A espessura da parede de tijolos: de que depende e do que deveria ser?

A espessura da parede de tijolos: de que depende e do que deveria ser?
  1. O que ele oferece?
  2. Relação de parâmetro
  3. Taxa mínima
  4. O valor ideal e as normas para SNiP
  5. Recomendações de especialista

A atmosfera de conforto na casa não depende apenas do belo interior, mas também da temperatura ideal. Com um bom isolamento térmico das paredes, cria-se na casa um determinado microclima, que é constantemente mantido e permite a uma pessoa usufruir de confortáveis ​​condições de habitação durante todo o ano. Portanto, durante a construção de habitações, atenção especial deve ser dada a um indicador como a espessura dos pisos externo e interno.

O que ele oferece?

Qualquer construção de um edifício começa com o projeto e o lançamento da fundação. É nesta fase da obra que são necessários os cálculos corretos para o assentamento das paredes, com base em análises tecnológicas. Um dos principais parâmetros na construção é a espessura da parede de tijolos, uma vez que as seguintes características operacionais do objeto futuro dependem dele.

  • Isolamento de ruído e calor. Quanto mais grosso for o teto, melhor será a proteção do local contra ruídos externos. Além disso, a casa vai se deliciar com o calor na estação fria e com o frescor no verão. Para dar habitação a um determinado microclima e poupar o orçamento familiar na compra de materiais de construção caros, basta colocar paredes de espessura normalizada e isolá-las adicionalmente.
  • Estabilidade e resistência da estrutura. As divisórias não devem apenas ser resistentes ao peso total de todos os pisos, mas também pisos adicionais e extensões. Além disso, é necessário ter resistência aos efeitos adversos do meio externo. Portanto, a espessura das paredes, neste caso, afeta diretamente a durabilidade do edifício. Os pisos de rolamento devem ser os mais espessos, uma vez que suportam a maior carga. Já as divisórias de carga podem ser feitas com espessura mínima em material mais barato.

Para que as estruturas de alvenaria tenham um funcionamento confiável por muito tempo, antes de escolher sua espessura, é importante levar em consideração as condições climáticas da região onde a casa será construída. Por exemplo, os pisos na Sibéria devem ser mais espessos do que nas zonas sul, onde mesmo no inverno a temperatura mínima não cai abaixo de 0 C. Além disso, a espessura das paredes depende das características do projeto. Em edifícios de vários andares, é importante calcular com precisão a carga nos pisos e colocar estruturas de suporte de carga de diferentes espessuras. Um papel importante é desempenhado pela aparência estética do edifício, a fim de esconder a solidez das paredes, recomenda-se a utilização de diferentes métodos de assentamento de tijolos.

Relação de parâmetro

A espessura das paredes de tijolo depende de vários parâmetros, portanto, antes de iniciar a construção da moradia por conta própria, deve-se calcular não só a área total, a carga na fundação, mas também as características operacionais do material. Para divisões altas e grandes, os pisos são espessos, tal como para o material de construção, nos últimos anos o tijolo é o mais utilizado para a construção de casas.

É considerado o mais confiável, mas cada um de seus tipos pode diferir no nível de resistência. Além disso, os blocos podem ser dispostos de acordo com vários esquemas, que conferem à casa não só preservação do calor, mas também um aspecto estético. Normalmente, a primeira camada da estrutura é composta por alvenaria de silicato (suporta bem a carga de energia), a segunda é um material isolante térmico e a terceira é uma guarnição decorativa.

Com uma aparência de tijolo

As paredes de sustentação dos edifícios são geralmente revestidas de tijolos. Ele vem em várias formas, cada uma com uma estrutura e tamanho diferentes. Portanto, a espessura dos pisos depende das características e da qualidade deste material. Por exemplo, blocos sólidos, em comparação com os perfurados, são superiores em condutividade térmica, resistência e são caros. Produtos com cavidades internas são muito mais baratos, mas seu desempenho é inferior.

O tamanho do tijolo pode ser simples, um e meio e duplo. Os produtos individuais são produzidos nos tamanhos padrão 250 × 120 × 65 mm, um e meio (espessado) - 250 × 120 × 88 mm e duplo - 250 × 120 × 138 mm. Considerando as dimensões acima, podemos dizer que o material de construção é o mesmo em comprimento e largura, a única diferença é sua espessura. É deste último parâmetro que depende a espessura das paredes. Portanto, para a construção de estruturas maciças, é melhor comprar tijolos duplos e dispor os blocos de apoio e divisórias internas em blocos únicos ou um e meio.

Com tipo de alvenaria

Hoje, para a construção de edifícios de alvenaria, várias opções de alvenaria são utilizadas, cada uma das quais depende das características de projeto do objeto e determina a espessura das paredes. Se você escolher uma alvenaria em meio tijolo, a espessura dos pisos será de 120 mm, em um tijolo - 259 mm, em dois tijolos - 510 mm (além dos blocos, são considerados 10 mm de argamassa de cimento , que preenche as camadas) e 2,5 tijolos - 640 mm. Para escolher o tipo de alvenaria, deve-se levar em consideração as condições de projeto do edifício. Por exemplo, paredes de suporte de carga podem ser dispostas em vários tijolos e divisórias simples, que não estarão sujeitas a cargas de energia, em um bloco.

Taxa mínima

O mercado da construção civil é representado por um grande sortimento de materiais, mas muitos deles não são universais, pois não atendem a todos os requisitos. Portanto, quando se planeja construir uma nova casa, os especialistas recomendam dar preferência ao tijolo. Tem dimensões típicas, que são 250 × 120 × 65 mm como padrão e permitem que você faça o layout de paredes com uma determinada espessura. Para a alvenaria de edifícios residenciais, é importante levar em consideração as cargas sobre o chassi e a fundação, pois disso dependem sua confiabilidade e segurança de operação.

Para que as paredes suportem não só o peso dos elementos principais, mas também outros tipos de tectos, divisórias e coberturas, a sua espessura mínima deve ser de 25 cm. Este indicador é obtido pela colocação sobre um tijolo, é considerado aceitável para a resistência da estrutura e garante o isolamento térmico normal.

O valor ideal e as normas para SNiP

A espessura da parede de uma casa de alvenaria é considerada um dos principais parâmetros durante a construção, portanto, é regulamentada pelas normas GOST e deve cumprir todas as normas. Hoje, as normas GOST R 55338-2012 (para a construção de estruturas externas) e GOST 2 4992-81 (para a colocação de paredes de tijolo entre apartamentos) estão em vigor. De acordo com os requisitos regulamentares, a espessura da parede padrão pode ser de 0,12 a 0,64 m. O mais fino é 0,5 alvenaria de tijolo, sua espessura não ultrapassa 0,12 m. Este é o valor ideal que é mais frequentemente escolhido para a construção de divisórias interiores e pequenas cercas.

A alvenaria de 1 tijolo confere às paredes uma espessura de 0,25 m, é indicada para a construção de galpões e outras dependências auxiliares. As divisórias em uma ou uma camada e meia também são frequentemente instaladas entre apartamentos e em casas localizadas na região sul do país, onde as condições climáticas não exigem isolamento adicional. Neste caso, a largura das paredes não ultrapassa 0,38 m. A alvenaria mais durável e confiável é 2 (0,51 m) e dois tijolos e meio (0,64 m), é destinada a objetos localizados em condições climáticas adversas. Além disso, para edifícios altos, de acordo com GOST, também é recomendado fazer a espessura de todas as estruturas de suporte em duas camadas.

Para paredes externas

Sendo o tijolo um material duradouro, é aconselhável escolher a espessura ideal de 38 cm para a construção de estruturas externas, devido ao facto de ser muito mais rentável isolar e reforçar adicionalmente o edifício do que aumentar a espessura de as partições. Estruturas pesadas aumentam significativamente a carga na fundação e são muito mais caras para comprar material. Eles, via de regra, são dispostos em dois tijolos durante a construção de grandes instalações industriais.

É possível compensar a espessura mínima das paredes externas de 38 cm por instalação adicional de revestimento e isolamento de fachadas da fachada com gesso. Neste caso, a alvenaria é melhor executada como um "poço", devido ao qual será criada uma camada de isolamento térmico entre as duas divisórias.

Para estruturas de suporte de carga internas e partições

As paredes internas da casa são projetadas para dividir a área total em cômodos separados e devem cumprir as funções de isolamento térmico e acústico. Portanto, as estruturas internas que não são de suporte podem ser feitas com uma espessura de 12 cm. Os tijolos são dispostos "de lado". Além disso, você também pode realizar um layout de 6,5 cm, neste caso você obterá uma divisória fina com insignificante isolamento acústico e térmico, mas economizará no orçamento familiar. Para reduzir a carga de energia em paredes com espessura de 0,12 m, é necessário utilizar blocos ocos ou porosos de silicato, que podem ser posteriormente isolados.

Recomendações de especialista

Recentemente, muitos proprietários de terras preferem construir suas próprias casas, pois isso pode economizar significativamente nas finanças. Para que o edifício seja durável e sirva por mais de uma dezena de anos, é necessário não apenas fazer um projeto corretamente, usar materiais de construção de alta qualidade, mas também calcular com precisão a espessura dos pisos externos e internos .

Os conselhos de especialistas a seguir ajudarão os iniciantes com isso.

  • A espessura das paredes consiste nas partes interna, média e externa. Portanto, para dispor as partições de maneira adequada, é necessário prestar atenção especial aos cantos. Para isso, o ponto principal é selecionado e beacons são colocados a partir dele. O tijolo deve ser colocado com uma bandagem, usando um determinado esquema. Depois de cada linha traçada, as paredes devem ser verificadas quanto à verticalidade. Se isso não for feito, a curvatura pode aparecer no plano e a espessura não será a mesma.
  • Recomenda-se calcular a largura das estruturas de suporte com base nas características da zona climática na qual a casa está planejada. Além disso, não pode ser inferior a 38 cm. Nas regiões setentrionais, a espessura dos pisos deve ser aumentada para 64 cm.
  • Para economizar material e obter a espessura ideal da parede, é necessário dispor os blocos em um "poço". Como resultado, obtém-se duas divisórias, distantes uma da outra, com largura de 140 a 270 cm, podendo o espaço entre elas ser preenchido com serragem, concreto leve ou escória.
  • Como as paredes internas são mais finas que as externas e não requerem isolamento térmico adicional, elas devem ser dispostas com uma espessura mínima de 25 cm. as paredes devem ser reforçadas com malha especial ou reforço a cada cinco carreiras de alvenaria. Quanto às paredes, sua espessura pode chegar a 51 cm e também são reforçadas. No assentamento de 1,5 tijolos, são substituídos suportes adicionais com seção de 38 × 38 cm.
  • Para partições internas que não são de suporte de carga e apenas dividem o espaço, você pode selecionar qualquer espessura. Por exemplo, entre os quartos e na casa de banho, pode-se colocar uma alvenaria de 0,5 tijolo, e para uma despensa e outras divisões auxiliares, uma alvenaria “nervurada” com uma espessura de 65 mm é adequada. Essas estruturas devem ser reforçadas com arame a cada 2-3 fileiras de alvenaria.Se você aumentar a espessura da alvenaria, a sala terá um maior isolamento térmico e acústico, mas ao mesmo tempo, o custo de aquisição do material aumentará.
  • Se as paredes externas forem erguidas "para união", o seu aspecto estético dependerá da composição e da qualidade da argamassa de cimento. A espessura de todas as costuras neste caso deve ser a mesma, portanto, todos os vazios e cavidades devem ser derramados uniformemente com uma solução. Como tais estruturas não são muito espessas, o material isolante e um bom acabamento com o uso de chapas de revestimento ajudarão a aumentar sua resistência ao calor.
  • Na construção de paredes, também é importante lembrar que qualquer desvio em sua espessura pode ter consequências imprevisíveis. Portanto, é impossível durante a alvenaria permitir mudanças em sua altura, bem como diminuir a distância entre as aberturas ou aumentar seu número.

Você aprenderá sobre alvenaria em um canto de um tijolo no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário