceis de fixar em uma base sólida, mas também segurarão o material.
- Dobrando os elementos. Um grampeador que pode ser reparado tem um percutor que é responsável por liberar os grampos. Quando está deformado, seu funcionamento normal é interrompido. O atacante está achatado ou ligeiramente dobrado, deve ser trocado ou restaurado pelo impacto. Neste caso, você terá que desmontar toda a ferramenta.
Esses são os principais problemas associados a um grampeador com defeito. Mas existem outros sinais de mau funcionamento - não tão óbvios. Eles também merecem atenção, pois, sem encontrar uma solução, será muito difícil ter sucesso no trabalho com a ferramenta.
Os grampos ficam presos o tempo todo
A situação em que há vários grampos de uma vez para cada grampo fixado com sucesso é bastante comum durante o uso prolongado do grampeador. Tudo isso se deve ao mesmo desgaste ou deformação do atacante. Mesmo um pequeno aumento no lúmen leva ao fato de que os grampos cairão nele em grandes quantidades ou ficarão presos. No início, a frequência de manifestação do problema não será muito alta, no futuro a deformação aumentará.
Nesse caso, você pode eliminar o mau funcionamento até mesmo em casa. Para começar, você terá que desmontar completamente o grampeador usando um torno, um martelo e um alicate, uma chave de fenda, uma lima.
A ordem de trabalho será a seguinte.
- Abra a loja com grampos, extraia o conteúdo dela.
- Desaparafuse o parafuso de ajuste. Deve sair completamente do corpo da ferramenta.
- Puxe a mola de ajuste através do orifício.
- Desmonte a caixa. Para isso, uma arruela de pressão é removida de cada pino. Em seguida, você pode remover os fechos de seus soquetes. Normalmente é suficiente remover apenas 2 pinos, perto do atacante.
- Remova o mecanismo de impacto da caixa. Examine o pino de disparo quanto a danos. Atenção especial deve ser dada aos sinais de deformação, desvios do plano. Uma morsa ajudará a endireitar a dobra ou achatamento do atacante; se aparecerem irregularidades e entalhes, o processamento do arquivo será necessário.
- Recolher a ferramenta reparada. Recomenda-se lubrificar o mecanismo de impacto com óleo usado na manutenção de máquinas de costura antes da instalação. Depois disso, você pode colocar os grampos na loja, testar a ferramenta em funcionamento. Se a montagem for feita corretamente, não haverá problemas.
Em caso de danos mais graves na ferramenta, o batente com o qual a mola entra em contato ao ser pressionada pode se soltar. Neste caso, estamos falando de uma substituição completa do mecanismo de impacto.Mesmo soldando uma peça quebrada, é impossível garantir que ela será capaz de suportar cargas significativas.
Com uma mola do tipo mola, o problema de emperramento ou duplicação dos suportes liberados é resolvido de outra forma. Neste caso, é necessário fazer uma placa em forma de U de metal. É colocado entre o compactador e o mecanismo de fixação, excluindo a livre movimentação dos elementos. O grampeador funcionará com mais eficiência.
O grampo dispara na forma da letra "M"
Às vezes, o grampeador dobra os grampos ao meio, dando a eles uma aparência de “M”. Nesse caso, o reparo do próprio instrumento geralmente não é necessário. A ferramenta dobra grampos excessivamente longos, simplesmente não fornecendo um ajuste suficientemente apertado para o percussor no momento do impacto. O problema é resolvido o mais facilmente possível - substituindo o consumível selecionado. Você precisa pegar grampos com pernas mais curtas.
Se os sinais de vincos dos fixadores no centro persistirem, a ferramenta terá que ser desmontada. Nesse caso, o pino de disparo é a fonte mais provável de problemas. Quando ele é triturado, desgastado, a densidade de contato do grampo com o percussor é perdida. Para corrigir a situação, é útil processar a superfície metálica da peça danificada com uma lima de superfície granulada. É importante não remover muito metal para evitar a redução da força de impacto.
Recomendações
Medidas preventivas ajudam a evitar quebras nos casos em que o grampeador fica sem carga por muito tempo. Ao enviar a ferramenta para o armazenamento, é importante cuidar da liberação da tensão da mola. O parafuso de ajuste é desaparafusado ao comprimento máximo. Isso evita o desgaste prematuro do elemento de mola.
Após o armazenamento, você precisará ajustar ainda mais a ferramenta. A tensão da mola é ajustada até que os grampos sejam inseridos corretamente na superfície do material. Após um longo tempo de inatividade, o mecanismo do percussor deve primeiro ser lubrificado. Para esses fins, lubrificadores em miniatura usados na manutenção de equipamentos de costura são adequados.
O procedimento de lubrificação será o seguinte.
- Desaparafuse os fixadores de ajuste completamente. Despeje 1-2 gotas de óleo no orifício vazio.
- Reinstale o hardware. Aperte totalmente, dê 2-3 cliques “ociosos” com um carregador vazio.
- Abra o bloco no qual os grampos estão instalados. Adicione graxa na ranhura do mecanismo de impacto. Repita 3-4 cliques, distribuindo o óleo dentro do instrumento. Nesse ponto, o grampeador deve ser mantido de cabeça para baixo para evitar respingos de lubrificantes.
- Instale os suportes. Teste a operação do dispositivo.
É importante considerar que mesmo com o funcionamento normal do grampeador, o procedimento de lubrificação deverá ser repetido pelo menos uma vez a cada 3 meses. Isso reduzirá significativamente o desgaste das peças, evitando sua abrasão e formação de ferrugem.
O vídeo a seguir mostrará o que fazer se o grampeador não obstruir os grampos.
O comentário foi enviado com sucesso.