Decoração de parede: opções de pintura em design de interiores
Pintar as paredes de um apartamento ou de uma casa particular é um processo muito importante que deve ser tratado com responsabilidade. Este tipo de acabamento é uma ótima alternativa ao papel de parede tradicional. Se quer tornar a sua casa não só acolhedora, mas também original, então precisa de tinta ou gesso decorativo.
Características de design
Apesar da rica variedade de vários materiais de acabamento, muitas pessoas ainda recorrem à boa e velha tinta. Se o aplicar nas paredes com cuidado e de forma correcta, obterá um interior muito harmonioso e acolhedor, no qual será agradável para si e para os seus convidados.
Uma ou outra cor das paredes pode ter um impacto significativo no humor e na atmosfera da casa.
Por exemplo, revestimentos muito escuros parecerão deprimentes e, em tais condições, é improvável que os membros da família tenham um humor positivo. Quanto às tintas interiores excessivamente heterogêneas e alegres, elas podem causar dor de cabeça. Isso sugere que a escolha de uma paleta específica no design doméstico deve ser levada muito a sério.
Uma característica distintiva das tintas modernas é que com a ajuda delas você pode esconder algumas das imperfeições das paredes.
Nem todas as misturas são adequadas para isso, mas não será difícil encontrá-las no armazém. Claro, neste caso não estamos falando de danos graves e muito perceptíveis ou irregularidades das paredes.
Deve-se notar também o desenho incomum, que se obtém com o uso de tintas de tonalidades adequadas. Basta entrar numa divisão com paredes pintadas para perceber de imediato a leveza, frescura e originalidade do conjunto.
Não pense que as paredes de realce de uma sala só podem ser formadas com a ajuda de um papel de parede clássico.
Nesse caso, você também pode usar tinta em um tom de cor contrastante ou ligeiramente diferente.
Adesivos especiais são frequentemente aplicados a esses detalhes no interior, demonstrando uma variedade de estampas e padrões.
Vantagens e desvantagens
As paredes pintadas têm suas próprias vantagens e desvantagens.
Portanto, os aspectos positivos do acabamento da pintura incluem:
- A capacidade de esconder rachaduras em sua textura e outros pequenos defeitos.
- A capacidade de mudar a cor das paredes ao longo do tempo. Se você de repente quiser pintar as superfícies de sua casa, isso será fácil.
- Lavável. Paredes com acabamento em pintura de alta qualidade e durabilidade podem ser lavadas e limpas várias vezes. Esta característica é especialmente relevante se crianças pequenas morarem em um apartamento ou casa, que muitas vezes mancham e pintam revestimentos de parede com canetas, tintas e canetas hidrográficas.
- Grande variedade. É impossível não notar a bela variedade de tintas. Hoje, cada comprador pode escolher por si mesmo o esquema de cores de sua tonalidade favorita para decorar sua casa.
- Seleção de superfícies. Se antes a textura e a superfície de todas as tintas eram iguais, hoje diferentes misturas podem diferir em sua execução. Hoje, as lojas de materiais de construção oferecem acabamentos brilhantes, acetinados ou aveludados exclusivos em uma variedade de cores.
Apesar das muitas qualidades positivas, as paredes pintadas têm suas desvantagens:
- Preparando as paredes. Antes de aplicar tinta em pisos, eles devem ser cuidadosamente preparados, o que muitas vezes leva muito tempo. A superfície das paredes deve ser perfeitamente plana e limpa, caso contrário, várias irregularidades e rugosidades serão visíveis.
É importante notar aqui que nem todo artesão doméstico dará conta desse trabalho. Via de regra, os proprietários recorrem a especialistas, o que requer gastos adicionais.
- A complexidade da aplicação. Se você quiser cobrir todas as paredes perfeitamente na primeira vez, então você deve considerar que sem certas habilidades e experiência, será quase impossível lidar com esta tarefa.
- A necessidade de limpeza periódica. As paredes pintadas de um apartamento ou casa particular devem ser lavadas de vez em quando. Se você negligenciar esse processo, eles gradualmente começarão a absorver a poeira e até mesmo a fuligem que é indescritível aos olhos. Depois de um tempo, as partículas simplesmente obstruirão os poros do revestimento da parede e ele irá parar de "respirar".
- O alto custo das tintas de design. Pintar todas as paredes de uma determinada sala com uma cor não é a solução mais original. Para diversificar o design de interiores, vale a pena aplicar vários padrões e padrões aos pisos. Para isso, são necessárias tintas de design, que são bastante caras.
Infelizmente, não existem materiais de acabamento ideais no mercado, e cada um deles tem suas desvantagens. Quão sérias são as desvantagens listadas das tintas de parede - cada consumidor decide por si mesmo.
Claro, muito depende dos próprios proprietários. Se você tratar os revestimentos de parede com cuidado, não se esqueça de lavá-los, pois eles durarão muito e ficarão atraentes.
Além disso, não economize na compra de tinta. Uma composição de baixa qualidade pode perder rapidamente sua aparência estética e terá que ser trocada por uma nova.
Como escolher uma cor?
Como já foi mencionado, a cor do acabamento da parede desempenha um papel importante no design de interiores. É ele quem define o tom e o clima de todo o conjunto, por isso sua seleção deve ser feita com cuidado e deliberação.
É improvável que as cores pastéis saiam de moda. Essas escamas se distinguem por sua ternura e suavidade. Em uma sala com paredes em tons pastéis, você se sentirá calmo e tranquilo, portanto, os designers recomendam recorrer a essas paletas no design dos quartos.
As cores clássicas também são muito populares em apartamentos e casas, mas você deve ter um pouco mais de cuidado com elas.
Por exemplo, uma cor branca fresca, capaz de expandir visualmente o espaço, em seu excesso pode formar uma imagem repulsiva do interior, que lembra um quarto de hospital.
Para se livrar dessa impressão, os designers recomendam o uso de uma variedade de acentos brilhantes ou detalhes coloridos de decoração e tecidos que podem facilmente diluir a brancura excessiva.
Além disso, tintas muito leves são facilmente sujas. Por exemplo, paredes bege, creme claro ou as mesmas paredes brancas ficarão sujas fácil e rapidamente. Eles precisarão ser lavados com mais freqüência do que outras cores.
Tons escuros clássicos (preto, marrom escuro, cinza) também devem ser usados com cautela. Essas paletas devem ser evitadas quando se trata de uma sala pequena, pois podem torná-la visualmente ainda mais apertada.
É aconselhável usar paletas escuras em pequenas quantidades. Por exemplo, você pode pintar uma das paredes de uma sala bege com um tom de chocolate. Isso criará uma superfície de destaque atraente.
Combinações contrastantes de cores claras e escuras parecem interessantes.
Como regra, essas combinações são usadas no design de interiores modernos. No entanto, nem todo mundo gosta desses conjuntos. Algumas pessoas acham contrastes muito ousados e irritantes.
Na decoração da casa, você também pode usar cores brilhantes e saturadas. Estas cores alegres podem dar vida ao interior e torná-lo positivo.Se você pintou as paredes do cômodo com cores ricas, a mobília em relação ao fundo deve ser discreta. É aconselhável escolher peças de interior de cores calmas e neutras. Se absolutamente todos os componentes da situação forem feitos em cores fortes, será desconfortável estar nele.
Muitos designers aconselham pintar paredes nas seguintes cores atraentes:
- Verde calmante.
- Rosa "doce".
- Azul profundo ou esmeralda.
- Amarelo positivo.
- Laranja suculenta.
- Caramelo.
- Creme.
- Um tom neutro de marfim.
- Céu azul.
- Branco clássico e bege.
- Preto e castanho escuro (com moderação).
Lindas combinações
Cores diferentes podem ser combinadas em um interior. Essas soluções parecem muito mais interessantes do que um único esquema de cores. A seleção dos conjuntos de cores depende não apenas das preferências de gosto dos proprietários, mas também do estilo do interior.
Você pode usar vários tons diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, podem ser cores contrastantes umas com as outras, dividindo a sala horizontalmente. Se você gosta de soluções brilhantes, mas não irritantes, deve dar uma olhada mais de perto na combinação de branco / cinza claro (na grande metade inferior) e vermelho / laranja (na parte superior das paredes - sob o teto).
Em interiores clássicos, diferentes formas de combinar cores cinzas (com uma diferença de alguns tons) serão adequadas. Eles também podem ser diluídos com superfícies marrons ou bege. O principal é se ater a cores calmas e neutras.
As combinações de acentuação parecem harmoniosas em muitos interiores. Por exemplo, uma das paredes de uma sala pode ser pintada em uma cor contrastante ou em uma cor que difere em alguns tons.
Os clássicos incluem revestimentos de parede com listras horizontais ou verticais. Se falamos de papel de parede, tudo é muito mais simples do que com tinta. Porém, mesmo com essas misturas, você pode tornar as paredes "listradas". É permitido combinar listras de tons contrastantes e calmos e discretos, por exemplo, rosa e pêssego ou bege e caramelo.
Nos últimos anos, as cores com efeito ombre e gradiente têm sido reconhecidas como uma tendência.
Esse acabamento representa uma transição gradual de uma tonalidade para outra (por exemplo, de claro para escuro ou de escuro para claro) na superfície das paredes. Essas soluções exclusivas são perfeitas para estilos de interiores modernos.
Você não deve usar várias cores brilhantes em uma sala que contrastem fortemente entre si.
Essas soluções de cores não só irritam os membros da família, mas podem "quebrar" visualmente o layout e distorcê-lo visivelmente.
Idéias para salas diferentes
Cores diferentes são adequadas para salas diferentes, por exemplo:
- Para quarto a melhor opção seriam pastéis delicados e cores calmas. Contrastes nítidos devem ser evitados. Recomenda-se escolher exclusivamente formulações de alta qualidade de marcas bem conhecidas.
- Para cozinha cores frias e quentes são adequadas, por exemplo, rosa, pêssego e branco neve ou esmeralda. O principal é bater corretamente as paredes com móveis e decoração.
- No quarto você pode recorrer a experimentos com cores. Podem ser cores calmas e vivas, assim como suas combinações originais. Não se esqueça da seleção correta de móveis para a sala de estar para esses revestimentos de parede.
- O corredor é melhor organizar em tons claros, caso contrário, parecerá muito apertado e sombrio.
- As paredes da varanda recomenda-se pintar com composições de tons naturais (gramíneo, marrom, cinza). Os revestimentos pintados, complementados por tijolos decorativos ou pedra, parecem especialmente impressionantes e elegantes.
Preparando as paredes
Antes de pintar as paredes internas da casa, é necessário prepará-las. Para começar, os revestimentos antigos são removidos e a base é verificada quanto a rachaduras e defeitos grosseiros. Se necessário, você precisa aplicar massa nas paredes.
Além disso, os especialistas recomendam o uso de um primer acrílico especial como base para a pintura.Isso tornará o novo revestimento mais resistente ao desgaste e durável.
Se se trata de uma casa de madeira ou de uma parede no interior de uma habitação, forrada com ripa, então, nessas condições, deve-se realizar um esmerilhamento de alta qualidade das superfícies das paredes, retirando-lhes toda a sujeira. Remova a tinta velha, se houver. Se o revestimento anterior for difícil de remover, então a base pode ser lavada com composição de refrigerante a 2%, em seguida, massa, cubra com óleo de linhaça e passe um primer.
Agora você deve proceder ao tratamento de superfície com um composto especial para massa e prosseguir diretamente para a pintura.
Na preparação das paredes para pintura, apenas misturas de marca de alta qualidade devem ser usadas, caso contrário, a composição ficará imprecisa e muitos defeitos da parede não poderão ser ocultados.
Faça todo o trabalho com cuidado. Não deixe poeira, sujeira ou outros contaminantes nas paredes, caso contrário, eles se manifestarão na pintura nova.
Dicas úteis para pintura
Para que a pintura das paredes da casa ou apartamento não te traga uma contínua desilusão, você deve considerar as seguintes dicas simples:
- Freqüentemente, a pintura interna é aplicada em várias camadas. Isso é especialmente verdadeiro para a mistura à base de água. Como regra, ao usá-lo, você não precisa esperar que a próxima camada seque antes de aplicar a próxima. Se você cobrir essa composição em uma camada, ela parecerá desleixada.
- Se você estiver pintando uma sala grande, é melhor usar rolos de alta qualidade projetados para pintar superfícies diferentes. Os especialistas aconselham a compra de ferramentas de pele com uma pilha longa e a aplicação de tinta com elas em grandes doses.
- Ao passar para a aplicação da camada final, vale a pena usar um rolo com vilosidades de comprimento médio.
- É muito difícil realizar de forma independente uma preparação e pintura competentes das paredes. Se você duvida de suas habilidades, é melhor recorrer a especialistas.
- Recomenda-se usar apenas tintas confiáveis e de alta qualidade em tons adequados. Por exemplo, muitas marcas americanas e alemãs com ótimas críticas têm ótimos produtos. Esses produtos são mais caros, mas têm uma aparência melhor e duram mais.
Lindos exemplos no interior
Os fãs de soluções não padronizadas devem adotar cores brilhantes e incomuns. Por exemplo, uma rica mistura de tons azul-turquesa será uma escolha extraordinária para um quarto com piso de parquete escuro, móveis brancos como a neve e aparadores / cômodas de madeira.
O tom cinza suave das paredes é uma solução excelente e versátil. Contra esse fundo, conjuntos de cozinha brancos como a neve, cantos macios em bege, cadeiras e mesas pretas contrastantes, bem como detalhes feitos de madeira de todos os tons ficarão ótimos.
As tintas de interior com um agradável "verde" podem ser utilizadas com segurança em conjuntos com tecidos ricos ou pastéis e móveis em tons claros clássicos (opções de branco, bege). O piso em tal ambiente pode ser claro ou escuro, mas é melhor deixar o teto branco como a neve.
Paredes de realce sempre chamam a atenção e decoram o interior. Assim, em uma grande sala de estar com paredes pintadas de branco, você pode organizar uma inserção de realce com tinta roxa. Pendure uma TV nesta cobertura e coloque um sofá e poltronas na frente dela.
Você aprenderá mais sobre as complexidades de uma pintura de parede de sucesso no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.