Visão geral das estantes de gravidade

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Prós e contras dos sistemas de gravidade
  3. Especificações
  4. Descrição das espécies
  5. Compromisso

O sistema logístico de hoje, assim como os lucros das empresas, dependem em grande medida da forma como os armazéns são organizados de forma cuidadosa e eficiente, dos equipamentos tecnológicos utilizados e do seu potencial funcional. No artigo, vamos considerar os mais recentes desenvolvimentos inovadores - racks gravitacionais, que em termos de desempenho são identificados com sistemas móveis.

Peculiaridades

Racks de gravidade são guias de rolos montados em estruturas especializadas em um ângulo específico, que formam prateleiras de rolos (prateleiras deslizantes).

As prateleiras podem ser divididas em "canais" correspondentes à largura das dimensões da carga.

A carga colocada a partir da borda elevada da prateleira sob a influência da gravidade se move de forma independente ao longo dos rolos ao longo do canal e pára no batente.

Além das muitas semelhanças com as versões impressas, esses racks apresentam muitas diferenças. Se nos sistemas de armazenamento tradicionais as guias estão localizadas horizontalmente, nos sistemas de armazenamento gravitacional a inclinação pode chegar a 5%. Sua estrutura pressupõe a presença de paletes especializados, que são instalados por meio de empilhadeiras. Guias de sistemas de rolos permitem que os paletes se movam para baixo sob a influência da gravidade.

A movimentação das paletes é feita ao longo de um canal, cujo comprimento pode variar e atingir 30 metros.

Prós e contras dos sistemas de gravidade

Deve-se notar imediatamente que os racks de gravidade têm um grande número de vantagens, embora algumas desvantagens desses sistemas também sejam inerentes. Considere as qualidades positivas dessas prateleiras:

  • a capacidade de reduzir o número de caminhões e funcionários nos armazéns;

  • aumentar a velocidade de processamento de mercadorias e a capacidade do armazém;

  • cumprimento das condições de venda dos produtos devido ao princípio do FIFO (first-in-first-out);

  • os produtos nas prateleiras são perfeitamente visíveis de vários ângulos;

  • a estocagem em bloco de mercadorias em estantes gravimétricas permite aumentar radicalmente o volume de armazenamento em relação às estantes, o que proporciona um aumento de área de até 30%;

  • é possível criar um sistema de controle automatizado (ACS) e busca de mercadorias, bem como controle de produtos rapidamente perecíveis;

  • Independentemente do custo mais elevado, em comparação com as estantes, os sistemas gravitacionais se pagam em um total de 1,5 a 2 anos, e o percentual de acidentes ao usá-los é muito menor.

Se falarmos sobre as deficiências deste tipo de equipamento de armazém, podemos prestar atenção a dois especialmente importantes:

  • requisitos especiais para a forma de paletes e caixas;

  • a necessidade de recorrer ao auxílio de especialistas para calcular com precisão o sistema, tendo em conta a dimensão do armazém e os requisitos de funcionalidade do produto.

Porém, devido ao fato de as desvantagens acima serem muito relativas, cada vez mais consumidores optam pela instalação de tais racks.

Especificações

Os equipamentos tecnológicos em logística estão em constante evolução, e os sistemas gravitacionais são um claro exemplo disso. As prateleiras são capazes de suportar cargas de até 200 kg / m². m. A armazenagem e armazenamento de mercadorias pode ser realizada em qualquer container, caixas e paletes de diversos tamanhos e formatos que atendam às características técnicas das estantes.

As estruturas gravimétricas podem ser utilizadas em ambientes com temperaturas de + 40 ° C a –28 ° C, em armazéns secos e úmidos.

Ao instalar sistemas de gravidade, o número de passagens entre eles é reduzido. Os rolos são fabricados em aço de alta qualidade, o que garante sua utilização em até 50 mil ciclos e carga de até 240 quilos.

A esteira de roletes pode atingir até 3,6 m de largura e até 5,5 m de comprimento. Na área de descarga, o ângulo de inclinação da pista pode aumentar até 15 graus.

Até 90 paletes podem ser carregados e descarregados em uma hora.

Descrição das espécies

Dependendo do local de uso, os racks são divididos em duas grandes categorias.

Racks para caixas

Os racks de caixa de gravidade são usados ​​quando as mercadorias são armazenadas em recipientes de plástico. Nessa situação, a carga da área de carga é encaminhada para as prateleiras, onde, sob a influência da gravidade, se desloca gradativamente até o local de descarga. Essas prateleiras também podem ser colocadas em racks comuns, o que garante um armazenamento dinâmico de mercadorias.

Ao mesmo tempo, as combinações são possíveis aqui: na parte superior há cargas em paletes, e na parte inferior - estantes gravitacionais.

Porta-paletes

Rolos cilíndricos instalados no canal da cremalheira de gravidade são responsáveis ​​pelo movimento longitudinal da carga. Existem também rolos de freio que predeterminam a velocidade de deslocamento. Quando a primeira palete atinge a parada, o movimento é interrompido automaticamente.

E também há um sistema de separação para garantir que os últimos paletes não se sobreponham ao primeiro.

Compromisso

As estantes de gravidade são usadas principalmente em áreas onde as mercadorias são acumuladas, nos chamados estoques intermediários, onde as mercadorias são comissionadas.

Praticar estruturas de gravidade e nas áreas da expedição no armazém.

Eles são amplamente usados ​​em depósitos onde as mercadorias são armazenadas de acordo com os princípios do primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO), em depósitos que atuam como refrigeradores.

Os sistemas gravitacionais são usados ​​em depósitos de produtos alimentícios, bem como de produtos manufaturados. Estas estantes também são utilizadas em áreas de armazenamento onde é realizada a acumulação e montagem de mercadorias e mercadorias, bem como nas indústrias cosmética, alimentar, química e farmacêutica para uma utilização mais rápida dessas mercadorias em que o prazo de validade é limitado.

Racks de paletes de gravidade também são instalados:

  • em armazéns de armazenamento de peças eletrônicas e automotivas, por sua compactação e pela capacidade de organizar um sistema de controle automático - por meio de computadores, quando os nomes das mercadorias chegam a dezenas de milhares;

  • nas áreas de picking de mercadorias de acordo com as diferentes características e outros elos da cadeia logística.

No que diz respeito à técnica que pode ser usada para atender às estruturas gravitacionais, pode ser um carregador comum ou um canal. A principal condição é que sua altura de elevação e capacidade de elevação atendam aos requisitos.

O volume de carga que os sistemas gravitacionais podem acomodar é bastante impressionante em armazéns com espaço limitado - os racks ocupam até 70% da área total da sala. Devido a esta característica, é fácil delimitar a área de carga da área de descarga, o que simplificará muito o trabalho dos funcionários e técnicos do almoxarifado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário