Tudo sobre estantes de parede
É impossível fornecer todas as informações sobre estantes de mesa em uma publicação. Hoje, não se trata apenas de prateleiras de armazenamento colocadas na parede para economizar espaço. Esta é uma tendência da moda em termos de estilo em instalações residenciais e funcionais, uma solução elegante para o problema de falta de espaço em pequenos quartos e cozinhas, uma coisa conveniente em porões, caves e garagens. As inúmeras ofertas dos fabricantes são facilmente explicadas pela demanda do consumidor. Mas também existem designs variáveis, inventados e feitos pelas mãos de artesãos populares.
Peculiaridades
Há vários anos, as estantes de parede são uma tendência da moda em design de interiores. Ele é posicionado como um projeto de fábrica ou feito em casa que executa várias tarefas ao mesmo tempo. Aqui estão as vantagens inegáveis deste tipo de mobiliário incomum.
- Ampla gama de preços de produtos. O custo democrático permite adquirir um rack simples mesmo para uma pessoa com recursos financeiros limitados, existe uma categoria de preço médio, além de opções sofisticadas para quem não tem restrição de recursos.
- Polvariedade de soluções. Esta categoria inclui uma prateleira e uma solução de design original - uma estrutura de várias camadas para design de estilo.
- Uma ampla variedade permite que você resolva qualquer problema: os clássicos são colocados ao longo das paredes, e os cantos geralmente ocupam espaços vazios. A opção mais original - estruturas suspensas podem desempenhar com sucesso funções adicionais - para zonear o espaço e, ao mesmo tempo, dar-lhe originalidade e originalidade.
- Decoratividade indiscutível pode ser resolvida com a ajuda de fechos, cores, espessura das prateleiras (um elemento estrutural indispensável), os materiais de que são feitos. Além da madeira, são utilizados metais, vidros, aglomerados laminados e MDF, plásticos e polímeros coloridos.
A demanda pela tendência não só levou ao surgimento de um sortimento diversificado. Você pode encontrar dicas sobre como escolher o material de confecção, arrumando os itens nas prateleiras para fins funcionais e decorativos, combinando com o estilo geral da sala e fazendo você mesmo. Também há propostas de projetos sob medida, instalação, criação de projetos originais em versão individual.
Tipos e design
Não persiga modas mutáveis. Mas prateleiras de parede são, antes de tudo, conveniência, economia de espaço e estilo de decoração de quarto. Trata-se de um design confortável que foi inventado há muito tempo, que primeiro foi procurado em salas pequenas, para só depois se tornar uma tendência da moda com seus diversos tipos e soluções. Os critérios de diferença agora são determinados não apenas pelos recursos de design (embora essa ainda seja a principal forma de diferenciar os produtos), mas também pela gama de cores e pelo estilo.
Os fabricantes modernos oferecem vários tipos, desde o chão até o suspenso e montado na parede (a última categoria é mais frequentemente chamada de prateleiras montadas na parede).
- O suporte de parede pode ser uma estante de livros, um slide, uma vitrine. É usado tanto para livros quanto para roupas.
- Existe um rack aberto ou fechado. Aberto encontra-se mais frequentemente na garagem ou cozinha, na casa de banho para comodidade dos proprietários acesso livre ao conteúdo das prateleiras. Fechadas - com parede posterior ou com portas de correr, também podem abrir habitualmente.
- Existe uma divisão em pré-fabricados e sólidos. Pré-fabricado - modular, consistindo de vários segmentos de módulo separados que variam na ordem ou sequência de colocação. Sólido - quando suspenso, a estrutura permanece inalterada.
- Você pode pesquisar por localização. O estreito economiza espaço no corredor e em um banheiro pequeno. Com montagem no teto, o rack justifica-se na sala de estar e em qualquer cômodo espaçoso - pode realizar funções adicionais.
- Para um designer de casa, o principal critério pode ser o esquema de cores. Branco, preservando a textura natural da madeira ou pedra, ouro, prata metálica, estilo Art Déco ou Provença, combinados (bicolor ou multicolor).
A condição decisiva para a instalação de um rack de parede pode ser o método de montagem: em uma casa nova ou velha, com paredes de concreto ou tijolo. No estoque de habitação secundária, onde o revestimento de parede já é menos durável, você pode usar diferentes opções de fixação. Mas o principal argumento em qualquer solução para uma alternativa ainda é o material de manufatura.
Afinal, é dele que dependem as principais qualidades do produto - a leveza e resistência da estrutura, suas propriedades decorativas, durabilidade de operação, facilidade de instalação e fixação no local escolhido.
Materiais (editar)
Não é difícil equipar um rack articulado na parede com suas próprias mãos quando se trata de materiais de construção familiares - madeira, aglomerado ou mesmo contraplacado laminado. É mais difícil para um artesão doméstico manusear metal, plástico ou vidro à prova de choque. Esses produtos são mais fáceis de adquirir em uma loja de móveis, embora haja artesãos que não se detêm pela complexidade do material para as estantes de parede. Especialistas lembram que uma prateleira de plástico, apesar de sua leveza e baixo custo, pode se deformar facilmente em uma estrutura suspensa ou articulada, e sua aparência nem sempre é apresentável. À venda existem variações combinadas de polímeros e madeira, vidro e metal, mas a escolha deve ser sempre feita deliberadamente.
Metálico
Tradicionalmente, dois tipos são oferecidos à venda - soldado e dobrável. Estruturas metálicas soldadas não são desmontadas em seus elementos constituintes. Dependendo do tipo de metal utilizado, possuem diferentes indicadores de severidade, grau de durabilidade (o metal pode corroer ou conter aditivos que impedem o processo destrutivo).
O uso mais comum de metal em móveis de parede é em peças individuais. Pode ser um pedestal de suporte - uma estrutura que segura toda a estrutura, pernas ou suportes de prateleira. O alumínio e o aço inoxidável têm propriedades adequadas e são frequentemente usados para efeitos decorativos adicionais.
Em geral, o metal raramente é usado para a fabricação doméstica. Mas esses racks são procurados no banheiro (especialmente aqueles revestidos com tinta à prova d'água ou cromados), como parte integrante de equipamentos comerciais em lojas e pavilhões de exposições.
De madeira
A madeira é um excelente material de construção, cedendo facilmente às mãos de artesãos caseiros, familiarizados com a mentalidade de um clima temperado, e além disso, é amiga do ambiente e quente. É fácil de tingir, mas a preservação da textura natural também dá uma impressão bastante favorável do produto acabado. Mesmo feitos não de placa sólida, mas de aglomerado, aglomerado ou compensado, são capazes de suportar uma carga significativa nas prateleiras, têm uma aparência bonita e cuidada, podem estar em cores diferentes e duram muito tempo devido à variedade de tintas e composições de verniz.
Plástico
A opção de fabricação mais econômica, geralmente adquirida em lojas. A leveza do design e todos os tipos de variações de cores são cativantes. No entanto, eles podem deformar se você exagerar na carga nas prateleiras. E eles não são totalmente harmoniosos em um interior elegante e caro em relação a outros móveis, objetos de arte.Uma peça maravilhosa e quase segura para decorar o quarto ou a varanda de uma criança.
Recentemente, materiais de construção inesperados estão em uma tendência especial - drywall, compensado laminado e vidro à prova de choque. No entanto, eles são usados principalmente não para estruturas funcionais, mas para decorativas. Racks combinados nas paredes são populares, combinando com sucesso a resistência e estabilidade de peças de metal individuais com visualização espetacular e propriedades da madeira, leveza e durabilidade do plástico.
Formulários
As estantes de parede têm uma ampla gama de aplicações invejável. Pode parecer que sejam necessários apenas para decorar as paredes e liberar espaço, mas também existem várias opções para a casa:
- na garagem ou mini-oficina na varanda - para ferramentas;
- em um canto para bordado, para linha com carretéis, acessórios de tricô ou macramê;
- madeira e metal na cozinha - para armazenar peças em bruto, especiarias, utensílios de cozinha;
- na sala e no escritório, podem acomodar uma TV de tela plana, objetos de arte, coleções, livros.
Se você tiver imaginação, um rack de parede, criado por suas próprias mãos, se transforma em um elemento de design de estilo, um armazenamento para itens pequenos ou frágeis dentro da sala de estar. Pode ser encontrado em equipamentos de boutiques e lojas, em armazéns de produtos, em oficinas, ateliers e farmácias.
Belos exemplos
Ideias interessantes podem ser vistas em nossa galeria de fotos, onde você pode obter muitas informações valiosas:
-
prateleiras na parede como um detalhe interior;
- para o escritório e o berçário;
- como um painel de parede;
- para uma estufa doméstica;
- para uma estante de livros;
- para livros e roupas;
- para objetos de arte.
Invenção e imaginação são companheiros indispensáveis para decoradores e designers criativos. Mesmo que você não se envolva na criação de móveis com suas próprias mãos, esses itens podem ser facilmente encontrados em utensílios domésticos ou em acessórios de interior da moda.
O comentário foi enviado com sucesso.