Como fazer uma parede de tijolos de gesso com as próprias mãos?
Hoje, o uso do tijolo ou sua imitação no design é muito popular. É usado em várias instalações e estilos: loft, industrial, escandinavo. Muitas pessoas gostam da ideia de dar aos revestimentos de parede uma imitação de tijolos reais, e não há nada difícil em sua implementação.
Métodos de acabamento
Existem duas maneiras de realizar esse acabamento. O primeiro é o revestimento de ladrilhos de gesso, que falsifica o tijolo e é aplicado sobre gesso úmido. O segundo método é a imitação da alvenaria ao criar uma superfície em relevo. Essa aparência de alvenaria trará originalidade e frescor ao interior.
A superfície das paredes, com acabamento em tijolo, une as linhas rígidas das linhas e realça a decoração especial da textura de cada quadrado. A superfície natural do tijolo é áspera e irregular, razão pela qual muitas pessoas usam sua imitação. Este método de decoração é preferido à alvenaria natural e faz parte do estilo arquitetônico do loft.
Peculiaridades
Na escolha de um material para este acabamento, os seguintes critérios são levados em consideração: estética, preço e inocuidade.
Nesse caso, o gesso de imitação de tijolo é a opção mais adequada, que apresenta uma série de vantagens:
- A compra deste material não requer grandes investimentos de fundos.
- O revestimento da parede leva relativamente pouco tempo.
- Este revestimento é aplicado em uma camada fina, e você não precisa se preocupar em estreitar o ambiente.
- Este revestimento é fácil de aplicar com as próprias mãos, sem envolver especialistas e evitando despesas adicionais.
- O gesso de tijolo pode ser usado para decorar não só a superfície da parede, mas também um avental na cozinha, cantos ou portas.
- Esse gesso imita o acabamento de caros ladrilhos de clínquer.
Como escolher o gesso
Antes de iniciar o trabalho, você deve comprar todos os materiais necessários com antecedência. Em termos de imitação de alvenaria, o gesso é mais aceitável, embora Ao comprar, deve-se prestar atenção às seguintes características do material:
- Deve ser fácil de aplicar e elástico.
- O importante é a falta de propriedades de contração após o endurecimento.
- Antes do uso, não deve haver preenchimento de superfície preliminar ou adicional.
- O material deve ser amigo do ambiente e inofensivo.
Uma argamassa de cimento com adição de areia, que é feita de forma independente usando uma relação conhecida de 3: 1, tem se mostrado bem.
Mesmo assim, deve-se dar preferência às misturas prontas, pois possuem maior elasticidade e facilidade de uso. Este material, diluído até a consistência desejada, é comercializado pronto para uso. Essa mistura é uma massa homogênea que pode ser aplicada imediatamente. A vantagem desse gesso é também que o recipiente com a mistura restante fica bem fechado e pode ser usado mesmo depois de muito tempo.
As misturas secas podem ser variadas e heterogêneas. Eles incluem vários componentes, por exemplo, um aditivo na forma de lascas de pedra grossa. Para isso, o fabricante indica na embalagem para qual superfície esta composição é adequada.
Para a preparação da superfície de trabalho, muitas composições diferentes também são produzidas na forma líquida e pastosa. Mas antes desse tipo de trabalho, é melhor tratar a parede com uma composição líquida de penetração profunda.
Processo de aplicação
Antes de começar a criar uma superfície de tijolo simulada, você precisa descobrir se as paredes são adequadas para esse tipo de trabalho. Devem ter uma superfície plana e não "empilhadas", uma parede adequada tem um ângulo de 90 graus em relação ao chão. É importante que não haja grandes buracos, saliências e depressões. Se houver, o alinhamento deve ser feito com argamassa de cimento, faróis e tela de gesso.
Você pode avaliar a condição de uma superfície aplicando uma longa régua a ela. Se intervalos de mais de 3 cm por metro de comprimento aparecerem entre a régua e a superfície da parede, prossiga com o alinhamento.
Se houver pequenos defeitos (fissuras, pequenas irregularidades) em uma parede reta, não há necessidade de reboco, basta preencher as imperfeições com cimento ou massa. Após a secagem completa, deve-se tratar a superfície com um primer de penetração profunda, previamente misturado com cola. O primer é necessário, caso contrário, a camada decorativa de gesso começará a descascar e cair com o tempo.
Antes do trabalho, você precisa colocar uma solução de gesso, prepare uma ferramenta auxiliar de forma a que esteja sempre à mão, se necessário: um rolo de fita adesiva, uma espátula larga e estreita, uma régua ou um nível de laser e um cordão para exibir as balizas. É muito conveniente direcionar a mistura com uma broca, na qual o misturador é acoplado - um bico especial para uma agitação completa. Para não estragar o piso, coloque um oleado.
Depois que todas as condições necessárias forem atendidas, você pode começar a aplicar a mistura de gesso. O método mais simples e aplicável para muitos envolve a adição de cor à solução induzida. Basta diluir a solução seca, conforme indicado nas instruções de uso, adicionar o corante ali e misturar tudo bem na batedeira.
Se você nunca encontrou tal trabalho, neste caso, você não deve impor muita solução. Depois de algum tempo, você precisa tentar resolvê-lo, caso contrário, ele irá travar e ficar inutilizável para aplicação. É necessário induzir a solução a uma certa viscosidade, até que adquira a consistência de creme azedo espesso e comece a deslizar da espátula uniformemente, sem cair aos pedaços.
A solução induzida é colocada em uma espátula e lançada na superfície, enquanto alisa para cima. Se você quiser que a superfície imite um tijolo, não tente nivelar a argamassa aplicada com muita suavidade. O tijolo não tem uma superfície lisa, geralmente é irregular e áspero.
Ao fazer uma decoração para um tijolo, é imprescindível levar em consideração a largura da costura; se esta condição não for satisfeita, a aparência da superfície acabada não será natural. Neste caso, as dimensões do tijolo mais comum não são muito importantes, uma vez que este material é alongado e quadrado.
Atualmente, são produzidos tijolos não padronizados texturizados e gofrados. E esse tipo de gesso pode imitar. Ao começar a realizar esse trabalho, é preferível ter alguma experiência adquirida no acabamento para imitar os tijolos normais comuns.
Ao aplicar juntas entre tijolos falsos, use uma régua, ou melhor, uma régua. Então a linha ficará perfeitamente reta. Se você quiser uma linha curva, pode desenhá-la à mão. A costura deve ter tempo para ser feita antes que a solução endureça na superfície. Quando as tiras são desenhadas, surgem sobras, que são bem removidas com pano seco.
Assim, cada padrão aplicado é "desenhado" por sua vez. Um pré-requisito é que o revestimento deve estar úmido, a decoração deve ser aplicada antes que a solução endureça ou endureça. Após este processo, a superfície pode endurecer e não é recomendável tocá-la durante a secagem. Para obter a textura original dos tijolos, pode-se pintar a decoração com um pincel duro e seco.
Depois que o revestimento estiver seco e sólido, use uma lixa e lixe a decoração, mas depende da sua preferência. O último momento é a remoção de todos os elementos de gesso desnecessários que estragam a imagem. O processamento posterior da superfície decorativa resultante dependerá do tipo de solução utilizada e da presença de elementos corantes na mesma, que nem sempre são adicionados.
Cor
Não faz sentido deixar o gesso imitando tijolo em um tom cinza claro natural. Para fazer isso, pinte-o. Nesse processo, existem muitas opções de design e total liberdade de escolha, tudo depende do seu gosto. Os tijolos naturais têm tons diferentes, então você pode misturar vários pigmentos de cores para melhor semelhança visual.
Você pode primeiro aplicar uma camada de tinta de uma cor e, depois de alguns minutos, criar uma cor diferente ou dar aos tijolos individuais uma aparência mais brilhante. A alvenaria natural tem uma variedade de tonalidades, portanto, um revestimento decorativo que imite o tijolo pode ter vários tons.
Você pode experimentar cores sem medo de estragá-lo, atualmente os tijolos são produzidos em uma variedade de cores - do claro ao escuro. E poucas pessoas serão capazes de adivinhar que a "alvenaria" é falsa. Só a discrepância entre a imitação da alvenaria no esquema de cores com móveis ou piso pode estragar a aparência do interior. Portanto, ao cobrir, selecione as cores correspondentes.
Além disso, um revestimento decorativo que imita um tijolo é feito à mão com fita adesiva. Para este processo, a fita de construção é necessária com uma largura igual à costura durante o assentamento. Em seguida, no revestimento da parede, que é acabado com gesso imitando um tijolo, traçam-se linhas horizontais e verticais ao longo de uma régua, correspondendo à costura de ligação. Deve-se ter em mente que as linhas verticais através de uma linha horizontal são deslocadas por meio tijolo. As tiras desenhadas ao longo de todo o comprimento são pintadas com tinta semelhante à cor da mistura aplicada e, após a secagem, cola-se fita adesiva nas linhas pintadas.
Certifique-se de colar as listras horizontais primeiro, e só então - as listras verticais, com uma ordem diferente, será difícil removê-las depois.
Em seguida, uma camada de gesso decorativo é aplicada à fita colada, enquanto a alisa e nivela. A suavidade dependerá da sua preferência por uma decoração em relevo ou perfeitamente plana.
Assim que a solução aplicada começar a endurecer, remova a fita. Um pouco de esforço é suficiente para puxar a tira colada horizontalmente, e toda a estrutura se solta facilmente. Após a secagem completa, você pode aplicar qualquer método de acabamento da parede decorativa de um tijolo.
Adendo
Uma parede de tijolos decorativos parece mais realista quando pintada em um tom mais claro do que o próprio material. Após a secagem, a tinta fica mais escura.
O acabamento decorativo em edifícios novos pode ser executado um ano após a conclusão de todas as obras e comissionamento do objeto. Os edifícios encolhem nos primeiros meses e podem surgir fendas na decoração.
Não misture a mistura de gesso com adesivo para ladrilhos de cimento, caso contrário poderá ocorrer descascamento da superfície e aparecerão rachaduras.
Ao pintar uma superfície rebocada endurecida, são utilizadas tintas à base de água, composições em dispersão aquosa ou em emulsão. Estão disponíveis para venda em várias cores e podem ser adicionados corantes para obter uma cor específica.
Recomenda-se envernizar a superfície endurecida e pintada, de preferência não em uma camada. Devido a isso, o revestimento decorativo aumentará sua resistência às várias influências mecânicas, e terá uma durabilidade mais longa.
Lindos exemplos no interior
Existem muitas técnicas interessantes para decorar uma parede usando gesso de tijolo.
Você pode usar a técnica de contraste, combinando áreas cinza escuro da superfície do "tijolo" com áreas claras.
Às vezes, o interior recebe um descuido adicional ao adicionar toques de uma cor contrastante ao gesso.
Se seções semelhantes da parede forem combinadas com outros revestimentos, uma combinação de cores semelhantes, mas não de tons absolutamente idênticos, terá sucesso.
Se decidir aplicar o gesso sozinho, recomenda-se que siga rigorosamente as instruções e conselhos profissionais fornecidos.
Para obter informações sobre como fazer uma parede de tijolos com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.