Tudo sobre prateleiras de madeira
A necessidade de armazenar um grande número de coisas está presente não apenas em grandes armazéns - também é relevante para as residências. Uma das maneiras mais eficazes de organizar o espaço é uma estante que permite armazenar muitos itens em um espaço limitado. Ao mesmo tempo, esses móveis são produzidos a partir de muitos tipos de materiais diferentes, mas a boa e velha madeira ainda é muito procurada.
Peculiaridades
Para começar, digamos rapidamente que o rack difere de um gabinete aberto por não ter nada como a parede posterior.
Com isso, o móvel acaba ficando mais leve e barato, e se você também não o mover próximo à parede, usando-o como divisória, o espaço atrás do rack ficará visível pelas frestas, de forma que a sala não parecerá mais apertada e desordenada de móveis. Todas essas vantagens são a razão pela qual racks leves e compactos são usados em todos os lugares.
Se você encontrar uma falha, uma prateleira de madeira não poderia ser considerada o melhor tipo de acessório, já que o material natural acumula perfeitamente a poeira sobre si mesmo e requer limpeza regular, e a madeira também é um material perigoso para o fogo. Afinal, a madeira tem medo da umidade e é interessante para pragas, mas o consumidor que escolhe os racks de madeira lembra que essa solução tem muito mais vantagens. Aqui estão apenas alguns deles:
- uma estrutura em madeira maciça maciça, com os devidos cuidados, pode servir os proprietários por décadas - pode mesmo ser herdada;
- ao contrário do plástico que é popular hoje, a madeira continua sendo um material natural que, mesmo com forte aquecimento, não emite gases tóxicos e dificilmente causará problemas, mesmo que literalmente entre no corpo humano;
- prateleiras de madeira são capazes de suportar uma carga total de dezenas ou mesmo centenas de quilos - na maioria dos casos, isso é suficiente para cobrir completamente todas as necessidades;
- a madeira se encaixa perfeitamente na maioria dos estilos, exceto nos ultramodernos e futuristas, cria uma sensação indescritível de conforto e faz você se sentir em casa;
- o material é bastante fácil de manusear, muitos homens têm habilidade para trabalhar com ele, por isso em alguns casos opta-se por uma prateleira de madeira pela simples razão de que pode até ser feita em casa.
Visualizações
Mesmo que, à primeira menção da prateleira, você imediatamente tenha imaginado claramente um tal acessório doméstico, precisa entender que, na verdade, móveis de um tipo altamente especializado podem ser diferentes dependendo das necessidades específicas para as quais uma instância separada foi criada. Existem também algumas classificações e critérios para eles - nós apenas passaremos rapidamente pelas principais áreas potenciais para tornar mais fácil para você escolher esse acessório para sua casa ou chalé de verão.
- Em primeiro lugar, os racks são universais ou especiais. Os universais são projetados para armazenar qualquer item que caiba nas células - esse é o tipo de mobília mais comum, relevante literalmente em todos os lugares. Racks especiais são projetados para propriedades com necessidades especiais - por exemplo, você não pode colocar tubos ou metal laminado em células, então não há divisórias, mas apenas consoles onde é conveniente carregar produtos longos.
Novamente, as patas dos consoles não serão necessariamente horizontal - às vezes, eles são inclinados deliberadamente para que a mercadoria não se acumule na parede oposta, mas role com seu próprio peso o mais próximo possível do corredor. Se a propriedade for avulsa ou for composta por muitos itens pequenos (por exemplo, ferragens) que não são embalados em latas, é importante usar não um rack aberto, mas fechado - com caixas ou portas para cada seção.
Alguns modelos têm até sua própria parede posterior, o que os transforma em um gabinete aberto.
- Na maioria dos casos, os racks são uma estrutura de piso bastante grande, mas também há Móvel, se não de todo dobrando amostras. Eles são muito relevantes em situações em que é desejável mover os móveis regularmente para otimizar mais o espaço.
- Esses acessórios também podem ter formatos diferentes - também há vertical, e triangular.
Para facilitar o manuseio de cargas nas prateleiras ou consoles, escada de prateleira - aquele que por si só implica a presença de degraus para subida e descida. Na maioria das vezes, esses modelos têm um peso enorme e são presos com segurança ao chão para não tombar.
- Finalmente, existem ambos prateleiras de madeira maciça, e entao pré-fabricado... Uma moldura de madeira, é claro, dificilmente pode ser sólida no sentido pleno da palavra, mas se suas prateleiras e prateleiras estiverem conectadas por uma conexão condicionalmente indissociável, então referimos um espécime específico a um sólido. No entanto, em alguns armazéns e empreendimentos, a rápida montagem e desmontagem do equipamento do armazém é importante, portanto, os racks são produzidos para eles com peças que permitem quase que instantaneamente e sem o uso de ferramentas para alterar a configuração da estrutura de madeira, adicionar e subtrair seções para cima e para os lados.
Materiais (editar)
Independentemente de você adquirir uma estante em uma loja de móveis ou de querer fazer você mesmo, um dos principais critérios de seleção será a determinação do material principal a partir do qual as estantes são feitas. Claro, não se deve ignorar a avaliação dos fixadores e da parede traseira, mas o hardware de metal geralmente é despretensioso para as condições de serviço e é perfeitamente capaz de suportar a carga fornecida de acordo com as instruções, e a parede traseira geralmente simplesmente o faz não suportar nenhuma carga especial.
Antes de passar a considerar os tipos individuais de madeira, é importante esclarecer que as placas vêm de diferentes origens. Os naturais são chamados de sólidos e em todos os casos são considerados a melhor escolha - eles são caracterizados por uma resistência e durabilidade impressionantes, embora com um certo custo elevado. Os painéis de MDF são uma tela prensada sob alta pressão - um rack feito com essas ripas não será tão inferior em qualidade ao que é feito de madeira maciça e custará um pouco mais barato.
O compensado já é muito menos durável e tem maior probabilidade de armazenar papel, mas o aglomerado, que é popular devido ao seu baixo custo, pode ser literalmente perigoso - durante sua produção, os cavacos são colados, nem sempre se preocupando com o respeito ao meio ambiente. a cola usada.
Pinho
Esta árvore conífera é muito procurada em nosso país devido ao seu predomínio e, portanto, ao baixo preço. A vantagem natural de tal material é a impregnação de resina natural, que protege o material de pragas e parcialmente da umidade. As tábuas de pinho têm um cheiro incrível e são lindas, e sua única desvantagem é sua relativa maciez - você definitivamente não deve deixar cair objetos pesados em tal prateleira, caso contrário, não ficará sem amassar.
Carvalho
A opção mais durável e cara. Uma estante de carvalho é uma aquisição há séculos: consegue sobreviver com toda a seriedade ao seu dono, sem perder não só a praticidade, mas também o seu aspecto estético. As estantes de carvalho são capazes de suportar uma carga enorme, e você também pode simplesmente se gabar delas, porque esses móveis custam dinheiro decente e mais uma vez enfatizam o status do proprietário.
Faia
As tábuas de faia em nosso país são menos conhecidas que as de carvalho, mas na maioria dos casos são consideradas iguais em todos os parâmetros básicos. Essa árvore também se distingue por preços impressionantes, embora certamente valha a pena devido à durabilidade dos produtos feitos com ela.
Novamente, esse tipo de rack pode ser carregado com segurança até os olhos - pelo menos em casa, será muito difícil sobrecarregá-lo.
bétula
As matérias-primas de bétula para a produção de móveis em nosso país são usadas com bastante frequência, porque as bétulas na Rússia custam dez centavos uma dúzia, mas aqui é justamente que você deve ter cuidado ao escolher um rack. Por outro lado, ainda não é a pior madeira - apesar de sua relativa maciez, é adequada para a produção de estantes sob carga leve, e o material macio é muito mais fácil de manusear com as próprias mãos. Os "truques" tornam-se óbvios se a mobília de bétula for usada em condições de alta umidade - então a árvore começa a apodrecer rapidamente, torna-se um terreno fértil para fungos e pode deformar sob carga.
Teoricamente, o problema se resolve com o auxílio de impregnações especiais, mas objetivamente ninguém leva móveis de bétula para o balneário.
Larício
Este tipo de material não pode ser considerado muito popular, mas mesmo assim deve ser considerado ao escolher um rack completo que servirá fielmente por muitas décadas. Acima, já consideramos por que o pinheiro, como espécie conífera, é amplamente utilizado na indústria de móveis - então, o larício também é uma árvore conífera, que é visivelmente mais forte. A desvantagem, no entanto, é que o aumento da resistência também significa aumento do peso, mas outra desvantagem será mais fundamental - devido às suas camadas oblíquas, pode ser difícil cortar placas de larício perfeitamente uniformemente.
Dimensões (editar)
Ao determinar as dimensões do rack, você precisa responder claramente à pergunta sobre para quais propósitos ele é necessário. Por um lado, os móveis devem ser pequenos o suficiente para caber no espaço que lhes é reservado, pois para isso se compram racks, para guardar muitas coisas em um espaço pequeno. Por outro lado, é inaceitável comprar aquele acessório de mobiliário que simplesmente não é capaz de lidar com a tarefa em mãos e não pode armazenar em suas células tudo o que interfere em você em outro lugar.
Em busca de espaço, não use um rack excessivamente grande - ele só ocupa espaço em vão. Uma largura impressionante, longe de estar cem por cento cheia, só é apropriada se o produto desempenhar uma função integral de divisória entre salas ou zonas, e um rack baixo, ao contrário de um alto, pode ser encaixado em qualquer porta.
Novamente, ao decidir sobre as dimensões, lembre-se de que é importante prestar atenção não apenas às dimensões do quadro, mas também aos parâmetros de cada célula individual. Será um desastre para um apartamento apertado se você comprar uma unidade de armazenamento com prateleiras que ficarão ociosas só porque nada pode caber nelas! Em vista disso, considere o tamanho das coisas com maior probabilidade de serem armazenadas.
Para armazenar propriedades heterogêneas, faz sentido escolher prateleiras de parede com células de tamanhos diferentes - então elas irão acomodar produtivamente TV, livros e flores para casa.
Projeto
Considerando que escolhemos a madeira como material principal para a produção das estantes, pode parecer que a paleta de cores é limitada, pois os produtos de madeira na maioria das vezes não são pintados, deixando-os com uma tonalidade natural.Na prática, verifica-se que os diferentes tipos de madeira diferem fundamentalmente - por exemplo, a bétula tem uma cor amarela pronunciada e o carvalho está muito mais próximo do clássico wengé profundo à beira do preto. O precioso mogno também recebeu esse nome por um motivo, e os artesãos também usam o branqueamento para obter a cor branca e vários métodos para escurecer a sombra.
Observe que molduras de madeira clara são adequadas para expandir visualmente espaços apertados. - quase sempre parecem mais baratos, mas ao mesmo tempo podem dar um pouco mais de conforto.
A madeira escura parece ser mais sólida e cara, ela transforma seu quarto em um palácio tranquilo, onde nada foi guardado, mas tal interior pode deixar uma impressão um pouco avassaladora.
Ao decidir sobre um modelo específico para sua casa, você também precisa levar em consideração o estilo do interior.... Por exemplo, o loft e o estilo escandinavo sempre privilegiaram o design mais simples, mas se o loft é caracterizado por algum pitoresco devido à visibilidade do material improvisado do jardim "caseiro", então uma homenagem à Escandinávia é o minimalismo no seu mais puro forma, mas certamente sem economizar em consumíveis. Se você escolher deliberadamente uma peça de design elegante, então você precisa entender que o rack não deve ser uma ovelha negra entre o resto da mobília, o que também combina com a combinação. Quaisquer decorações requintadas, entalhes e assim por diante já são atributos de estilos clássicos mais caros, e toda a sala deve ser sustentada neles.
Compromissos
Em grande parte, é necessário decidir sobre a aparência e o design das estantes com uma orientação para a finalidade para a qual o mobiliário é adquirido. Combine, no camarim, onde todos os hóspedes, sem exceção, chegam, deve haver algo decente e, possivelmente, mais uma vez proteger as roupas do acúmulo de poeira e das visitas de traças - ou seja, os modelos fechados são uma prioridade. Na sala, eles fazem exatamente o contrário - a estante aqui costuma servir de estande de exposição, por isso deve ser aberta. O que exibir nele - frutas, pratos, fotografias ou prêmios pessoais - é com você.
Tradicionalmente, menos atenção é dada à aparência das prateleiras que ficam escondidas de olhos curiosos em algum lugar em um celeiro, porão ou armário.
A praticidade é o mais importante aqui - móveis para alimentos na despensa devem fornecer acesso conveniente a cada frasco armazenado, a estrutura para roupa de cama deve, antes de tudo, ser limpa e fechada para evitar sujeira, mas o armazenamento da ferramenta deve apenas seja forte.
Lindos exemplos no interior
O rack da primeira foto parece bastante moderno - os criadores tentaram fazer os racks de forma que fossem impressionantes no mínimo. Acontece que as prateleiras parecem ser independentes umas das outras - elas praticamente flutuam no ar, e com elas toda a estrutura parece leve.
O segundo exemplo é um rack de parede de madeira clássico, como a maioria das pessoas o imagina. O modelo específico está focado nas necessidades típicas de uma biblioteca, pois suas células são em forma de estante, mas os proprietários, como você pode ver, encontraram maneiras de armazenar outras coisas também.
A terceira foto mostra uma estante típica para o estilo loft - não parece ser montada à mão, mas é muito semelhante a móveis antigos tidos como desnecessários em algum lugar de um laboratório ou arquivo... Esse esteticismo, é claro, não é para todos, mas dificilmente alguém dirá que tal abordagem não tem o direito de existir.
O último exemplo é o oposto de um loft, que é uma mobília muito aconchegante com ênfase em madeira usada. O fabricante não buscou uma estrutura retangular para deixar espaço para manobra de design.
O comentário foi enviado com sucesso.