Como fazer uma parede de drywall?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais e ferramentas
  4. Quadro
  5. Instruções de instalação passo a passo
  6. Projeto
  7. Adendo
  8. Exemplos no interior

O layout de qualquer espaço de vida é uma questão puramente pessoal, e o que alguém gosta pode não servir para os outros fundamentalmente. Para poder fazer os seus próprios ajustes, para remodelar o espaço por si, existe um método simples mas fiável, que envolve a utilização de placas de gesso cartonado, com as quais até um principiante pode trabalhar. O principal é saber exatamente como fazer uma parede com esse material.

Peculiaridades

A casa é uma verdadeira fortaleza para todos, por isso é muito importante equipá-la de forma a se sentir confiante, confortável e bem nela. Comprar uma casa nova ou mudar o número de moradores de uma antiga pode exigir a remodelação do espaço para que todos se sintam confortáveis ​​nele. Um cômodo adicional pode ser necessário na casa antiga se a família for reabastecida ou se um dos parentes precisar de um espaço fechado privado para ficar sozinho.

Particularmente grave é a questão do planejamento em novos edifícios de tipo livre.onde não há uma estrutura clara para as instalações, e cada inquilino pode fazer o projeto que desejar. É possível erguer paredes de alvenaria, isso tem suas vantagens, pois tal estrutura durará muito tempo e nada acontecerá com ela. Mas não é fácil construir essas paredes e, o mais importante, requer uma grande quantidade de materiais. Para quem nunca colocou um tijolo, não será fácil realizar esta tarefa e fazer uma partição de alta qualidade e durável.

Diante de todas essas circunstâncias, uma das opções mais simples e convenientes é a construção de paredes de drywall. Esses designs são fáceis de fazer por conta própria e esse processo está ao alcance até mesmo de não profissionais. Neste caso, é importante saber o que é necessário para construir uma parede e quais as dificuldades que terá de enfrentar.

A parede de gesso cartonado tem uma série de vantagens importantes em relação ao tijolo - é fácil de instalar, não cria muito peso no pavimento devido à moldura de perfis finos e chapas simples, cuja espessura não ultrapassa um centímetro.

Outro fator que pode ser considerado uma vantagem de tais estruturas é a possibilidade de erguer divisórias, paredes e paredes sem obter a devida permissão para reforma, o que irá agilizar o processo e evitar procedimentos desnecessários. Para trabalhar na criação de novos limites da sala, você precisa determinar o que e onde será alterado, marcar o território e calcular quanto material será necessário.

As placas de gesso cartonado são bastante compactas em espessura e quando empilhadas umas sobre as outras, você pode trazer muito material de uma vez. Seu peso também é pequeno.

Para que as novas paredes sejam quentes e não permita a passagem de som, são colocados isolamento e isolamento acústico no interior da estrutura. Nele é possível realizar a fiação, instalar um interruptor e uma tomada para que a funcionalidade da sala não seja prejudicada pela sua requalificação.

Ao planejar a alteração de objetos de grande escala, é importante entender o quão justificado será o uso deste ou daquele material, portanto, você só precisa entender claramente quais são os prós e contras do drywall e o que exatamente ele permitirá que você crie em uma sala de estar.

Vantagens e desvantagens

A utilização do drywall permitiu obter oportunidades fantásticas que antes eram extremamente difíceis, senão totalmente impossíveis, de concretizar, utilizando o tijolo como material principal e erguendo-se dele paredes, pilares e divisórias.

Dentro de casa, você pode fazer com este material:

  • uma parede que vai dividir a sala;
  • uma divisória que permitirá zonear o espaço ou dar um efeito decorativo devido a um desenho intrincado;
  • um conceito decorativo complexo e obter formas e texturas originais na sala.

Uma característica do drywall é a facilidade de trabalhar com ele. Para construir uma parede, é necessário formar uma moldura e revesti-la com lençóis. A estrutura do quadro pode ser perfis de metal ou madeira. A estrutura resultante é revestida com gesso cartonado em ambos os lados.

As folhas podem ser regulares, à prova d'água e resistentes ao fogo, sua escolha será ditada pelo local onde a nova parede ou partição for criada. Quando uma parede é revestida, o vidro ou lã mineral deve ser colocado dentro da estrutura para que as paredes não só ajudem a dividir a sala em duas partes, mas também sirvam como aquecimento e proteção acústica.

Entre as vantagens deste material estão:

  • facilidade de instalação de estruturas de qualquer tipo e complexidade;
  • a capacidade de erguer estruturas de qualquer forma e tipo;
  • ao realizar trabalhos de construção de paredes ou divisórias, não necessita de ferramentas especiais ou caras;
  • dentro da parede pode-se colocar fiação, cabo telefônico, duto de ar, o que também o torna funcional;
  • a parede resultante será absolutamente plana e lisa, portanto, o trabalho de seu nivelamento se reduzirá ao rejuntamento das juntas entre as placas e à massa de toda a superfície para posterior trabalho decorativo;
  • depois de todo o trabalho preparatório, a parede acabada pode ser pintada em qualquer cor, colada com papel de parede ou até ladrilhada.

Este material também tem suas desvantagens, que incluem:

  • mudança nas propriedades do material ao entrar em contato com a água, a parede de gesso pode inchar;
  • qualquer carga deve ser planejada com antecedência e o local de fixação do quadro, arandela, luminária ou lâmpada deve ser inicialmente reforçado;
  • objetos muito pesados ​​não devem ser instalados nesta superfície, o que deve ser levado em consideração inicialmente no planejamento e na determinação da localização de cada elemento decorativo.

      Assim, com a ajuda do drywall, você pode fazer uma parede de qualquer formato e aparência que você possa imaginar, enquanto o isolamento acústico e o calor da sala estarão em um nível elevado, pois para isso, um enchimento adequado é colocado dentro da estrutura . As tomadas com interruptores permitem não limitar as possibilidades de um novo espaço.

      Materiais e ferramentas

      Ao planejar a construção de uma parede de drywall, você precisa escolher os materiais certos e ter todas as ferramentas necessárias com você para que o processo de trabalho leve o menos tempo possível e não consuma muito esforço e energia. Para que a parede seja forte o suficiente, uma moldura é erguida para ela a partir de um perfil de metal. Existem diferentes perfis para diferentes finalidades.

      Na maioria das vezes, duas opções são usadas para tais estruturas:

      • Um perfil, mas que será fixado diretamente na própria parede de gesso. É menor e convencionalmente denominado "D".
      • O perfil com o qual a moldura principal da parede será erguida. Deve ser mais poderoso e maior, convencionalmente designado como "W".

      Para cada um dos perfis acima, existem mais duas opções, uma das quais é suporte e é designada como "C", e a segunda é um guia e tem a designação "U". O perfil de guia é mais simples, parece uma estrutura em forma de U e paredes lisas. O perfil de suporte é inserido nele com a extremidade. Possui ainda um diferencial adicional da guia na forma de nervuras, que confere maior resistência ao material e não permite dobras espontâneas.

      Como principal elemento de suporte da moldura, é necessário utilizar um suporte e um perfil menor, ao qual será fixada a chapa de drywall. Seu tamanho é de 60 por 27 milímetros. Como guias para proteger tal estrutura, você precisa usar um perfil de guia estreito com dimensões de 28 por 27 milímetros.Para formar a moldura da parede, é necessário levar um suporte e um perfil grande com dimensões de 50 por 50, 50 por 75 ou 50 por 100 milímetros. Como um guia para este projeto, um grande perfil de guia com dimensões de 50 por 40, 75 por 40, 100 por 40 é usado.

      Existe uma outra versão do perfil, que é uma versão mais espessa e mais forte do grande perfil de suporte. Para a construção de paredes simples, utilizam-se apenas perfis largos, mas para estruturas mais complexas em que se pretende estabelecer alguma comunicação, já é necessário utilizar opções de perfis delgados.

      Para que o perfil seja conectado em um quadro, você precisa ter uma suspensão direta ou usar um conector universal. O processo de torção é realizado por meio de pequenos parafusos auto-roscantes, que possuem uma broca na extremidade. Além disso, são utilizados parafusos especiais autorroscantes para metal, que possuem cabeça escareada. Para fixar a moldura na parede, você não pode prescindir de buchas de plástico e autoperfurantes.

      A espessura ideal das folhas de drywall para uma parede é de 12,5 milímetros. Um elemento obrigatório deve ser um chanfro largo na lateral da folha. Dependendo da sala, você precisa escolher o material apropriado - uma folha resistente à umidade é necessária para a cozinha e o banheiro, e uma folha comum também é adequada para uma sala comum. Uma característica distintiva será a cor - para folhas resistentes à umidade é verde, para folhas comuns é cinza.

      Assim, a caixa de uma estrutura de drywall geralmente é feita de um perfil de metal, mas em alguns casos a madeira também pode ser usada. Dependendo do tipo de construção, será possível escolher um ou outro material e selecionar sua espessura.

      Ferramentas que serão necessárias durante a construção de paredes a partir de placas de gesso cartonado:

      • fita métrica com pelo menos 3 metros de comprimento;
      • nível 80 ou 120 centímetros;
      • linhas de prumo;
      • linha de pesca com corda;
        • chave de fenda sem fio ou sem fio, berbequim de impacto com acessórios para parafusos auto-roscantes;
        • perfurador;
        • tesouras com as quais você pode cortar metal;
        • Faca de construção para cortar folhas de drywall;
        • flutuador de placa de gesso.

        Quadro

        Para fazer uma parede de gesso cartonado de alta qualidade, antes de mais nada, será necessário erguer uma moldura de metal, na qual as telhas já serão fixadas. Para que a instalação seja realizada corretamente, alguns padrões devem ser levados em consideração. O primeiro passo será marcar a área onde a construção está planejada. A próxima etapa é verificar a uniformidade dos cantos.

        Devido ao fato de que as paredes da sala muitas vezes não são muito uniformes, ao construir uma nova parede, você precisa se concentrar não apenas em uma parede, mas também levar em consideração dois lados opostos. Se as paredes tiverem cantos muito desiguais, a maneira mais fácil é cobri-los com drywall, o que permitirá o alinhamento. Só depois disso, abordamos a instalação de um novo perfil.

        Um nível de laser é melhor para nivelar os postes., mas se não, um fio de prumo simples pode ser usado. Antes de montar o perfil para paredes, teto e piso, é necessário colar sobre ele com uma fita especial de vedação. Isso ajudará na absorção de choques e isolamento acústico. Antes de iniciar a fixação dos perfis, é necessário fazer uma marcação clara dos locais no piso, parede e prateleira, onde será fixada a base da moldura.

        Quando tudo estiver pronto, você pode começar a proteger o perfil do guia, dando um passo até um metro. Se a fixação for em superfície de madeira, a distância é de 50 centímetros e a adesão é com parafusos auto-roscantes. Se o trabalho for feito com superfície de concreto, a moldura é aparafusada com buchas com degrau de 75 centímetros. Neste caso, é importante fazer os furos com antecedência.

        Tanto o rolamento quanto o perfil de montagem em rack podem ser fixados na parede, mas é importante que sejam sólidos. Se a altura das telas for superior a três metros, será necessário usar materiais mais longos para a estrutura.No caso de uma porta ser projetada em uma nova parede, é importante que ela deixe uma abertura com a largura necessária no chão. No caso de uma porta padrão de 80 centímetros, é importante alargar a abertura 8 centímetros para poder instalar a moldura da porta.

        O perfil do rack é instalado da porta e determina sua largura. O primeiro local de fixação do perfil é o piso, depois é verificado o nível de toda a estrutura e fixada no teto. Os racks podem ser instalados em qualquer etapa, depende das chapas de drywall. Na maioria das vezes, eles são instalados como uma ferramenta de fixação de chapas na borda e no meio de toda a estrutura. A junção das duas folhas deve ficar claramente no meio do perfil.

        Se os racks forem instalados com frequência, a resistência da parede aumenta, ela vai suportar muito, mas o custo da obra também aumenta. Quanto ao perfil que enquadra o vão da porta, para maior rigidez, pode ser colocado um bloco de madeira ou perfil de apoio. Você também pode usar espaçadores transversais, que também são reforçados com uma barra e instalados onde há uma junta de drywall horizontal.

        A porta de cima é equipada adicionalmente com um lintel. A altura de instalação depende das dimensões da porta. Se for de dois metros, o jumper deve ser instalado a uma altura de dois metros e cinco centímetros. Eles o fazem a partir de um perfil de rack, que precisa ser cortado por mais tempo - não 20, ou mesmo 30 centímetros. Depois de recuar 10 ou 15 centímetros de cada lado do perfil, você precisa fazer uma incisão a 45 graus. O bisel deve apontar para fora.

        Os lados cortados devem ser dobrados para baixo e a estrutura em forma de U. As partes verticais devem ser colocadas nas estantes e fixadas com parafusos auto-roscantes para metal. Ao trabalhar com placas de drywall, é importante usar apenas parafusos autorroscantes especiais que tenham uma arruela de pressão. É ela quem ajuda a passar facilmente pela tela, sem danificar o papelão e permitindo que a tampa se aprofunde na distância necessária.

        Instruções de instalação passo a passo

        Se você precisa criar uma estrutura de drywall com suas próprias mãos, você precisa organizar adequadamente o curso do trabalho. A primeira coisa que é necessário é nivelar o chão e as paredes às quais será fixada a estrutura da futura parede. Só então você pode fazer as marcações no piso, levando em consideração as duas paredes paralelas para obter o ângulo correto para a estrutura. Se as paredes adjacentes também forem revestidas com gesso cartonado, inicialmente é erguida uma caixa para elas e, em seguida, inicia-se a instalação da moldura da nova parede.

        De acordo com as marcações que são aplicadas ao piso e às paredes, apenas o perfil precisa ser nivelado, e a largura de toda a parede aumentará após a instalação da placa de gesso e da massa. Definitivamente, vale a pena observar a localização da porta, se for fornecida. Depois que as marcações são concluídas no chão, o próximo passo é marcar a parede e o teto. Para tornar tudo perfeitamente preciso, é melhor usar um nível de laser. Se não houver um disponível, um simples fio de prumo é suficiente.

        Quando tudo estiver pronto, uma moldura de metal é erguida. O primeiro perfil é fixado ao chão com buchas. A segunda etapa é a montagem de uma parte da estrutura no teto. Quando ambas as partes estão prontas, elas são conectadas a uma estrutura comum usando pernas de suporte CW. Se houver uma porta ou janela, você precisará usar os mesmos racks para eles. A instalação é feita de baixo para cima, a parte frontal deve ser direcionada para dentro da janela ou das aberturas da porta.

        O próximo passo é a instalação de suportes verticais do mesmo perfil CW com uma distância de 55 e 60 centímetros um do outro. Quando tudo estiver pronto, todos os suportes são verificados pelo nível. Depois disso, estão em andamento os trabalhos de definição das arestas horizontais com o perfil UW. Quando todo esse trabalho estiver concluído, você pode começar a prender as folhas de drywall.

        Com base no fato de que este material tem dimensões padrão de 2 por 1,20 m, 2,50 por 1,20 me 3 por 1,20 m, diferentes dimensões serão necessárias para diferentes tetos. Se a sala não for alta, o mais provável é que o lençol tenha de ser cortado; o mesmo princípio é utilizado para tectos superiores a três metros, quando o comprimento terá de ser aumentado.

        Para cortar a folha, use uma faca de construção.

