Fibra de vidro para pintura: prós e contras
Na execução de trabalhos de acabamento, é dada grande importância a cada material envolvido no acabamento. As tendências modernas ditam suas próprias regras, que se estendem ao alto nível de revestimento. Vamos ficar atentos à fibra de vidro para pintura: hoje esse material é muito procurado pelos artesãos profissionais. Vamos considerar suas características, prós e contras, métodos de trabalho e recomendações de especialistas.
Peculiaridades
A fibra de vidro nada mais é do que uma nova geração de material de construção, que prepara a superfície de base para o acabamento. Isso não é fibra de vidro, como acreditam erroneamente aqueles que não estão familiarizados com esse material. Essa matéria-prima tem a forma de uma teia de aranha, que é vendida em rolos com comprimento de 50 m por metro de largura. Ele apareceu no mercado de construção há relativamente pouco tempo. Porém, a qualidade do material permite o que antes era difícil de fazer no acabamento.
A textura da fibra de vidro é um material não tecido. Consiste nos melhores filamentos de fibra de vidro que podem ser prensados. Externamente, a fibra de vidro é fina e transparente. Em um rolo, a cor da teia de aranha parece ser branca. Quando vistos, são fios de teia de aranha, interligados de forma caótica por meio de um adesivo à base de resinas orgânicas.
A matéria-prima para a produção da fibra de vidro é a areia de quartzo. A densidade do material preparatório para pintura pode variar de 25 a 50 g / m2. É importante na escolha de matérias-primas para diferentes aviões. Normalmente, variedades de densidade mais baixa são usadas para superfícies verticais. Para as paredes, é necessária aquela que for mais densa. Com o aumento da densidade, a massa da fibra de vidro torna-se maior.
Âmbito de aplicação
O escopo deste material é extenso. A sua utilização permite eliminar irregularidades visuais e defeitos evidentes na base sem um trabalho preparatório global. Sua função é o reforço. Este é um material não decorativo: depois de fixado na base, é betume e a seguir a superfície é pintada ou colada com papel de parede.
A fibra de vidro para pintura é usada em diferentes bases (do concreto ao gesso e gesso cartonado). Devido às suas altas qualidades e características de desempenho, pode ser usado em salas de diferentes fins. O tipo de local pode ser residencial ou auxiliar. Muitas vezes, esse material é utilizado na preparação de bases de quartos, salas, escritórios, bibliotecas caseiras, banheiros, corredores, corredores.
A popularidade da fibra de vidro para pintura deve-se à prevenção de fissuras. Um avião acabado com tinta depois de ser reforçado com uma teia de aranha manterá sua aparência atraente por muitos anos. Você não precisa mascarar as rachaduras retocando-as com tinta fresca.
Além disso, a fibra de vidro pintável pode ser usada na indústria da construção para:
- aumentando a vida útil de tubos de metal;
- Fabrico de revestimentos de pavimentos e painéis de parede;
- estruturas de impermeabilização;
- execução de dispositivos de drenagem;
- preparação de mástiques usados para criar o telhado.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer material de construção, a fibra de vidro tem vantagens e desvantagens.
Vamos observar as vantagens.
- É resistente às mudanças de temperatura. Você pode preparar o avião para pintar em um modo de -40 a +60 graus. Isso não afetará a qualidade da preparação da base.
- A fibra de vidro é respirável e higiênica.Seu uso elimina a formação de condensação e meio para o aparecimento de fungos, além de mofo.
- O material não é eletrificado, pois é antiestático. Por isso, não acumula poeira.
- O uso do material não tem impacto negativo na saúde da família. Isso se deve à compatibilidade ambiental da fibra de vidro.
- É hipoalergênico. Essa nuance é especialmente importante para quem sofre de alergias.
- A refratariedade é uma das vantagens mais significativas. Esse material é apreciado por todo artesão experiente.
- O preço da fibra de vidro está ao alcance de todos os compradores, o que possibilita a realização de reparos de baixo custo e de alta qualidade. Você pode comprá-lo em lojas de ferragens.
- A fibra de vidro é altamente resistente ao desgaste. Não se deteriora com o tempo, portanto, não é necessário repará-lo com frequência.
- Este material pode ser tingido. Sua singularidade é o fato de que a pintura pode ser repetida.
Tendo estudado as características positivas, notamos as desvantagens, porque elas não são tão inofensivas.
É necessário trabalhar com fibra de vidro com extremo cuidado. Isso porque, no processo de nivelamento da base, pequenos fragmentos de vidro podem se soltar da tela. Penetrando na pele, podem causar danos significativos à saúde, atingindo a pele das mãos, do corpo, às vezes nos olhos e no sistema respiratório. Em alguns casos, pode ocorrer comichão; se entrar em contacto com os olhos, terá de consultar um médico.
O trabalho com fibra de vidro requer o uso obrigatório de roupas fechadas. Você precisa colocar luvas nas mãos, no rosto - um respirador e óculos de proteção.
Como furar?
Considere os meandros de usar fibra de vidro para pintura. Isso permitirá que você conheça melhor o material e compreenda as características de sua aplicação. Inicialmente, criamos condições de trabalho ideais. É melhor executá-los em temperaturas de +18 a +25 graus. As janelas devem ser fechadas durante os trabalhos preparatórios. As correntes de ar são excluídas, você precisa se certificar de que a fibra de vidro não fica sob o sol.
Há uma pequena instrução a seguir.
- Examine a superfície da base. Se tiver defeitos significativos (buracos, cavacos grandes), reserve a fibra de vidro. Nesse caso, você primeiro precisa se livrar das imperfeições visíveis com uma massa de vidraceiro ou uma mistura de gesso.
- Depois disso, é necessário tratar a base com um primer especial. É aconselhável usar um primer de alta penetração. Ele uniformizará a estrutura da superfície, aglutinará a poeira e preencherá as microfissuras.
- Após a aplicação do primer, deixe secar. Durante o processo de secagem do material, uma fina rede de cristal é formada na superfície, o que contribui para uma alta adesão. Se você não esperar até o final da secagem, o filme da caixa se quebrará.
- A fibra de vidro não é fixada com um pedaço de pano inteiro. Deve ser cortado em tiras de um tamanho que seja conveniente para você trabalhar. Ao mesmo tempo, adicione pequenas folgas nas bordas (1 - 2 cm é o suficiente).
- Prepare a cola de fibra de vidro. Aplique na parte de trás ao longo dos lados e na largura. Espalhe o adesivo uniformemente em uma camada fina (máx. 1 mm).
- Comece do canto do avião. Pode ser um teto ou uma parede. Depois de colar a primeira tira, a segunda é fixada ao lado dela e assim por diante todas as outras. Nesse caso, forma-se uma pequena sobreposição, que deve ser recortada após a fixação final.
- Para que as juntas das bandas de fibra de vidro não divirjam, é necessário impregná-las adicionalmente com cola, prensando-as com especial cuidado com uma espátula. Especialistas enfatizam a importância desta etapa.
Agora deixe a base secar por 2 dias. Em seguida, aplique massa e retoque com uma lixa para torná-la lisa. Reprima a superfície antes de pintar e deixe secar.
Como pintar?
Depois que a superfície estiver preparada, você pode começar a pintar. Para que não cause problemas, é importante escolher a composição de coloração certa, cujos tipos existem hoje.
Você pode escolher a tinta:
- a base de água;
- acrílico;
- silicone;
- látex.
Uma característica distintiva dessa pintura é a necessidade de aplicação de várias camadas. Você não pode aplicar duas camadas de uma vez: ele vai encolher ou descascar em camadas em um tempo razoavelmente curto, expondo as bases com massa. O não cumprimento da tecnologia de uso de composições de corantes acarreta uma redução na vida útil da tinta. Ao mesmo tempo, é improvável que você consiga pintar essa superfície várias vezes.
É importante escolher a ferramenta certa para a aplicação da tinta de alta qualidade. O pincel, neste caso, só é adequado para pintar juntas e cantos. Usar um rolo será mais apropriado. Vai acelerar o tempo de pintura, permite colocar uma camada fina, o que vai reduzir o consumo da composição do corante.
Mergulhe o rolo em um recipiente de tinta, esprema um pouco e estique. Não use uma ferramenta com uma camada de espuma de borracha: a espuma de borracha se desfará em pedaços. É necessário um análogo com uma pilha. Os movimentos devem ser em direções diferentes: isso permitirá que a tinta fique melhor e mais lisa. Não se esqueça que as superfícies devem ser massajadas e preparadas com primer antes da pintura. Ao pintar, você pode aplicar duas ou três camadas da composição.
Adendo
A fim de preparar a superfície para pintura com fibra de vidro de alta qualidade, consulte as recomendações de profissionais da área da construção e decoração.
- Depois de colar a teia de aranha à superfície, reforce sua fixação. Para fazer isso, dilua a cola até obter uma consistência líquida e espalhe por cima. Deve saturar a fibra de vidro.
- Não ignore o trabalho de inicialização se for realmente necessário. Se você não tiver experiência suficiente, pode convidar um especialista para ajudar a preparar a fundação.
- Faça o trabalho com eficiência e sem pressa. A força e a confiabilidade de toda a base dependerão de quão firmemente você cola a fibra de vidro.
- Como adesivo, você pode usar a cola com a qual a fibra de vidro é colada. A composição dessas misturas contém inclusões especiais que impedem a formação de fungos. Em caso de dúvida sobre a escolha, pergunte ao vendedor: nem toda cola para papel de parede é apropriada aqui.
- Ao escolher a cola seca, dilua-a corretamente. Preste atenção aos compostos inofensivos Bostik, Wellton, Oscar, Pufas: eles têm críticas positivas de compradores e profissionais da construção.
- Se você precisa de um tipo de superfície brilhante, compre tinta látex.
Avaliações
A fibra de vidro, de acordo com as avaliações, é considerada um material moderno para pessoas modernas que se preocupam com sua saúde. Com isso, as paredes ficam melhor, esteticamente mais atraentes, - observe os comentários deixados nos fóruns de construção. Eles fortalecem o gesso.
Quem escolheu tinta para decorar superfícies escreve: para um acabamento perfeito é importante utilizar um rolo de pelo médio. Neste caso, é necessário umedecer abundantemente a ferramenta com tinta, embebendo com ela cada seção do plano trabalhado.
Belos exemplos
Para concluir, voltemos a exemplos de trabalhos de acabamento realizados com fibra de vidro. Eles mostram claramente as possibilidades de decoração de diferentes ambientes internos.
- As paredes pintadas parecem elegantes. A transição de tons traz novidade e frescor ao interior.
- O uso de papel de parede após o reforço da superfície permite transmitir a singularidade da textura. A parede está perfeitamente alinhada.
- O papel de parede fino é colado perfeitamente à superfície acabada. Devido à camada adicional de massa, a base é plana.
- Decorar a superfície com tintas acrílicas permite adicionar toques abstratos ao design de interiores.
- As possibilidades de decoração de parede são infinitas. Se suas habilidades artísticas permitirem, você pode executar pinturas artísticas sobre a fibra de vidro e a massa. Nenhum tipo de papel de parede se compara a tal decoração para o quarto de uma criança.
- O tema do glamour na forma de um desenho estilizado também é apropriado. O clima desejado do interior é transmitido por meio de tinta acrílica.
- Solução elegante e alegre para acentuar a área de jantar. O uso da tinta acrílica traz uma carga de otimismo ao interior.
Para obter informações sobre como colar a fibra de vidro por conta própria para pintar, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.