Instalação de balizas para reboco de parede
A instalação de balizas para reboco de paredes é uma etapa importante em todas as obras. A uniformidade de todos os revestimentos depende de quão corretamente as balizas estão expostas, portanto, é importante abordar o procedimento de instalação de uma maneira abrangente.
Peculiaridades
O reboco das paredes é uma etapa obrigatória dos trabalhos de reparação. O gesso aplicado corretamente torna as paredes uniformes, o acabamento nessas paredes adere perfeitamente. No entanto, a fim de executar corretamente todo o trabalho de gesso, você deve primeiro instalar beacons.
O próprio reboco visa melhorar completamente o aspecto das paredes, transformá-las. É esconder irregularidades e imperfeições. Além de eliminar todos os defeitos, com o uso de gesso, é possível nivelar as paredes e, às vezes, até mesmo alterar as proporções da sala, ajustando o comprimento e a largura das paredes.
São necessários faróis para que o gesso possa ser aplicado em uma camada perfeitamente uniforme. Mesmo os construtores experientes não podem prescindir da instalação de balizas para o trabalho de gesso.
Os faróis vêm em diferentes tipos, mas o propósito de seu uso é o mesmo: ajudar a alinhar as paredes o máximo possível. Além disso, os faróis simplificam muito o processo de estuque, porque são baseados na regra.
Instalando as balizas corretamente, será possível minimizar o consumo da mistura. Haverá a oportunidade de economizar material. Isso é especialmente verdadeiro, já que geralmente comprar gesso e trabalhos de gesso é decente. No entanto, deve-se ter em mente que a quantidade de material é influenciada não apenas pela correta instalação das balizas, mas também pela qualidade da superfície. Se estiver muito danificado, irregular, será necessário muito material. Os níveis reduzirão muito a quantidade de material necessária se as superfícies forem relativamente planas.
A escolha da altura para instalação das balizas também é influenciada pela escolha da mistura. Em particular, o nível de fixação das balizas depende da composição da mistura de gesso. Para alguns deles, é necessária a instalação preliminar da tela de gesso, o que também afeta a distância entre o farol e a parede. Também desempenha um papel no fato de que algumas composições de gesso são aplicadas com uma camada relativamente fina (5-10 mm) e algumas com uma camada espessa (até 60 mm). Ao colocar balizas, todos os fatores devem ser mantidos em mente.
As balizas de gesso não são especializadas. Eles também podem ser usados ao nivelar o teto, se um método de projeto demorado e caro como o gesso for escolhido. Uma característica dos esquemas de instalação de faróis é precisamente a sua versatilidade: podem ser usados não só para paredes, mas também para tectos.
A especificidade da instalação de balizas em nichos, bem como em torno de aberturas de portas ou janelas, é importante. Esta etapa deve receber atenção especial.
Prós e contras de usar
Alguns estucadores profissionais aconselham o uso de faróis, a outra metade os desencoraja a fazê-lo. Vale a pena investigar mais detalhadamente por que tais contradições surgiram. Os benefícios de usar beacons incluem:
- A velocidade do trabalho. Após a instalação dos faróis, o trabalho de nivelamento das paredes será muito mais rápido.
- Simplicidade. Torna-se muito mais fácil alinhar as paredes após a instalação dos faróis, para que até um iniciante possa fazer o trabalho.
- Superfície perfeitamente plana... Se você não usar balizas, não conseguirá alinhar as paredes tão bem.
Também existem desvantagens aqui:
- Aumento do consumo de material. Dessa forma, a camada de gesso aumenta com a espessura do farol, o que acarreta em maiores custos financeiros.
- A necessidade de mais tempo.O trabalho de instalação de beacons leva mais tempo, exige esforço adicional, por isso algumas pessoas negligenciam essa preparação. Mas em vão.
- Possível deterioração do acabamento. Se forem usados faróis de metal de baixa qualidade, eles podem enferrujar com o tempo. Manchas de ferrugem aparecerão no papel de parede ou em outras superfícies decorativas e os reparos deverão ser refeitos.
- Além disso, alguém pode ser impedido de usar balizas pelo fato de que a parede terá que ser especialmente preparada para sua instalação.
Todos têm o direito de decidir se devem ou não instalar balizas para rebocar paredes, mas recomendamos fortemente que os iniciantes não negligenciem esta etapa. Pode ser difícil para construtores experientes nivelar paredes sem faróis, muito menos para pessoas inexperientes. Existem vários tipos de faróis. Isso significa que sempre existe a oportunidade de escolher a opção mais adequada.
Além disso, uma das características negativas do uso de balizas é a necessidade de desmontagem. Após o gesso, devem ser retiradas as balizas que não sejam de gesso, pois, se forem deixadas, podem ocorrer imprevistos e complicações. A desmontagem das balizas também é um processo difícil, pois é importante remover os dispositivos estranhos do revestimento com cuidado para não danificar a camada de gesso.
Do lado positivo, os próprios beacons são baratos. Isso se aplica a todos os tipos. Além disso, alguns deles podem ser feitos com o gesso existente, o que, em primeiro lugar, vai reduzir os custos da solução e, em segundo lugar, vai economizar na compra de faróis.
Visualizações
Existem vários tipos de faróis. Cada um deles tem certas vantagens e desvantagens devido ao material de que são feitos, bem como ao seu tamanho. Alocar balizas de metal, plástico e gesso. Existem também placas de gesso e faróis de madeira, mas são usados com muito menos frequência, por isso faz sentido considerar apenas três variedades populares.
- Metálico. Faróis de metal vêm em diferentes comprimentos e alturas. Em comprimento, as variedades distinguem-se em 250 cm e 300 cm, e em altura - em 6 cm e 10 cm. Existem perfis em forma de T e em L. Os primeiros são usados para trabalhar com o plano das paredes, os segundos são usados para fixar nos cantos. Os construtores escolhem faróis de metal com mais frequência do que outros, porque são fáceis de trabalhar, são acessíveis e vêm em uma variedade de tamanhos. O assistente tem a oportunidade de economizar muito tempo ao instalar esses modelos. Além disso, eles são bastante duráveis.
Eles também têm suas desvantagens. Por exemplo, durante a instalação, um farol de metal pode ser facilmente deformado se você fizer qualquer movimento estranho. É perigoso “esquecer” esses faróis nas paredes, pois podem enferrujar, e essa ferrugem aparecerá no acabamento. Os faróis devem ser fixados com uma argamassa que proporcione sua rigidez (por exemplo, gesso).
- Plástico. As balizas de plástico são semelhantes em design às de aço, mas também têm características próprias. Portanto, para a fabricação, utiliza-se plástico de alta resistência. Os produtos de plástico são mais leves e resistentes do que os de metal, tornando-os mais fáceis de trabalhar para iniciantes. Os faróis de plástico não se deformam, ao contrário dos faróis de metal, mas quebram se você aplicar força. Outro ponto positivo é que as balizas podem ser deixadas no gesso sem a preocupação de que algo aconteça depois, pois o plástico não enferruja nem oxida.
No entanto, nem tudo é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. As balizas de plástico só são adequadas para rebocar paredes interiores, uma vez que o plástico não tolera baixas temperaturas. Além disso, se você instalar os sinalizadores incorretamente, eles serão deformados sob a pressão da regra. Isso, por sua vez, fará com que as paredes não sejam perfeitamente planas.
- Reboco. Somente profissionais podem fazer tais balizas. Eles são formados imediatamente ao realizar o trabalho de gesso a partir do próprio gesso, após o que a regra lhes dá a forma desejada. Uma vantagem óbvia é economizar material, mas uma desvantagem é a inacessibilidade da manufatura para um iniciante.
Também recentemente, apareceram os chamados faróis de corda, que são cabos de metal esticados entre dois mosquetões. Ele tem uma desvantagem comum a todas as opções de metal - suscetibilidade à ferrugem, mas é muito mais fácil de trabalhar com ele. Todos os níveis são perfeitos, mesmo se os mosquetões estiverem presos corretamente.
Consumo
Dependendo do tipo de balizas escolhido, o consumo de material também depende. É lógico supor que, em primeiro lugar, são balizas de gesso como o representante mais econômico. Não há necessidade de gastar gesso adicional mesmo na fixação das balizas.
Em segundo lugar estão os faróis de corda. Você vai precisar gastar um pouco mais de composição apenas para selar as carabinas, mas do contrário o gesso praticamente não é necessário para selar os próprios cabos. São bastante finos e quase invisíveis na espessura do revestimento.
Um pouco mais gasto será ao instalar balizas de metal. Impossível não levar em consideração o fato de que será necessária uma quantidade suficientemente grande de argamassa para selar as fissuras após a retirada das balizas. É importante levar em consideração a correta instalação das balizas. Não faça a distância entre o farol e a superfície da parede mais do que o necessário. Lembre-se que se você reduzir a camada de gesso em apenas 1 cm, pode economizar até 10 litros de gesso por 1 m2.
Consumo máximo de gesso - ao usar faróis de plástico. Isso se deve ao fato de que, de todas as opções listadas, as amostras de plástico são as mais espessas. Segundo as estatísticas, a camada de material na utilização dessas opções é 6 mm maior do que na instalação das metálicas, o que se deve justamente à diferença na espessura dos próprios faróis.
Quanto ao cálculo do número necessário de balizas, é feito de forma rápida e fácil. Primeiro você precisa medir o comprimento da parede. Então, você precisará de:
- um farol de cada lado da parede;
- um farol em cada lado da abertura da porta ou janela;
- um farol para cada 1-1,3 m da superfície da parede.
Se assumirmos que é necessário calcular o número de balizas para uma parede de 7 m de largura com uma porta, teremos:
2 (nas laterais da parede) + 2 (nas laterais da porta) + 4 (uma baliza para cada 1,25 m de superfície) = 8 balizas.
A maneira mais fácil de calcular o número de beacons é quando você tem um plano de sala pronto em suas mãos. Nele você pode descrever onde estarão os níveis.
Ao escolher a distância entre as balizas, comece pelo comprimento da regra que você possui. Portanto, o passo entre eles deve ser menor que o comprimento da regra, de modo que no processo de trabalho ela repouse livremente nas balizas.
No entanto, também não é recomendado fazer uma frequência de passo menor que um metro: isso complicará o trabalho posterior de remoção dos faróis da parede.
Ferramentas e materiais necessários
Antes de colocar balizas, você precisa adquirir as ferramentas e materiais necessários. Eles vão facilitar muito o trabalho com faróis, ajudar a realizar todos os eventos de forma rápida e eficiente. Das ferramentas de que você precisará:
- Diretamente os próprios faróis. Se as barras de madeira forem usadas como perfis de farol, elas devem ser impregnadas com um composto antibacteriano especial.
- Espátula ou espátula para aplicação da solução fixadora. Além disso, é necessário adquirir ferramentas grandes e pequenas. Eles serão úteis não apenas para a fixação direta de balizas, mas também para a preparação preliminar da superfície.
- Todos os tipos de níveis: laser, hidro (nível de bolha), bolha. Cada uma das ferramentas listadas facilita muito o trabalho de determinação de linhas horizontais e cálculo adicional da localização dos faróis.
- Encanamento.É necessário diretamente ao determinar as verticais nas quais os perfis da baliza serão fixados.
- Regra. Junto com o nível e a linha de prumo, esta ferramenta serve para definir as linhas horizontais e verticais.
- Lápis de cera e lápis para marcação.
- Linha ou cabo de pesca brilhante. Esses materiais serão necessários para construir níveis, construir diagonais.
- Perfurador. Necessário para fazer orifícios para cavilhas. No futuro, faróis serão construídos ao longo dos pinos fixos. Além da broca de impacto, você precisa adquirir um conjunto de brocas especiais de diferentes diâmetros.
- Roleta. O ideal é escolher opções construtivas em metal com comprimento de 8 m, pois desta forma é possível captar toda a distância tanto na vertical como na horizontal, e ao longo da diagonal da parede.
- Conjunto de chave de fenda. Ambas as amostras em forma de cruz e com uma ranhura reta serão úteis, mas tudo depende do tipo de tampa que o pino tem.
Se falarmos sobre materiais adicionais, você precisará comprar um primer. Você vai precisar de um primer líquido de penetração profunda para tratar a base e de um pastoso para aplicar na superfície gessada. Para prender os faróis, você pode precisar de clipes de plástico ou os chamados "ouvidos". Se tiver escolha, então é melhor dar preferência às "orelhas": com elas será possível salvar significativamente a composição do gesso.
Você também pode precisar de um espessante para a mistura ou um adesivo se você planeja anexar os faróis à solução. Tais aditivos contribuirão para o rápido endurecimento da mistura e, consequentemente, a rápida fixação do farol no lugar certo.
Preparação da superfície
Antes da instalação das balizas, deve-se preparar a superfície, independentemente das paredes previstas para reboco - tijolo, espuma ou concreto aerado, gesso cartonado, concreto ou outros. O processo de preparação da fundação consiste em várias etapas, cada uma das quais é muito importante. Nenhum deles pode ser esquecido.
O primeiro passo é remover o revestimento antigo da parede, e não estamos falando apenas de papel de parede, mas também de gesso, tinta ou qualquer outra coisa. Preste atenção à especificidade do procedimento. Portanto, o papel de parede terá que ser removido em qualquer caso, assim como a tinta à base de água. Se as paredes estiverem cobertas com tinta a óleo (é quase impossível removê-la), pode-se deixar a tinta, tendo feito entalhes previamente para melhorar a aderência do gesso e da composição a óleo. O gesso velho também pode ser preservado se não cair, "não enrugar", mas se houver a menor preocupação, é melhor desmontar o revestimento. É imperativo reservar um tempo e limpar bem a superfície da base.
Além disso, a parede é lavada de poeira e sujeira, as partículas do revestimento antigo remanescente são removidas. A superfície deve estar limpa e ligeiramente áspera.
As paredes são bem preparadas com um primer líquido de penetração profunda. Observe que o trabalho de preparação é realizado 2 a 3 vezes. Cada vez você precisa esperar até que a camada anterior de primer esteja completamente seca.
Dependendo do tipo de superfície, pode ser necessário aplicar um determinado material na parede antes de instalar as balizas e o reboco. Portanto, para paredes de tijolos, não é necessário processamento adicional. Superfícies de concreto devem ser lixadas. As paredes de madeira e metal são reforçadas adicionalmente com redes especiais de gesso, que são fixadas entre os faróis.
Em princípio, este trabalho preparatório pode ser considerado concluído. Antes de iniciar qualquer medida de reparo, é necessário proteger os objetos e superfícies adjacentes com fita adesiva: cole sobre as molduras das portas, cole ao longo de uma tira de fita adesiva no chão e no teto, onde eles ficam contíguos com as paredes. Isso protegerá completamente o meio ambiente e, no futuro, não levará muito tempo para limpar as superfícies adjacentes.
Markup
É importante determinar exatamente onde colocar os faróis.Não apenas a geometria correta da exposição, mas também a uniformidade das paredes depende da correção da marcação. O processo de marcação é denominado decoração de parede. Sua implementação não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Tudo que você precisa é conhecimento do curso de geometria escolar. Etapas do trabalho:
- Primeiro você precisa determinar a uniformidade da parede. Para fazer isso, aplique uma régua longa a diferentes seções da parede alternadamente, marcando saliências ou depressões com cores diferentes. Por exemplo, giz verde pode marcar protuberâncias e azul - depressões.
- Meça do topo da parede 2 m para baixo. É melhor medir na junção de duas paredes no canto. Alinhe a linha horizontal usando o nível de laser. Em seguida, meça 2 m acima da linha adjacente ao chão e também construa uma linha horizontal.
- Meça 10 cm ao longo da linha horizontal superior a partir das juntas dos cantos. Faça orifícios nesses locais e instale os parafusos neles.
- Existe uma maneira fácil de criar verticais retas. Para isso, é utilizado um fio de prumo. Um fio de prumo é preso ao parafuso superior e baixado até que a distância do chão seja de 3-4 cm. Assim que o fio de prumo parar de flutuar, marque os pontos na horizontal inferior. Aqui, os furos são feitos e os parafusos também são instalados.
- Além disso, são medidos 10 cm de cada parafuso e os orifícios são perfurados novamente, instalando os parafusos. Os faróis mais externos estarão localizados aqui.
- A distância entre os pontos de localização dos faróis extremos deve ser dividida em várias partes aproximadamente iguais com cerca de 1-1,3 m de comprimento. Observe que é melhor colocar os pontos ao longo da horizontal superior e marcar os correspondentes com um fio de prumo na parte inferior. Em cada um dos novos pontos, faça orifícios e insira parafusos.
- Se houver uma porta ou janela aberta na parede, você precisará recuar 10-15 cm de cada lado. Faróis adicionais serão instalados aqui. Certifique-se de determinar a regularidade da abertura da porta ou janela usando um nível ou fio de prumo. Mesmo que a abertura seja uniforme, é melhor definir as verticais com um fio de prumo.
- Agora puxe a linha entre os parafusos externos ao longo do perímetro e diagonalmente. Em seguida, aparafuse os parafusos até que a linha toque o local mais saliente. As linhas diagonais devem se tocar levemente, estar no mesmo nível, estar no mesmo plano.
- Além disso, todos os parafusos que determinam a posição das balizas são desaparafusados até que fiquem ligeiramente em contato com a linha. É importante que eles apenas toquem levemente e não encostem na linha de pesca. Esta é a espessura da camada de gesso. Certifique-se de que os parafusos fiquem atrás da parede a uma distância não inferior à altura dos faróis selecionados. Se não for este o caso, reajuste a posição desapertando todos os parafusos à mesma distância.
Como consertar?
Depois de feitas as marcações, é necessário decidir como exatamente as balizas serão fixadas. Os fixadores dependem do tipo de farol usado, do material de que é feito. Não haverá problemas se você fizer faróis diretamente de gesso com suas próprias mãos. Faróis feitos de outros materiais - metal, plástico, madeira - podem ser fixados de duas maneiras:
- Usado por argamassa de gesso... Para os fixadores, pode-se selecionar tanto a solução utilizada para o trabalho de estuque quanto um equivalente modificado: gesso com aditivos responsáveis pela taxa de presa, argamassa de gesso e outros. A solução é aplicada com golpes de cima para baixo ao longo da linha em que o farol será montado. Em seguida, o perfil de metal ou plástico é firmemente embutido na solução até que esteja completamente nivelado com as cabeças dos parafusos. A regularidade do perfil em relação à vertical é verificada usando a regra. Se o perfil for deformado no processo, ele será imediatamente substituído por outro. Depois que o perfil é instalado como deveria, o excesso de gesso é removido dele e então prossegue para a instalação do próximo farol.
- Fixação sem argamassa. Esta opção é mais moderna, porque dispositivos especialmente projetados são usados aqui - fechos de plástico ou "orelhas". Se for possível escolher entre pinças de plástico ou "orelhas", escolha a última, pois aqui a espessura do próprio elemento de fixação é insignificante, portanto, uma camada menor de gesso será necessária no futuro. Os grampos são aparafusados no lugar dos parafusos usados para marcação e, em seguida, o perfil simplesmente se encaixa nos fechos. Observe que remover os fechos plásticos da parede é difícil, portanto, muitos os deixam na parede.
Se você é novo no ramo da construção, então é melhor dar preferência ao segundo método. É um pouco mais simples.
Como instalar: instruções passo a passo
A tecnologia para fazer faróis de argamassa é bastante complicada, principalmente para uma pessoa sem experiência, mas uma certa vantagem é que o fixador não é necessário aqui.
O primeiro passo é aplicar uma tira de gesso suficientemente espessa entre os parafusos de marcação. Observe que a solução deve ser aplicada imediatamente antes de fazer a guia, e não imediatamente em toda a parede. Com a ajuda da régua, é necessário formar um farol achatando-o dos dois lados e por cima.
Além disso, é possível expor guias de drywall. Quando as paredes são relativamente planas, essa opção parece ser uma das mais aceitáveis e mais baratas. Você pode usar restos de drywall que sobraram dos reparos.
Em primeiro lugar, as sobras de gesso cartonado devem ser cortadas em tiras de 3 a 4 cm de largura, aplicando-se a solução na superfície preliminar com tapas. A distância entre os tubérculos da argamassa deve ser de 20-30 cm, o que garantirá uma boa aderência, ao mesmo tempo que o drywall sob a regra não se dobrará.
A seguir, as tiras são pressionadas contra a parede com a argamassa e alinhadas com a régua de acordo com os parafusos aparafusados na marcação. O resultado é uma superfície plana na qual é conveniente guiar a regra. Nesse caso, as tiras do drywall não dobrarão e a parede não ficará alinhada incorretamente.
As guias de madeira não são utilizadas na prática moderna, uma vez que é extremamente problemático arrancá-las da parede depois de concluído o trabalho de estuque. Como resultado, a árvore pode começar a apodrecer e sinais de decomposição aparecerão no acabamento. No entanto, é necessário instalar balizas de madeira usando a mesma tecnologia das de metal ou plástico. Os pedaços de madeira serão ligeiramente mais largos, caso contrário, o procedimento de fixação é o mesmo.
Os faróis de string requerem uma abordagem ligeiramente diferente para a instalação. Ao instalá-los, você precisa seguir as seguintes instruções:
- Após a superfície ter sido aplicada duas vezes com primer e bem seca, é necessário fixar os suportes do dispositivo de cordão nos locais onde foram instalados os tarugos durante a marcação.
- Em seguida, você precisa puxar as cordas entre os grampos. Sua localização e distância da parede devem ser as mesmas determinadas durante o layout.
- As cordas são esticadas ao chamado toque: se você tocá-las com uma dedilhada, um som de toque característico deve aparecer.
- Em seguida, a string é fixada com uma solução. Isso é feito para que no processo de reboco não ceda e a uniformidade da parede não seja ameaçada.
- Depois que a argamassa incrustada estiver completamente endurecida, você pode começar a rebocar as paredes.
Independentemente do tipo de fixação escolhido - com fixadores ou com argamassa, a instalação de perfis ou guias de outro tipo não causará dificuldades. O principal é preparar cuidadosamente a superfície e depois seguir as instruções passo a passo.
Dicas úteis
Estucadores profissionais compartilham dicas úteis para ajudá-lo a configurar suas corrediças antes de aplicar o gesso. As recomendações mais relevantes foram as seguintes:
- O primer deve saturar bem a superfície.Isso é feito para que os faróis na solução se fixem melhor e o gesso não caia no futuro.
- Embora muitos estejam pedindo para abandonar a instalação de beacons, isso não deve ser feito. Em primeiro lugar, eles facilitam muito o trabalho de nivelamento de paredes quando uma grande área precisa ser processada. Em segundo lugar, o trabalho de reboco será realizado mais rapidamente. Em terceiro lugar, a superfície ficará perfeitamente plana, desde que as balizas sejam ajustadas corretamente.
- Não deixe perfis ou guias de outros materiais na parede após o acabamento. Com o tempo, podem fazer-se sentir com manchas no papel de parede ou no estuque decorativo. Com perfis de plástico, tudo é um pouco diferente. Se forem feitos de plástico barato tóxico, com o tempo podem liberar substâncias nocivas no ar que afetam adversamente a saúde de pessoas e animais.
- Para economizar material, escolha os menores perfis se a curvatura das paredes permitir. Por exemplo, ao processar superfícies em um novo prédio de blocos, é permitido dispensar faróis em tudo, enquanto em uma casa de tijolo velha, onde as paredes são forradas tortas e desigualmente, faróis com uma altura de 10 mm ou mais serão necessários .
Para obter informações sobre como instalar balizas de forma rápida e eficiente para reboco de paredes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.