Tudo sobre prateleiras
Saber tudo sobre estantes é uma obrigação para todo organizador de depósito. Prateleiras de armazém pré-fabricadas de metal com prateleiras e modelos suspensos para armazéns apresentam desvantagens e vantagens. Certifique-se também de compreender as áreas de aplicação de tal propriedade.
Vantagens e desvantagens
Os racks de prateleiras são uma estrutura que pode ser facilmente montada a partir de peças individuais. Você pode diversificar com flexibilidade seu comprimento e o número de seções. Esses designs são ótimos em qualquer sala. O método de prender as prateleiras aos montantes é determinado principalmente pela magnitude das cargas resultantes.
As estantes de prateleiras exigem muito das características do piso - e essa circunstância é sua única desvantagem tangível.
Suas vantagens indiscutíveis serão:
-
facilidade de adaptação a tarefas específicas;
-
a capacidade de formar linhas grandes enquanto economiza em racks;
-
correção das dimensões ao longo de todos os três eixos, alterando o convés e travessias;
-
adição opcional com rodas;
-
alta resistência mecânica;
-
facilidade de instalação e desmontagem;
-
preço relativamente acessível;
-
a capacidade de acomodar os mais diversos produtos e cargas, inclusive de grandes dimensões;
-
não há necessidade de equipamento de carga e descarga.
Visualizações
A diferença está principalmente relacionada a quais prateleiras são utilizadas na construção do rack. Os modelos de arquivo são projetados não apenas para armazenar documentos, como se poderia pensar. Eles mantêm outras pequenas cargas e até mesmo equipamentos de escritório. O rack de prateleira de arquivo tem características universais.
Você pode alterar facilmente a localização de peças individuais, coletando tanto as linhas mais simples quanto as "frentes" complexas. O procedimento de montagem não causa problemas.
O aparafusamento das prateleiras às estantes em estruturas desmontáveis deste tipo é feito com a ajuda de parafusos. Não é necessário contar com tamanhos grandes. No entanto, a funcionalidade e portabilidade definitivamente estarão em um nível decente. Alguns modelos podem ser equipados com restrições laterais e traseiras. Freqüentemente, o equipamento é fornecido com suportes para pastas e livros.
Propriedades básicas:
-
adequação para várias instalações;
-
facilidade de montagem;
-
alta estabilidade;
-
facilidade de transporte;
-
facilidade de mudanças de design;
-
arestas vivas em versões galvanizadas;
-
instalação estritamente em piso plano.
Prateleiras pré-fabricadas para uso doméstico são projetadas para uma ampla gama de coisas diferentes. Mas, apesar do nome, eles não são adequados apenas para uso privado. Muitos desses projetos ainda são usados para fins comerciais. Esse rack não ocupa muito espaço. A carga máxima em um nível pode chegar a 120 kg.
As prateleiras do tipo mezanino são estruturas de "andares" de vários níveis. Eles também podem armazenar uma variedade de coisas. Mesmo peças a granel. Peças especiais de mezanino são adicionadas à estrutura. Esses sistemas de armazenamento oferecem excelentes resultados em salas pequenas com tetos altos. Para o trabalho, você pode usar a tecnologia com segurança e o acesso aos acessórios armazenados é simplificado.
Outras propriedades importantes:
-
instalação fácil;
-
aumento da área de armazenamento;
-
a possibilidade de alteração exatamente para a carga que se deseja;
-
a possibilidade de usar não só para armazenamento, mas também para picking de mercadorias.
Quando o espaço é limitado, os racks montados (de parede) funcionam muito bem. Com a ajuda deles, você pode armazenar itens bem diferentes.No entanto, vale a pena considerar o limite de carga, que é menor do que as versões tradicionais de piso.
Importante: os sistemas de armazenamento multinível também são fixados às paredes se a sua altura for superior a 3 m. Somente nessas condições é garantido um nível normal de confiabilidade.
Ao mesmo tempo, infelizmente:
-
a largura dos corredores é limitada;
-
os componentes são difíceis de reparar;
-
os carregadores podem facilmente danificar as peças, mesmo com um leve impacto;
-
os requisitos de manutenção são muito elevados.
Deve-se observar que os racks podem ser fixados não só com parafusos, mas também com ganchos. Isso permite maior rigidez, porém, ao mesmo tempo, o design se torna mais complexo. Na verdade, esses sistemas de armazenamento podem ser considerados reforçados em comparação com os puramente aparafusados, porque são projetados para uma capacidade de carga muito maior. O armazenamento profundo de paletes não é apenas multinível, mas também espacial, trabalhando com o princípio de "um dentro, um fora". A estrutura é formada por:
-
armações de tipo vertical;
-
elementos de orientação;
-
vigas superiores.
A carga principal recai sobre as peças da guia. O porta-paletes é bom se você tiver que embalar grandes lotes de mercadorias semelhantes em uma faixa estreita. Também uma condição importante para seu uso é a baixa intensidade de circulação. Ou seja, já para uma loja com comércio ativo, isso dificilmente é adequado. Chegar a paletes individuais não é fácil, no entanto, aumenta a densidade do acúmulo de coisas. A razão é simples - o número de passagens e passagens entre estruturas individuais é reduzido e os carregadores devem entrar nos "canais" e preencher as camadas de trás para a frente e descarregar na ordem inversa.
Os sistemas de profundidade de paletes permitem o uso de uma ampla variedade de tipos de paletes. Eles também são atraentes para equipar câmaras com controle de microclima. Mas a complexidade do manuseio não permite recomendar tal equipamento de armazém se não houver como atrair pessoas experientes. Modelos dianteiros de paletes são uma boa alternativa. Eles diferem porque permitem um acesso mais fácil a seções e posições individuais.
A prateleira frontal é montada e desmontada sem muita dificuldade. Você pode agrupar esses elementos em um número diferente de linhas. O comprimento é limitado, de fato, apenas pelo tamanho das instalações e pelas necessidades dos proprietários. O uso de vários tipos de veículos de carga é permitido, com raras exceções. Outras propriedades importantes:
-
adequação para acúmulo de paletes e diferentes tipos de carga;
-
a capacidade de separar o nível inferior para a seleção de bens, manipulação com eles;
-
redução da eficiência do uso de uma mesma área em comparação com um sistema de paletes profundos;
-
baixa densidade de armazenamento;
-
alta probabilidade de travessia de cargas descarregadas e carregadas, o que retarda o trabalho e até potencialmente cria situações críticas.
Eficiência muito maior ao usar estantes de paletes e estantes. Eles podem armazenar cargas volumosas. As próprias prateleiras são feitas de metal, menos frequentemente de aglomerado (o que reduz imediatamente a capacidade de carga). Essas soluções são aceitáveis não apenas em depósitos. O comércio também os seleciona prontamente.
Opções:
-
facilidade de execução;
-
facilidade de acesso a certos bens;
-
preço muito alto;
-
definição flexível do número de níveis de armazenamento.
Materiais (editar)
Tradicionalmente, os racks são feitos, é claro, de elementos de metal. E isso é compreensível - eles são confiáveis, duráveis e resistentes ao fogo. Às vezes é até necessário fazer um esforço especial para que algo quebre ou quebre. Mas o metal é pesado e seus tipos de preto também tendem a enferrujar. Na prática diária, mesmo em organizações respeitáveis, às vezes são usados sistemas de armazenamento de madeira.
É verdade que devem ser protegidos com impregnações especiais de fogo, água, decomposição biológica. Metal e madeira estão próximos, pois apenas um processamento cuidadoso é suficiente para dar-lhes uma aparência elegante. É mais difícil trabalhar com plásticos. Eles são menos processados e mais frequentemente danificados, mesmo com um manuseio cuidadoso. Portanto, plástico e vidro são usados apenas como adições ao metal e à madeira (com raras exceções, e cada uma dessas exceções é resolvida, calculada por engenheiros separadamente).
Formulários
As estantes estão associadas ao equipamento do armazém. Mas eles são projetados para armazenar vários itens, não apenas em condições de depósito no sentido adequado da palavra. Basta dizer que esses itens eram usados em bibliotecas antigas. Os bibliotecários modernos também usam esses meios de armazenamento diariamente e continuarão a usá-los até que cesse o uso generalizado das edições em papel. A abordagem tradicional russa, pelo menos desde o século 19, implica que cada empresa e organização forneça prateleiras - razão pela qual por muito tempo tais equipamentos foram produzidos somente sob medida para as necessidades de indústrias específicas.
Mas a situação mudou significativamente nas últimas décadas: os armazéns também são forçados a mudar. Agora eles estão sendo construídos de acordo com os princípios de máxima flexibilidade e rápida reconstrução de uma tarefa para outra com o menor custo. As estantes clássicas geralmente podem suportar uma carga de no máximo 250 kg. Tudo o que é mais poderoso pertence a um tipo diferente ou é feito por encomenda especial. Mas mesmo com essa limitação, os racks podem ser usados para equipar:
-
bibliotecas;
-
arquivos;
-
salas de escritório;
-
Departamento de Contabilidade;
-
residências particulares (para pratos, roupas, livros).
O comentário foi enviado com sucesso.