Aplicação de aerografia nas paredes em design de interiores
Airbrushing é a técnica de criação de elementos decorativos, que são desenhos sobre vários assuntos, usando uma ferramenta chamada aerógrafo. Imagens deste tipo conferem uma aparência original aos interiores.
O que é isso?
Um aerógrafo é usado para borrifar tinta, criando assim as imagens desejadas. Aplicar aerografia nas paredes parece muito incomum... Este projeto pode ser encontrado mais frequentemente em interiores residenciais, em apartamentos e casas de campo.
As vantagens deste método de decoração incluem:
- a capacidade de criar imagens em várias superfícies - as paredes podem ser cobertas com gesso, acabadas com gesso cartonado;
- alta qualidade do trabalho acabado;
- consumo econômico de material em comparação com outras técnicas de pintura;
- a capacidade de pintar sobre áreas difíceis de alcançar que são difíceis de trabalhar com um pincel;
- transições de cores suaves.
Para criar tal decoração, é melhor contratar profissionais, mas você mesmo pode fazer.
O trabalho é realizado em várias etapas sequenciais, incluindo as etapas seguintes.
- Marcando superfícies com um projetor - é necessário para não se confundir com a escala e as proporções. Uma espécie de esboço da imagem futura é criada, o que aumenta várias vezes a velocidade do trabalho posterior.
- Delineando os detalhes de fundo do futuro desenho - normalmente uma pistola de pulverização compacta é usada para isso. É assim que se obtém uma estrutura de aerografia volumétrica.
- Detalhe da imagem aerógrafo.
- Revestimento de superfície com verniz... O envernizamento protege o design do desbotamento e do estresse mecânico.
É preciso paciência para pintar uma parede sozinho. Este é um trabalho muito árduo e deve ser feito com cuidado.
Quem decidir decorar um quarto por conta própria precisará de um aerógrafo. Além disso, você precisa adquirir um compressor especial e acessórios (mangueiras, suportes). O principal consumível são tintas. Aconselha-se a escolha à base de acrílico ou à base de água, pois são desprovidos de odor pungente.
Faça um estoque de fita adesiva, papel de desenho para formar um estêncil e papel de carta (um conjunto de pincéis, uma régua, uma tesoura). Para criar um acabamento, você precisa de verniz. O trabalho deve ser feito com máscara protetora ou respirador.
Prepare a superfície antes de pintar. Ele precisa ser coberto com uma massa e, em seguida, um primer. Para evitar contaminação, os móveis e as paredes adjacentes são cobertos com filme, fixando-o com fita adesiva.
Na ausência de habilidades de desenho use um estêncil de papelão. Então você pode começar a moldar o plano de fundo. A tonalidade necessária é selecionada pela mistura dos corantes. Decidida a cor, a tinta é despejada em um aerógrafo e o equipamento é testado em papel.
Se tudo lhe convier, a composição de coloração é aplicada uniformemente na superfície das paredes. As transições de cores devem ser suaves, de um tom mais claro para um mais escuro. Depois que o fundo secar, crie os detalhes principais, use um estêncil se necessário. Para obter uma imagem elegante, ele é aplicado na parede e, em seguida, a mistura de cor é pulverizada.
No próximo estágio, detalhes menores são desenhados com um aerógrafo. Se o desenho criado não for monocromático, antes de aplicar uma tonalidade diferente, o equipamento de aerografia é bem lavado. É importante esperar até que cada demão esteja seca antes de aplicar a próxima. A imagem criada deve ser protegida de desbotamento, para isso utiliza-se verniz.
Projeto
O design do aerógrafo é diversificado. Ao escolher um padrão específico, você precisa ser guiado pelos recursos internos. O artista deve ter uma ideia clara da iluminação, das nuances da disposição dos móveis, das cores dos tecidos usados nesta sala. O desenho na parede deve ser combinado com outros componentes internos.
Entre as opções de design mais populares estão:
- navios;
- flores;
- paisagens.
Muito depende do quarto:
- personagens de desenhos animados são frequentemente escolhidos para o quarto das crianças;
- vistas da natureza são adequadas para a sala de estar ou corredor;
- para o quarto, você precisa selecionar uma imagem que contribua para a criação de uma atmosfera pacificadora;
- a casa de banho pode ser decorada com a imagem de uma praia de areia, padrões volumétricos que contribuem para um aumento visual do espaço, o que é especialmente importante para os quartos de pequenas dimensões.
Ao decidir sobre um projeto, pense no futuro para que o desenho não fique entediado em algumas semanas.
Para que quarto é adequado?
A pintura com aerógrafo pode ser feita tanto na cozinha quanto no quarto, berçário, sala de estar. Esta decoração é apropriada em quase todos os quartos. O principal é escolher desenhos que combinem com a decoração de uma determinada sala.
Por exemplo, as crianças gostam de fotos brilhantes e, para o berçário, a imagem do Homem-Aranha, personagens de contos de fadas, é adequada. Mas esses desenhos ficarão estranhos em um escritório ou sala de estar. A imagem deve ser relevante.
Belos exemplos
A aerografia no design de interiores não só transforma uma sala em termos de estética, mas também contribui para a expansão visual ou estreitamento das fronteiras espaciais. Com a ajuda desta técnica de pintura, é possível criar uma atmosfera especial que agradará a todos os residentes. A aerografia é caracterizada por ilusões de ótica, devido às quais as instalações são divididas em zonas funcionais.
Antes de começar a criar obras-primas usando um aerógrafo, você deve decidir sobre a ideia de pintar. Para se inspirar, confira o trabalho de profissionais da área.
Existem muitas opções interessantes.
- O tema da praia é muito popular.
- No berçário, eles fazem desenhos com super-heróis. Crie um mundo de conto de fadas que envolverá seus filhos.
- Para a sala, a imagem deve ser selecionada com especial atenção, pois os hóspedes são recebidos nesta sala.
- A pintura das paredes com o tema marinho e safári parece original.
As vantagens da aerografia na decoração de espaços não podem ser contestadas. Graças a este design, os interiores adquirem individualidade. A técnica do pincel para criar decoração nas paredes não tem as vantagens do aerógrafo. As pinturas criadas com um aerógrafo são realistas e, o mais importante, únicas.
Para fazer aerografia em paredes em design de interiores, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.