Tudo sobre estantes de paletes

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Elementos estruturais básicos
  3. Descrição das espécies
  4. Dicas de Seleção
  5. Recursos de instalação

As estantes de paletes são estruturas que permitem armazenar produtos, mercadorias e quaisquer itens que precisem ser armazenados em ambientes internos. Eles podem ser montados e desmontados conforme necessário.

Esses designs permitem organizar e otimizar o espaço ao colocar mercadorias localizadas em paletes.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens óbvias dos porta-paletes estão as principais.

  • Amplo escopo de uso. O projeto é ideal para um depósito de varejo ou atacado, plantas industriais, áreas privadas, fábricas, fábricas e oficinas.
  • Variedades de prateleiras. O seu número permite que cada cliente escolha a opção que mais lhe convier. Os parâmetros são selecionados de acordo com a área da sala, a carga que os paletes devem suportar e a quantidade de carga a ser colocada.
  • Fácil de usar. No empreendimento, tanto o trabalho manual quanto o uso de equipamentos que interagem com as cargas podem ser organizados. As estantes de paletes permitem otimizar totalmente o espaço e preencher todas as prateleiras. Ao mesmo tempo, os produtos podem ser colocados em diferentes níveis: isso permite que você cumpra as condições de armazenamento, com base nas características específicas do produto. Além do mais, os paletes facilitam o estoque.

Existem também desvantagens em usar este tipo de construção.

  • As estantes de paletes permitem organizar adequadamente o espaço se o objetivo principal for colocar as mercadorias no armazém. Se ao mesmo tempo necessita de um grande espaço de trabalho, então é importante notar que as paletes podem ocupar até metade da área da sala.
  • Alguns racks são difíceis de montar. Além disso, estruturas complexas às vezes requerem custos de manutenção.

Elementos estruturais básicos

Os porta-paletes tornaram-se uma das formas mais populares de armazenamento de mercadorias e o seu design simples é uma das razões para a sua utilização generalizada. Na maioria dos casos, o rack consiste em certos elementos.

  • Quadro, que consiste em um par de colunas aparafusadas. Na parte inferior, rolamentos axiais são fixados aos postes. As armações são feitas em diferentes alturas e profundidades: estes parâmetros são selecionados em função das dimensões dos produtos que serão armazenados no armazém da organização.
  • O suporte é feito de aço. Sua largura e espessura do metal dependem da capacidade de carga exigida pela seção do rack.
  • Perfil vertical - elemento que transmite a força da estrutura através do mancal de escora. Seu tamanho, tipo de aço e espessura criam pressão adicional que garante a distribuição necessária no ponto marcado. Para suavizar os desníveis do piso, são utilizadas placas de metal.
  • Vigas que são presas às armações com ganchos. Ao nível da estrutura, é considerada uma carga de não mais de 4.200 quilogramas, mas independentemente da capacidade de carga, aparecem curvas nas vigas sob carga. Se você aumentar a altura do perfil vertical, as curvas das vigas ficam menores.

Descrição das espécies

Cada warehouse possui características e objetivos que deve cumprir. Esses aspectos são importantes na escolha do tipo de estante de paletes. Existem diferentes tipos de construção, mas os mais comuns são descritos a seguir. Entre eles, cada um encontrará algo para si.

Frontal

Este tipo de rack é usado com muito mais freqüência do que outros. O desenho deste tipo pertence ao tipo dobrável, cujos elementos são mantidos por parafusos ou clipes especiais. A base é composta por caixilhos e vigas verticais, que são fixados aos montantes por meio de ganchos. O número de camadas do rack frontal é selecionado de acordo com as preferências do cliente. Paletes pré-fabricados podem ser desmontados rapidamente e complementados conforme necessário: por exemplo, eles podem ser completados em altura e largura.

O rack frontal pode ficar sozinho ou contra uma parede. Se for colocado separadamente, será possível carregá-lo pelos dois lados, o que é conveniente nos casos em que os produtos precisam ser colocados rapidamente. Na maioria das vezes, as estruturas individuais são organizadas em pares para economizar espaço na sala. É necessário deixar espaço livre entre as estantes para que haja espaço suficiente para o trabalho dos funcionários ou equipamentos especiais.

É importante notar que os meios técnicos são frequentemente usados ​​para o armazenamento de paletes, e não o trabalho manual.

Este design permite que você tenha acesso constante a uma ampla gama de produtos. Esse rack pode ser instalado em quase qualquer sala. A pintura caracteriza-se pela qualidade, graças à qual as prateleiras frontais podem ser guardadas numa divisão com temperatura baixa: por exemplo, num frigorífico.

O design deste tipo pode ser adaptado a requisitos específicos. Assim, você pode dobrar ou triplicar o tamanho do produto, dobrando um rack com outro. A capacidade da estrutura aumenta, mas não será possível lidar rapidamente com a carga. Além disso, para preencher o rack, será necessário utilizar equipamentos especiais.

Profundidade abalroada

Os racks de profundidade, também chamados de racks compactados, são um excelente substituto para racks frontais aumentados. Sua principal característica positiva é um alto nível de otimização do espaço de armazenamento. A estrutura compactada consiste em armações metálicas conectadas por vigas horizontais com berços. Neles são instalados paletes para armazenamento de produtos. As estantes profundas são mais compactas, economizando espaço de trabalho no corredor amplo.

No entanto, ao utilizar este tipo, via de regra, é colocado o mesmo tipo de produto, que tem um longo prazo de validade e não requer triagem.

Mezanino

O mezanino é uma estrutura móvel e multinível de montagem rápida. Consiste em níveis adicionais que permitem o uso eficiente do espaço. Esta é a principal vantagem dos racks de mezanino - você pode usar toda a altura do armazém. Existem diferentes tipos de mezaninos. O primeiro é um mezanino de pallet, que é baseado em um sistema de visão frontal. Via de regra, deve ser instalado se for para usar equipamento especial ao realizar trabalhos de carga. A segunda é uma prateleira, e tal estrutura deve ser montada por aqueles que planejam usar mão de obra no processo.

Deve-se observar que independente do tipo de rack adequado para uma determinada organização, é sempre necessário focar no peso que exercerá uma carga sobre o produto. Para cargas pesadas, é melhor usar estruturas reforçadas.

É necessário mencionar essa categoria de instalações de armazenamento como estantes autoportantes. Eles são montados rapidamente e são um conjunto de estruturas de paletes interconectadas. Trata-se de um único sistema monolítico, que faz parte do edifício em que está localizado. É estável e capaz de transportar cargas pesadas.

Dicas de Seleção

Na maioria dos casos, o sucesso de todo o seu trabalho depende de como o warehouse da empresa está organizado. Portanto, vale a pena escolher as estantes de paletes corretamente. Para não se confundir com a escolha, preste atenção nos aspectos importantes.

  • Para paletes, a capacidade é importante, então você deve escolher as dimensões corretas do rack. Além dos produtos que ficarão permanentemente armazenados no almoxarifado, o rack deve ter capacidade para acomodar cargas adicionais.
  • Certifique-se de levar em consideração a carga que os produtos do depósito terão no rack.
  • Se o espaço de trabalho livre é de grande importância, é necessário orientar-se por um parâmetro como a largura da estante de paletes. Nesse caso, é melhor escolher um design que não ocupe muito espaço na sala. Para isso, é adequado um tipo de rack multicamadas, que é compacto.
  • Os preços dos porta-paletes são mantidos ao nosso alcance, mas na hora de escolher deve-se focar mais na qualidade e na racionalidade da compra do que no seu custo.
  • É melhor que os elementos sejam fixados com ganchos ou parafusos.
  • Se os racks e prateleiras forem galvanizados, eles deixarão o produto mais prático.
  • Mudanças internas na configuração do rack podem ser muito úteis durante a operação, por isso vale a pena prestar atenção aos designs que oferecem essa possibilidade.

Recursos de instalação

É melhor decidir sobre o tipo de estante e suas características na fase em que o projeto do armazém é apenas planejado. Vale a pena entender claramente quais produtos serão armazenados no armazém e entender suas especificidades: por quanto tempo a mercadoria ficará armazenada, em que condições o trabalho automatizado ou manual será utilizado em ambientes internos. Pode ser necessário combinar diferentes tipos de estruturas de prateleiras para sua conveniência.

A instalação dos porta-paletes deve ser realizada por profissionais que executem com competência todas as etapas da instalação e não cometam erros irritantes. Nesse caso, o sistema será seguro e servirá por muito tempo e com alta qualidade.

O rack deve ser montado seguindo as etapas obrigatórias.

  1. O chão da sala está preparado para funcionar.
  2. A estrutura está marcada no chão. É feito de acordo com um projeto previamente elaborado. A distância que o rack irá ocupar é marcada.
  3. A instalação de racks e reforços de rack está em andamento.
  4. Instale e prenda a estrutura da estrutura. Parafusos ou clipes especiais são usados ​​para fixá-los.
  5. Instale as vigas na parte inferior do rack.
  6. Eles fixam as vigas de outros níveis da estrutura. A instalação é feita dos elementos inferiores aos superiores.
  7. Todos os elementos são alinhados usando dispositivos especiais.
  8. Instale as prateleiras e o piso, fixe as peças de suporte no chão.
  9. Se desejado ou necessário, elementos estruturais adicionais são instalados.

É importante notar que a soldagem não precisa ser usada na montagem de estantes de paletes. Todas as ações são realizadas por meio de parafusos ou clipes especiais. Isso significa que a qualquer momento a estrutura pode ser desmontada, transportada para outro local e montada novamente. Os conveses da estrutura também devem ser substituídos. Podem ser trocados a qualquer momento por pisos especializados, selecionados de acordo com as características do produto, ou simplesmente por novos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário