Prateleiras na adega
Em uma adega bem equipada, certamente haverá um lugar para prateleiras convenientes. Eles podem armazenar os espaços em branco em potes ou caixas com frutas e vegetais recém-colhidos. Prateleiras duráveis e confortáveis para a adega podem ser compradas ou feitas à mão.
Peculiaridades
Independentemente do tamanho do porão, os racks que estão localizados nele devem atender aos principais requisitos e ser:
- espaçoso;
- confiável e estável;
- protegido de influências ambientais negativas.
Na hora de organizar uma adega, é muito importante pensar bem a sua disposição. Nesse caso, os proprietários poderão colocar todos os produtos necessários e economizar espaço para a livre movimentação entre as prateleiras. A distância entre as prateleiras é determinada em função das preferências dos proprietários.
Usualmente, prateleiras separadas são alocadas para armazenar vegetais. O restante é destinado a latas com conservação. Os primeiros devem ser mais espaçosos para que os recipientes em forma de caixas de madeira possam ser colocados com segurança. Este último pode ser estreito e localizado ao lado da parede. Em uma adega redonda, as prateleiras podem ser usadas para dividir o espaço em duas áreas principais.
O que eles são?
Existem vários tipos básicos de estantes que são usados em caves.
Pré-fabricado
Essas estruturas são montadas a partir de peças separadas. Sua principal vantagem é que a instalação não leva muito tempo. A desvantagem é que eles não suportam muito peso. Esses racks são feitos de plástico, madeira compensada ou madeira, mas a opção mais popular é o metal.
Os racks pré-fabricados consistem em:
- prateleiras;
- colunas;
- tiras para apoiar as prateleiras;
- suportes especiais.
Este projeto é uma ótima opção para quem armazena uma pequena quantidade de estoque em seus porões e não quer perder tempo instalando prateleiras.
Dobrável
Esses modelos são muito semelhantes aos anteriores. Eles são convenientes porque podem ser rapidamente desmontados e remontados a qualquer momento, instalando em outro local. Com essas prateleiras, é fácil limpar a adega e desinfetar o ambiente.
Eles fazem estruturas semelhantes de materiais diferentes. Mas a opção mais popular são as prateleiras de plástico. Em casa, as prateleiras são feitas até de peitoris ou cantos de janela de plástico. Se falamos de produtos acabados, eles são vendidos desmontados, mas você pode montar a estrutura muito rapidamente. Embora muitos subestimem os produtos plásticos, as prateleiras dobráveis feitas com esse material são bastante duráveis.
Raio
Esses racks podem ser semicirculares ou arredondados. Eles geralmente estão localizados no canto. Isso é conveniente porque há mais espaço para mover e armazenar as caixas de vegetais.
Monolítico
Esses racks são duráveis e confiáveis. Ao contrário das estruturas pré-fabricadas e desmontáveis, estas ficam instaladas na adega por muito tempo. Eles são feitos de tijolo ou madeira. Eles carregam muito peso e são adequados para armazenar caixas e latas pesadas.
Para a máxima comodidade, é melhor combinar vários tipos dessas prateleiras ao decorar uma adega, que podem estar localizadas em diferentes zonas. Na maioria das vezes, eles são instalados em uma sala de concreto bem equipada.
Materiais (editar)
Diferentes materiais são usados na criação de estantes para a adega. Os artesãos que preferem fazer tudo com as próprias mãos podem desenhá-los a partir de tubos de polipropileno, ardósia plana ou tábuas.
De acordo com os materiais, os mais procurados são 3 tipos de estantes.
Metálico
Os mais confiáveis são os produtos de perfis metálicos. Sua única desvantagem é que corrói. Mas aqui, vale a pena atentar para o fato de que esse problema só se torna relevante depois de muitos anos.
Portanto, prateleiras metálicas podem ser instaladas com segurança em seu porão, contando com o fato de que os reparos não terão que ser feitos por 10-20 anos. Para prolongar a vida útil, o material pode ser tratado adicionalmente com agentes especiais.
De madeira
Além de produtos de metal e tubos moldados, os racks de madeira também são populares. A vantagem desse material é que a madeira é barata e muito fácil de processar. Mas, ao mesmo tempo, vale lembrar que uma árvore pode se deteriorar rapidamente em condições de alta umidade. É por isso o material também precisa ser processado durante a instalação das prateleiras e após. Os especialistas recomendam repetir este procedimento regularmente, na primavera ou no verão. As estruturas de madeira são úteis tanto na adega quanto no porão, onde são armazenados os suprimentos para o inverno.
Mas não apenas as tábuas podem ser usadas para construir essas estantes. Muitas vezes, eles são feitos de madeira compensada ou aglomerado. Esta é uma opção ainda mais acessível e fácil de usar. Mas vale lembrar que, ao contrário das estruturas de madeira duráveis, os produtos de aglomerado não suportam muito peso. São adequados para armazenar latas leves ou garrafas de até 1 litro.
Plástico
As estruturas de plástico são muito fáceis de projetar. Mas apesar do fato de que As prateleiras de plástico são fáceis de limpar e ainda permanecem vulneráveis à alta umidade e mudanças repentinas de temperatura. Portanto, esses modelos devem ser substituídos a cada poucos anos.
Como fazer isso?
Uma vez que as prateleiras para a adega são muito fáceis de fazer com as suas próprias mãos, muitos proprietários preferem fabricá-las em vez de comprá-las.
As estantes de madeira são consideradas as mais fáceis de fabricar.
Portanto, é mais adequado para quem está fazendo algo com as próprias mãos pela primeira vez. Para fazer um rack simples, você precisará das seguintes ferramentas:
- fita métrica e quadrado;
- serra;
- chave de fenda e fechos;
- lápis.
Você também precisará de tábuas e vigas de madeira simples.
A estante é feita em várias etapas.
- A primeira etapa é criar desenhos. Eles ajudarão a determinar o tamanho da estrutura. Quando o plano estiver pronto, você pode começar a construir os quadros transversais. Para isso, você precisa usar 2 racks de madeira. Seu tamanho depende de quão alto a estrutura deve ser. Como regra, eles não são feitos muito grandes para que você possa alcançar facilmente a prateleira de cima com a mão.
- Nos racks, é necessário fazer entalhes, determinando o local onde as prateleiras ficarão no futuro.
- Depois disso, você deve preparar placas e vigas de dois tipos. Os primeiros são selecionados pelo comprimento das futuras prateleiras. A segunda deve ser igual à largura das pranchas utilizadas.
- Em seguida, você precisa fazer marcas para as barras e cortar os ninhos do tamanho necessário nas prateleiras.
- Barras longas são inseridas nesses ninhos. As placas estão localizadas na parte superior. Tudo é consertado com uma chave de fenda. As barras transversais são colocadas por último.
A construção é sólida e confiável.
Como prolongar a vida útil
Para que as prateleiras montadas ou construídas por mão própria funcionem por mais de um ano, elas precisam ser bem cuidadas. Então, após a instalação, recomenda-se que os racks sejam tratados com soluções especiais que protejam qualquer material da alta umidade.
Sulfato de cobre
Uma solução de sulfato de cobre é um dos produtos mais eficazes usados para tratamento de superfície em porões e caves. A substância é barata. Preparar a solução é muito simples. Cristais azuis precisam apenas ser diluídos em água, seguindo as instruções da embalagem.
Em seguida, ele pode ser usado para tratar paredes, prateleiras de metal ou madeira. Se possível, os racks devem ser processados ao ar livre. Se isso não for possível, a desinfecção deve ser realizada com equipamento de proteção individual.
Trate as superfícies em uma sala úmida anualmente. Normalmente, eles fazem isso no final do verão, antes da colheita.
Anti-sépticos
Freqüentemente, composições anti-sépticas especiais são usadas para processamento, que podem ser compradas em lojas especializadas. Eles podem lidar com toda a sala e zonas ou racks individuais.
A peculiaridade dos anti-sépticos é que, ao trabalhar com eles, é imprescindível ler as instruções e prestar atenção aos detalhes. Em alguns casos, as superfícies devem ser umedecidas antes do trabalho, em outros, ao contrário, secar bem. Se você seguir essas regras simples, tanto as adegas pequenas quanto as grandes podem ser mantidas arrumadas.
Impregnações
Essas formulações penetram profundamente no material e são mais adequadas para combater o mofo e o bolor. Se uma pessoa planeja construir prateleiras com suas próprias mãos, então elas devem ser usadas para manusear novas prateleiras.
Existe uma grande variedade de impregnações que são adequadas para diferentes materiais. Portanto, você pode encontrar meios de proteger as estantes de:
- Madeira;
- tijolos;
- concreto;
- metal.
Todos eles funcionam de forma eficiente e permitem que você esqueça problemas como o aparecimento de mofo ou bolor. Recomenda-se realizar o processamento com tais impregnações não uma vez, mas depois de um certo período. Tudo depende do material.
Mas não é apenas o tratamento das estantes que ajuda a manter o subterrâneo limpo e a manter todos os produtos em boas condições. Para que as prateleiras permaneçam confiáveis e duráveis por mais tempo, vale a pena seguir uma série de regras.
- Faça um sistema de ventilação de alta qualidade. Se houver uma boa troca de ar no porão, o risco de fungos e sinais de apodrecimento será reduzido lá. Se a localização da adega permitir, ela deve ser ventilada regularmente durante a estação quente. No verão, também é recomendável liberar o máximo possível de espaço com estoques antigos. Isso é feito não apenas para liberar espaço para batatas e outros espaços em branco. Nessas condições, as prateleiras secarão melhor, o excesso de umidade desaparecerá e o fungo e o mofo morrerão. No outono, será possível trazer com segurança uma nova safra para o porão.
- As estantes de madeira devem ser verificadas regularmente. Assim que aparecerem vestígios de podridão, devem ser processados imediatamente. Neste caso, é necessário desinfetar não apenas uma área separada, mas também toda a prateleira. Após o uso do anti-séptico, a cremalheira deve ser bem seca e somente depois os espaços em branco devem ser devolvidos ao seu devido lugar.
- Não sobrecarregue as prateleiras. Ao organizar uma adega, é necessário calcular a localização e as dimensões das prateleiras para que todos os produtos aí possam ser colocados, mesmo que o ano seja anormalmente fecundo.
- Para evitar latas enferrujadas, as prateleiras de aço devem ser protegidas adicionalmente. Você pode usar um filme autoadesivo ou comum.
Seguindo essas dicas simples, você sempre pode manter seu porão limpo e não se preocupar com o estado das prateleiras, que definitivamente não serão danificadas por mofo ou ferrugem.
Para mais informações sobre prateleiras na adega, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.