Alvenaria de parede em um tijolo
O assentamento de tijolos é considerado um trabalho de construção responsável há séculos. O método de alvenaria de 1 tijolo está disponível para não profissionais. Em termos de velocidade, pedreiros experientes, é claro, não podem ser vencidos, mas sua própria precisão é gratuita. Aqui, como em outros casos de construção, a velha regra "o trabalho do mestre está com medo" é relevante.
Tipos de tijolo
O tijolo por sua qualidade afeta muito as propriedades da estrutura. Os tijolos vermelhos de cerâmica clássicos são feitos a uma temperatura de 800-1000 graus. O clínquer difere da cerâmica apenas por sua temperatura de produção mais alta. Isso aumenta a durabilidade. O tijolo sílico-calcário é mais pesado, dificultando a instalação, assim como o isolamento térmico deficiente e a baixa resistência à umidade. Uma certa vantagem é o preço mais baixo, mas isso é conseguido devido à qualidade das matérias-primas. O tijolo Fireclay é uma argila refratária que não se deteriora em altas temperaturas. Refratário é usado para fogões e lareiras, suas propriedades de trabalho são aquecimento rápido e resfriamento lento.
Além dos materiais usados para a fabricação, os tijolos diferem nas características de design. Eles são encorpados e ocos. Os primeiros não são suscetíveis ao congelamento, evitam a penetração de umidade e são adequados para estruturas com cargas pesadas. Os tijolos ocos são usados onde são necessárias leveza e boa condutividade térmica.
Características de alvenaria de uma fileira
Uma casa de tijolos é um conjunto de pequenas peças firmemente conectadas que criam uma estrutura monolítica. Qualquer tijolo tem três dimensões: comprimento, largura e altura. Quando se trata de assentamento em uma fileira, entende-se que a espessura dessa fileira é igual à maior dimensão. Na versão padrão do tijolo, mede 25 centímetros. Acima de vinte metros, um tijolo não é colocado em uma linha devido a um aumento crítico na carga. Nesses casos, é usada alvenaria com várias filas.
Um tijolo é um pedaço de argila processada termicamente em uma forma padrão. Cada lado do produto tem seu próprio nome. O pastel é o lado maior, o lado do meio é a colher e o lado menor é o cutucão. A qualidade de produção moderna é tal que, antes do assentamento, é aconselhável verificar como se combinam exatamente os tamanhos dos diferentes lotes dos produtos obtidos. A qualidade do design futuro depende disso.
1 alvenaria de tijolo é usada para a construção de pequenos edifícios e divisórias. Um ponto extremamente importante quanto à qualidade futura do edifício é a geometria do tijolo. As bordas devem divergir estritamente em 90 graus, caso contrário, defeitos estruturais não podem ser evitados. Para aumentar a resistência da alvenaria, as costuras verticais devem ser feitas com um offset. A recepção do deslocamento da costura é chamada de curativo. Colocar uma linha com a menor face final do tijolo para fora é chamado de topo. Se colocar o tijolo com o lado mais comprido, trata-se de uma colocação de colher.
Regra de uma única linha: a primeira e a última linhas são sempre ligadas. Nestes casos, tijolos quebrados ou danificados nunca são usados. A alvenaria de corrente é um método em que as fileiras de corno e colher se alternam o tempo todo. O correto posicionamento dos cantos garante o sucesso do restante dos detalhes.Ao erguer um edifício, primeiro são feitos dois cantos, que são conectados por fileiras de tijolos, depois vem a virada do terceiro canto, que também está conectado. O quarto canto cria um perímetro completo. As paredes são sempre construídas em torno do perímetro. Em nenhum caso você deve construir paredes uma por uma.
Para a construção de um pilar ou estrutura com coluna, é necessária a colocação de 1,5-2 tijolos. A alvenaria de uma fileira é aplicável na construção do porão da casa. Neste caso, trata-se de chalés de verão para uso sazonal, banhos, pequenos anexos. Conforme já mencionado, a alvenaria de parede simples é aplicável apenas para a construção de edifícios baixos.
Pagamento
Um tijolo padrão é um produto de 25 centímetros de comprimento, 12 centímetros de largura e 6,5 centímetros de altura. As proporções são bastante harmoniosas. Conhecendo o tamanho de um tijolo, é fácil determinar a necessidade quantitativa de sua aplicação. Acredita-se que se a junta de argamassa tiver 1,5 centímetro, serão utilizados pelo menos 112 tijolos para cada metro quadrado de alvenaria. No entanto, o tijolo que estava disponível após a produção e transporte pode não ser ideal (com cavacos, etc.), além do que o empilhador pode não ter habilidades muito boas. Nesse caso, é apropriado adicionar 10-15% da quantidade necessária de material à quantidade calculada.
112 tijolos por metro quadrado transformam-se em 123-129 peças. Quanto mais experiente o trabalhador, menos tijolos adicionais. Assim, 112 tijolos por 1 metro é um mínimo teórico e 129 peças é um máximo prático. Vamos considerar o exemplo mais simples de cálculo. A parede tem 3 metros de altura e 5 metros de comprimento, perfazendo uma área de 15 metros quadrados. Sabe-se que 1 metro quadrado de alvenaria de uma fileira requer 112 tijolos padrão. Como são quinze metros quadrados, o número de 1.680 tijolos precisa ser aumentado em mais 10-15%. Como resultado, não mais do que 1932 tijolos são necessários para colocar a parede especificada.
Qual deve ser a solução?
A argamassa é um produto de fundamental importância que garante a confiabilidade da estrutura. Contém apenas três elementos: cimento, areia e água, que podem ser misturados em várias proporções. A areia deve estar seca e peneirada. Depois que a areia é misturada com cimento e preenchida com água, a mistura resultante é completamente misturada. A água ocupa inicialmente 40-60% do volume. A massa resultante deve necessariamente atender aos requisitos de plasticidade.
Quanto mais alto o grau de cimento, menos volume é necessário. Além disso, a marca do cimento determina sua resistência. M 200 pode suportar uma carga de 200 quilos em um volume de um centímetro cúbico, M 500 - respectivamente 500 quilos, etc. Se a marca for inferior a M 200, a solução de concreto e areia deve ser feita um a um. Se o concreto for mais resistente, a argamassa é feita de acordo com o princípio: uma parte de concreto para três partes de areia, e às vezes menos. Molhar o tijolo antes do assentamento criará uma melhor aderência.
Não use uma solução muito fina. Para as linhas inferiores, quatro partes de areia são usadas para uma parte de cimento. Porém, quando 60% da parede estiver erguida, para maior resistência estrutural, a concentração de cimento deve aumentar para a proporção: 1 parte de cimento para 3 partes de areia.
Não é necessário fazer muita mistura de construção de uma vez, pois a argamassa perde rapidamente suas propriedades plásticas. Não funcionará adicionar água a ele, pois isso não mudará suas qualidades de forma alguma. Deve-se ter em mente que ao colocar tijolos ocos, a mistura precisará de muito mais, pois no processo de aplicação ela retira vazios. Além disso, a própria solução deve ser mais rígida.
A temperatura ambiente afeta a pavimentadora mais do que as propriedades da mistura, porém é melhor trabalhar quando o ar não é resfriado abaixo de +7 graus Celsius. À medida que a temperatura cai abaixo desse limite, aumentam os riscos de deterioração das propriedades da solução.Pode esfarelar, o que reduz significativamente a qualidade da alvenaria em termos de resistência. Existem aditivos especiais para este caso, mas irão abaixar claramente o ânimo do cliente, visto que aumentam os custos.
Tijolo DIY que estabelece regras e tecnologia
Como em qualquer negócio de construção sério, aqui você primeiro precisa preparar as ferramentas. Normalmente são os seguintes: uma espátula de pedreiro, um martelo, um cordão de construção de cores vivas, como regra, um nível, grampos de metal, um fio de prumo, um quadrado. O tijolo e a argamassa do início ao fim do processo devem estar prontos para uso. Deve haver necessariamente um recipiente para fazer uma solução e ainda melhor - um misturador de concreto. Você não pode passar sem vários baldes para a argamassa pronta e uma pá para mexer.
Antes do trabalho prático com tijolos, é necessário delinear os contornos da futura estrutura. Naturalmente, a base deve estar pronta para o assentamento. Na primeira fila, faz sentido determinar o ponto mais alto da superfície de trabalho e marcá-lo com tijolos. É necessário manter o plano de postura no ponto mais alto. Para controle, uma corda esticada entre os cantos da futura estrutura é usada. Beacons também são usados (tijolos em posições intermediárias entre cantos futuros).
A solução é bem misturada antes de usar. Em seguida, ele é disposto em uma faixa em uma fileira. Para o método de colagem, a largura da tira é de 20-22 centímetros, para o método de colher é cerca de metade do tamanho (8-10 centímetros). Antes de instalar o tijolo, a argamassa é nivelada com uma talocha. A instalação dos tijolos é realizada a partir do canto. Os primeiros dois tijolos devem caber em ambos os lados do canto ao mesmo tempo. A argamassa é geralmente alisada do centro para a borda. O tijolo é colocado exatamente, após o que uma superfície lisa é alcançada por batidas leves. Essas ações devem ser realizadas em cada lado do canto.
O cordão guia é tracionado de forma que passe ao longo das arestas superiores dos tijolos colocados nos cantos da futura estrutura. A colocação vai de canto a centro de acordo com a posição do cordão. A primeira linha deve ser colocada com as extremidades do tijolo voltadas para fora. Além disso, o assentamento é executado alternadamente, de acordo com o esquema: perpendicular - paralelo. Após um certo número de carreiras (em regra não passam de seis), é colocada uma malha de reforço.
As costuras verticais nas filas adjacentes não devem coincidir, caso contrário, isso não só levará a fissuras, mas também criará o perigo de colapso. Atenção especial deve ser dada à construção dos cantos, pois eles constituem a base da estabilidade. Depois de terminar o assentamento da linha, com a ajuda de uma espátula, as costuras são alisadas, na qual a solução é pressionada para dentro.
Aconselhamento profissional
O primeiro passo é escolher qual tijolo será usado. Basicamente, é frontal ou para alvenaria de interiores. O tijolo vermelho clássico mais famoso não mudou seus parâmetros por muito tempo. Em todas as outras opções, é necessário avaliar as dimensões específicas do produto e a finalidade da estrutura. O tijolo branco (silicato) é considerado a opção mais barata. Não difere do vermelho no tamanho, mas pesa mais. Não é recomendado erguer edifícios a partir dele em uma linha acima de 8 metros devido ao aumento de cargas na estrutura. A quantidade de outros tipos de tijolos deve ser calculada de acordo com o consumo por metro quadrado e de acordo com a carga permitida.
Antes do início do assentamento, o tijolo deve ser umedecido com água para melhorar sua interação com a argamassa, o que é especialmente importante em ambientes quentes e secos. Um ponto importante - a alvenaria é sempre feita por dentro do prédio, uma corda é usada como guia. O trabalho começa nos cantos do futuro edifício. Aqui, a precisão máxima é necessária em combinação com o uso de um fio de prumo e nível. O alinhamento vertical e horizontal dos planos de pavimentação deve ser monitorado constantemente, e quanto mais inexperiente for a pavimentadora, maior será a frequência.
O assentamento é sempre executado pelos cantos e continua ao longo do perímetro, sob a mão que é conveniente para o empilhador. Os cantos estão à frente das paredes em altura, não menos do que quatro filas. Após a quinta linha, torna-se necessário monitorar constantemente o plano vertical com um fio de prumo. Ele é usado do lado de fora da estrutura.
Métodos e esquemas
A colocação de paredes em um tijolo tem duas técnicas. A diferença está não só nas manipulações, mas também na densidade da argamassa utilizada.
Alvenaria sem costura "Vprisyk"
É bom para mais argamassa líquida e estruturas que devem ser rebocadas posteriormente. A solução é colocada imediatamente em toda a superfície da linha. A solução aplicada é nivelada com uma espátula, o tijolo é colocado, pressionando-o contra a superfície. Nivele a superfície com a mobilidade do tijolo. A espessura da solução aplicada não deve ser superior a 2 centímetros. Na borda, é feito um vão sem solução de até dois centímetros. Isso evita que a solução seja espremida.
Maçonaria "Vpryzhim"
Uma argamassa mais grossa é usada aqui, pois a superfície não será rebocada. Após a aplicação da argamassa, o tijolo é colocado na lateral. Isso fornece contato lateral e costura vertical. Aqui, a precisão e a precisão máxima são importantes, porque em caso de erro a qualidade do trabalho não pode ser corrigida. Durante o assentamento, o tijolo é pressionado contra a espátula, que é então puxada para fora. A largura de junta necessária é garantida por pressão. Na prática, as costuras horizontais têm cerca de 1,2 centímetros, as verticais - 1,0 centímetros. No processo, você precisa monitorar para que a espessura das costuras não mude.
O método é bastante trabalhoso porque requer mais movimentos. Os esforços são recompensados pelo fato de que a alvenaria acaba sendo mais densa.
O processo de alvenaria e alinhamento de cantos
Colocar cantos é um teste de qualificação. As amarrações de corrente alternam entre as fileiras de topo e colher e as verificações frequentes garantem um trabalho de qualidade. A principal exigência é o controle constante ao longo do cordão, com um esquadro, a retirada de planos com um fio de prumo e nível. É necessária uma aderência estrita às direções horizontal e vertical. Erros ou imprecisões nos cantos são inaceitáveis. O nivelamento é feito a partir de tijolos de canto, cada linha é controlada separadamente.
As medições precisam ser feitas quanto mais frequentemente, menos experiência o mestre tem. Para o enfaixamento das juntas das fileiras, onde as condições não permitem o uso de tijolos inteiros, são utilizadas partes do material que devem ser confeccionadas no local. Assim, podemos concluir que a alvenaria em uma linha está disponível até mesmo para um iniciante. O principal é o cumprimento das regras de construção, precisão, boa visão e precisão. E, claro, a qualidade da solução desempenha um papel importante.
Para informações sobre como fazer a alvenaria correta em um tijolo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.