        O processo de corte consiste nas seguintes etapas:

        • colocar a folha em uma superfície que deve ser o mais plana e firme possível;
        • você precisa traçar uma linha ao longo da qual o corte ficará com um lápis;
        • é preciso cortar com cuidado e apenas o papelão;
        • a folha é deslocada para a borda de um suporte uniforme para a linha desenhada, pressionando é necessário fazer uma ruptura ao longo dela;
        • vire a parede de gesso e desenhe a mesma linha na parte de trás, ao longo da qual fazer a mesma incisão;
        • desloque ao longo da linha de entalhe, empurre e quebre completamente a placa de gesso.

        Recomenda-se que a parte extrema seja ligeiramente chanfrada, o que contribuirá para um melhor acabamento da parede acabada. Para dar esse formato, ele deve ser cortado com um flutuador de drywall.

        O próximo passo será fixar as placas de gesso na moldura acabada.

        Isto exige:

        • Na primeira folha, é removido um chanfro lateral, para o qual é cortada uma tira de 55 milímetros.
        • A fixação das telhas é realizada a partir do canto inferior da parede. É importante fazer um pequeno recuo no chão de 10 ou 15 milímetros.
        • Fixação da folha na caixa com parafusos auto-roscantes 3,5 x 35 mm. As arestas são anexadas primeiro e depois se movem para o meio. A largura do parafuso auto-roscante ao parafuso auto-roscante não deve exceder d25 centímetros. Os chapéus devem ser ligeiramente aprofundados na superfície do lençol.
        • Depois de instalar o primeiro elemento de drywall, você precisa medir a distância que resta ao teto e cortar a peça correspondente.
        • Formando um chanfro em uma folha.
        • Instale-o na estrutura.
        • É importante prender as folhas a seguir em um padrão quadriculado, mas aqui você não precisa cortar o chanfro. É assim que toda a folha é fixada, sem corte. A fixação vai do teto ao chão. Assim, todo o lado da futura parede é revestido.

        Depois de concluído o trabalho de um lado, é importante considerar se a fiação e os cabos telefônicos serão necessários na nova sala. Nesse caso, a próxima etapa é instalá-los. Para a fiação, é necessário preparar tubos corrugados e inserir fios neles. Em seguida, é necessário fazer furos com 3,5 cm de diâmetro no perfil e passar tubos com arames por eles. É importante decidir sobre os orifícios para as tomadas e o switch e fazê-los com antecedência.

        Para construir uma parede de alta qualidade, é necessário complementar seu interior com materiais adequados., que terá isolamento acústico e permitirá que você se sinta confiante e confortável, como se estivesse atrás de uma parede de pedra. Isso deve ser feito de forma correta, utilizando um rolo de lã mineral com espessura de 6 ou 12 centímetros. O algodão se encaixa perfeitamente entre os perfis, isso será suficiente para uma boa fixação. Depois que tudo estiver feito, você pode colocar uma segunda parede.

        A tecnologia de seu revestimento é a mesma. Assim que todo o trabalho de instalação for concluído, ele começa uma nova etapa onde a parede acabada é processada:

        • as juntas entre as folhas de drywall são coladas com uma serpyanka;
        • processar a parede com massa inicial;
        • terminar a parede com massa de acabamento, nivelando os locais onde estão os parafusos;
        • rejuntar a massa com lixa;
        • decoração de parede decorativa.

            Uma parede falsa pode ficar pronta com bastante rapidez, tudo depende da habilidade do mestre e de sua experiência. Um iniciante também pode montar tal estrutura, apenas levará mais tempo.

            As paredes interiores servirão por muito tempo, o principal é monitorar as condições de seu funcionamento. Como decoração para esses elementos, pode-se usar tinta, papel de parede ou azulejos, tudo depende do ambiente, do interior e da vontade dos próprios proprietários.

            Projeto

            O drywall é um material muito conveniente para o trabalho, especialmente para a criação de imagens interessantes e incomuns no interior. Isso se torna possível devido ao fato de que as chapas podem assumir uma grande variedade de formas, podendo não só ser cortadas, mas também dobradas, para o que basta molhar a chapa e dar-lhe a forma desejada.

