Paredes para pintura: o procedimento para realizar trabalhos de reparo
O espaço de convivência deve ser bonito e aconchegante. Para torná-lo tal, você não pode fazer sem reparos. Na maioria das vezes, você precisa nivelar as paredes a fim de prepará-las para novas ações. A ordem de tal trabalho é muito importante, principalmente quando você decide preparar as paredes para a pintura, pois em caso de violação da tecnologia o resultado final não irá agradar em nada.
Características do trabalho
Em primeiro lugar, é importante cuidar do estoque, que deve estar com você. Isso vai garantir a agilidade do processo e sua qualidade, o que é muito importante. É melhor ter um cinzel ou martelo com você para remover a camada velha das paredes. Um martelo, uma escova de metal para furadeira ou lixadeira e uma escova macia ajudam a remover a poeira.
Se houver tinta na parede, ela deve ser removida com um secador de cabelo de construção., raspador, cinzel e espátula. Quanto a este último, o mais adequado para este tipo de trabalho será uma ferramenta com uma largura de 120-150 mm.
No caso de você estar removendo a cal, a primeira coisa que você deve ter é um borrifador e uma toalha grande. Você também pode usar um rolo com um grande pêlo, que umedecerá efetivamente a parede e removerá o revestimento desnecessário.
Se você precisar remover o papel de parede das paredes, prepare ferramentas como um borrifador, que deve conter água morna, e uma espátula.
Se as finanças permitirem, você pode comprar um vaporizador que o ajudará a separar rapidamente o papel de parede das paredes. Você também pode precisar de um rolo de agulhas.
Assim que o trabalho de limpeza for concluído, você precisa prosseguir diretamente para o nivelamento da parede, para a qual é necessária uma ferramenta diferente - um nível de construção, uma escova e um rolo com o qual o primer será aplicado, uma espátula de tamanho médio para massa de parede, um ralador manual ou esmeril para nivelar, uma broca com bicos para misturar o solução e um recipiente para ele.
Dependendo da sala em que o trabalho será feito, você usará uma ferramenta diferente.
Por exemplo, no banheiro, você precisará descascar os azulejos, talvez, em algum lugar para limpar a tinta das paredes. Se falamos de cozinha, então também pode haver ladrilhos parcialmente presentes, mas na maioria das vezes há papéis de parede nas paredes, que precisam ser descartados. O banheiro é geralmente pintado, mas em alguns casos pode haver um azulejo, portanto, o conjunto de ferramentas aqui pode ser diferente. No quarto, apenas o papel de parede é colado, pois o conjunto mais simples de pistola e espátula para este cômodo é o suficiente.
Vantagens e desvantagens
Quando planeia pintar paredes em interiores, deve ter em consideração todos os prós e contras dos materiais utilizados, em primeiro lugar, diz respeito às cores que escolhe.
As mais populares no momento são as opções de dispersão em água, entre as quais se destacam:
- Látex;
- Acrílico;
- Vinil;
- Com uma composição combinada;
- Acrílico látex.
É possível considerar as vantagens e desvantagens da pintura precisamente analisando cada uma das opções de pintura. Assim, as tintas látex têm uma camada de aplicação densa e uniforme, são elásticas e impermeáveis, o que permite lavar e limpar as superfícies que com elas forem pintadas. As desvantagens incluem o alto custo. Se você aplicar tinta látex como acabamento externo, ela desbotará muito rapidamente ao sol, mas durará muitos anos em ambientes fechados.
As tintas acrílicas são resistentes, permeáveis ao vapor e têm uma longa vida útil, que é sua vantagem indiscutível. Acrílico pode ser usado para pintar paredes internas e externas. As superfícies com tinta acrílica são fáceis de limpar e o brilho das cores não desbota com o tempo. Esta opção é mais freqüentemente usada para trabalhos de acabamento.
A finalidade da tinta de vinil é pintar os elementos internos da sala, não sendo utilizada para trabalhos ao ar livre.
Esse revestimento torna a parede espetacular e bonita, e tudo isso a um preço acessível, o que é uma vantagem indiscutível da utilização de tintas vinílicas.
Se se trata de tintas de composição mista, na maioria das vezes se destinam a locais onde se observam condições desfavoráveis, o que constitui uma vantagem indiscutível. As tintas acrílicas látex são altamente duráveis, à prova d'água, fáceis de cuidar e têm uma ótima aparência, o que também as coloca na linha de tintas que não apresentam desvantagens significativas.
As tintas modernas são produzidas sem odores fortes para que os trabalhadores não sintam desconforto durante as reparações, mas ao usar o esmalte não se pode evitar um odor forte e desagradável, o que o faz pensar com cuidado na escolha de tal tinta para qualquer revestimento.
Tipos de superfícies
Qualquer superfície que precise ser pintada deve ser perfeitamente plana, o que requer uma série de trabalhos preparatórios. Dependendo do material da superfície da parede, você precisará realizar diferentes ações. Paredes com gesso estão prontas para serem pintadas, mas considere como elas são lisas. Caso a superfície das paredes seja lisa e a camada de gesso também não esteja danificada, pode-se proceder imediatamente à massa ou acabamento com gesso decorativo. As paredes estucadas já estão prontas para serem pintadas com a tinta da sua escolha e a remodelação chega ao seu fim lógico.
Se as paredes da sala forem muito desiguais e o custo de nivelá-las for impraticável, a opção mais simples e conveniente seria usar drywall.
Com ele, você também precisará realizar uma série de pequenos trabalhos para que toda a superfície fique absolutamente plana, isso é especialmente importante na área de juntas e nos locais onde as chapas serão fixadas com parafusos auto-roscantes. O drywall precisa ser massa, então bem limpo e só então aplicado o primer. Quando todas as etapas forem concluídas, você pode começar a pintar ou aplicar papel de parede.
Quanto às superfícies de concreto ou simples alvenaria, aqui o escopo de trabalho é muito mais amplo.do que nas versões anteriores. Nesses casos, o alinhamento ocorre devido à solução de gesso, onde também são utilizadas balizas, para que o resultado seja o mais preciso possível. Se você tem medo de que a superfície que deseja pintar ou na qual pretende colar o papel de parede quebre com as mudanças de temperatura ou outros fatores, pode usar fibra de vidro, que protege as paredes de tais fenômenos e as fortalece.
Para conseguir a resistência e a lisura da superfície, é necessário utilizar uma pintura em tela de vidro, que é simplesmente colada na parede.
A textura dessa fibra de vidro pode ser muito diferente - de grossa e ranhurada a muito fina, como uma teia de aranha. É fácil trabalhar com esse material, e o resultado agradará por muitos anos, quando nem o calor, nem o frio, nem mesmo a umidade mudarão a aparência de sua pintura ou listras de papel de parede.
Como escolher a tinta?
Dependendo do que exatamente você vai pintar, você precisa usar a opção de revestimento correta. Existem tintas para trabalhos externos e internos. Eles diferem na resistência à umidade e resistência aos raios ultravioleta. No caso de precisarmos aplicar o primer na superfície antes de pintar, a primeira coisa que você obtém é uma tinta de primer, que também o ajudará a nivelar a superfície com a qual trabalhará.
Para uso interno, as tintas à base de água são as melhores, porque não têm um odor forte, são fáceis de aplicar e os pincéis são fáceis de limpar depois do trabalho. Caso seja necessário pintar um viveiro, então o melhor é usar tintas acrílicas e de dispersão aquosa que permitem que as paredes respirem, e não possua substâncias tóxicas na composição, pois são à base de água.
Se você estiver interessado em papéis de parede para pintura, eles também são pintados com tintas de dispersão aquosa.
No entanto, para o banheiro, você precisa usar uma opção completamente diferente. As mais adequadas aqui serão as tintas a óleo ou com brilho, que são feitas com base em um solvente. Sua vantagem será uma rápida absorção, fácil nivelamento e boa resistência à umidade e à abrasão.
Se você gosta desse tipo de tinta, é importante saber que também possui vários tipos de brilho, que estão indicados na embalagem.
Existem 6 opções no total:
- 90-100 - o mais alto grau de brilho;
- 60-89 - apenas tinta brilhante;
- 30-59 - opção semibrilhante;
- 11-29 - versão semi-mate;
- 6-10 - tinta fosca;
- 0-5 - super fosco.
No caso de ter uma superfície perfeitamente plana, não pode ter medo e usar tinta brilhante, que irá realçar favoravelmente a forma impecável da divisão. Para os casos em que há falhas, é melhor pintar as paredes com tintas mate, elas ajudarão a esconder todas as imperfeições. No caso de se pintar superfícies desconfortáveis, onde a tinta pode escorrer ou pingar no rosto, é melhor usar tintas tixotrópicas, que são mais espessas que as usuais, por isso são mais convenientes de usar.
Você pode entender como as paredes ficam bem pintadas no interior e se é conveniente pintar com base nas avaliações de quem já fez esse procedimento. Muitas pessoas notam que a geração atual de tintas é significativamente superior ao mesmo esmalte com o qual trabalharam anteriormente. A desvantagem do esmalte é que ele tem um odor forte, pungente e desagradável e, além disso, muitas vezes você pode observar gotejamentos se a superfície for pintada com uma camada espessa.
As tintas modernas são fáceis de aplicar e apresentam excelente desempenho.
Para não se confundir com a escolha, o melhor é consultar um especialista. Se os reparos forem feitos no berçário, é importante selecionar as tintas corretas para que o bebê não respire substâncias nocivas. O resultado da utilização de produtos à base de acrílico é surpreendente, segundo os compradores. Facilidade de aplicação, ausência de odores fortes, secagem rápida, aparência incrível e segurança absoluta - tudo isso fala por si. Para obter o mesmo resultado, você só precisa escolher o tipo certo de tinta, e seu ambiente logo brilhará com novas cores.
Preparando as paredes
Se você decidir pintar as paredes internas, deverá prepará-las para este procedimento. A primeira coisa a fazer é preparar a ferramenta que você vai precisar para o trabalho: espátula, lixa, massa, gesso, tela de arame, primer, rolo e pincéis. A tecnologia de trabalho é bastante simples. Primeiramente é necessário retirar da parede tudo o que não for necessário (massa, gesso, papel de parede), e só então proceder ao processo de nivelamento.
Para se livrar facilmente do papel de parede velho, é necessário umedecê-lo com água morna e remover com uma espátula. Se você tem papel de parede de vinil, você precisa andar sobre ele com um rolo de agulhas ou papel de parede "tigre", caso contrário a água não será absorvida a fundo o suficiente e não facilitará o processo de remoção do papel de parede. Você também pode usar soluções especiais para remover facilmente o papel de parede. Se forem muito densos, um vaporizador ajudará a removê-los, o que atua sobre a tela com vapor quente e facilita o seu travamento atrás da parede.
Se você precisar se livrar da cal, pode molhar e enxaguar com um pano e água morna. Você também pode usar uma espátula, que é simplesmente limpa da massa.A desvantagem desta opção será uma grande quantidade de poeira que vai voar pela sala, além disso, em termos de quantidade de tempo, esta é a opção mais cara. Ao trabalhar com uma espátula, use óculos de proteção e um respirador para manter a poeira longe dos olhos e do nariz.
No caso de haver uma trituradora e um aspirador de pó de construção, eles podem ser conectados e, em seguida, a cal pode ser removida rapidamente e sem criar confusão ao seu redor. Se você não tiver esses dispositivos, pode comprar uma solução especial de removedor de cal. Deve estar quente para melhores resultados.
Se precisar se livrar do gesso, que começou a rachar, faça-o bem e até o fim.
Se a camada não for espessa, basta molhar com água e retirar com uma espátula. Se houver lugares onde o gesso não sai, é necessário usar um cinzel e um martelo ou perfurador. Você pode usar uma lixadeira excêntrica, que é recomendada para ser conectada a um aspirador de pó de construção, para não respirar a poeira. Já o ladrilho é retirado da mesma forma - com um cinzel com martelo ou com uma broca de percussão.
Se houver tinta velha nas paredes, você pode removê-la usando uma broca com um bico em forma de malha abrasiva. Se a camada de tinta for espessa e ficar para trás em pedaços inteiros, você pode removê-la com uma espátula, que é longa e não é fácil. Se tiver dificuldade, pode usar um secador de cabelo de construção, que aquece a superfície e ajuda a limpar tudo muito mais rápido. Você pode tentar uma ferramenta especial "Rinse", que é aplicada à superfície e lavada após um certo tempo.
Depois de remover todos os revestimentos desnecessários da parede, você precisa inspecionar bem e reparar todos os buracos, rachaduras e rachaduras. É importante evitar que as fissuras se expandam, pois são aumentadas artificialmente, verificando os pontos fracos que podem cair com o tempo. Quando tudo estiver feito, com o auxílio de uma escova, a fenda é limpa de poeira, areia e outros resíduos, após o que é aplicado o primer. É importante chegar aos cantos mais remotos tratando-os com tinta de primer. Quando tudo está seco, a fenda se fecha. Os materiais mais comuns para isso são cimento, gesso, selante de polímero, massa de reparo ou espuma de poliuretano, que tem efeito de expansão.
Quando tudo estiver pronto, a fibra de vidro pode ser colada na parede para esconder possíveis imperfeições e evitar que no futuro apareçam em superfícies pintadas. Todos estes procedimentos podem ser feitos à mão, o principal é não ter pressa e fazer tudo com eficiência, então o efeito será adequado e a reparação irá deliciá-lo por muitos anos.
O papel de parede deve ser removido completamente, após o que a parede deve ser limpa, massajada e nivelada.
Se anteriormente havia tinta à base de água na parede, você pode removê-la com uma simples toalha de rosto, lavando o revestimento com água. A tinta a óleo e o esmalte são removidos com uma espátula ou uma broca especial em uma broca. As paredes rebocadas devem ser inspecionadas cuidadosamente quanto a defeitos, que, se houver, devem ser removidos.
Um primer ajuda a preparar a parede para a pintura., que é aplicado na superfície somente quando está totalmente preparado e não precisa ser ajustado. Após a preparação, você precisa esperar seis horas, após as quais você pode continuar trabalhando. Em seguida, você precisa trabalhar com massa, que é selecionada para o material de que a parede é feita. Se você tem uma alvenaria que não precisa rebocar, já que esse trabalho foi feito antes de você, você pode colocá-la imediatamente. Se você tiver uma parede de concreto, é melhor fazer uma rede de náilon nela.
Quando esta etapa for concluída, você pode usar a massa de acabamento.
Em seguida, vem o rejuntamento de todas as paredes até seu perfeito estado. Se aparecerem irregularidades, eles são processados novamente, após a secagem ocorre o lixamento novamente.
Se as suas paredes são feitas de gesso cartonado, é um pouco mais fácil trabalhar com elas. As etapas também se reduzem ao nivelamento da superfície com massa de vidraceiro.As juntas das lajes são equipadas adicionalmente com uma malha de reforço, sobre a qual é aplicada a massa. Com a ajuda de uma lixa de grão fino, a parede é lixada.
Alinhar a parede é a etapa mais importante que deve receber atenção suficiente.
Para não perder nada, é melhor usar uma lâmpada portátil, que o ajudará a ver todas as irregularidades, buracos e saliências na superfície. Quando tudo estiver concluído, a parede precisa ser preparada.
A placa de gesso é acabada com tintas à base de água.
Recomendações
Antes de limpar as paredes de tudo o que é supérfluo e prepará-las para a pintura, retire tudo da sala para que nada interfira durante o reparo. Se algumas ferramentas estão faltando, você precisa comprá-las ou solicitá-las por um tempo, caso contrário, pode não funcionar.
Quando o processo de limpeza das paredes começar, é importante saber que esta é uma das etapas mais longas de reparo, e você precisa estar preparado para isso física e mentalmente. Uma vez feita a limpeza, é necessário betumar todas as irregularidades e aguardar até que o material esteja bem recolhido e endurecido. Só então as paredes podem ser lixadas e niveladas. Se tudo correu bem, pode começar a aplicar o primer, mas no caso de haver irregularidades evidentes, é melhor repetir o procedimento de massa novamente do que viver com paredes curvas mais tarde.
A tinta com a qual você vai pintar o ambiente não deve ser apenas do tipo certo, mas também da cor certa. Para quartos escuros, as cores claras são obrigatórias, mas em quartos ensolarados você pode dispor de cores ricas e brilhantes, que darão ao quarto um ambiente inesquecível.
Lindos exemplos no interior
Para o hall, você pode usar uma grande variedade de esquemas de cores, e pintar neste caso ajuda muito, pois é muito simples destacar texturas e zonas semânticas usando uma cor diferente, e o efeito é incrível. Dependendo das suas preferências, o esquema de cores pode ser calmo se você preferir sentar em um ambiente aconchegante e bater um papo ou assistir seu filme favorito, ou brilhante e ligeiramente agressivo se você gosta de diversão, festas barulhentas e atividades ao ar livre, mesmo em casa.
Com a ajuda da pintura, você pode fazer um design maravilhoso do ambiente, criando imagens caprichosas ou formando uma bela imagem em sua parede. Na maioria das vezes, a solução de design é selecionada apenas para uma parede, que carrega a carga semântica principal. Caso contrário, o espaço da sala ficará sobrecarregado e, em vez da leveza e originalidade do interior, causará emoções negativas.
Como decoração original, pode-se usar a decoração da parede na forma de abstrações e vários pontos de cores que chamam a atenção e chamam a atenção. Neste caso, é importante não exagerar na cor e escolher o padrão certo que irá complementar o espaço da sua sala e torná-la especial.
Com a ajuda da pintura, você pode fazer não apenas um cômodo enfadonho e monótono, mas criar um cômodo luminoso e único no qual a fantasia e a imaginação lhe permitirão escapar mentalmente para muito além do apartamento, desfrutando do impulso criativo provocado por um ambiente agradável e confortável ambiente.
Para obter informações sobre como preparar adequadamente as paredes para pintura, bem como pintar, veja o próximo vídeo.
Sempre massa antes de pintar. Mas algumas massas ficam visíveis através da tinta e são muito antieconômicas.
O comentário foi enviado com sucesso.