Estantes de livros de canto
Às vezes é muito difícil organizar o espaço de um apartamento de forma que o local para guardar as coisas seja bonito e funcional ao mesmo tempo. Armários, prateleiras e prateleiras são a maneira mais eficiente de manter as coisas compactas. Para que essa solução de design não pareça muito enfadonha e a própria peça de mobiliário seja volumosa, você pode optar por um rack de canto.
Este móvel incomum deixará sua casa mais estilosa e ajudará a organizar o espaço adicional para todo tipo de pequenas coisas e livros.
Descrição
As prateleiras de canto são de diferentes tipos: no chão, na parede e na forma de seções de gabinete separadas. Eles são colocados em duas ou três paredes. A principal vantagem das estantes de livros de canto é que elas podem caber em quase todos os espaços e não sobrecarregam o interior. Eles sempre parecem originais e interessantes.
Quase todos os modelos de estantes de livros têm forma retangular, consistem em placas e seções horizontais, e sua parte principal são estantes de suporte de carga. Os estilos mais frequentemente encontrados no catálogo de estantes de livros são hi-tech, moderno e minimalismo. E as próprias estantes podem ser colocadas em qualquer divisão da casa, pois graças a uma vasta selecção será possível encontrar uma estante ao seu gosto.
O que eles são?
As estantes de canto podem ser com prateleiras abertas e fechadas. Estruturas abertas são freqüentemente usadas para mostrar objetos bonitos, como souvenirs ou coleções. Estantes de livros abertas podem ter extremidade, dobradiças, etc.
A opção com prateleiras fechadas é utilizada quando o seu conteúdo necessita ser escondido ou protegido de animais ou crianças. Podem ser prateleiras com portas de vidro ou portas de madeira. Menos comumente, o metal é usado como material para portas. As estantes de livros também podem ter um cadeado.
Existem também racks combinados. Nesse caso, duas partes podem ser observadas: aberta e fechada.
Esta opção é considerada a mais conveniente devido à sua versatilidade.
Dicas de Seleção
Ao escolher qualquer peça de mobiliário, deve-se basear-se na finalidade para a qual foi introduzida no interior. Com a ajuda de um rack, por exemplo, você pode fazer um acento brilhante ou pode encaixá-lo organicamente no estilo da sala. Dependendo da finalidade para a qual o rack está sendo comprado, você pode escolher seu formato, tamanho e aparência. Se as preferências especiais do comprador não permitem a escolha de uma opção adequada no catálogo de móveis, pode sempre fazer uma estante por encomenda.
Principalmente, na hora de escolher este móvel, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração.
- O peso dos livros ou itens a serem armazenados nas prateleiras. Em média, uma prateleira do rack pode suportar um peso de 5 a 20 kg. Para evitar a deformação das prateleiras, é necessário escolher uma estrutura robusta. Se a escolha recaiu sobre um rack elegante, recomenda-se não sobrecarregá-lo. Para evitar que as prateleiras caiam, você deve parar em um comprimento não superior a 60 cm e pensar na parede posterior, que pode aliviar a carga.
- É preciso levar em consideração o tamanho dos itens que estarão nas prateleiras. A largura e a distância entre eles dependem disso.
- Se crianças ou um animal de estimação moram na casa, você deve pensar na segurança deles. As prateleiras devem ser confiáveis e resistir ao excesso de peso, caso alguém se pendure nelas ou trepe. Para manter as prateleiras seguras para outras pessoas, os fabricantes costumam completá-las com fechos.Mesmo que o rack esteja no chão, você ainda precisa reforçá-lo.
- A praticidade do rack desempenha um papel importante. Portas, por exemplo, fornecerão proteção confiável contra poeira. Mas as prateleiras abertas exigirão limpeza frequente.
- A estética das estantes de canto também desempenha um papel importante. Deve estar em harmonia com outros itens de interior. As prateleiras estão geralmente localizadas em salas de estudo / trabalho ou na sala de estar, com menos frequência no quarto.
- Os parâmetros deste móvel devem ser levados em consideração. Se a sua altura for superior a 100 cm, então é uma versão para chão. Para instalar esse tipo de rack, você precisa remover a placa de base. Caso contrário, você pode fazer a estrutura articulada. Racks muito altos e muito baixos são inconvenientes de usar, pois é difícil acessar as prateleiras superior e inferior.
- E a recomendação mais importante para escolher uma estante de canto é prestar atenção aos modelos duráveis, feito de um material ecologicamente correto e resistente como a madeira. Pode ser uma matriz de bétula, freixo, carvalho, pinho, aglomerado em folheado ou contraplacado pintado resistente à humidade. Vale a pena atentar para a presença de pintura resistente.
Como organizar?
A forma e o tipo do rack devem ser escolhidos com base no layout da sala. Se este for um local de trabalho, você pode escolher uma prateleira de comprimento total ou prateleiras penduradas acima da mesa para maior conforto. Aqui você também pode experimentar a combinação de materiais. Por exemplo, prateleiras de vidro podem ajudar a criar uma sensação de leveza e tornar o ambiente visualmente mais espaçoso.
As estantes fechadas de tamanho natural requerem atenção e cálculos especiais no planejamento, pois é fundamental levar em consideração a trajetória de abertura das portas.
É necessário dispor o rack de forma que nada interfira no seu livre acesso. Como alternativa, você pode comprar prateleiras abertas, que são uma ótima maneira de modernizar uma sala e aproveitar ao máximo o espaço.
Se estamos falando de uma sala de estilo rústico, prateleiras grossas e ásperas que se encaixam organicamente no interior rústico seriam uma excelente solução. Também há prateleiras feitas de madeira envelhecida e bem cortada. E se a localização permitir, você pode instalar estantes assimétricas que darão ao ambiente um visual original.
É geralmente aceito que as prateleiras de canto podem ser localizadas apenas no canto interno da sala, mas este não é o caso. O canto saliente ridículo do apartamento, se desejado, pode ser equipado com prateleiras confortáveis e bonitas.
Onde você definitivamente não deve colocar estantes de livros abertas é no lado ensolarado da sala. As prateleiras devem ser colocadas onde a luz solar direta não incida sobre elas (estamos falando de uma exposição prolongada), caso contrário, tudo sobre elas perderá rapidamente o seu aspecto e se queimará ao sol.
Exemplos no interior
Sugerimos que você se familiarize com nossa seleção de fotos:
- prateleiras no canto externo;
- construção de madeira clara se encaixa perfeitamente em um interior claro;
- uma estante aberta muito compacta ocupou um pequeno canto funcional;
- um gabinete combinado com prateleiras abertas e fechadas parece sólido e caro;
- prateleiras suspensas combinam bem com a área de estar.
O comentário foi enviado com sucesso.