Pintura de gesso decorativo: métodos de aplicação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Características distintas
  3. Você pode pintar?
  4. O que escolher?
  5. Como usar?
  6. Colorir em duas cores
  7. Efeito gesso veneziano
  8. Escovagem a seco
  9. Coloração clareadora
  10. Exemplos interessantes

Há apenas alguns anos, o gesso era utilizado principalmente como material de acabamento para nivelar superfícies, ocultando vários cavacos e fissuras. Hoje a situação mudou: um gesso decorativo especial apareceu no mercado, que é usado como revestimento final. Pintura de gesso decorativo: considerando métodos de aplicação.

Peculiaridades

Gesso decorativo, como outros materiais de acabamento, tem suas próprias características distintas:

  • Este tipo de gesso tem 2 finalidades: o nivelamento bruto das paredes e a sua decoração.
  • Este material de acabamento é resistente ao desbotamento, danos mecânicos, alta umidade e mudanças bruscas de temperatura.
  • Ele vem em dois sabores. À venda pode encontrar material de acabamento decorativo para uso interior ou exterior.

Estas são as características gerais do material. Ele também possui algumas propriedades distintas, que devem ser discutidas em mais detalhes.

Características distintas

Os especialistas acreditam que a principal característica do gesso decorativo é a sua textura. Graças a ela, você pode criar quase qualquer desenho nas paredes, tudo é limitado apenas pela imaginação e habilidade do finalizador. A segunda característica está na própria estrutura desse material. O gesso decorativo contém partículas maiores de outros materiais. É a sua presença que permite criar baixos-relevos únicos nas paredes ao decorar espaços.

Todos os componentes que compõem esta matéria-prima de acabamento são de origem natural, o que significa que são totalmente seguros para a saúde humana. Durante a operação, o material não emite toxinas no ar. Para gesso decorativo, você pode usar quase qualquer tinta: muitos pigmentos são adequados para isso. Ao mesmo tempo, o material não absorve odores. O gesso decorativo combina perfeitamente com qualquer material de construção. Pode ser aplicado em tijolo, pedra, concreto e gesso. Na verdade, é um material de acabamento versátil.

Você pode pintar?

Como este material se destina ao nivelamento e decoração de paredes, muitas vezes o comprador se interessa pela possibilidade de pintar esse gesso, pois seus tons naturais são o cinza ou o branco, que nem todos gostam. Os desenvolvedores permitem o processo de coloração do material de acabamento. Esse trabalho pode ser feito com várias tintas ou adicionando cor à própria mistura durante a fabricação.

O tipo específico de esquema de cores ou mistura de cores deve ser selecionado com base no próprio tipo de material de acabamento. Também é necessário levar em consideração o local onde será realizado o processo de trabalho. Se a frente da obra se situar em apartamento, é melhor escolher tintas que sejam praticamente inodoras ou que desapareçam rapidamente. Para trabalhos ao ar livre, é preferível escolher tintas especiais com maior resistência. Cada tipo de corante tem suas próprias características e características de desempenho, que são levadas em consideração na compra de um material.

O que escolher?

A gama dessas matérias-primas para acabamento no mercado hoje é bastante ampla.Pode ser difícil para um comprador inexperiente escolher a opção mais adequada do gesso decorativo apresentado nas prateleiras. Portanto, você deve se familiarizar com antecedência com os principais tipos deste acabamento e suas características.

Pelo tipo de enchimento, o gesso é dividido em três tipos:

Texturizado

Este material possui uma estrutura altamente viscosa e grandes partículas de enchimento na composição. A utilização desta variedade não implica uma preparação detalhada das paredes. É ideal para aplicações internas e externas. A superfície acabada em última análise imita couro, madeira, tecido ou papel. Particularmente popular para o trabalho ao ar livre é o chamado "besouro da casca", que é considerado um tipo de gesso texturizado.

Mistura veneziana

Este tipo é generalizado na realização de trabalhos de acabamento em interiores. Quando seco, imita o desenho de ônix ou mármore. À primeira vista, é difícil distingui-lo das pedras reais. A superfície tratada com gesso veneziano pode ser brilhante ou mate. Ao adicionar cores diferentes, você pode obter o efeito de imitação de pedras preciosas. Os tons de pérola, prata e platina são os mais adequados para isso.

Estrutural

Este gesso decorativo é composto por várias camadas e é feito à base de silicato ou misturas de acrílico. Possui estrutura heterogênea, excelentes características técnicas, maior resistência à umidade e choques mecânicos.

Dependendo do tipo de elo de conexão, o gesso decorativo é dividido em quatro categorias:

Acrílico

Nesse caso, a resina acrílica é o principal componente. Uma característica distintiva deste material é a baixa permeabilidade ao vapor. À venda, essas matérias-primas podem ser encontradas prontas para uso. O gesso decorativo deste tipo mais comum é da marca VGT.

Silicato

Esta categoria inclui produtos à base de vidro líquido. Distingue-se por sua alta resistência e durabilidade. Pode ser usado em todos os tipos de superfícies. Este gesso é vendido exclusivamente na forma pronta a usar.

Mineral

Esta variedade é feita à base de cimento. Este gesso decorativo é adequado para utilização no exterior, bem como para decoração de paredes em ambientes com elevados níveis de humidade. Geralmente é vendido como uma mistura seca que deve ser diluída com água para uso.

Silicone

O principal aglutinante deste gesso decorativo é a resina de silicone. Esse gesso pertence à categoria de universal, podendo ser utilizado para decorar paredes externas e internas, com acabamento em qualquer cômodo da casa.

Depois de se familiarizar com as principais características de cada tipo, você pode escolher entre a massa apresentada na loja, exatamente a variedade que você precisa.

Como usar?

Não há nada difícil em pintar gesso decorativo. Você pode fazer esse trabalho facilmente com suas próprias mãos. Hoje existem diferentes tipos de coloração, para as quais foram desenvolvidas suas próprias formas de fazer o trabalho.

Colorir em duas cores

Para este método de pintura, você precisará das seguintes ferramentas:

  • rolo curto de espuma de borracha;
  • rolo com pilha longa.

O processo de pintura da superfície da parede acabada ocorre em duas etapas. Inicialmente, a tinta é aplicada em toda a parede com um rolo de pelo longo. É importante que a camada de tinta seja uniforme, densa, mas não espessa. Pinte novamente apenas as saliências na superfície da parede usando um rolo de espuma. Nesse caso, a camada de tinta deve ser fina. Graças à coloração em dois estágios, as saliências ficam mais escuras e o resto da parede mantém sua aparência original. Você pode fazer isso de forma diferente.Para fazer isso, um esquema de cores é adicionado ao próprio gesso antes do uso e a mistura é aplicada em toda a parede, então apenas as partes salientes são pintadas com um rolo de espuma.

Efeito gesso veneziano

Esta coloração é realizada em 3 etapas.

Demora muito, exige diligência no trabalho e consiste no seguinte:

  • Usando um rolo com um longo cochilo, pinte a parede com a cor de base principal.
  • Usando um pequeno rolo de espuma, as partes salientes são ligeiramente pintadas com uma tinta de overflow (por exemplo, prata, misturada com um primer universal em partes iguais).
  • A camada final agora é aplicada. Para isso, o verniz acrílico à base de água é misturado à água na proporção de 3: 1. Uma pequena quantidade de glitter especial (faíscas) é adicionada à mistura resultante. O volume aproximado é de 1 colher de sopa. eu. por litro de água. A mistura resultante é aplicada em uma camada uniforme de espessura média usando um novo pequeno rolo de espuma.

Como resultado, uma imitação de pedra natural é obtida na parede. Este efeito fica bem em interiores modernos de apartamentos e casas de campo. Este revestimento superficial confere ao espaço uma nobreza e sugere o bem-estar dos proprietários da casa.

Escovagem a seco

Nesse caso, um pouco de cor é imediatamente adicionado ao gesso e só então as paredes são rebocadas. Em seguida, apenas as partes salientes são pintadas com tinta. A peculiaridade desse método reside no fato de a tinta ser aplicada com pincel quase seco, ou seja, sobre o próprio pincel (o corante é aplicado em quantidade mínima).

Coloração clareadora

Este método de pintura é adequado para paredes interiores. Inicialmente, a tinta à base de água é diluída adicionalmente com água. Em seguida, uma seção da parede é cuidadosamente pintada com um rolo largo e a tinta é imediatamente lavada com uma esponja úmida. Como resultado, apenas as cavidades na parede permanecem manchadas.

Cada método de pintura de gesso decorativo é único e permite criar um design interior exclusivo para uma sala individual e para todo o edifício como um todo. É importante escolher o tipo de gesso e a sua opção de cor de acordo com o estilo do interior e o esquema geral de cores da divisão.

Exemplos interessantes

Com a escolha certa, o gesso decorativo pode transformar até mesmo a sala mais comum em uma verdadeira obra de arte:

A rica cor dourada e a superfície texturizada do material de acabamento transformaram esta sala de estar em uma suíte real. Uma sala dessas parece bastante cara, elegante e única. A cor do gesso encontra-se em perfeita harmonia com as cortinas e o pavimento, realçando a delicada cor dos móveis da sala.

A parede do corredor, que tem uma bela parede rebocada, torna-se imediatamente extraordinária e estilosa, sugerindo o gosto delicado da dona da casa.

Um esquema de cores bem escolhido dá ao espaço um ambiente aconchegante e caseiro, uma borboleta texturizada atualiza todo o design.

Como aplicar o gesso decorativo com efeito “Flores”, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário