O que são racks de console e como instalá-los?
A correta organização do armazém permite armazenar uma grande quantidade de produtos em uma área relativamente pequena, proporcionando um acesso fácil e rápido a todo o seu sortimento. Hoje, nenhum armazém está completo sem estantes de grande porte, que em cada caso devem ser adaptadas aos parâmetros das instalações e afiadas às características das mercadorias armazenadas. Se você precisar armazenar itens de comprimento considerável, será especialmente útil para racks de console.
Peculiaridades
Os racks cantilever são radicalmente diferentes da maioria dos tipos alternativos de tais designs., uma vez que eles não têm as prateleiras e compartimentos habituais - em vez disso, consoles sem partições são usados para armazenamento. No início, esses móveis eram mais relevantes em um armazém industrial, onde longas estruturas eram armazenadas - é ideal para armazenar tubos moldados e produtos de metal laminados, vigas de metal e madeira.
Em suma, tudo o que é difícil de enfiar em uma célula, e mesmo assim esse uso produtivo do espaço, é objetivamente mais fácil de colocar em um console. Posteriormente, uma abordagem semelhante foi apreciada em outras áreas da indústria, após o que a produção ativa de estantes cantilever começou de acordo com os requisitos do GOST.... Essas estruturas tornaram-se necessárias para o armazenamento de qualquer produto de grandes dimensões - vários rolos e madeira serrada, bobinas e bobinas, caixas e muito mais. Hoje, os racks de console são produzidos até mesmo em uma versão doméstica.
Deve ser entendido que a ausência de espaçadores afeta negativamente a capacidade dos consoles de suportar uma carga significativa, portanto, tal rack geralmente deve ser feito do metal mais espesso e confiável.
No entanto, os fabricantes modernos já aprenderam a inserir hastes e placas de suporte para que não interfiram no armazenamento conveniente de vários produtos - graças a isso, os consoles compostos por elementos pré-fabricados são praticamente ilimitados em comprimento ou altura.
Como outros tipos de estantes metálicas pré-fabricadas, as estruturas cantilever permitem uma montagem e desmontagem rápida com poucas ou nenhuma ferramenta adicional. Se necessário, a altura do espaço vertical entre os consoles pode ser alterada rapidamente. Graças a isso, a prateleira sem fim se ajusta à carga que simplesmente não cabia em seu tamanho.
Formulários
Apesar do aparecimento de vários tipos de estantes cantilever, até hoje eles são mais intensamente usados exatamente onde foram originalmente inventados - em armazéns dedicados ao armazenamento de produtos de tubulação e produtos laminados. A especificidade do design é tal que o rack é capaz de suportar um peso enorme - até 15 toneladas para cada rack e até 2 toneladas para um console. Claro, isso permite que você resolva qualquer tarefa em grande escala para o armazenamento de vários produtos, e as empresas industriais estão usando isso ativamente.
Recentemente, o uso cada vez mais intensivo de estantes de metal cantilever em supermercados - a ausência de jumpers conspícuos permite criar um design estético do pavilhão comercial e dá ao consumidor a oportunidade de dar uma olhada em todo o sortimento de relance.
Dada a altíssima velocidade de carga e descarga de tais estantes na área de vendas, é importante preservar a aparência atrativa original da estrutura.
No entanto, esse problema já foi resolvido - as superfícies sujeitas a arranhões e abrasão são cobertas com tinta em pó ou esmalte de alta qualidade.
Recentemente, os racks de console doméstico estão se tornando cada vez mais populares, embora os requisitos para eles em termos de escala e capacidade de carga, é claro, sejam um pouco mais baixos.... Tal solução pode realmente ser usada para uma variedade de necessidades - artesãos domésticos armazenam meadas de grandes dimensões de vários fios e cabos em consoles, donas de casa podem convenientemente colocar utensílios de cozinha e assadeiras lá e alguém está interessado em tal acessório de mobília para armazenar livros. Em qualquer caso, os mais altos requisitos são apresentados para móveis domésticos em termos de estética - prateleiras devem ser pintadas.
Em busca da demanda do consumidor, os fabricantes estão lançando kits para montagem de racks de console doméstico que atendem aos requisitos de um determinado estilo de design de interiores.
Visão geral da espécie
Do exposto, mesmo uma pessoa que primeiro se familiarizou com o conceito de estantes cantilever pode ter uma ideia clara do que é. No entanto, na cabeça de uma pessoa comum, apenas uma imagem específica provavelmente apareceu, enquanto tais designs são de tipos diferentes e podem ter designs diferentes, ajustados para necessidades práticas. Do mais óbvio - a presença de rodas ou a sua ausência: os modelos sobre distâncias entre eixos continuam a ganhar popularidade, mas em alguns casos permitem organizar o armazém, colocando ainda mais mercadorias numa área limitada.
Além disso, vários materiais podem estar envolvidos na produção. - encontrar consolas de aço, galvanizadas e outras. Claro, os tamanhos também são diferentes. No entanto, consideraremos os maiores grupos de estantes cantilever que podem ser distinguidos por características específicas que imediatamente chamam a atenção.
Frente e verso e unilateral
Qualquer rack cantilever tem necessariamente uma espécie de parede posterior, mas a principal diferença entre os modelos é se os consoles ficam adjacentes a ele em um lado ou em ambos. Por exemplo, uma estante dupla-face para árvore de natal é frequentemente encontrada nos mesmos supermercados - o peso das mercadorias é relativamente pequeno, sua distribuição uniforme em ambos os lados permite que a estrutura seja equilibrada, proporcionando-lhe o grau adequado de estabilidade.
Racks cantilever de um lado são mais típicos para instalações de depósito, geralmente estão localizados ao longo das paredes. À primeira vista, eles não são muito estáveis devido à provável inclinação em direção à carga, no entanto, apenas sua unilateralidade é a solução para este problema - muitas vezes são fixados na parede. Graças a isso, não é mais necessário garantir que a carga em ambos os lados seja uniforme - basta apenas não sobrecarregar os consoles além de sua capacidade.
Com ou sem deck
No entendimento da maioria das pessoas, um rack é um conjunto de prateleiras ou células com um fundo bastante tangível que não permite que o conteúdo caia. Mas, na prática, as prateleiras são necessárias apenas se os itens armazenados forem relativamente pequenos - como mercadorias todas no mesmo supermercado, que estão em um grande número de unidades em uma pequena área. No entanto, as estantes cantilever são projetadas para produtos longos de tamanhos enormes, portanto, uma prateleira em forma de piso não é necessária para tal produto - produtos laminados ou tubos podem ser colocados diretamente nos apoios.
É claro que esta abordagem reduz significativamente o custo do mobiliário, pois gasta-se menos material na sua produção e, mesmo que não haja “fundo”, é mais fácil recolher os produtos por baixo.
Na verdade, a presença de piso no rack do console já é uma homenagem às tendências modernas, quando tais móveis eram utilizados para qualquer carga de grandes dimensões, não necessariamente longas. Se o armazenamento for universal, é fácil presumir que as coisas individuais armazenadas simplesmente não passarão de um espaçador para outro - então, elas simplesmente não podem ser colocadas sem piso. Além disso, ao ocupar duas escoras adjacentes, tal carga interferirá na ocupação de uma "célula" adjacente, pois um de seus suportes ficará ocupado. Em suma, em muitos casos, o piso, embora torne o rack mais caro, ainda é necessário.
Uma peça única e dobrável
A maioria dos racks modernos são feitos dobrável... Isso é bastante conveniente, pois, se necessário, a estrutura pode ser acrescentada a trechos ou, ao contrário, para retirar os desnecessários, que ainda não estão ocupados, mas atrapalham a passagem. Além disso, se a seção estiver danificada, o que ainda é possível, embora improvável, pode sempre ser substituída sem problemas desnecessários.
Se for necessário transportar uma estrutura dobrável, o problema também pode ser resolvido com muita facilidade - na forma desmontada, você receberá um conjunto de peças relativamente pequenas que podem ser transportadas com o esforço de um caminhão comum. Novamente, se necessário, os consoles podem ser movidos para cima ou para baixo, tornando as seções maiores ou menores, ajustando-se aos parâmetros da propriedade que está armazenada no armazém neste momento.
No entanto, os racks de console, como exceção, também são produzidos em uma única peça. Esta abordagem tem apenas uma vantagem, mas é muito significativa: em estruturas complexas, as costuras e os fechos são sempre o ponto mais fraco. Ao contrário de um rack dobrável, um sólido praticamente exclui a possibilidade de um colapso do console, a menos que você o sobrecarregue radicalmente, e mesmo assim toda a estrutura tem maior probabilidade de desmoronar e a prateleira não se quebrar. Ao mesmo tempo, o uso de racks inteiros só é adequado se os produtos armazenados sempre tiverem dimensões padronizadas e os parâmetros dos consoles forem correspondentes apenas para eles.
Ao mesmo tempo, não estamos mais falando sobre a conveniência de mover ou reformatar esse complexo de rack.
Dicas de Seleção
Mesmo as estantes cantilever da mais alta qualidade não podem ser consideradas uma boa escolha se não atender às necessidades do novo proprietário. Diante desse fato óbvio, é razoável atentarmos para os parâmetros fundamentais que influenciam a escolha de um determinado modelo. Isso é especialmente verdadeiro se você for um consumidor particular e não fizer um pedido de um complexo de estantes, mas quiser comprar um kit de montagem pronto.
- Dimensões da estrutura do móvel. Você provavelmente já alocou uma certa parte do seu espaço de vida para o futuro local para armazenar várias coisas, mas dificilmente é comparável em tamanho à escala de um depósito de produção. É importante que a compra em comprimento, largura e altura se enquadre nos parâmetros do espaço que lhe é atribuído, garantindo o acesso normal a todas as consolas e não interferindo na passagem normal do trânsito.
- Capacidade do console. Em casa, é improvável que você armazene produtos longos, mas ainda assim vale a pena pensar em como escolher o modelo mais prático, em termos de espaço. Por exemplo, se você armazena muitos pneus em sua garagem, seria impraticável escolher um rack com consoles cuja largura seja de 2,75 diâmetros de pneus - o terceiro ainda não caberá, mas a estrutura ocupará espaço em vão. Em geral, existe uma regra segundo a qual o mesmo tipo de produto deve ser armazenado em consoles, cujas dimensões sejam iguais a uma peça ou múltiplos de um número par (sem frações) de peças.
- Proteção de material contra influências externas... Obviamente, quanto mais forte o produto, mais confiável e durável ele será, mas em alguns casos não vale a pena pagar a mais e em outros a economia excessiva não será razoável.Por exemplo, para a instalação em uma cozinha ou em outras salas com possível alta umidade, bem como ao ar livre, é aconselhável escolher racks feitos de peças cromadas que resistem de forma confiável à corrosão. Alternativamente, pode-se usar esmalte ou tinta em pó de boa qualidade.
Se não houver expectativa de alta umidade e o lado estético da questão não interessar a você, você pode economizar no design e escolher um modelo sem pintura.
- Design e segurança. Uma coisa tão simples como um rack cantilever é, em princípio, difícil de encaixar no design de interiores, mas você ainda pode tentar fazer isso, pelo menos escolhendo um modelo que corresponda ao esquema de cores da casa. Ao mesmo tempo, para os aposentos, especialmente aqueles onde há crianças, é importante escolher designs sem cantos vivos. Além disso, a presença de uma leve inclinação dos decks em direção ao suporte não faz mal - isso ajudará a evitar que o conteúdo tombe acidentalmente devido a travessuras das crianças.
Instalação
Como convém a quase qualquer produto industrial moderno, cada produto tem um manual de instruções e os racks de console não são exceção.
Este documento é interessante para o novo proprietário não só por listar parâmetros técnicos importantes, incluindo a carga máxima suportada, mas também por descrever o método de montagem do produto.
Não pense que você vai descobrir de qualquer maneira e conectar todas as peças com parafusos sem problemas - qualquer erro pode levar a uma fixação não confiável dos consoles ao quadro, e um colapso pode levar a enormes perdas e até mesmo danos à saúde humana.
Os consoles podem ser localizados em relação à base vertical tanto estritamente em ângulos retos, ou seja, horizontalmente ou em ângulo. A inclinação é geralmente realizada em direção ao suporte, de forma que os mesmos tubos, ao carregar a cremalheira, em nenhum caso rolarão em direção ao corredor sem permissão. Os consoles podem ser fixados por métodos destacáveis e de uma peça - isso é o que já falamos acima em relação às estruturas desmontáveis e de uma peça.
Pela maior resistência do produto, faz sentido escolher o método de conexão monobloco, mas não permite alterar a configuração das consolas, por isso é raramente utilizado. A conexão destacável do console com a estrutura principal pode ser implementada de diferentes maneiras - os fixadores são realizados parafusos, buchas ou ganchos... Estas últimas permitem montar e desmontar a estrutura da forma mais simples e rápida possível, mas são elas que têm a carga mínima planejada. Para não desperdiçar o peso sustentado sobre um piso maciço, este é perfurado - graças a isso fica mais leve.
O comentário foi enviado com sucesso.