            Você pode usar este material em qualquer lugar - tanto numa casa particular como num apartamento, sendo que em cada caso o desenho pode ser completamente diferente. As opções de aparência de um determinado espaço podem diferir em estilo, forma e textura. É possível erguer estruturas com gesso cartonado no banheiro, quarto, corredor e qualquer outro cômodo, somente o material de acabamento será diferente. Para salas com alto nível de umidade, são utilizadas folhas resistentes à umidade.

            Uma parede falsa é totalmente semelhante a uma convencional, além disso, pode ser equipada com uma porta e servir integralmente aos seus proprietários para separar certas zonas da divisão. Para concretizar tal ideia, ao projetar, eles deixam espaço para uma abertura e posteriormente colocam portas nela.

            Para o zoneamento do espaço, não é necessário erguer paredes inteiras, você pode se limitar a uma pequena partição que ficará espetacular com retroiluminação de cima e caixas decorativas. A implementação da divisória como folha não contínua permite dar leveza à estrutura. Equipado com prateleiras vai ajudar a adicionar conforto e esconder pequenas coisas em um local isolado. Essa opção funciona melhor para a sala de estar, mas você também pode usá-la no corredor.

            Uma característica distintiva da drywall é a capacidade de aplicar qualquer método de decoração a ela. Para criar um ambiente aconchegante nas salas de estar, você pode colar papel de parede na parede acabada ou pintá-la de qualquer cor e até mesmo revesti-la com pedra natural ou artificial. A última opção é especialmente adequada para uma lareira, que também pode ser feita de gesso cartonado. Na cozinha ou no banheiro, a opção de coloração também é adequada, mas você também pode colocar ladrilhos para proteger com precisão as paredes do excesso de umidade e criar uma sensação completa de uma parede de tijolos real.

            Adendo

            Ao planejar a construção de uma parede de gesso cartonado, é necessário inicialmente preparar o ambiente. Não deve haver nada de supérfluo nele, pois não será fácil colocar uma folha de 2 ou 3 metros de comprimento. O ambiente deve estar limpo o suficiente para que as chapas de gesso não fiquem sujas, pois assim será necessário se livrar das manchas para que não apareçam na superfície do papel de parede ou da tinta.

            É importante planejar o quarto corretamente, leve em consideração o sistema de aquecimento e, se necessário, leve as baterias para o novo ambiente. Também é necessário levar em consideração a luz que será bloqueada pela nova estrutura. Se as janelas estiverem localizadas apenas em um lado, é importante não bloquear completamente o acesso a elas.

            Se não for formada uma parede, mas sim uma divisória, é melhor fazer com prateleiras, e não uma estrutura sólida, o que permitirá que tanto o espaço seja dividido, como a área de armazenamento seja feita, e o acesso de luz para a segunda parte da sala.

            Exemplos no interior

            Uma parede de gesso cartonado pode tornar-se um verdadeiro destaque no interior, o principal é abordar correctamente o processo do seu design, escolher os materiais adequados que irão ajudar a decorar a divisão e a valorizar as suas características.

            No quarto, usando drywall, você pode criar um design original e exclusivo. A parede ao lado da cama é decorada com linhas floridas, formas suaves adicionam aconchego e promovem um bom descanso. A presença de prateleiras permite guardar pequenas coisas aí e utilizá-las como local para lâmpadas.

            Para a sala, principalmente quando confina com a cozinha e não é separada por paredes, pode-se utilizar a estrutura semicircular original, que se eleva da parede ao teto. O espaço está dividido em duas zonas. Nesse caso, usar o branco é a melhor forma de aumentar o espaço de ambas as áreas.

              Uma parede de gesso cartonado pode ser projetada imediatamente com uma porta para dividir o espaço entre dois quartos. As portas podem ser simples ou duplas, com vidro ou fosco, depende do desenho da sala.

              Para obter informações sobre como fazer uma partição de drywall, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário