Como e como decorar os cantos das paredes?
Ao criar um interior holístico e elegante, os designers usam métodos diferentes. Os cantos decorativos são considerados uma das técnicas. Eles cumprem com sucesso os propósitos práticos e decorativos. Os revestimentos adicionais são feitos de matérias-primas naturais e artificiais. Os designers fazem uma escolha, tendo em conta as características do interior, os desejos do cliente, as capacidades financeiras e outras características.
Características de design
A decoração dos cantos permite dar ao interior um aspecto acabado. A decoração também é utilizada quando é necessário corrigir vários defeitos no interior, como paredes desiguais e outras imperfeições. Devido ao fato de os cantos serem tocados com mais frequência, eles precisam de proteção e reforço adicionais. A decoração de juntas executa as seguintes funções e possui vários recursos.
- A decoração confere à decoração da sala um aspecto original e expressivo.
- Almofadas adicionais protegem o ponto vulnerável do estresse mecânico.
- Vários materiais são usados como acabamentos decorativos - artificiais e naturais. Cada um deles possui características individuais. Além disso, as sobreposições diferem em cor, textura e tamanho.
Os designers usam decoração de canto nos seguintes casos:
- se um defeito se formou na área da junta, ele precisa ser coberto, a decoração ajuda a esconder lascas, dobras, bolhas e saliências;
- para evitar a destruição da decoração da parede;
- para uma aparência mais estética;
- para dar ao design uma aparência finalizada;
Se os cantos estão perto de uma área de passagem, eles são freqüentemente batidos. Sem cobertura adicional, eles se tornarão rapidamente inutilizáveis. O conserto terá que gastar uma grande quantia, além de tempo.
Variedade de cantos decorativos
Dada a popularidade dessa solução para interiores, os fabricantes oferecem aos clientes uma ampla seleção de revestimentos. As opções de materiais são adequadas para uma ampla variedade de designs. Os cantos decorativos são considerados elementos de acabamento universais. Para interno e externo. Podem ser colados em papel de parede, ladrilhos ou qualquer outra superfície.
Agora eles são usados para decorar cozinhas, quartos, salas, corredores, escritórios e até banheiros. Na hora de escolher, é preciso levar em consideração não só a aparência, mas também o material dos cantos. Alguns tipos podem ser usados não apenas para superfícies verticais, mas também para móveis, fogões, lareiras, arcos, canos e outras comunicações.
Arqueado
Os forros arqueados são montados imediatamente na superfície preparada. Também é permitido usá-los sob gesso. Os elementos são projetados para decoração de interiores. A sua utilização permite-lhe obter uma decoração uniforme e cuidada. Para partições semicirculares, cantos mais flexíveis são feitos. Devido à sua elasticidade aumentada, eles podem ser pressionados o mais firmemente possível à superfície e fixados.
Se você precisa escolher uma placa quadrada ou retangular, você pode escolher uma de suas opções de plástico. Essas opções econômicas e amplamente utilizadas são ótimas para uma variedade de estilos.
Para ladrilhos cerâmicos
Os acabamentos cerâmicos são frequentemente escolhidos para cozinhas e banheiros. As juntas de ladrilho na área dos cantos devem ser preenchidas com selante. Um composto protetor é necessário para proteger a parede da umidade, poeira, graxa e outros contaminantes. Os selantes modernos contêm componentes especiais que impedem o crescimento de fungos e bactérias.
A sobreposição de cantos decorativos ajudará a manter a integridade do material de acabamento por muito tempo, além de simplificar a limpeza obrigatória do ladrilho. O uso de elementos adicionais permite ocultar cortes irregulares de ladrilhos e outras imperfeições. Para dar à decoração um aspecto mais expressivo, opte por sobreposições que contrastem com a cor dos azulejos.
Os fabricantes oferecem as seguintes opções de canto interno.
- As opções internas são usadas para decorar as juntas dentro da sala. Eles podem ser usados entre superfícies horizontais e verticais. Via de regra, possuem formato côncavo ou convexo.
- Para decorar as saliências, você deve optar por sobreposições externas.
Elementos de plástico para as telhas não são usados. O fato é que o popular material sintético não pode se orgulhar de praticidade e durabilidade. Na hora de escolher os forros, é aconselhável escolher opções com o mesmo desgaste. Se o canto se tornar rapidamente inutilizável, você terá que "perturbar" constantemente o ladrilho, o que afetará negativamente sua integridade e aparência.
Para materiais de acabamento de cerâmica, ladrilhos ou revestimentos de metal são usados. Cantos em "fita" se espalharam.
Eles usam plástico flexível, que é vendido em formato de bobina. Uma opção simples e prática para reparos rápidos.
Para cantos externos e internos
As sobreposições internas e externas (externas) merecem uma classificação separada. A primeira opção é ótima para cantos côncavos. O segundo se tornou comum ao decorar juntas salientes. Às vezes, os cantos são puramente decorativos. Vários materiais de construção são usados para sua fabricação.
De madeira
O forro de madeira tem uma aparência original. Para a sua produção, são frequentemente utilizadas as seguintes matérias-primas: bambu, cortiça, folheado, placas de MDF. Esses cantos são leves. Os produtos de MDF são caracterizados por uma maior flexibilidade. Para que a serragem comprimida tenha um forcado exterior atraente, é aplicada uma camada decorativa especial. O desenho pode imitar diferentes tipos de madeira ou outro material.
Cantos folheados são feitos de pequenos cortes de madeira. Essas opções têm uma aparência mais atraente e são mais frequentemente usadas para decorações caras.
As almofadas de madeira maciça sobressaem ligeiramente após a colagem. O padrão natural do material natural não será esquecido.
Elementos de madeira são indesejáveis para uso na cozinha ou banheiros. Sob a influência da umidade e da alta temperatura, eles perdem sua forma e começam a descascar da parede. Em alguns casos, é desejável cobrir os cantos com uma camada de verniz incolor. Apesar das altas qualidades estéticas, os cantos não podem se orgulhar de alta confiabilidade e durabilidade. Devido a um forte impacto, pode aparecer uma fenda, a cobertura terá que ser trocada.
Texturizado
A próxima opção, que iremos considerar, tem uma aparência original. Elementos texturizados vêm em uma ampla variedade de padrões e cores. A maioria dos modelos é feita de plástico. O material sintético pode ter qualquer aparência: imitação de pedra, madeira, tijolo, mármore e outras opções.
Uma rica variedade de cores e tons permite que você escolha uma opção que seja ideal para um determinado interior.
Alguns designers optam por sobreposições contrastantes, enquanto outros preferem usar tons harmoniosos.
Para tetos e rodapés
Os rodapés do piso, bem como as opções para uso no teto, podem ser pouco atraentes. Eles são capazes de perturbar a estética geral do interior. Para sobrepô-los e deixar a decoração mais limpa e clara, são usados cantos aéreos. Os modelos de teto e rodapé serão diferentes dos produtos de parede. Eles se parecem com sobreposições compactas. Essas opções são projetadas para sobrepor pequenas áreas.
Se você precisa escolher um canto para um pedestal clássico com moldura de estuque, escolha opções especiais com monogramas. Os cantos devem seguir as curvas de superfícies retas. Deve-se notar que tais elementos para o teto são opcionais. Mas com o chão, as coisas são diferentes. Nesta parte da sala, os rodapés estão constantemente em contacto com os pés, pelo que se apagam rapidamente. Os cantos ajudarão a mantê-los intactos pelo maior tempo possível.
Para que a composição do design pareça elegante, os elementos de decoração do teto e do piso devem se sobrepor. Isso também se aplica aos cantos. Ao escolher sobreposições, certifique-se de considerar sua forma, cor e textura.
Pedra natural e artificial
Acessórios e decoração feitos de matérias-primas naturais sempre foram tidos em alta conta por designers profissionais e compradores comuns. Produtos de pedra natural são freqüentemente usados para decorar fachadas de edifícios. Devido à sua alta resistência e resistência ao desgaste, eles lidam perfeitamente com a função de proteção. Hoje, a pedra ou a alvenaria encontram a sua aplicação não só no exterior, mas também no interior. Ao usar essas sobreposições, lembre-se de que elas definitivamente ficarão salientes acima da superfície das paredes.
Se você deseja manter o espaço livre o máximo possível e não quer empilhar o ambiente, opte por pedras planas.
Eles têm uma aparência elegante e são leves em comparação com outras anteparas.
Para a instalação de cantos de pedra, é utilizada argamassa de cimento. Alguns designers combinam pedra com elementos de madeira, gesso em relevo ou drywall. O resultado é uma aparência elegante.
A substituição artificial de material natural também se tornou popular. Essas sobreposições são mais acessíveis e um produto de alta qualidade praticamente não é inferior em praticidade. A imitação é feita de plástico. As matérias-primas sintéticas copiam não apenas a cor da pedra, mas também sua textura. Os produtos de PVC apresentam maior flexibilidade. Para que o revestimento decorativo repita ao máximo a aparência de um produto feito de pedra natural, eles são feitos especialmente desleixados e indo “além dos limites”. Esta técnica permite que você crie a ilusão de naturalidade.
Cantos de metal
Opções de metal forte também são usadas. Na maioria das vezes, eles são escolhidos no design de interiores modernos, no entanto, eles também são usados com sucesso na direção clássica. Esses revestimentos chamam a atenção por sua limpeza, aparência minimalista e excelente resistência ao desgaste. A maioria dos fabricantes usa aço inoxidável. O alumínio também é usado por seu custo acessível e leveza.
É habitual montar um canto interior de metal nas salas de estar (hall, quarto, sala). Esses cantos não são adequados para o banheiro e a cozinha, pois o metal corrói.
As exceções são produtos cobertos com um composto de proteção especial.
O que mais você pode decorar?
Em um apartamento ou uma casa particular, os cantos das paredes são usados ativamente em qualquer cômodo ou local. Na maioria das vezes, os cantos são protegidos com sobreposições no corredor, uma vez que esta é a área de maior tráfego. Além disso, esta parte da casa dá uma impressão geral da casa. Se os cantos foram arrancados por um gato, mordidos por um cachorro ou se foram desgastados devido a um grande número de convidados, as sobreposições decorativas ajudarão a devolver uma aparência elegante ao ambiente.
Além de usar cantos prontos de vários materiais, você pode decorar as juntas das seguintes maneiras.
- Pequenos mosaicos podem ser usados como proteção adicional. É conveniente e fácil trabalhar com ele, mesmo sem experiência no manuseio de tal material de acabamento. Cubos pequenos podem ser dispostos em qualquer formato para criar um padrão ou padrão rítmico.
- Outra opção é o papel de parede grosso. As marcas modernas oferecem uma grande variedade de telas. Para dar ao seu interior uma aparência estética, opte por papéis de parede que imitam texturas naturais (pedra, madeira, mármore, entre outras opções).
- A massa texturizada é uma opção elegante para decorar paredes. Artesãos experientes usam este material para criar uma decoração com uma textura expressiva. A massa é ideal para o estilo clássico.
Você pode fazer um canto sozinho. Como base, você pode usar folhas de plástico, madeira e outras opções. Eles podem ser sobreposições perfeitas que não serão notáveis, ou elementos volumétricos de formato irregular.
Exemplos no interior
Um canto de metal elegante. Os elementos cromados se encaixam perfeitamente no estilo moderno de alta tecnologia.
Uma demonstração visual dos cantos do arco. O resultado é uma decoração elegante e clássica.
Esta foto mostra o acabamento das encostas com cantos de plástico. A cor das sobreposições é escolhida de forma a que os elementos decorativos contrastem com a cor das paredes, do chão e do tecto.
Os cantos brancos são uma opção versátil que combina com uma decoração clássica ou moderna. A imagem mostra o design de uma varanda confortável e bem cuidada.
Cantos de madeira que se encaixam perfeitamente na decoração geral. A tonalidade das sobreposições está em harmonia com a decoração e o mobiliário.
Para obter informações sobre como colar os cantos por conta própria, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.