Prateleiras faça você mesmo

Contente
  1. Escolha de materiais
  2. Ferramentas necessárias
  3. Desenhos e dimensões
  4. Instruções passo a passo para fazer madeira
  5. Etapas de montagem
  6. Como fazer metal?

É muito importante para muitos veranistas e até mesmo moradores da cidade saber fazer um rack com as próprias mãos de forma simples, rápida e econômica de acordo com os desenhos. Existem várias opções para fazer essas estruturas de madeira compensada e caixas. Você pode fazer racks em um celeiro com materiais de sucata, incluindo metal.

Escolha de materiais

Um rack em um galpão comum pode ser feito de caixas de plástico. No entanto, essa solução é muito mais promissora para uma sala de estar comum. Ele permite que você armazene muitas coisas sem gastar muito dinheiro para comprar.

O plástico é forte e confiável o suficiente. Não é difícil colocar roupas, sapatos e muito mais em uma caixa feita com isso.

Os amantes dos materiais naturais disponíveis podem facilmente escolher uma solução diferente - fazer um rack a partir de uma placa de móvel. Os espaços em branco são impregnados com tinta, envernizados. Os painéis de móveis são tão atraentes quanto a madeira natural (madeira maciça). A orientação unilateral das fibras em um material sólido elimina o crescimento de rachaduras microscópicas. É esse problema que afeta fortemente o uso da madeira natural tradicional.

O tamanho da placa pode chegar a 200x60x1,8 cm, sendo praticamente impossível obter o mesmo efeito com placas tradicionais, além de apresentar qualidade aceitável.

Também existem matrizes desse tamanho, mas são altamente propensas a nós e rachaduras.

A impregnação inicial com um anti-séptico permite não temer os efeitos de pragas e microorganismos perigosos. Por fim, a blindagem passa por um excelente tratamento hidrofóbico, o que aumenta significativamente sua confiabilidade e permite sua utilização até mesmo em uma concessionária, onde a umidade nem sempre atende a norma estabelecida.

Muitas vezes, os racks são feitos de forro. Este material:

  • muito mais esteticamente agradável não apenas as estruturas de plástico, mas também a maioria dos tipos de madeira natural;
  • montado sem problemas perceptíveis;
  • difere em baixa condutividade térmica;
  • amortece bem os sons;
  • resistente à umidade, mudanças de temperatura e estresse mecânico.

Algumas pessoas fazem móveis domésticos de MDF. Este material:

  • ambientalmente amigável;
  • difere na homogeneidade da estrutura interna e na ausência de inclusões especiais;
  • permite que você faça estruturas dobradas;
  • suficientemente resistente à umidade para uso na cozinha;
  • pode desbotar com o tempo se exposto a um fluxo de vapor;
  • causa dificuldades na seleção de tintas para reparo e restauração;
  • perde gradualmente sua elasticidade e resistência, independentemente do acabamento externo e métodos de processamento.

As estruturas de vergalhão se distinguem por sua confiabilidade e resistência mecânica. Eles são especialmente adequados para interiores em estilo loft. A estrutura metálica permite expandir a colocação das prateleiras em comparação com as contrapartes de madeira. Mas mesmo neste caso, fazer a lacuna mais do que 0,8-1 m não é muito justificado.

Importante. O metal (inoxidável) é muito mais adequado para um ambiente úmido do que qualquer madeira, mesmo tratada com anti-sépticos.

Mas trabalhar com metal quase sempre envolve o uso de uma máquina de solda. Se esta opção não for do seu interesse, você pode fazer uma estrutura com suas próprias mãos a partir de paletes (paletes). Esta é uma solução muito simples e razoável.O preço de custo dos produtos de paletes é baixo e quase qualquer forma geométrica pode ser criada a partir deles devido à facilidade de processamento.

Outra vantagem importante é a alta resistência dos paletes. Em geral, é de pelo menos 500 kg. Às vezes chega a 1000 kg. Mesmo um palete relativamente antigo, que tem sido repetidamente usado em armazéns para o transporte de mercadorias, geralmente mantém sua estética externa.

Importante. Recomenda-se escolher paletes do tipo "euro", uma vez que as contrapartes nacionais não são suficientemente boas em termos de controlo fitossanitário.

Ferramentas necessárias

Para fazer um rack, use:

  • lápis de construção (são substituídos com sucesso e por lápis comuns com grafite suave);
  • fita métrica (marcações de pelo menos 0,5 cm e, idealmente, milímetros);
  • serra de vaivém elétrica;
  • suportes ou cantos para a montagem de prateleiras;
  • furar;
  • brocas (sua seção deve ser um pouco menor que a seção dos parafusos autoatarraxantes, devendo também haver uma broca maior no conjunto);
  • um martelo comum;
  • chave Phillips
  • LBM com bocais ou anéis com diferentes tamanhos de grão;
  • parafusos auto-roscantes;
  • lixa com vários tamanhos de grão;
  • manchas;
  • vernizes da cor desejada;
  • impregnação com ação retardadora de fogo, bioprotetora ou combinada (ambas ao mesmo tempo).

Desenhos e dimensões

Em primeiro lugar, vale a pena mencionar as opções de quadros recolhíveis. Esses modelos são muito móveis. Suas peças são aparafusadas. O armazenamento pode ser facilmente reorganizado para o local desejado. Mas também existem racks de estrutura não dobráveis.

Para juntar suas partes, use:

  • juntas soldadas;
  • parafusos auto-roscantes;
  • pregos (isso é determinado pelas dimensões e material).

Em tamanhos grandes, esses conjuntos são virtualmente fixos. É impossível não só retirá-los por uma porta ou janela, mas também desmontá-los. Só será possível quebrá-lo, por isso o desmantelamento é repleto de muitas dificuldades.

Quanto às versões de console, esses racks não são equipados com paredes laterais. Mas permite a fixação das prateleiras à sólida parede posterior.

Ambas as opções - estacionário tradicional e cantilever - podem ser colocadas no armário e usadas para uma variedade de coisas. Mas, é claro, o tipo fixo é mais massivo e amplo.

Já os modelos dobráveis ​​estão mais próximos da escada. As dimensões são relativamente pequenas e não se pode contar com uma capacidade decente. No entanto, a portabilidade é ainda maior do que nas versões dobráveis, e isso compensa amplamente a pequena capacidade.

Quanto à forma, tanto na copa como nas outras divisões, as estantes rectangulares e triangulares são as ideais. O retângulo geralmente tem uma forma clássica. Você só precisa escolher, colocar pernas quadradas ou alongar os suportes para sustentar toda a estrutura de uma vez. Ao desenhar um diagrama, você deve prestar atenção não só à geometria, mas também às dimensões do próprio armazenamento das coisas.

A altura é preferencialmente limitada a 2 m. Nesse caso, mesmo a maioria das pessoas de estatura média, sem escadas e sem banquinhos, pode chegar à prateleira de cima. Quanto à profundidade, ela é inteiramente determinada pelo tamanho dos itens dispostos.

Objetos pendurados ou protuberantes não são muito bons, mas um grande espaço meio vazio dificilmente é uma escolha racional. Para guardar livros, revistas, flores, estantes são necessários 0,3 m de largura e 1 m de comprimento.

É indesejável exceder o comprimento do indicador, uma vez que racks adicionais são necessários para evitar o afundamento.

Para garagens e galpões, para ferramentas de jardim, para papel de parede e para mudas iluminadas, recomenda-se o uso de estantes com largura de 0,4-0,5 m. Também é possível adicioná-los:

  • pneus;
  • vasilhas;
  • peças sobressalentes para máquinas e equipamentos de jardim;
  • serralheria, carpintaria e ferramentas de entrincheiramento;
  • fechos;
  • roupas diferentes.

Importante. Ao fabricar as peças das estantes de OSB, papelão, compensado, é aconselhável focar na largura das folhas acabadas.Isso evitará desperdícios e materiais desnecessários.

Uma atenção especial deve ser dada aos racks no banho. Todos eles devem ser fixados não só no chão, mas também na parede, pois de outra forma é impossível garantir a confiabilidade. É improvável que alguém goste da queda da prateleira para o chão. Todos esses produtos são necessariamente feitos de madeira e cuidadosamente polidos.

É assim que se parece um gabinete de rack com uma altura de 1716 mm, com uma largura de parede traseira de 1038 mm e uma largura de seção única de 324 mm. Mas esta é uma estante de classe econômica feita em casa. A profundidade das prateleiras chega a 500 mm. Seu comprimento é de 1550 mm. Para o trabalho utiliza-se contraplacado de 1,5 cm de espessura e tubos de 2,5x2,5x0,2 cm.

Instruções passo a passo para fazer madeira

Em primeiro lugar, para fazer uma estante com as próprias mãos, é necessário decidir o seu design (aparência). Então você precisa descobrir as características do desempenho tecnológico (diagrama de projeto). O sistema de feixe tem uma resistência decente. Mas para a fabricação de tais racks, são necessários materiais relativamente caros. E as habilidades dos performers são necessárias muito mais sólidas. Também vale a pena se familiarizar com as principais propriedades e opções principais:

  • modular;
  • console;
  • estruturas de pontes e cantilever.

Por mais tentadora que seja a ideia de fazer tudo de forma simples e rápida, a olho nu, é mais correto preparar desenhos e esboços. Ignorar esse requisito não apenas impede que tudo seja feito de maneira econômica e atraente. Freqüentemente, há custos adicionais muito sérios envolvidos.

Atenção. Tudo deve ser verificado com cuidado já no local (durante a montagem) e certifique-se de que todas as dimensões são observadas. Nesse sentido, um desenho cuidadosamente preparado só será benéfico.

Prateleiras

Para guardar coisas pequenas e leves, é aconselhável abandonar uma prateleira de madeira ou contraplacado totalmente desenvolvida. O Reiki pode ser usado no lugar desses materiais.

Importante. Se você tiver que armazenar algo pesado, pelo menos periodicamente, é melhor recusar essa decisão. Para guardar as coisas em um galpão ou em uma oficina, a espessura usual de 2,5 cm é o suficiente. Prateleiras mais grossas devem ser feitas apenas quando estiver claro para que elas podem ser necessárias.

Quadro

Fazer uma moldura de madeira ficará bem se você usar os métodos usuais de montagem para carpinteiros - "em um quarto" ou "em uma meia pata". Mas às vezes as partes são simplesmente unidas ponta a ponta, se métodos profissionais mais complexos causam dificuldades. Na verdade, é um pouco pior. As prateleiras são feitas de madeira e as barras transversais são feitas de tábuas comuns. No chão ou em outra horizontal, tudo está pré-conectado e experimentado.

Depois de certificar-se de que todas as conexões estão conforme o esperado, marcas de giz podem ser feitas. Graças a eles, você não precisará se ajustar muito mais. Faça furos nos pontos designados. Além disso, usando uma chave de fenda, conecte-os com parafusos autoatarraxantes. A união às paredes, e de preferência ao piso e ao teto, será feita com placas de metal.

Recomenda-se preparar dobras nas prateleiras; na ausência de um torno, qualquer marceneiro atenderá de bom grado esse pedido.

Etapas de montagem

Para montar o rack sem danificar nada, é aconselhável fixar as caixas com grampos de canto durante todo o trabalho. As estruturas das prateleiras de madeira geralmente são feitas de barras aplainadas de 50x50 mm. Painéis de partículas orientadas devem ser usados ​​para decoração adicional. A montagem das prateleiras e da moldura entre si não deve ser feita em pregos, mas sim em parafusos auto-roscantes - assim fica muito mais confiável e estável.

Nota: Um bloco auxiliar pode ser usado em vez de um quadro intermediário.

Nesse caso:

  • corte as cremalheiras e travessas, certificando-se de que são respeitadas as dimensões conforme desenho;
  • em plataformas horizontais planas (piso ou pátio plano), prenda os racks às travessas;
  • montar a estrutura em seu devido lugar utilizando placas de metal;
  • preparar as prateleiras cortando o OSB da maneira desejada;
  • coloque as prateleiras na estrutura usando parafusos auto-roscantes.

Um tópico separado é como fazer um rack de escada com suas próprias mãos. Para sua informação: em vez de placas para essa estrutura, você pode pegar compensado espesso. O número de prateleiras e seus tamanhos são selecionados ao seu gosto. Mas sempre há duas pernas. É melhor medir a distância entre as prateleiras com uma régua e um lápis para obter mais precisão.

Uma vez que essa "escada" é colocada perto da parede, as prateleiras são colocadas em um determinado ângulo. Somente sob esta condição eles serão paralelos ao chão. Na parte inferior, as pernas são cortadas de forma que a estrutura não se solte. Os orifícios dos parafusos são pré-perfurados com uma broca.

Atenção. A estrutura deve ser pintada para torná-la mais atraente.

É perfeitamente possível fazer um suporte para esquis com as próprias mãos. O suporte de madeira é fixado à base com parafusos auto-roscantes. As cabeças do hardware devem ser cuidadosamente afundadas nas profundezas. É aconselhável usar suportes flexurais. Só então será possível prender os próprios esquis corretamente. Equipado com suportes ajustáveis ​​em altura.

Como fazer metal?

Uma estante barata feita em casa para uma dacha ou uma casa de campo pode ser construída não só de madeira, mas também de metal.

Existem opções suficientes para esses designs. Não existem requisitos especiais. Os artesãos têm liberdade quase total para fazer os elementos necessários.

Importante. Não é muito razoável interpretar a palavra "metal" literalmente - é perfeitamente aceitável usar madeira ou vários painéis de plástico para decoração.

Como o armazenamento soldado é monolítico, tudo deve ser pensado com antecedência. E por isso uma prateleira de metal sem desenho é ainda mais difícil de fazer do que de madeira. A mobilidade de tais produtos também é zero. Essa solução é aconselhável para ser usada em vez de salas de serviço. Os sistemas de armazenamento aparafusados ​​são muito mais decorativos e agradáveis.

Mas as conexões parafusadas exigirão que você segure a furadeira muitas vezes. Você precisa anexar um rack de metal a uma parede de concreto armado para ferragens com um comprimento de pelo menos 70 mm. Para tijolo, madeira e concreto de madeira, você pode se limitar a um comprimento de 45 mm. As bases de grandes estruturas são “patins” baseados em grandes cantos. Com uma estrutura de tamanho médio, as extremidades dos racks são conectadas a moedas de aço fixadas no chão.

A moldura em si é feita de metal, se a altura do rack for grande, é aconselhável fixá-la no teto.

Importante. Todos os blocos devem ser colocados paralelos ou em um ângulo de 90 graus. Você não deve usar elementos de drywall. Os cenários são feitos de painéis fibrosos, aglomerados e painéis orientados. É melhor projetar prateleiras de placas ou painéis de aço.

Recomenda-se que as peças de aço sejam revestidas com uma tinta hidrofóbica. As partes de madeira são saturadas com anti-séptico e cobertas com uma camada de verniz. Para sua informação: se a arrumação não for utilizada na sala de estar, mas sim num alpendre ou sótão, pode utilizar-se tinta normal em vez de verniz. Você pode melhorar as qualidades decorativas do rack:

  • aplicação de bordas;
  • registro em papel grosso;
  • uso de painéis de plástico.

Um suporte para um aquário, ou mesmo para vários aquários de uma vez, é um pouco mais difícil de fazer. É desejável fazer de metal para garantir a resistência à umidade. Como a resistência é crítica, as conexões soldadas devem ser preferidas às conexões aparafusadas. É aconselhável fazer estruturas parcialmente desmontáveis. Normalmente, os racks do aquário são divididos em 2 ou 3 níveis. Portanto, alguns aquários inferiores são colocados em uma parte sólida e o terceiro é colocado no topo.

Recomendação: se manuseado com cuidado, pode ser usado aglomerado em vez de metal. E melhor ainda, aglomerado resistente a derramamentos de líquidos.

Mas deve-se ter em mente que em termos de capacidade de carga, o painel de aglomerado é muito inferior ao metal, ou seja, é preciso pegar modelos mais grossos. É impossível obter economias reais desta forma. Em vez de bancadas, geralmente é aconselhável usar um postforming resistente à umidade de 36 mm, que pode ter quase qualquer cor.

Para informações sobre como fazer um rack de madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário