Como rebocar paredes com argamassa de cimento?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como preparar a solução?
  3. Taxa de consumo por 1 m2
  4. Processo de aplicação
  5. Adendo

O nivelamento de paredes com argamassa de cimento é o acabamento superficial mais comum em residências. Hoje, muitas pessoas querem aprender a engessar com as próprias mãos. Mas para isso é preciso considerar como a solução é feita, bem como entender os princípios de sua aplicação em diferentes superfícies.

Peculiaridades

O gesso de cimento é um material pesado em si. Se a camada aplicada nas paredes for muito espessa e o seu preparo para o trabalho não estiver correto, a argamassa de cimento pode não aderir às paredes. Para evitar que isso aconteça, é necessário preparar as paredes para a decoração. Existem muitas maneiras de prepará-los.

A forma mais comum é com uma malha de metal. Você pode encontrá-lo em qualquer loja de ferragens e custa um centavo. Uma malha de metal especial é fixada à alvenaria com cavilhas. Isso não só ajudará a argamassa a permanecer na parede, mas também evitará que o gesso se rache.

Se você quiser economizar dinheiro, em vez de uma treliça, você pode usar um arame que é aparafusado a pregos cravados entre os tijolos. No entanto, esse processo demorará mais.

No caso de uma parede de concreto, basta riscá-la um pouco, e a argamassa vai aderir bem a elas. Para um bloco de concreto ou rocha de casca, a preparação não é necessária. Basta umedecer essas superfícies com água para que não retiram a umidade da solução. Você não deve esperar que eles sequem.

Como preparar a solução?

Quando tudo estiver pronto para rebocar as paredes, você pode começar a preparar a solução. Obviamente, é muito mais fácil comprar misturas secas prontas à base de cimento ou com adição de gesso, cal ou gesso de cimento.

Basta enchê-los de água. Não vale a pena experimentar com a quantidade de líquido - as proporções estarão indicadas na embalagem. Mas se houver muito trabalho planejado, será mais econômico fazer uma solução com suas próprias mãos. Não será difícil prepará-lo, é importante que as proporções sejam respeitadas.

A solução contém apenas três componentes - areia, cimento e água. Primeiro você precisa escolher o cimento, pois a composição da solução depende de qual será a marca. O cimento é das marcas M400 e M500, o que significa que a proporção de cimento e areia: M400 é de um para quatro e M500 é de um para cinco. Em seguida, você precisa peneirar cuidadosamente a areia para que não haja detritos nela. Deve estar livre de inclusões de argila, pois a argila absorve mais a umidade, o que pode causar rachaduras visíveis e outros danos na superfície das paredes.

A próxima etapa é misturar materiais secos em um misturador de concreto e adicionar a quantidade necessária de água à solução. É necessário diluir a argamassa de cimento-areia a uma consistência que mantenha a sua forma, mas ao mesmo tempo é bem friccionada sobre a superfície da parede. Você também pode adicionar sabão líquido para tornar o gesso mais móvel. Uma colher de líquido é suficiente para um balde de solução.

No preparo da solução é necessário respeitar as proporções, caso contrário a mistura ficará muito "gordurosa". Isso significa que há muito cimento na argamassa. Esse revestimento será durável, mas mesmo um leve encolhimento levará a rachaduras.

No entanto, o segundo extremo também é ruim. Se a solução for muito "magra", também não é boa. Essa característica descreve uma composição em que há muita areia e pouco cimento. Como resultado, esse tipo de economia ainda sairá de lado: a solução acabará sendo muito fraca e as paredes ficarão rapidamente cobertas de carecas.

Taxa de consumo por 1 m2

Para começar a rebocar as paredes, é imprescindível calcular a quantidade de argamassa, pois a mistura acabada engrossa muito rapidamente. O consumo de gesso por 1 m2 é influenciado por muitos fatores. Os principais são a qualidade das paredes e o tipo de reboco. Além disso, a solução final endurece muito rapidamente, então você precisa calcular a quantidade da mistura. Isso economizará dinheiro e aumentará a produtividade da decoração de sua parede.

Se as paredes forem uniformes, a camada de gesso será mínima., mas, pelo contrário, na presença de fissuras ou depressões, o caudal da solução também aumentará. Na verdade, muitas vezes os artesãos utilizam o gesso para resolver problemas graves durante o processo de reparação - para fechar fendas, esconder uma rede de fissuras ou simplesmente nivelar as paredes. Uma boa solução pode lidar com todas essas tarefas.

Ao decorar paredes para 1m2 de gesso seco, será necessário duas a três vezes menos do que cimento. A espessura da camada, se a superfície for irregular, é de um centímetro, e o consumo da solução é de aproximadamente oito a nove kg. Quando a parede estiver perfeita, a camada pode ser reduzida para 0,5 cm, respectivamente, o consumo também cairá pela metade.

No acabamento com argamassa de cimento, o consumo de gesso é o dobro do gesso, aproximadamente 16-17 kg. A composição de tal solução inclui apenas areia e cimento. Também não vale a pena economizar - você precisa levar o material da marca M400. Então, a proporção de materiais será de 4 kg de cimento e 13 kg de areia.

Para reduzir o consumo da solução, é necessário preparar a base.

Paredes de toras ou paredes feitas de madeira ou concreto devem ser preparadas em duas camadas. O consumo máximo será no reboco de paredes de blocos de concreto, uma vez que as paredes deste tipo são muito irregulares.

Revestimentos incomuns merecem atenção especial. Antes de aplicar uma camada de gesso, costuma-se retirar a anterior. Assim, por exemplo, se as paredes foram previamente acabadas com seixos ou ladrilhos, é necessário limpá-las com ferramentas especiais. Paredes feitas de espuma de concreto ou superfícies com acabamento em espuma de plástico requerem processamento mínimo.

Processo de aplicação

Hoje, muitas pessoas preferem transferir a responsabilidade de consertar uma casa ou apartamento para os trabalhadores. Incluindo o gesso das paredes. Mas, na verdade, esse processo não é tão trabalhoso e demorado quanto parece.

O trabalho é bastante monótono. A argamassa de cimento pode ser aplicada nas paredes com espátula ou espátula. Ele é lançado em um ângulo de quarenta e cinco graus, de baixo para cima, até que a camada cubra a altura dos faróis. Em seguida, a superfície é alinhada com a regra. Para isso, é necessário colocá-lo em duas balizas e esticar o gesso de cimento, movendo-se para cima e para baixo, em ondas em zigue-zague. Assim, a argamassa assenta numa camada mais uniforme e adere firmemente à parede.

O excesso de solução é removido de volta para a cuba de lote. A superfície das paredes deve estar limpa e livre de quaisquer irregularidades visíveis ou saliências de gesso. Se algumas irregularidades permanecerem, elas são jogadas com uma pequena quantidade da mistura e novamente niveladas com uma régua. Isso continua até o teto, e só então se pode passar para o próximo nível, que está localizado entre os faróis.

Quando é necessário que a espessura da solução seja maior, todos os processos são repetidos mais de uma vez. Por exemplo, se as paredes são de adobe ou descascadas de uma camada de ladrilhos. A tecnologia neste caso é a seguinte: aplica-se a primeira demão de gesso, depois seca-se e só depois aplica-se a próxima demão.

Se a camada for muito espessa, ela pode simplesmente deslizar. Para evitar que isso aconteça, é necessário usar uma tela de metal que não permita que a solução o faça.

Depois que a solução secar, você pode prosseguir para a última etapa da decoração da parede, que é o rejuntamento de superfície. O rejuntamento mecânico não leva muito tempo e você pode fazer tudo sozinho.Para isso, misture a mesma solução do gesso, embora sua consistência seja levemente líquida. Esta mistura deve ser aplicada na parede e lixar rapidamente com meia talocha até obter uma superfície lisa.

Adendo

Os mestres iniciantes que trabalham com gesso pela primeira vez são sempre auxiliados pelos conselhos de especialistas experientes. Não há dificuldades, mas ainda há momentos que confundem o leigo.

A principal questão com a qual os proprietários recorrem a conhecidos mais experientes em busca de ajuda é como escolher um gesso para o trabalho. Existem quatro tipos principais deste material ao mesmo tempo.

Todos eles têm características diferentes e são usados ​​para finalidades diferentes:

  • Fachada. Este material deve ser usado ao ar livre. O gesso para fachadas é utilizado no exterior para acabamento de garagens ou galpões, bem como para isolamento de cantos de habitações. Via de regra, é o mínimo incômodo, mas ainda assim não vale a pena comprar uma casa.
  • Desbaste. Este tipo de gesso é utilizado para tratar paredes irregulares ou com grandes depressões. Acredita-se que esta camada seja aplicada antes de uma adicional que altera o aspecto da parede. Essa abordagem economizará muito dinheiro na compra de uma massa, porque o gesso áspero é mais barato. E sob uma camada de massa e um lindo papel de parede, todas as deficiências desse material não serão visíveis de forma alguma.
  • Alta qualidade. Ao contrário do anterior, a massa de alta qualidade não é mais recoberta de nada. O tratamento das paredes com esse material é a etapa final. Este gesso é utilizado já antes de colar o papel de parede ou antes de colocar os ladrilhos. No entanto, ele também tem uma espécie de sinal negativo - não é capaz de lidar com rachaduras graves, rachaduras ou outras irregularidades.
  • Alta qualidade. Este é o tipo de gesso mais caro. As paredes após esse tratamento são lisas e uniformes. Para a preparação de paredes para pintura, utiliza-se principalmente gesso de alta qualidade. Mas para outras tarefas, não é muito adequado.

O próximo ponto com o qual muitas pessoas se preocupam é trabalhar com gesso de parede. Aqui, de fato, não há sutilezas especiais. O ponto principal, que em nenhum caso deve ser esquecido para evitar o aparecimento de irregularidades nas paredes - elas devem estar perfeitamente planas e limpas.

Todo o excesso deve ser retirado antes de terminar. Então é importante limpar a superfície da sujeira, e também tratá-la com um primer, que deve ser aplicado em uma camada não muito fina.

Outra dica útil é que você não deve realizar reparos em temperaturas muito altas ou muito baixas. Tanto o calor quanto o frio têm um efeito igualmente negativo no endurecimento do gesso. Paredes tratadas com este tempo racham muito mais rápido. Portanto, é melhor esperar o momento certo.

Existe outra forma de prolongar a vida de uma reforma além de escolher as condições ideais para realizá-la. Para que a argamassa dure mais e não haja rachaduras ao secar o gesso, é necessário instalar nas paredes uma tela de aço ou polipropileno por meio de buchas. Se feito corretamente, tornará as paredes mais duráveis.

Aplicar o reboco nas paredes com as próprias mãos, como mostra a prática, não é um processo muito difícil. Tendo descoberto os meandros da obra e encontrado o material adequado para a implementação de uma ideia específica, você pode fazer um bom reparo com as próprias mãos, ou pelo menos preparar as paredes para os trabalhos posteriores realizados pelos mestres.

Para informações sobre como rebocar paredes com argamassa de cimento, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário