Tudo sobre estantes de metal pré-fabricadas
Armazenar um grande número de coisas diferentes em uma área limitada é uma tarefa que requer o uso de prateleiras em vários "andares". Se o número de andares de uma tal estrutura for bastante significativo, é previsivelmente necessária uma estrutura sólida, de preferência feita de metal. Ao mesmo tempo, é desejável que não se trate de um armário de dimensões estáveis - vale a pena escolher móveis que, se necessário, permitam acrescentar prateleiras adicionais ou retirar as existentes. Não fomos os primeiros a pensar nesta verdade simples - esses móveis são usados não apenas em grandes armazéns, mas também em muitas garagens particulares. Esse tipo de mobília é corretamente chamado de estantes de metal pré-fabricadas.
Dispositivo
As estantes dobráveis diferem de um gabinete comum porque não possuem nada padrão e predeterminado - o número de estantes e suas dimensões exatas são determinados apenas pelo próprio colecionador. Semelhante não existe um conceito de tamanho específico da estrutura - e ela, e mesmo a forma, é determinada pelos parâmetros da sala utilizada e pela visão de quem utilizará os móveis.
Na verdade, uma prateleira de ferro na fase de venda não é nem mesmo uma peça de mobiliário, mas sim uma construtora semelhante a um brinquedo de criança... Você provavelmente brincou com isso na infância, quando tem um conjunto de peças com as quais pode montar peças feitas à mão, usando totalmente sua própria imaginação.
Nesse caso, as peças podem ser adquiridas a qualquer momento, aumentando as dimensões da montagem original.
A praticidade e comodidade das peças da estante dependem da escolha do comprador - ele deve entender que mesmo as peças que parecem iguais nem sempre são iguais. Por exemplo, O fabricante pode deliberadamente arredondar os cantos das prateleiras para reduzir a probabilidade de ferimentos aos trabalhadores durante o carregamento e descarregamento rápido.
O material pode ser diferente, pode ser aplicado com um revestimento anticorrosivo confiável. A espessura e a resistência do metal devem ser especificadas na ficha técnica - a partir dela você pode obter informações sobre a carga máxima permitida. A perfuração de alta qualidade e as ferragens corretamente selecionadas permitem uma rápida montagem e desmontagem da estrutura, sem duvidar de sua cem por cento de confiabilidade.
Especificações
Nas últimas décadas, as estantes de metal pré-fabricadas experimentaram um aumento real na demanda, e isso não é surpreendente - elas têm uma série de vantagens para atender às necessidades não apenas industriais ou comerciais, mas também domésticas. É por isso que esses produtos são procurados hoje.
- Montagem elementar. Mesmo que você não esteja muito acostumado a trabalhar com as mãos, certamente todo homem tem experiência em brincar com o conjunto de construção mais simples - será o mesmo aqui, apenas em uma escala um pouco maior. Especialmente para iniciantes neste negócio, os fabricantes produzem conjuntos completos - por exemplo, 2000x1200x300 mm. Na verdade, isso já está mais perto do gabinete para automontagem, mas o consumidor, percebendo como tudo é simples, no futuro pode facilmente comprar peças individuais e adicionar, digamos, outra seção de 900 mm de largura.
- Excelente capacidade de levantamento. As estruturas de aço são previsivelmente o tipo mais popular de estante devido à sua resistência superior. Mesmo com a exposição intencional, é difícil danificar o metal e, por acaso, não funcionará mais.Em termos de resistência à carga, as células de montagem rápida geralmente superam todos os recordes - em média, uma prateleira pode ser colocada a partir de 90 kg, embora este ponto deva ser esclarecido na folha de dados do produto.
- Custo acessível. O metal não é um material caro, mas é vendido em todos os lugares. É relativamente barato comprar um conjunto para montar um rack e custará menos do que comprar um gabinete completo do mesmo tamanho.
Além disso, devido à automontagem, o custo do produto não inclui o trabalho das montadoras.
- Segurança. O metal, ao contrário da madeira, que é o material concorrente mais comum, não queima de forma alguma, e para visitas a depósitos, bibliotecas e assim por diante, esta é uma ótima notícia.
- Durabilidade. Prateleiras de metal de todos os tipos, em condições normais de operação e cuidado adequado, são capazes de servir aos proprietários por muitas décadas. Na verdade, sair não é difícil - tudo o que você precisa fazer é proteger a estrutura do contato direto com a água ou renovar periodicamente a camada protetora de corante de polímero.
- Esteticismo. Se você, tendo aprendido sobre o uso de tais móveis em depósitos, imediatamente imaginou a versão mais indefinida de tais móveis, nos apressamos em garantir que ninguém se preocupa em escolher prateleiras e prateleiras de cores mais brilhantes. Graças a isso, o rack não só vai caber no interior, mas também vai encantar os olhos.
Formulários
Racks de metal dobráveis têm diferentes áreas de aplicação e, portanto, até podem ser classificados por propósito em várias classes.
- Armazém (industrial). Por assim dizer, a "artilharia pesada" no mundo das estantes é a maior e mais durável estrutura projetada para suportar o peso de muitos centners. Suas dimensões são realmente gigantescas - ao longo de toda a parede da sala, com prateleiras de até 1 metro de profundidade. Essas estruturas costumam atingir o teto do depósito em que estão.
- Comércio ou exposição. Se a categoria acima for apenas para armazenamento, esses racks presumem que seu conteúdo pode ser facilmente inspecionado. Esses produtos são freqüentemente encontrados em lojas ou nas mesmas bibliotecas, em exposições e em museus. Sua altura geralmente não ultrapassa 1,5-2 metros - a pessoa que olha seu conteúdo deve ser capaz de ver tudo de perto, ou até mesmo pegá-lo. Em muitos casos, as prateleiras com este design são especialmente equipadas com um pedestal inferior - uma etiqueta de preço está anexada a ele. Muitos espécimes são equipados com rodízios para desdobramento rápido.
- Arquivamento. Em essência, eles são semelhantes a vistas de exposições e também são equipados com rodas. No entanto, toda a carga que lhes é atribuída são pastas com documentos e papéis, porque as seções aqui são relativamente pequenas. A carga de projeto também não é muito alta.
- Escritório. Eles representam as mesmas estantes de arquivo, uma vez que também se concentram principalmente no armazenamento de documentos (e às vezes pequenos equipamentos).
A diferença fundamental reside no fato de que existem mais requisitos de estilo para a estrutura do escritório - há muitos deles que os vêem, eles não devem estragar a impressão do design das instalações.
- Doméstico. Eles são usados para organizar o armazenamento de quaisquer itens domésticos em uma área relativamente pequena. Eles podem ser usados para colocar livros, utensílios de cozinha, ferramentas e assim por diante. Como é difícil determinar o peso da carga com antecedência, a priori elas devem ser fortes e confiáveis, além de espaçosas, pois não há como arranjar uma arrumação espaçosa em um apartamento ou garagem. Para maior segurança, costumam sugerir a possibilidade de montagem na parede. É imprescindível que as estantes atendam a requisitos estéticos cada vez maiores, uma vez que se tornarão parte integrante do interior do espaço residencial.
Visão geral da espécie
Acima, já tocamos parcialmente no tópico da classificação de racks metálicos pré-fabricados, mas ainda não consideramos todos os critérios para a divisão em classes.Então, as estruturas de suporte e as prateleiras também podem ser distinguidas pelo material específico de fabricação utilizado - há alumínio, galvanizado, cromado e outras estruturas. No entanto, existe uma classificação ainda maior dos tipos de tais produtos.
Móvel
Este projeto é um equipamento tecnológico complexo que movimenta livremente racks comuns pela sala, deixando a capacidade de movê-los e separá-los. Isso é necessário para ocupar 90% do espaço com prateleiras em um espaço muito limitado, deixando apenas uma passagem entre as inúmeras filas. Conforme a necessidade, sabendo onde exatamente as coisas ou mercadorias necessárias estão armazenadas, o operador fecha a passagem desnecessária e abre as fileiras para ter acesso à estante necessária.
Equipamentos deste tipo são significativamente mais caros do que as estantes comuns, mas permitem aumentar radicalmente a praticidade do depósito. Diante disso, tais sistemas são intensamente utilizados em grandes depósitos, sejam bancos, arquivos, sedes ou bibliotecas de grande porte.
Prateleiras
Este tipo de estante pré-fabricada é exatamente o tipo de móvel de armazenamento que a maioria dos leitores imediatamente imaginou no início do artigo. Este design é extremamente simples e ocorre com a maior freqüência possível. - consiste no mesmo tipo de peças, que são interconectadas por um dos tipos comuns de fixadores usando uma chave comum.
Ao combinar as peças em uma ordem diferente, o proprietário pode criar condições para armazenar qualquer número de itens de todas as formas e tamanhos.
A seleção da moldura, vigas, lintéis e prateleiras é feita pelo próprio montador, não necessariamente se correspondem perfeitamente e nem sempre têm que ser do mesmo tipo, desde que possam ser montados. Na maioria das vezes, as células são deixadas abertas, mas você pode proteger o conteúdo adicionalmente, armazenando-os em caixas ou caixas - geralmente são de plástico, não de metal.
Se parte da estrutura não estiver envolvida e interferir no movimento, ela pode ser desmontada - dessa forma, ocupa muito menos espaço. Além disso, permite transportar convenientemente o "armário" de um lugar para outro.
Nos ganchos
O design do tipo gancho é projetado especificamente para montar e desmontar racks de metal em um depósito com ainda mais rapidez. À primeira vista, esse conjunto é muito semelhante a um conjunto de prateleiras comum, mas há uma diferença e é significativa. Portanto, para a montagem, não é necessário nenhum prendedor separado nem uma ferramenta especial para trabalhar com as ferragens, porque as peças possuem ganchos especiais que podem ser rapidamente enfiados em orifícios especiais em outras peças. Na verdade, estamos lidando com um mecanismo macho e fêmea que permite a montagem no menor tempo possível, literalmente com as mãos nuas.
Esta solução de engenharia permite alterar a configuração da estrutura e as suas dimensões de forma extremamente rápida, o que é muito cómodo e permite recuperar rapidamente o custo do produto. A ausência de parafusos não afeta de forma alguma a resistência da cremalheira, que em alguns casos pode chegar a dezenas de metros de altura.
Ao mesmo tempo, há uma advertência mais importante - os ganchos são mantidos em suas ranhuras apenas devido à força da gravidade, seu próprio peso e a ausência de vibração. Se o rack for colocado sobre rodas e for transportado de vez em quando (e normalmente é esse o caso), o piso do depósito deve ser perfeitamente plano, com melhor autonivelamento. Caso contrário, qualquer irregularidade que a estrutura colida com a velocidade pode causar o colapso do rack.
Reforçado
Em alguns casos, um potencial comprador de estantes percebe com antecedência que a carga em sua futura propriedade será muito mais significativa do que normalmente é o caso em situações semelhantes. Nesse caso, faz sentido prestar atenção aos racks reforçados especiais - geralmente são produzidos apenas para as necessidades de grandes armazéns e instalações de armazenamento de grande porte. Na aparência, pode ser uma moldura do tipo usual, porém, em termos de qualidade, ela se compara favoravelmente com suas contrapartes - usa um metal mais durável e confiável, reforços adicionais são fornecidos.
Em suma, embora mantendo o design usual, esse mobiliário é capaz de suportar muitas vezes o aumento da carga.
Ao mesmo tempo, existem tipos fundamentalmente diferentes de estantes reforçadas. Além dos habituais sistemas frontal e profundo, que se diferenciam apenas na profundidade das prateleiras, vale destacar outros tipos. Por exemplo, sistemas de gravidade, onde, em vez de prateleiras horizontais, são fornecidas pistas de rolos com uma ligeira inclinação, que, por assim dizer, empurram as caixas extremas para o descarregamento do lado oposto. Observe também prateleiras cantileverespecialmente projetado para armazenar itens longos - eles são divididos em estruturas de um e dois lados.
Fabricantes populares
No caso de muitos produtos, um consumidor inexperiente, não querendo entrar nos detalhes da escolha de um produto por características específicas, prefere escolher uma compra futura, contando com a autoridade do fabricante. Em muitos casos, esta não é uma solução ruim, mas geralmente não funciona com estantes de metal pré-fabricadas.
Simplesmente não existem marcas reconhecidas neste setor - os produtos são feitos principalmente por oficinas locais, que raramente pode oferecer algo incomum para um design extremamente simples. Os grandes compradores encomendam ainda mais racks para o tamanho e formato necessários. O negócio de workshops é focado especificamente neste consumidor, então você definitivamente não encontrará produtos estrangeiros de “marca”.
Ao mesmo tempo, existem vários modelos populares que podem, teoricamente, ser fabricados na empresa mais próxima a seu pedido. Entre essas prateleiras anunciadas, destacaremos MS-152, TSU, "Light-2535", T-12/1, "Astek". Todos eles têm características diferentes. Portanto, antes de fazer uma compra, você deve estudar atentamente a ficha técnica do kit e pensar se o seu preço se justifica, levando em consideração a aplicação que se pretende para este produto.
Dicas de Seleção
A maioria dos consumidores que procuram prateleiras pré-fabricadas de metal em casa não pegam as peças por conta própria. Além de não quererem fazer um pedido ao fabricante com os parâmetros detalhados do futuro produto - em vez disso, é muito mais fácil para eles escolher um dos conjuntos prontos.
Felizmente, os fornecedores estão dispostos a trabalhar no interesse dos pequenos consumidores, mas estes devem levar em consideração alguns critérios que os ajudem a não cometer erros na escolha de um determinado produto.
- Dimensões e forma. Uma estante que não se enquadre fisicamente na divisão onde está planeada a sua instalação não pode ser considerada uma boa escolha. É óbvio que num apartamento e mesmo numa casa espaçosa há muito menos espaço livre do que num armazém convencional.
Para um camarim, você deve escolher um design não muito grande e até mesmo algo menor para uma despensa.
- Número de prateleiras. Um ponto distinto é a capacidade da estrutura, que depende fortemente não só do tamanho das células, mas também do tamanho dos itens armazenados. Obviamente, idealmente, cada célula deve ser preenchida quase completamente - somente neste caso podemos falar sobre a eficiência do uso do espaço. Se itens planos forem armazenados em cada prateleira grande, sobre a qual nada possa ser colocado em cima, mesmo a maior prateleira não será suficiente.
- Fabricação de metal. É bastante óbvio que metais diferentes têm propriedades diferentes, por isso seria errado equiparar todos os racks de metal pré-fabricados.Por exemplo, o aço é caracterizado por maior resistência, e o alumínio é bom porque é muito leve e não cria tensão adicional no piso. Também é muito conveniente transportá-lo devido ao baixo peso das estruturas.
- Revestimento metálico. A tinta, se houver, não deve ser percebida puramente como um acréscimo estético - na verdade, ela, entre outras coisas, também é projetada para proteger as superfícies metálicas da corrosão. Se as suas condições não implicam em contato do rack com a umidade, e nenhuma estética especial é necessária, você pode economizar o suficiente para tirar uma estrutura sem pintura. Se você levar peças pintadas, certifique-se de que a camada de tinta seja de alta qualidade e durável, porque um rack descascado ficará feio e não pode ser considerado protegido contra corrosão.
- Cor e design. Ao escolher uma estante para uma divisão que não seja armazém ou industrial, o consumidor é simplesmente obrigado a ter em conta os requisitos estilísticos do design de interiores. Concorde que a versão mais simples e rude do design, sem qualquer pintura e decoração, ficará com uma aparência desagradável em um apartamento. Isso vai caber apenas no estilo loft, em outros casos, transformando a casa em uma garagem incompreensível. Percebendo a necessidade da presença de prateleiras mesmo em edifícios residenciais, os fabricantes há muito dominam a produção de produtos elegantes e bonitos que não violam de forma alguma a atmosfera de conforto.
O comentário foi enviado com sucesso.