Paredes modulares modernas na sala de estar

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais (editar)
  5. Cores
  6. Projeto
  7. Soluções de estilo
  8. Regras de seleção
  9. Opções lindas

A parede da mobília como parte do mobiliário interior foi inventada na França em meados do século XX. É ao designer francês que devemos uma composição de mobiliário confortável que lhe permite não perder a cabeça ao escolher as peças em separado, combinando estilos, materiais e decoração. As paredes com móveis se popularizaram em todo o mundo e, na União Soviética, eram consideradas um indicador de respeitabilidade e conforto, pois economizavam espaço, e seus aparadores de vidro com belos pratos serviam de adorno em qualquer sala.

Com a chegada do século XXI, as volumosas paredes dos móveis do passado foram substituídas por corrediças modulares mais elegantes, menores em tamanho, que não são gabinetes retangulares em toda a parede, mas um conjunto de móveis de gabinete de diferentes alturas.

Peculiaridades

Atualmente, o auge da popularidade é realizado por paredes modulares, compostas por itens de diversos tamanhos e não limitados a um único corpo. Modular pode ser montado em uma única parede harmoniosa ou localizado em locais diferentes. Além disso, os objetos em tais paredes podem ser trocados, reorganizados e compensados, sempre atualizando o design da sala.

Variedades

Entre si, as paredes modulares podem diferir em volume, configuração e finalidade, contendo um número muito diferente de itens.

  • Parede padrão é uma composição de armários e gavetas, dispostos em linha reta ao longo da parede.
  • Opção de parede em forma de U Implica espaço livre no meio da estrutura, adequado para salas onde está prevista a colocação, por exemplo, de uma secretária. As paredes em forma de U também podem ter um painel no espaço livre para instalação de equipamentos: TV, alto-falantes, monitor de computador.
  • Em forma de L paredes pressupõe a presença de um guarda-roupa alto na lateral da estrutura e estantes suspensas, armários e suportes para os equipamentos que dela emanam. Esses modelos parecem leves e não pesados.
  • Modelos de canto ficará ótimo em uma sala onde você precisa usar um canto. O meio dessa parede pode acomodar um espaço para uma TV ou mesa. As portas dos gabinetes e pedestais se abrem livremente, sem interferir umas nas outras. A parede do canto também pode incluir estantes que se estendem para os lados da mesa, terminando nas laterais com um ou dois armários de cada lado.
  • Parede suspensa assume peças de mobiliário independentes fixadas à parede. Via de regra, são pequenos armários, prateleiras, prateleiras. Para armários e seu enchimento, a resistência da parede deve ser levada em consideração.

Qualquer que seja a versão de parede modular que você escolher, vale lembrar que ela é totalmente versátil e pode ser configurada a seu critério.

Dimensões (editar)

Os modelos de móveis oferecidos nos catálogos dos fabricantes têm uma variedade de tamanhos padrão. Os modelos diferem em três parâmetros principais: altura, largura dos móveis e profundidade das prateleiras. Mas, como regra, as fábricas de móveis se dedicam voluntariamente à fabricação de móveis feitos sob medida, portanto, não será difícil fazer móveis de acordo com um tamanho individual não padronizado.

As dimensões da parede são de importância decisiva na escolha deste tipo de móvel. A parede deve caber confortavelmente na sala, enquadrar-se no estilo do interior, sem bagunçar.Uma parede muito volumosa em uma pequena sala de estar criará uma sensação de aperto e esconderá a aparência de outros itens de interior. Muito pequeno ou estreito será inútil em termos de funcionalidade ou "perdido" em uma sala espaçosa.

Antes de fazer uma escolha a favor deste ou daquele modelo, é necessário traçar um projeto da sala, para fazer medições da futura localização da parede modular.

Muitas empresas de manufatura oferecem um serviço de design 3D, onde você pode ver a disposição dos móveis em uma sala na tela do computador, adicionando dimensões e design adequados ao programa.

Materiais (editar)

A variedade de paredes modulares apresenta uma grande variedade de opções, desde as mais caras até as mais econômicas. As tecnologias modernas permitem criar móveis de diversos materiais, de forma que na produção de estruturas de classe econômica sua qualidade e aparência não sejam afetadas.

Madeira

Tradicionalmente, as paredes dos móveis são feitas de vários tipos de madeira. Os artigos feitos de carvalho caro, cerejeira e madeira de mogno parecem sólidos e esteticamente agradáveis, eles são os mais duráveis ​​e duráveis, se encaixam perfeitamente no interior clássico, enfatizando o gosto e a respeitabilidade do proprietário. No entanto, esta não é a opção mais adequada para modelos de parede modular. Os móveis de madeira maciça são bastante pesados, sendo inconveniente reorganizá-los, sem falar no fato de que nem todas as paredes suportam o peso dos elementos suspensos.

Aglomerado e MDF

Uma opção mais econômica feita com aparas de madeira finas usando uma resina de ligação. Os aglomerados são revestidos por uma película laminada de várias cores e tonalidades, têm um aspecto apresentável e excelentes propriedades de desempenho. Este material é leve e, com fabricação de alta qualidade, é difícil distingui-lo de móveis de madeira natural.

Modelos combinados

A produção de móveis modernos permite combinar com sucesso uma variedade de materiais na produção de paredes modulares. Junto com a madeira natural e os painéis à base de madeira, o plástico, o vidro e o metal são usados ​​ativamente. Isso torna o mobiliário acessível, mais leve, mais prático e muito moderno. A maioria dos modelos mais populares incluem uma moldura feita de aglomerado ou placas de MDF e uma fachada feita de espécies de madeira nobres.

Materiais decorativos

O acabamento decorativo desempenha um papel decisivo na escolha de qualquer móvel, portanto, os designers modernos não economizam na manifestação da imaginação na fabricação de paredes modulares e fones de ouvido. Os componentes de vidro e espelho são usados ​​com mais frequência para a fachada de portas e prateleiras. Recentemente, o projeto de fachadas de paredes com materiais de tecidos, plástico brilhante e couro artificial está ganhando popularidade. Revestimentos de acrílico e filme em cores vivas com estampas animam interiores, bem como pinturas e papéis de parede de fotos.

Metal

As peças de metal servem como decoração e acessórios, e também podem ser a moldura e a orla de móveis. Puxadores de objetos cromados, suportes e hastes, transições entre elementos de móveis são as principais características do estilo high-tech moderno. E elementos decorativos forjados e em cobre, pernas e inserções douradas dão as características nobres de móveis no estilo do classicismo, art déco. O metal envelhecido artificialmente irá enfatizar a graça dos delicados estilos provençais e retrô. E o brilho do aço de acessórios deliberadamente ásperos adicionará sabor ao estilo loft de produção de rua ou ao estilo rústico natural.

Cores

O mais popular ao escolher uma parede modular na sala são as cores de tons neutros. O esquema de cores da madeira natural é capaz de trazer um toque de aconchego e conforto a todos os estilos de interiores, com exceção, talvez, do estilo moderno ultra-radical de alta tecnologia. A madeira harmoniza-se perfeitamente com as direções de estilo clássico e anima o ambiente.

Os designers modernos não se limitam à paleta “amadeirada”.Em interiores, cada vez com mais frequência, a preferência é dada a tons claros de superfícies brilhantes em uma ampla variedade de cores.

Na hora de escolher uma cor, é necessário levar em consideração várias regras simples para que o interior pareça harmonioso, e o mobiliário agrade à vista e complemente o estilo geral da sala:

  • a parede do móvel deve combinar com o esquema de cores ou com a decoração da parede, ou com o resto da mobília. Nesse caso, os itens do módulo não se tornarão uma mancha de cor estranha no "coro" geral do interior;
  • se a sala é decorada em um certo estilo, então as cores devem corresponder a ele... Tons de neon chamativos não vão caber em uma sala de estar clássica, e cores douradas e tons profundos de madeira nobre são estranhos ao estilo de alta tecnologia;
  • o esquema de cores não deve cansar os olhos, crie o efeito de "pendurar" a mobília sobre todo o resto. Para cômodos pequenos, é preferível escolher tons claros (leitosos ou bege), pois ampliam visualmente o espaço. Para quartos espaçosos, você pode escolher móveis escuros elegantes, mas com revestimento de parede em tons claros.

Projeto

Ao pensar no desenho de uma parede modular no interior de uma sala, é importante levar em consideração seu tamanho e localização em relação aos demais itens. Elementos modulares muito volumosos podem ficar bem em uma sala de estar espaçosa, mas não são adequados para um cômodo pequeno. A melhor opção para uma parede modular seria aquela que contivesse todos os elementos de que você precisa.

Na maioria das vezes, trata-se de um guarda-roupa, um armário para equipamentos, armários suspensos para pequenas coisas e pratos, prateleiras para livros. Algumas opções de design envolvem vitrines abertas ou envidraçadas - elas adicionam graça e leveza ao interior. Se necessário, os elementos modulares podem ser transferidos para outras divisões, por exemplo, um guarda-roupa no quarto e um aparador para pratos na cozinha. Esta opção é aplicável apenas se a cozinha ou o quarto forem combinados com a sala de estar ou forem do mesmo estilo.

Em uma pequena sala de estar, a parede mais aberta com armários suspensos leves, gavetas em miniatura e um painel de TV ficará bem. Ele pode ser disposto em qualquer direção ao longo da parede, slide ou ziguezague.

Para quartos espaçosos, guarda-roupas volumétricos altos são relevantes, assim como muitos itens que podem ser combinados em uma única estrutura e espalhados ao longo das paredes do quarto. Pode ser uma sala de jantar com aparador envidraçado e um frigobar, ou uma área de trabalho com uma mesa extraível e uma seção para equipamentos de informática, estantes para livros, bem como uma área de relaxamento com mesinhas laterais e um painel para vídeo e equipamento de audio.

Conseqüentemente, a seleção de móveis em uma parede modular será mais barata do que comprar itens separadamente, e os móveis em si serão mantidos no mesmo estilo e design.

A decoração da fachada dos módulos também é de grande importância no design de interiores. Dependendo da direção do estilo, os elementos decorativos podem ser:

  • cromo ou alças de gabinete forjadas;
  • escultura na fachada de objetos de madeira;
  • impressão de fotos com impressões brilhantes;
  • padrões de jato de areia na superfície de portas espelhadas;
  • iluminação embutida para pastilhas de vidro ou mosaico na fachada.

Soluções de estilo

Se a sala de estar inicialmente tem uma determinada direção de estilo, então não será difícil escolher a parede modular adequada para ela. Se você está apenas decidindo o estilo, deve entendê-los mais detalhadamente e seguir as regras gerais ao escolher uma parede. Notemos as principais características que os módulos de móveis podem ter para um determinado estilo.

Clássico. Via de regra, trata-se de móveis maciços de proporções corretas de madeiras nobres. Sua cor se distingue por tons nobres calmos, na maioria das vezes é branco, bege, leitoso. Faixa escura - cereja, mogno, wengé.A decoração em talha, alças forjadas, monogramas dourados curvos é bem-vinda. O vidro e o cristal irão adicionar leveza e solenidade ao design.

Minimalismo. Um estilo moderno que oferece comodidade e funcionalidade. Uma parede neste estilo consistirá no número mínimo dos itens mais necessários. A falta de decoração exuberante e detalhes auxiliares é a principal característica do minimalismo. O estilo é caracterizado pela presença de vários armários, painéis de tecnologia moderna, guarda-roupas simples e convenientes, prateleiras leves. As cores, pelo contrário, podem ser brilhantes, lustrosas.

Alta tecnologia. Ultrastyle para fãs da mais recente tecnologia e progresso técnico. Módulos de móveis lembram figuras abstratas a bordo de uma nave alienígena. Os principais materiais são plástico, metal, vidro. O corpo de madeira da parede é nivelado ou coberto com tintas escuras e composições de verniz. Tons frios, cores em branco e preto, tons de aço vão complementar o estilo urbano da nossa época. Manchas brilhantes de cores neon também são bem-vindas.

País. O estilo tem várias direções, mas sua principal característica unificadora é o ambiente aconchegante de uma casa de madeira no campo. Predominam os materiais em madeira, sendo que na decoração encontram-se tonalidades naturais, padrões naturais ou madeira envelhecida artificialmente, ferragens forjadas.

Art Deco. Espelhos, formas inusitadas, combinações de cores xadrez dão elegância e brilho a este estilo. Os móveis Art Déco podem ser feitos de madeira escura e cara, inserções de cromo, mosaicos de espelho. Todos os tipos de iluminação criarão um jogo de luz e complementarão a sala de estar com uma atmosfera de luxo e celebração.

Regras de seleção

Primeiro, decida onde os módulos de parede serão localizados, quanto espaço eles ocuparão e quais itens são necessários. Isso nos permitirá eliminar opções inadequadas no grande número de modelos oferecidos.

Ao consultar os catálogos de produtos, preste atenção ao estilo, material e cor dos produtos acabados. Deve corresponder tanto ao mobiliário interno existente, quanto ao estilo planejado.

Verifique as especificações de qualidade. Eles dependem do próprio material e do fabricante. Na hora de comprar verifique a presença de todas as peças, a resistência dos fixadores, a estabilidade da estrutura.

Solicite um certificado de qualidade ou passaporte do produto, onde poderá verificar a composição do material e a disponibilidade dos componentes necessários, especialmente no caso de uma parede de móvel pré-fabricada.

Opções lindas

  1. Cada um escolhe a aparência estética dos produtos no salão ao seu gosto, mas desde os modelos mais atraentes pode-se recomendar novos móveis com frigobar ou armários de vidro para obras de arte, prêmios esportivos e colecionáveis.
  2. As paredes de canto com uma escrivaninha embutida parecem originais, dividindo a sala de estar em um escritório e uma área de recreação. Em uma parte da parede, você pode colocar os módulos para o equipamento, enquanto a outra parte da composição criará um local conveniente para trabalhar.
  3. Nas salas de estar modernas, o aquário embutido na parede da mobília parece muito original, sua iluminação neon e cores vibrantes darão à sala um charme especial.

Para uma versão interessante de uma parede modular de sala de estar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário