Como pintar as paredes de um apartamento: reparos faça você mesmo

Contente
  1. Por onde começar?
  2. Escolha de tinta
  3. Cores e design
  4. Cálculo de quantidade
  5. Preparação da superfície
  6. Tecnologia de pintura
  7. Dicas úteis
  8. Exemplos interessantes no interior

Hoje, a decoração de parede com pintura é muito popular. Este método é considerado orçamentário e fácil de criar o conforto do seu próprio interior. Antes de efectuar os trabalhos de acabamento, é recomendável familiarizar-se com a técnica de pintura de paredes em interiores para poder usufruir do resultado no futuro.

Por onde começar?

Ao começar a pintar as paredes de um apartamento com suas próprias mãos, você precisa levar em consideração algumas das nuances e recomendações de especialistas:

  • O primeiro passo é medir a área a ser pintada. Isso é necessário para não se confundir com a quantidade de tinta adquirida.
  • É necessário preparar adequadamente a base para a coloração usando uma tecnologia especial.
  • A tinta é aplicada em camada fina, caso contrário pode inchar.

Escolha de tinta

É necessário familiarizar-se com os indicadores recomendados de um determinado produto.

Deve atender a certos requisitos, que incluem:

  • Segurança.
  • Amizade ambiental.
  • Tempo de secagem ideal.
  • Preço aceitável.

A escolha da tinta depende do tipo de superfície original e onde a tinta é aplicada. Afinal, a tinta resistente à umidade é adequada para o banheiro. Para a cozinha, é melhor usar tintas com qualidades resistentes ao desgaste, uma vez que a superfície da parede está exposta à poluição constante. Para o corredor e o corredor, você precisa de uma variedade que seja resistente à abrasão.

Os itens a seguir são muito populares entre os compradores:

Óleo

As tintas a óleo são produtos à base de óleo de linhaça. As vantagens desse tipo de tinta são a alta resistência ao desgaste e à umidade. Recomenda-se a utilização deste material em banheiros, cozinhas. A vida útil pode durar mais de sete anos, mas isso só é possível com os devidos cuidados.

A única desvantagem da tinta a óleo é um odor desagradável e pungente que desaparece por muito tempo.

A base de água

A composição dos materiais de coloração à base de água é baseada em uma emulsão de acetato de polivinila. Este acabamento apresenta uma série de vantagens: é um produto ecologicamente correto, de uso seguro, que se distingue pela variedade de tonalidades de diferentes cores, facilidade de uso e secagem rápida das áreas pintadas. Esta pintura de parede é recomendada em apartamentos e casas onde haja crianças pequenas ou pessoas com alergias. Existe uma desvantagem: a aplicação é possível a uma temperatura de +5 graus.

De acordo com suas qualidades inerentes, as tintas à base de água são divididas em:

Acrílico

Alguns tipos dessas tintas são adequados para pintar ladrilhos cerâmicos em banheiros, a composição do material de coloração permite limpar as paredes com um pano úmido. Devido à sua composição, este material pode ser utilizado para pintura de MDF, tijolo, madeira, vidro.

Silicone

O revestimento de silicone tem boa respirabilidade. Esse material pode ser lavado com detergentes especiais.

Este revestimento pode ser aplicado na parede com pequenos defeitos (até 2 mm), ocultando todas as irregularidades.

Látex

Os materiais de látex são os mais resistentes à umidade. Após a pintura e secagem, as superfícies não são afetadas pela água, permanecendo inalteradas. A única desvantagem de tal produto é um cheiro desagradável durante a pintura.

Mineral

Variedades à base de água mineral são duráveis ​​à sujeira. É conveniente aplicar tal composição na superfície de paredes de tijolo, concreto ou gesso. A cal apagada e o cimento presentes na composição ajudam a tinta a aderir melhor à superfície de trabalho.

Cores e design

Um grande número de soluções de cores permitem que você concretize seus pensamentos criativos, criando um interior único no apartamento. Tintas camaleão contendo madrepérola criam efeitos incomuns em diferentes condições de iluminação. Do lado de fora, você pode pensar que as paredes são cobertas com tecido de seda. Eles fazem materiais de coloração com efeito aveludado, que incluem partículas coloridas sólidas de vários materiais (areia, conchas, minerais, pedras). Após a aplicação de tal produto na superfície, o efeito de um tecido aveludado é criado.

Os fabricantes adicionam brilhos a uma grande variedade de decorações para melhorar a decoração, permitindo-lhe alcançar a originalidade e a magia do interior.

Quanto às soluções de cor, as possibilidades de composições de cor são ilimitadas. Eles obedecem ao estilo específico da sala, ao fundo geral ou ao contraste com ele. A mais popular é a tinta branca: esta cor é universal, através dela é possível destacar qualquer área da sala, dando-lhe exclusividade, enchendo o espaço de luz. Esta sombra é especialmente valiosa em interiores com estilos que abundam em madeira maciça. Nesse espaço, você não pode prescindir da seleção dos planos, caso contrário a textura da árvore perderá sua expressividade. Neste caso, a tinta branca é adequada para realçar o teto.

Os tons de cores mais valiosos hoje são naturais, próximos ao bege e ao marrom. Eles permitem que você refine a textura do piso de madeira. Para paredes de banheiro, você deve usar tons de azul, mar, areia. Uma excelente solução seria decorar a área de destaque com um simples desenho usando tintas. Ao mesmo tempo, as tonalidades do material podem ser diferentes: ao adicionar cor, hoje você pode escolher o tom perfeito.

Cálculo de quantidade

Antes de pintar as paredes, você precisa calcular a quantidade de material de coloração:

  • O primeiro passo é medir a área da superfície a ser pintada (recomenda-se medi-la junto com as aberturas das janelas e portas, fazendo uma margem).
  • A precisão do cálculo depende do número de camadas de tinta.
  • Multiplique o comprimento pela largura da área, depois correlacione com o consumo indicado na embalagem da própria tinta. Normalmente o fabricante indica quantos metros quadrados. m. da superfície de trabalho é o volume suficiente de uma lata.
  • À despesa resultante, acrescente mais 15% do material para despesas imprevistas. Isso eliminará a desvantagem (nem sempre é possível selecionar idealmente o material em falta).

Preparação da superfície

Preparar paredes para pintura é uma excelente oportunidade para eliminar todos os defeitos e irregularidades na superfície das paredes. Antes de iniciar o trabalho, é necessário liberar o ambiente de móveis e itens de decoração. A mobília é retirada da sala ou coberta com uma película especial. Os pisos são forrados com jornais ou papelão.

Todos os itens de decoração das paredes devem ser removidos, o que eliminará o aparecimento de respingos de tinta.

A superfície das paredes deve ser limpa de vários contaminantes com uma escova dura (sujeira, poeira, soluções de gesso). As fissuras e fissuras existentes são cuidadosamente reparadas com massa ou mistura de gesso com auxílio de uma espátula, após o que essas áreas são alisadas com lixa para formar um brilho. Se a superfície tiver uma camada de tinta velha, deve ser raspada. O papel de parede pode ser removido umedecendo previamente com água. Se o papel de parede estiver bem colado sem deixar elementos, você pode deixá-lo ligado, pintando diretamente sobre ele. Após a remoção do papel de parede, a parede deve ser lavada com água e detergente.O papel de parede impermeável é muito mais difícil de remover: para umedecê-lo é necessário fazer uma incisão em determinado local para despejar a água.

Antes da pintura, a superfície deve ser tratada com um primer. Isso proporcionará uma melhor aderência da tinta à superfície. É necessário aplicar 1 a 2 demãos de primer em toda a área pintada, evitando o aparecimento de marcas mate. Isso se aplica não apenas a superfícies de concreto, mas também a paredes de drywall.

Se a parede estiver em boas condições e sem imperfeições, você pode simplesmente lavá-la e aspirar. A pintura da parede deve ser iniciada após a secagem completa do primer (o tempo pode variar de 2 horas a um dia). A etapa final na preparação das paredes é desligar a eletricidade da rede.

Recomenda-se cobrir as tomadas e interruptores com fita adesiva ou fita adesiva.

Tecnologia de pintura

Para a pintura de paredes de um apartamento, a tinta à base de água é usada principalmente.

Atende a todos os indicadores de qualidade necessários, diferenciando-se em:

  • curto tempo de secagem;
  • segurança;
  • uma variedade de tons;
  • fácil de usar.

Antes de pintar, você deve estocar o essencial:

  • pintar;
  • fita adesiva;
  • Luvas e óculos de proteção;
  • escova e rolo;
  • bandeja para material de coloração.

Antes de aplicar a composição de coloração nas paredes, é necessário adicionar cor ao material de acabamento. É melhor diluir toda a tinta, caso contrário, não funcionará criar a mesma cor em todos os recipientes. Em pratos preparados, em batedeira ou manualmente, a tinta deve ser diluída em água (se for grossa) para obter uma consistência homogênea, em seguida, adicionar a cor em pequenas porções. A adição gradual de cor permitirá que você escolha a tonalidade desejada com a maior precisão possível.

Se for necessário tingir uma pequena seção da parede ou aplicar listras multicoloridas, use fita adesiva para uma separação uniforme. Para colar uniformemente, use um nível (laser ou álcool). A altura da colagem depende dos gostos e preferências individuais. A fita adesiva deve ser colada firmemente, sem bolsas de ar, caso contrário, a tinta vazará e a linha ficará irregular.

Recomenda-se começar a pintar paredes de portas ou janelas com um pequeno rolo. Ao aplicar tinta a óleo, é melhor usar uma variedade de pincéis de cerdas naturais. Para não manchar os materiais da porta, é melhor pintar a superfície com um pincel pequeno nas bordas. Escovas pequenas são usadas para obter linhas retas na área de eletrodomésticos. Depois de aplicar a tinta nas áreas problemáticas e nos cantos da sala, você pode passar para o restante das superfícies da parede.

A pintura da parede é feita com um grande rolo. Procure aplicar o corante em uma camada uniforme, evitando riscos e gotas. O movimento do rolo deve ser vertical. Assim que as lacunas aparecerem, é hora de mergulhar o rolo na tinta. Recomenda-se a utilização de um grande rolo com bandeja de tinta para acelerar o processo de pintura. A bandeja deve ser preenchida até um terço com o material de coloração, caso contrário não será possível mergulhar o rolo. Isso evita que a tinta saia da bandeja. Para que fique uniformemente distribuído no rolo, deve-se deslizar para frente e para trás sobre a tinta e, a seguir, com o mesmo movimento ao longo da parte externa da bandeja.

A aplicação da segunda camada de tinta só é possível após a secagem completa da anterior. Caso contrário, a coloração das paredes será desigual, diferindo nas lacunas. Todos os defeitos resultantes da pintura são corrigidos com rolo. Depois de verificar a uniformidade e uniformidade da coloração, você pode começar a remover a fita de montagem. Isso deve ser feito antes que as camadas do material de coloração sequem. Normalmente, o tempo de cura da tinta é de 24 horas, mas pode variar dependendo da temperatura da sala e do tipo de tinta. Na hora da cura, evite o contato de poeira e sujeira nas superfícies pintadas.

Dicas úteis

Recomenda-se testar o produto antes de aplicar as matérias-primas da tinta nas superfícies exigidas. Experimente pintar uma pequena área da parede. Se, após a secagem completa da tinta, você ficar satisfeito com o resultado, poderá aplicar o produto em toda a superfície das paredes. Para neutralizar rapidamente os odores ruins, coloque vinagre destilado em uma tigela.

Armazene latas de tinta e ferramentas de pintura fora da área de estar. Caso não seja possível, vale a pena embrulhar o material em um saco plástico e amarrar. A pintura da parede deve ser feita estritamente em uma área ventilada. Para isso, é necessário abrir todas as janelas e portas.

Pode-se usar um leque direcionado para a janela, criando uma corrente de ar no apartamento.

Antes de pintar as paredes do banheiro, é necessário tratar as superfícies com um anti-séptico especial para que no futuro não se formem mofo e bolor. Não aplique a tinta em camada muito grossa, caso contrário ela se espalhará, após a secagem, surgirão ondas. Se forem encontrados defeitos e irregularidades da primeira camada de tinta, pode-se massagear, limpar e depois pintar. A ferrugem da superfície das paredes é removida com água quente, após o que o avião é tratado com sulfato de cobre.

Exemplos interessantes no interior

Efeitos impressionantes podem ser obtidos aplicando tinta nas paredes de várias maneiras. Considere as idéias mais populares de interior que você mesmo pode criar.

Combinação

Você pode usar uma combinação de diferentes tons. O principal é que as cores se combinam. Ao usar transições quase imperceptíveis, é melhor usar uma cor como base, usando vários de seus tons, ou pintar a superfície com dois tons combinados (por exemplo, bege e cinza claro). A coloração gradiente é muito popular, que é uma transição suave de tons claros para mais escuros, ou uma transição de uma cor para outra (por exemplo, azul e vermelho, branco e preto, verde e amarelo). A coloração gradiente parecerá completamente diferente quando aplicada com linhas e padrões curvos.

Limites

Criar certos limites nas paredes parece moderno, sofisticado e elegante. Além disso, as bordas permitem dividir uma grande sala em áreas separadas. Muitas vezes acontece que as fronteiras são desiguais. Para esconder falhas, elementos decorados (painéis, bordas, listras) são usados. Esta coloração é adequada para qualquer sala. Se você aplicar decoração na forma de uma faixa brilhante, obtém um minimalismo original ou estilo de alta tecnologia.

Divisão horizontal

Neste caso, é permitido o uso de cores diferentes. Por exemplo, parte inferior branca superior preta. A borda deve ser desenhada em 2/3 do chão. Para aumentar visualmente a altura das paredes, é melhor usar cores escuras para pintar a parte inferior e pintar a parte superior com cores claras (o branco é uma boa opção). É possível usar um grande número de faixas horizontais estreitas que aumentam visualmente a largura da sala, mas neste caso o teto pode parecer baixo.

Acentuando a parede

O destaque de uma parede é a seleção de uma parede específica.

Esta opção é usada no interior de duas maneiras:

  • Usando um tom mais escuro da mesma cor do resto das paredes.
  • Aplicando uma cor diferente que corresponda ao tom de base.

Devido a este método de coloração, toda a atenção será dada precisamente à parede. Nos quartos é preferível usar tons suaves, nos quartos das crianças recomenda-se a aplicação de cores vivas que as crianças gostem.

Stencils

Uma forma fácil de aplicar a pintura é feita com estênceis especiais, que podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens. Você mesmo pode fazê-los. Desenhos de estêncil são aplicados à camada de tinta de base, que pode ser um acréscimo à imagem do interior.

quartos

Pintar as paredes e escolher uma paleta de cores depende da finalidade da sala. Para o quarto das crianças, é melhor usar tons claros delicados. É melhor não aplicar sombras chamativas nos quartos; tons suaves e calmos que criam conforto são apropriados aqui. Para a sala de jantar e cozinha, recomendamos o uso de cores vivas (por exemplo, laranja, branco e rosa). A tecnologia de pintura de parede pode ser chamada de criativa. Com as próprias mãos, usando tinta, você pode criar várias obras de arte, adicionando exclusividade ao interior.

Para informações sobre como pintar as paredes de um apartamento com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário