Como pintar paredes corretamente com rolo?

Contente
  1. Características da pintura
  2. Variedades
  3. Procedimento de pintura
  4. Recomendações gerais

Os trabalhos de reboco e pintura acompanham qualquer tipo de reparação. Não só a aparência geral da sala depende da qualidade da pintura das paredes, mas também novas possibilidades de design estão se abrindo. Portanto, este processo deve ser tratado com responsabilidade. Tradicionalmente, a pintura é feita com rolo. Esta ferramenta é considerada universal, pois permite realizar rapidamente trabalhos de acabamento em grandes paredes. Para pintar corretamente a superfície dos pisos, basta escolher o tipo adequado de rolo e dominar a técnica elementar de aplicação da tinta.

Características da pintura

A pintura de paredes é um tipo de decoração difícil que requer uma preparação especial da sala, uma seleção cuidadosa dos materiais e ferramentas especiais. Se você planeja fazer o trabalho de pintura com suas próprias mãos, precisa ter certas habilidades para que a composição da tinta seja distribuída uniformemente por toda a superfície das paredes. A aplicação deve ser feita de forma que a camada final esteja livre de marcas e riscos.

A maioria dos DIYers recomenda aplicar tinta nas paredes com um rolo. Eles também podem ser usados ​​para pintar o teto.

Quanto aos materiais, será possível realizar o trabalho com alta qualidade com tinta acrílica ou à base de água.

Hoje existem duas maneiras de pintar paredes:

  • Execute movimentos de braço verticais de cima para baixo.
  • Execute movimentos de baixo para cima até o ponto inicial.
  • Você pode pintar a superfície horizontalmente com um rolo.

Graças ao primeiro método, a base torna-se lisa sem listras, enquanto a segunda técnica permite cobrir simultaneamente toda a área da parede a ser pintada. Neste caso, tanto no primeiro como no segundo caso, a coloração realiza-se em várias camadas.

Os trabalhos de pintura só podem ser iniciados quando a superfície das paredes estiver preparada e apresentar uma estrutura ideal, sem fissuras e defeitos. Vale ressaltar que o rolo é utilizado para áreas planas, para pintar nas pontas e cantos é necessário escolher pincéis especiais. Além disso, você pode criar padrões e composições incomuns nas paredes com um rolo texturizado. Para fazer isso, você deve comprar separadamente anexos com uma imagem. Ao pressionar o rolo durante o processo de pintura, as tonalidades da tinta mudarão e o resultado serão belas abstrações.

Variedades

A qualidade da decoração da parede depende de vários fatores, sendo o principal deles a escolha correta da ferramenta. Como grandes áreas são pintadas com rolo, é necessário selecionar previamente o tamanho e o "casaco de pele" adequados. Se se planeja uma pintura volumosa, é aconselhável adquirir versões grandes com largura de pelo menos 30 cm. Também se encontram à venda pequenas ferramentas (o tamanho de seus bicos não ultrapassa 3 cm). São ideais para pintar áreas de difícil acesso, como costuras, juntas e cantos. Dependendo do material de que a superfície do rolo é feita, diferentes tipos de ferramentas são diferenciados.

Espuma

Este rolo destina-se a trabalhar com misturas em dispersão aquosa e não é recomendado para pintura por emulsão, pois esta solução, em contato com a borracha esponjosa, forma bolhas de ar na superfície das paredes. Assim, após o acabamento, pequenas manchas permanecerão na base e a pintura ficará danificada.

O bico de espuma tem uma estrutura porosa, por isso absorve muita solução e ao aplicar a tinta na vertical, não será possível evitar manchas.

Veludo

Adequado para tintas à base de água e óleo. Sua pilha curta permite uma distribuição uniforme da solução, enquanto forma uma película fina e uniforme. O bico da ferramenta conserva tinta e permite que você faça o trabalho rapidamente.

Pele

É utilizado para paredes com superfície em relevo. Este rolo é feito de materiais artificiais e naturais. O comprimento da pilha no "casaco de pele" pode ser diferente. A ferramenta é versátil, pois pode ser utilizada com todos os tipos de tintas.

Rolo com fio de poliamida

Este produto é fácil de usar e se desgasta lentamente. Para pintar com esse rolo, é preciso ter uma certa habilidade, já que seus fios podem borrifar.

Procedimento de pintura

Em regra, as paredes são pintadas no final da reparação, pelo que todos os trabalhos de pintura devem ser efectuados de forma correcta e cuidadosa para não prejudicar o acabamento das restantes superfícies. Como os pisos são grandes, recomenda-se pintá-los com rolo. Isso irá acelerar não apenas todo o fluxo de trabalho, mas permitirá que você obtenha a decoração perfeita na decoração. A pintura consiste nas seguintes etapas:

Preparação

Você precisa estocar todas as ferramentas. Para fazer isso, você deve comprar uma calha de pintura especial, misturas de cores e acessórios de rolo. Em seguida, a sala em si é preparada: os móveis são retirados (também podem ser movidos e cobertos com um filme), o revestimento do piso, as aberturas das janelas e as portas são cobertas.

É imperativo desligar a fonte de alimentação, esconder todos os dispositivos sob a fita molar.

Rejunte

A superfície das paredes é lixada com lixa, eliminando assim as rugosidades e desníveis. Depois que a base for nivelada, você precisa limpar as paredes de sujeira e poeira. Para fazer isso, use uma solução de limpeza e uma esponja macia.

Primer

Várias camadas de primer são aplicadas ao longo de todo o perímetro da área. Ele impregnará bem a superfície e fornecerá cores de alta qualidade no futuro.

Aplicação de tinta

A mistura para o trabalho deve ser preparada com antecedência e, em seguida, bem misturada com uma furadeira com um misturador anexo. A tinta é despejada em uma bandeja especial e um rolo é mergulhado nela. O "casaco de pele" deve estar bem saturado, após o que é pressionado um pouco contra a superfície ondulada da banheira, após o que eles fazem movimentos de rolamento até que a solução seja uniformemente impregnada em todo o bocal. A mistura agora pode ser aplicada à parede usando um movimento de rolo vertical ou horizontal. Quando ele para de pintar, ele é mergulhado na palete novamente e o trabalho continua.

Tecnologia de trabalho

Um ponto importante ao pintar paredes com rolo é o cumprimento das regras de aplicação da mistura. Inicie o fluxo de trabalho no canto superior da sala para garantir que o sombreamento seja uniforme e também ajude a evitar listras e lacunas.

Os artesãos profissionais recomendam pré-quebrar a área da parede em seções separadas. Assim, a área de trabalho é dividida em quadrados, cujo número é determinado pelo tamanho do bico do rolo. Ou seja, um quadrado é igual à largura da ferramenta multiplicada por 5.

A pintura é feita a partir do canto superior direito ou esquerdo da praça. Para simplificar a tarefa, a área de trabalho é adicionalmente diferenciada em 5 listras verticais, a primeira das quais é ignorada e, em seguida, a tinta é aplicada na segunda. Da mesma forma, passe a terceira tira, passando o rolo ao longo da quarta. No final, eles pintam a linha extrema e a quinta faixa, procedem à pintura da quarta, primeira e terceira corridas.

Já a segunda camada de tinta cobre a superfície do quadrado na ordem inversa: partem da terceira marca e se movem suavemente para a primeira, quarta e quinta, terminando com a segunda faixa.

Para muitos, esse procedimento pode parecer complicado e impraticável. Na verdade, não é esse o caso. Se você tiver paciência e distribuir uniformemente a solução de coloração em todo o perímetro do quadrado, o resultado será espetacular. É importante notar que os movimentos dos rolos são realizados melhor de baixo para cima. Isso deve ser feito rapidamente. Quando o primeiro dos quadrados condicionais é pintado, você pode prosseguir para outro.

Ao pintar, é importante garantir que nenhuma "lacuna" permaneça na superfície das paredes. Terminado o acabamento das riscas verticais, continua a pintura do quadrado superior seguinte.

Trabalho final

Quando o processo mais difícil e demorado for concluído, você precisa limpar o rolo, limpar a sala e secar as paredes. Isso geralmente leva vários dias. O processo de secagem depende da temperatura da sala, bem como da umidade do ar. Para acelerar, você pode abrir as aberturas e janelas, mas isso não pode ser feito no inverno. Quando não houver odores de tinta na divisão e a superfície das paredes ficar seca, será necessário concluir a reparação, bem como fazer a divisão na sua forma original.

Não se esqueça de limpar seu equipamento de trabalho. Todos os materiais de pintura devem ser lavados imediatamente após a pintura, pois sua superfície irá secar rapidamente e será inadequada para o próximo acabamento.

Os corantes solúveis em água são lavados com água pura e acetona ou gasolina são necessários para esmaltes de óleo.

Recomendações gerais

Hoje todos podem pintar as paredes com rolo. Para que o resultado seja eficaz ao final da pintura, é importante observar todas as tecnologias de aplicação da tinta, escolher o material e as ferramentas adequadas.

Você precisa seguir as seguintes recomendações:

  • Antes de começar a pintar, você deve fazer cálculos precisos da área das paredes. A quantidade de tinta vai depender disso.
  • Na hora de comprar uma mistura, é importante prestar atenção à sua cor, que pode mudar de tonalidade após a secagem.
  • A superfície das paredes deve ser preparada. É limpo do revestimento anterior, irregularidades e graxas. Preparado para melhor aderência da tinta
  • A próxima camada é aplicada somente após a primeira estar completamente seca.
  • Todo o trabalho deve ser realizado com roupas de proteção especiais.

O vídeo a seguir mostra como pintar corretamente suas paredes com um rolo.

1 comentário

Dulax foi usado para pintar as paredes, foi perfeitamente aplicado a rolo, sem problemas.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário