Pintura de paredes: da preparação à execução
Cada pessoa deseja que sua casa seja bela e harmoniosa. Felizmente, para atingir esse objetivo, os proprietários de casas e apartamentos particulares contam com uma rica seleção de móveis e materiais de acabamento. Hoje falaremos sobre a decoração de paredes com tinta e conheceremos todas as etapas da pintura de divisórias.
Peculiaridades
Pintar as paredes é uma ótima opção para decorar uma casa, seja um apartamento na cidade de qualquer tamanho ou uma aconchegante casa particular. O principal é escolher a cor certa para que seja agradável estar em seu ambiente.
Atualmente, existe um grande número de cores para todos os gostos. Isso sugere que é possível pintar as paredes com alta qualidade em quase todas as condições. Por exemplo, para salas pequenas de uma pequena filmagem, vale a pena usar cores mais claras ou pastéis, que podem expandir visualmente o espaço e atualizá-lo. Se você vai pintar as paredes de uma sala espaçosa, então aqui você pode escolher tons escuros que parecem elegantes e atraentes.
Um papel importante é desempenhado pelo propósito desta ou daquela área. Por isso, em quartos aconchegantes, é recomendável recorrer a paletas calmas e neutras, pois têm um efeito benéfico no humor e no sistema nervoso de uma pessoa. Nessas condições, as famílias adormecem mais rapidamente. Quanto ao corredor estreito, aqui os designers não recomendam o uso de cores escuras muito densas, pois limitam visualmente o espaço. Os amantes de cores vivas e suculentas devem usá-los em salas de estar e quartos de crianças.
Em uma sala, você pode combinar vários tons de tinta diferentes. Eles podem diferir um do outro por alguns tons ou até mesmo contrastar um com o outro. A escolha da combinação certa depende muito do estilo do interior e das preferências dos proprietários.
Hoje em dia, belas misturas são muito populares.caracterizado por um brilho brilhante. Essas tintas originais parecem especialmente orgânicas e eficazes no contexto das tendências estilísticas modernas. Se você está procurando uma tinta que crie uma atmosfera de tranquilidade e harmonia completa com você na sala, então você deve procurar tintas mate simples. Eles são ideais para áreas de relaxamento ou dormir.
Quanto à principal característica distintiva de todas as tintas de interior, vale destacar a sua bela aparência, que é difícil de confundir com outros materiais de acabamento. Claro, muito também depende da preparação competente da base antes de aplicar a mistura de corantes. Se todo o trabalho foi executado de forma precisa e correta, o resultado não o decepcionará.
Muitas pessoas preferem tintas, porque você pode aplicar vários padrões e estampas a elas com suas próprias mãos, usando uma mistura de design especial. Graças a esta técnica, será possível criar um interior verdadeiramente único no design original.
Hoje, nas lojas de materiais de construção, você encontra vários tipos de tintas. Cada composição específica tem seus prós e contras que devem ser considerados no momento da compra. Por exemplo, algumas misturas não podem ser usadas em salas com alta umidade, enquanto outras não devem ser aplicadas nas paredes de uma sala no lado ensolarado, caso contrário, elas irão desbotar.
Visualizações
Existem vários tipos de tintas para interiores.Vamos examinar mais de perto suas características distintas e operacionais.
A base de água
Essas tintas hipoalergênicas são encontradas com mais frequência em lojas e são muito populares entre os consumidores. Misturas semelhantes são produzidas em bases diferentes e diferem em qualidades diferentes.
Essas tintas têm várias coisas em comum:
- todos são ecologicamente corretos e absolutamente seguros para o meio ambiente e a saúde humana;
- qualquer tinta à base de água quase não cheira;
- essas opções de acabamento secam rápido o suficiente e têm uma aparência esteticamente agradável.
A popularidade dessas tintas se deve a uma série de vantagens que apresentam:
- a mistura de tinta à base de água adere facilmente às paredes e pode ser quase qualquer superfície. Para deixar a base uniforme e bem cuidada, basta aplicar a tinta em duas camadas;
- após a secagem total da tinta, forma-se nas paredes uma película fina especial que permite a passagem do vapor de água;
- composições semelhantes se prestam bem ao tingimento;
- a tinta à base de água é relativamente barata e é apresentada em uma rica variedade.
É claro que as misturas de cores à base de água têm seus próprios pontos fracos. Por exemplo, eles não são altamente resistentes a danos mecânicos. Arranhões e outros defeitos semelhantes costumam aparecer neles. Além disso, a primeira camada pintada praticamente não esconde as imperfeições da sobreposição.
Se você decidir decorar ambientes com tinta à base de água, é preciso lembrar que esse material de acabamento não tolera colisões com umidade e umidade. Por esse motivo, não é recomendável usá-lo no banheiro ou na cozinha.
Emulsão
Essas composições de coloração são à base de água e são diluídas com água. Essa tinta é boa porque contém um componente aglutinante especial, bem como tintas distribuídas em meio aquoso. Assim, uma emulsão é formada na composição desta tinta. Após a secagem completa, tal composição de coloração não é removida da superfície das paredes.
As tintas de emulsão também são muito populares, porque têm uma série de qualidades positivas, pelas quais são frequentemente escolhidas pelos consumidores:
- vale destacar a economia dessas misturas e seu consumo democrático no processo de tingimento;
- essas misturas são ecologicamente corretas e absolutamente seguras, podendo ser aplicadas com segurança mesmo em quartos de crianças;
- as tintas de emulsão são à prova de fogo e não inflamáveis;
- esses materiais de acabamento aderem facilmente a qualquer superfície. Porém, se estamos falando de uma base metálica, recomenda-se primeiro prepará-la para evitar a formação de corrosão no futuro;
- as tintas de emulsão secam com rapidez suficiente e não apresentam um forte odor químico.
Ao escolher uma tinta de emulsão, você deve estar ciente de que ela não pode ser aplicada em uma superfície que foi previamente acabada com uma mistura de tinta brilhante ou verniz ou material adesivo especial. Porém, após o acabamento com tinta de emulsão, as paredes podem ser revestidas com qualquer formulação e qualquer esmalte pode ser usado.
Esses tipos de tintas à base de água são divididos em várias subespécies:
- A base de água.
- Acrílico.
- Acetato de polivinila (PVA).
- Látex, dispersão aquosa e silicone
À base de água e dispersivo em água
A maioria dos consumidores acredita que as misturas à base de água e as de dispersão em água não são diferentes umas das outras. Não descascam nas paredes, são respiráveis e também são bastante adequados para acabamento em ambientes com alto índice de umidade. No entanto, eles não são resistentes ao gelo e perdem sua cor original com o tempo.
No entanto, existem diferenças entre eles. Portanto, os revestimentos de emulsão fosca são removidos com o tempo e os revestimentos de dispersão em água são resistentes à umidade e não têm medo do contato com a água.Eles também podem ser lavados várias vezes sem afetar sua aparência. Além disso, as misturas de dispersão aquosa, via de regra, apresentam uma cor branca simples, e as tintas à base de água surpreendem os clientes com um amplo espectro de cores.
Hoje em dia, você pode encontrar nas lojas lindas tintas à base de água, que são usadas para criar efeitos volumétricos únicos. Essas misturas são chamadas de texturizadas (ou texturizadas). Com a ajuda deles, você pode decorar de forma muito original e alegre as paredes de um cômodo específico. A principal vantagem dessas formulações é sua maior resistência e durabilidade.
Acrílico
Essas tintas contêm resinas acrílicas especiais que desempenham o papel de aglutinante. Essas misturas são elásticas, por isso podem ser usadas até mesmo para decorar paredes de madeira. Além disso, as tintas acrílicas são duráveis e difíceis de danificar. Com a ajuda de um composto acrílico de alta qualidade, as rachaduras no cabelo (até 0,5 mm) podem ser facilmente eliminadas.
Infelizmente, essas misturas de corantes são bastante caras. Claro, nas lojas você pode encontrar muitas opções mais acessíveis que são baseadas em polímeros acrílicos. Essas misturas parecem atraentes, mas são menos práticas.
As versões acrílicas são resistentes ao gelo, mas esse efeito só é obtido depois de totalmente secas. Além disso, são caracterizados pela baixa permeabilidade ao gás, portanto, podem ser usados com sucesso para proteger o material correspondente da corrosão, por exemplo, concreto armado. Essa tinta pode ser utilizada com segurança para acabamento de bases alcalinas, porém, a aplicação em gesso recém-aplicado não pode ser realizada antes de 30 dias.
A tinta acrílica é durável e resistente ao desgaste. Não é suscetível a danos mecânicos e também retém o brilho da cor por muitos anos. Além disso, essas misturas de corantes não têm medo da exposição à luz solar.
Apesar da lista impressionante de qualidades positivas, as tintas acrílicas também têm suas desvantagens, por exemplo, esses materiais de acabamento não toleram alta umidade. Eles não são recomendados para uso em salas com paredes úmidas.
Látex
As tintas à base de água mais caras são as opções de látex. Misturas semelhantes são produzidas usando látex, o que confere ao revestimento um maior efeito repelente de água. Graças a esta característica distintiva, os revestimentos de látex podem ser lavados com segurança, sem medo de arruinar sua aparência.
Estas tintas cobrem as fissuras dos cabelos de 1 mm. Eles podem ser usados com segurança em uma variedade de áreas. Por exemplo, pode ser papel de parede estruturado, paredes cobertas com gesso, drywall ou tijolo e tetos internos. Normalmente, as misturas de látex secam em apenas 30-60 minutos.
Quanto aos aspectos negativos deste material de acabamento, eles incluem sua fraca resistência à luz. Por causa disso, com o tempo, a tinta látex pode desbotar gradualmente e parecer menos esteticamente agradável.
Acetato de polivinila (PVA)
As variedades de acetato de polivinila de tintas para interiores são relativamente baratas, por isso são escolhidas com muito mais frequência do que as dispendiosas misturas de látex. Mas, infelizmente, eles não são altamente resistentes à água. Por isso, em condições normais de lavagem, a tinta de acetato de polivinila será removida das paredes.
Essas misturas de cores modernas são ecologicamente corretas e resistentes à luz solar. Além disso, essas tintas não têm medo do contato com gorduras e óleos, por isso podem ser usadas com segurança em muitas áreas da casa. Hoje, os consumidores usam tinta de acetato de polivinila não apenas para paredes, mas também para tetos.
Silicone
No conteúdo dessas tintas, resinas emulsionadas especiais atuam como aglutinantes. Esses componentes são freqüentemente encontrados em misturas acrílicas.Após a secagem, as tintas com silicone formam uma superfície especial repelente de água, mas não param de permitir a passagem do ar e do vapor d'água.
Esses tipos de tintas são caracterizados por maior elasticidade. Com a ajuda deles, você pode esconder rachaduras no cabelo de até 2 mm de tamanho. Também é permitido aplicar essas tintas sobre uma base revestida de gesso após dois dias. Essas misturas de corantes podem ser usadas para o acabamento de todos os tipos de superfícies minerais.
A tinta de silicone pode ser combinada com misturas de acrílico, látex e minerais. Além disso, eles podem ser aplicados sem medo ao antigo revestimento de silicato.
As principais vantagens dessas misturas são:
- aumento da resistência à poluição;
- resistência à formação de fungos e bolores, bem como à reprodução de diversos microrganismos;
- resistência à umidade e umidade;
- durabilidade;
- força.
A desvantagem da tinta de silicone é seu alto custo. Por este motivo, na maioria das vezes recorrem a ele apenas para a decoração do quarto ou se os proprietários da casa procuram enfatizar o seu luxo e apresentabilidade.
Solvente orgânico
Nessas variantes, uma resina alquídica atua como aglutinante, por isso são denominadas alquídicas. São ideais para o acabamento de pisos estucados, bem como pisos de metal ou madeira. Após a secagem, a tinta alquídica não emite odores desagradáveis ou compostos tóxicos, o que indica sua segurança e respeito ao meio ambiente.
Óleo
A tinta a óleo é outro tipo de mistura alquídica. Essas formulações também foram populares no passado. São produzidos a partir de óleo secante diluído em aguarrás, aguarrás ou até gasolina.
A principal vantagem dessas composições é o preço acessível, muitas vezes encontradas nas lojas. No entanto, essas opções secam por muito tempo - geralmente leva vários dias. Após a secagem completa, a tinta a óleo emite substâncias nocivas e tóxicas, portanto é recomendável utilizá-la para acabamento externo. Outra desvantagem significativa desse acabamento é que ele começa a amarelar com o tempo.
Esmalte
Essas tintas são feitas à base de verniz, graças ao qual adquirem uma superfície lustrosa única. As misturas de esmalte modernas são frequentemente utilizadas para pintar substratos de metal, várias ferramentas e aparelhos, superfícies de madeira e paredes estucadas.
É permitido aplicar a composições de esmalte para decoração de interiores e exteriores. As opções de nitroesmalte secam muito rapidamente - leva de 15 a 45 minutos. A principal característica dessas misturas é sua durabilidade e resistência à água, além disso, não temem a ferrugem e a luz solar.
Silicato
As misturas de corantes de silicato baseiam-se em vidro líquido, portanto, referem-se a uma série de composições minerais. Essas tintas são a opção de maior sucesso para o acabamento de fachadas de edifícios.
Eles têm muitas qualidades positivas:
- Alta resistência às oscilações de temperatura e às severas condições climáticas.
- Permeabilidade ao ar e permeabilidade ao vapor.
- Resistente à luz solar agressiva.
- Frouxidão.
- Durabilidade.
- Indelebilidade.
As tintas modernas de silicato devem ser diluídas com água. Eles contêm uma certa quantidade de álcali, portanto, você deve ter muito cuidado ao manuseá-los. Tome cuidado e proteja suas mãos, olhos, tente não deixar a mistura na pele.
Esta tinta não deve ser aplicada sobre substratos previamente revestidos com misturas alquídicas ou acrílicas. Também não é recomendado pintar bases de vidro, cerâmica, metal e pedra com composição de silicato. Mas eles podem terminar com segurança superfícies alcalinas, por exemplo, cobertas com gesso. Se você estiver impregnando a base antes de pintar, o solo também deve ser de silicato.
Adesivo
Essas tintas são à base de água e contêm polímeros orgânicos. Eles são ecologicamente corretos e não contêm compostos prejudiciais. Mas as formulações à base de cola não são resistentes à umidade e, portanto, seu uso é limitado. Eles podem ser usados apenas em ambientes quentes e secos. As tintas de cola estão disponíveis na forma líquida e em pó.
Caseína
Esses tipos de misturas são baseados em componentes de proteínas. Essas tintas podem ser adquiridas para decoração de paredes internas e externas. Eles cobrem bem o gesso, o concreto ou o tijolo.
Dextrinado
Estas tintas com cola para osso podem ser utilizadas exclusivamente para trabalhos de decoração de interiores, uma vez que não toleram o contacto com a humidade. Esses revestimentos são fáceis de aplicar e duráveis, especialmente se você os utilizou para fazer o acabamento em uma sala seca. Além disso, o sortimento de tintas dextrinadas é tão rico que será possível escolher a cor certa para qualquer interior e estilo.
Esses revestimentos, como todos os espécimes semelhantes, são destruídos sob a influência da umidade e do dióxido de carbono. Em áreas mal ventiladas e em condições de alta umidade, a tinta dextrinada torna-se suscetível a mofo e bolor.
Soluções de cor
O mais simples é a decoração monocromática da sala. O processo de aplicação de tinta com essa solução de design é simples e não leva muito tempo.
Como mencionado anteriormente, para salas pequenas, vale a pena escolher cores claras e, em condições amplas, as paletas claras e escuras parecerão harmoniosas, assim como sua combinação eficaz.
Algumas das cores mais populares usadas na decoração de interiores são tons de branco, bege e creme. Essas cores são “calmas” e discretas. Contra seu pano de fundo, tanto a mobília clara quanto a contrastante têm uma aparência orgânica. Se houver muitos detalhes de luz no interior e o piso e o teto também forem brancos como a neve ou bege, esse conjunto deve ser diluído com detalhes brilhantes (decoração de cores saturadas).
Se você decidir usar paletas claras, deve escolher uma tinta que possa ser lavada. Isso se deve à sujeira dessas misturas.
As cores escuras parecem mais confiantes e ousadas, mas não deve haver muitas delas. Por exemplo, se você terminou as paredes com tinta cinza escuro, chocolate escuro ou preta, você deve comprar móveis claros para esse cômodo. Peças com superfícies brilhantes também são adequadas.
Se você gosta de cores brilhantes e suculentas, deve escolhê-las com cuidado. Não se esqueça de que muitos tons variados podem irritar e excitar o sistema nervoso. Não é recomendável referir-se a essas paletas se você estiver decorando um quarto ou escritório. Mesmo em um quarto infantil positivo e alegre, cores excessivamente intrusivas devem ser evitadas.
Contra o fundo de cores ricas e variadas, é necessário dispor os móveis e a decoração em tons calmos de forma a equilibrar o interior.
As cores brilhantes mais populares são:
- Azul. Em seu fundo, os objetos em tons de branco ou azul ficarão bem.
- Cor de rosa. Rosa é uma ótima solução para o quarto de uma menina, mas não deve ser muito. Organize uma parede de realce em uma performance tão rica e pinte o resto com tinta rosa claro.
- Verde. A cor verde natural terá um efeito calmante sobre o sistema nervoso se você escolher seu tom calmo. Você deve ter o máximo de cuidado possível com o verde ácido, pois ele pode afetar negativamente o estado emocional das famílias.
- Vermelho. Esta cor sensual fica ótima quando combinada com branco e preto.No entanto, essas soluções devem ser abordadas apenas se esses conjuntos de cores nítidas não o irritarem.
- Violeta roxa. Essas cores parecem doces e atraentes. Eles podem ser usados em muitas salas e diluídos com detalhes em branco, bem como vidro brilhante e elementos de cristal.
- Amarelo. Esta cor positiva impressiona quando combinada com detalhes em roxo, azul, ciano, branco e marrom.
As combinações de cores parecem interessantes em interiores. Mais simples e menos intrusivo é o conjunto de diferentes tons da mesma cor. Se você quiser trazer combinações mais perceptíveis para a atmosfera, então você deve recorrer a soluções contrastantes, por exemplo, para a colisão de branco e preto ou amarelo e azul.
Visão geral dos fabricantes
Hoje, há um grande número de fabricantes que produzem tintas bonitas e de alta qualidade. Vamos dar uma olhada mais de perto em alguns deles.
"Tintas faidal"
LLC Kraski Faidal é uma importante representante da empresa alemã Feidal Coatings. A gama deste fabricante inclui tintas e vernizes para artesãos profissionais e domésticos. Você pode escolher a opção ideal para pintar um pequeno cômodo de uma sala de estar e decorar toda a fachada de um grande edifício.
Todas as tintas oferecidas pela Faidal Paints são feitas exclusivamente de acordo com receitas alemãs, em equipamentos alemães de alta tecnologia e com matérias-primas importadas. Os produtos da marca são ecologicamente corretos, duráveis e possuem uma grande variedade de cores.
Uralintech
Esta grande empresa fabrica uma ampla gama de tintas de poliuretano, poliéster, epóxi-poliéster e termoendurecíveis em pó. Todos os produtos são fabricados sob a conhecida e popular marca Prolak.
As tintas a seco são criadas com os mais modernos equipamentos. Todos os componentes do produto são de qualidade insuperável.
As vantagens das tintas deste fabricante incluem:
- Preços acessíveis.
- Sistema favorável de descontos.
- O menor prazo de entrega de tinta.
- Um amplo sortimento, representado por misturas de vários tons.
- Durabilidade e resistência ao desgaste dos revestimentos.
"Quil"
Esta grande fábrica produz tintas e vernizes de alta qualidade que se distinguem não apenas por uma aparência atraente, mas também por excelentes características de desempenho.
A Quil produz tintas decorativas atraentes para o mercado consumidor e também para complexos industriais. Os sistemas de tingimento para materiais de acabamento também são projetados para uma variedade de condições, desde edifícios residenciais comuns e apartamentos a grandes oficinas e empresas.
Marcopolo
Esta marca faz tintas impressionantes que não só têm uma superfície perfeitamente lisa, mas também uma superfície ligeiramente rugosa. Devido à sua textura interessante, quando exposto ao sol, o revestimento começa a cintilar de forma eficaz, demonstrando contrastes cromáticos únicos.
O sortimento Marcopolo é representado por revestimentos internos decorativos que podem ser selecionados para absolutamente qualquer direção estilística. Podem ser materiais únicos adequados para conjuntos clássicos e pretensiosos ou cores ásperas que se encaixam bem em um estilo de alta tecnologia ou loft.
Arte fácil
Esta empresa produz revestimentos de tintas e vernizes verdadeiramente exclusivos, com um efeito interessante que imita o brilho do metal. Além disso, o Easy art oferece opções clássicas de pintura fosca e brilhante.
Os produtos desta marca distinguem-se pela longa vida útil, excelente aspecto e textura agradável. Ele pode ser usado para aplicá-lo em qualquer superfície, seja madeira natural, plástico barato ou paredes de concreto e tijolo.
Como escolher?
A escolha da tinta deve ser feita com muita responsabilidade, pois hoje no mercado existem muitas opções diferentes que não se adequam a todas as condições.
Portanto, para pintar um material tão popular como o MDF, os especialistas aconselham o uso de primer de poliuretano, tinta especial de poliuretano e verniz especial para painéis de MDF. Esses materiais são projetados para dar acabamento a essa base e não irão danificá-la. Os compostos de poliuretano, via de regra, são caros, mas servem por muito tempo e têm uma aparência esteticamente agradável. Também para MDF, você pode usar com segurança esmaltes alquídicos, alquídicos-uretânicos e oleosos. A última opção não é a mais bem-sucedida, mas é barata.
Para pintar drywall, a popular tinta à base de água é a mais escolhida. Você pode adicionar várias cores com segurança e dar a cor desejada. Uma ampla variedade de tintas é adequada para paredes de concreto comuns, bem como misturas confiáveis de epóxi, látex acrílico e brilho.
Escolha uma tinta de uma cor ou outra de acordo com sua futura localização. Por isso, no berçário, vale a pena usar opções mais positivas e suaves, como no quarto dos adultos, onde cores pastéis e suaves ficarão melhores, mas para a sala você pode escolher algo mais claro.
A tinta é um excelente material de acabamento, geralmente comprado em vez do papel de parede. Os especialistas recomendam a compra de misturas que podem ser lavadas com água, principalmente quando se trata de versões light.
Procure exclusivamente produtos de alta qualidade e ecologicamente corretos. Tenha cuidado com tintas (como tintas a óleo) que contenham compostos tóxicos ou álcalis. Para trabalhar com tais revestimentos, você deve usar uma variedade de equipamentos de proteção, por exemplo, luvas altas e uma máscara.
Se você planeja pintar sua cozinha, certifique-se de comprar uma tinta respirável e resistente à umidade, caso contrário, o revestimento se desintegrará e perderá rapidamente sua atratividade em condições de umidade constante.
Para a compra de tintas de alta qualidade e confiabilidade, é recomendável entrar em contato com grandes e renomadas lojas de sua cidade e com boa reputação. Assim, você evitará comprar uma mistura de baixa qualidade.
Instrumentos
Para pintar as paredes você mesmo, você deve estocar as seguintes ferramentas necessárias:
- Uma espátula (você precisa de uma ferramenta larga e estreita).
- Roller.
- Pincel médio a pequeno.
- Limpe o recipiente.
- Bandeja de pintura ou malha especial.
- Rags.
- Lixa para a camada inicial.
Além disso, muitos usuários compram pistolas de pulverização ou uma pistola de pulverização conveniente para autopintura.
Como pintar?
Pintar um cômodo particular de uma casa é um processo importante que deve receber a devida atenção. Você precisa decidir o estilo do interior que deseja ver neste espaço, bem como a tonalidade direta da pintura. Depois de se decidir por soluções de design específicas e comprar todos os materiais necessários, você pode começar a decorar as paredes.
Seleção de estilo
A escolha desta ou daquela pintura depende muito da direção estilística do interior.
Por exemplo, um conjunto incomum na direção do loft pode ser complementado com tinta cinza, marrom escuro ou branco cinza. Esses acabamentos rústicos de estilo industrial ficarão ótimos quando combinados com tetos de realce em alvenaria.
Muitas cores são adequadas para a direção clássica, no entanto, os designers em seus designs costumam escolher tons de branco neve, creme, bege e marrom.
Para um estilo moderno de alta tecnologia, as combinações brilhantes e opacas de cores concisas e simples são ideais. Por exemplo, podem ser revestimentos brancos ou pretos. Além disso, suas combinações ficam bem em tais interiores.
No estilo country, as superfícies de madeira predominam, mas podem ser diluídas com segurança com paredes de realce com acabamento em tinta branca, bege, verde claro, amarelo fosco ou azul claro.
Em configurações de estilo provençal, você deve usar cores delicadas e pastéis, por exemplo, pêssego, rosa claro, bege ou azul claro.
Para um interior minimalista, a melhor solução é a tinta branca simples, na qual se destacam alguns itens do interior e detalhes brilhantes.
Preparação da superfície
Depois de decidir o estilo do interior e a cor da pintura, deve-se começar a preparar as paredes para a aplicação do material de acabamento.
- Primeiro você precisa se livrar da sujeira e da poeira do chão.
- Se houver irregularidades e rachaduras nas paredes, então elas devem ser massajadas, caso contrário a tinta vai acentuar esses defeitos.
- Certifique-se de remover o material de acabamento antigo, seja tinta velha ou papel de parede. No caso do papel de parede, a velha camada de cola também deve ser removida da superfície do piso.
- Também é necessário remover mofo e bolor das paredes, se esses defeitos ocorrerem.
- As paredes nas quais o gesso começou a ficar para trás devem ser limpas e reparadas novamente, e todas as rachaduras e buracos devem ser cobertos.
Não negligencie a preparação do substrato antes de aplicar a tinta. Se você realizar o trabalho preparatório de maneira precipitada e imprecisa, a mistura de corantes pode ficar mal e enfatizar vários defeitos e áreas problemáticas das paredes, se houver.
Técnicas de aplicação
Após uma preparação cuidadosa, você pode prosseguir para a pintura direta das paredes. Deve ser produzido em diferentes direções (primeiro horizontalmente e depois verticalmente). Tente aplicar a tinta de forma que nenhuma mancha ou gota apareça nas paredes. Esses problemas podem ser evitados se não for retirada muito da composição com um rolo. Além disso, não é altamente recomendável aplicar a mistura em duas camadas ao mesmo tempo, pois isso resultará em uma superfície imprecisa e gotejamento.
Não dilua muito a tinta antes de aplicar na parede, caso contrário, será difícil de aplicar e o resultado pode ser decepcionante. Se você estiver usando tinta a óleo, é recomendável estocar uma escova de cabelo especial para ela.
Divida a superfície da parede em várias seções distintas. Até os profissionais recorrem a essa técnica, pois ajuda a finalizar a base com mais facilidade, precisão e rapidez. Ao longo dos limites visuais, vale a pena colar fita adesiva. No primeiro lote, cujo tamanho não deve exceder 1 sq. m, a tinta deve ser aplicada em três faixas horizontais e, em seguida, sombreie-as rapidamente em toda a área. Uma escova ou rolo é adequado para isso. Perto do final do processo, os movimentos da escova devem ocorrer de cima para baixo.
Se você quiser criar tiras originais de cores diferentes, precisará fazer uma marcação da base com antecedência e, em seguida, colar tiras de fita de papel sobre ela. A fita adesiva especial só pode ser removida depois que a tinta estiver completamente seca.
A tecnologia fornecida é a mais simples e direta. Se pretende decorar as paredes de uma forma mais original e inusitada, pode contar com ideias de design moderno que podem transformar o acabamento de forma irreconhecível. Vamos conhecê-los melhor.
Enfeites
Para criar um belo efeito de esmalte, a parede deve primeiro ser coberta com uma cor de base e, em seguida, com um pedaço de pano enrugado e seco pintado em um tom diferente, preencher aleatoriamente o padrão na superfície da tinta. Você também pode usar matéria-prima. Graças a esta "ferramenta" nas paredes você obtém ornamentos improvisados mais suaves.
Claro, você pode usar não apenas papel ou tecido para isso, mas também outras ferramentas.Por exemplo, pode ser uma esponja que forma um enfeite manchado ou um pincel que cria padrões incomuns com respingos.
Relevos texturizados
Se você quiser que a superfície das paredes seja gofrada, você deve usar cola ou tintas esmaltadas. Você pode torná-los ásperos e gofrados com a ajuda de dispositivos simples que são encontrados em quase todas as casas. Uma esponja comum é adequada para isso, assim como uma escova para roupas ou sapatos. Porém, vale lembrar que o esmalte ou a mistura de cola só podem ser usados depois que a camada de tinta de base estiver completamente seca.
Gradientes
Se você gosta de soluções fora do padrão, deve complementar a decoração com um gradiente criativo.
Para fazer isso, você precisa se preparar:
- 3 baldes de tinta em vários tons;
- Rolo e pratos especiais para ele;
- 2 escovas com cerdas duras e macias;
- Fita adesiva de papel.
Primeiramente é necessário mergulhar o rolo em uma tinta mais leve e aplicar na parede, espalhando por toda a área (do chão ao teto). É necessário aplicar a mistura em várias camadas para que o revestimento seja mais denso e confiável.
Divida a parede visualmente em 4 seções. Aplique a tinta mais escura no quarto inferior. Não se deixe intimidar por cores excessivamente saturadas e contrastantes e não se esforce para formar bordas perfeitamente lisas.
Agora você precisa conectar as metades claras e escuras da parede uma à outra. Mexa as duas cores em uma bandeja separada, mergulhe o rolo na mistura resultante e trace a tira no segundo quarto inferior da parede, ligeiramente sobre o primeiro quarto.
No terceiro quarto da base, deve haver uma cor de brilho médio. Via de regra, é o mais suculento. Após todas as etapas realizadas, apenas uma faixa permanecerá intacta, que é pintada na cor de base. Pincele delicadamente com um rolo e alise levemente a transição de médio para mais claro. Claro, você não pode fazer isso e deixar tudo como está - parecerá interessante e criativo.
No final de todo o trabalho, inspecione cuidadosamente a parede. Se lhe parecer que existe uma abundância de tinta escura ou clara, então não deve ficar chateado. Neste ponto, você ainda tem a opção de adicionar outra tonalidade para formar o conjunto de cores perfeito.
Para mais informações sobre como criar um gradiente ao pintar paredes, veja o próximo vídeo.
Belos exemplos
Para um corredor pequeno, uma pintura leve seria a melhor opção. Pode ser diluído com superfícies de realce para alvenaria ou alvenaria. No fundo de tinta bege ou creme, destacam-se portas e móveis em tons de chocolate.
Um conjunto de duas cores claras ficará bem no corredor. Por exemplo, podem ser listras verticais amarelas e brancas de largura média, alternando entre si. Em tal ambiente, um piso claro e um teto branco parecerão harmoniosos. Forneça iluminação brilhante e de alta qualidade neste espaço, e o corredor não parecerá apertado.
Dentro de uma aconchegante casa de madeira, uma parede de realce pintada em tons de branco, caramelo, bege ou café suave ficará espetacular. O resto dos pisos podem ser deixados intactos com sua estrutura de madeira natural. Para tais interiores, a solução ideal seria móveis, cujo estofamento repete a tonalidade da parede de realce, e as molduras são feitas de madeira.
Além disso, as paredes de madeira podem ser pintadas em tons delicados e pastel. Por exemplo, pode ser branco como a neve, azul claro, pêssego, caramelo e até opções cinzas. Os interiores com detalhes semelhantes parecem muito aconchegantes e aconchegantes.
No corredor, você pode decorar as paredes com tintas mais ousadas. Por exemplo, pode ser um revestimento vermelho escuro ou vinho, sobre o fundo com prateleiras decorativas para malas instaladas e móveis cinza com listras de coral. Coloque um tapete listrado preto e cinza no chão e uma pequena mesa com rodízios de estilo antigo.Tal interior será uma ótima solução para os amantes de soluções criativas e extraordinárias!
A tinta amarela resistente à umidade ficará bem em um banheiro com ladrilhos pretos em um pequeno quadrado e prateleiras de vidro. Use detalhes cromados em tal ambiente, bem como lâmpadas embutidas no teto em um formato quadrado moderno. O resultado é um conjunto elegante com um toque moderno.
Contra o fundo de uma lacônica pintura cinza-azulada, itens de interior aristocráticos ficarão ótimos: um sofá branco como a neve com detalhes pontiagudos nas costas, uma mesa de centro cinza-esbranquiçada com pernas curvas e uma poltrona-poltrona branca. A decoração de tal conjunto pode ser feita com almofadas em tons pastéis, baldes vintage com pedaços de madeira, bem como pequenas velas acesas sobre a mesa.
Um gradiente suave pode ser aplicado ao design do quarto. Esta pode ser uma transição suave de uma parede de realce de verde-azul para branco e colorido. Coloque madeira clara ou parquet no chão e coloque uma cama de estrado com lençóis de cores claras. Você pode completar um conjunto tão interessante com cortinas em tons de branco e azul, meio-fio pintado em estilo oriental e um tapete de chão em cor azul celeste.
O comentário foi enviado com sucesso.