Que racks existem e como escolher?
Os sistemas de estantes são projetados para organizar o armazenamento de itens para diversos fins. O artigo discutirá o que são racks e como escolhê-los.
O que é isso?
Os racks nada mais são do que estruturas em várias camadas com uma estrutura comum... No interior, existem muitas prateleiras e níveis de diferentes tamanhos e formas. São sistemas especiais com a capacidade de implementar soluções atípicas no interior.
O design parece simples: o rack tem uma estrutura de barras verticais e barras transversais. Ele é usado para armazenar itens de peças e coisas. NSem essência, é um armário com um sistema de armazenamento aberto. É variável, você pode pegá-lo para todos os gostos e cores, e também - prático, durável e confiável na operação.
Esses produtos pesam pouco, são fáceis de instalar e operar. Eles não ocupam muito espaço, facilitando encontrar as coisas nas prateleiras abertas. Eles diferem na delimitação original das zonas. Econômico, traz individualidade para o espaço.
Visualizações
Os sistemas de estantes podem ser classificados de acordo com diferentes critérios.
Por exemplo, as modificações são moldura e parede. Os produtos do primeiro grupo são protegidos com prateleiras. Os análogos do segundo tipo também têm prateleiras com várias camadas, divididas em seções. No entanto, eles podem ter uma parede traseira e portas.
Os produtos diferem no tipo de instalação. Eles são versáteis e especiais. Por exemplo, as variedades são de chão e suspensas. A gama de sistemas de montagem no solo é utilizada na vida quotidiana, na produção, na indústria e noutras áreas.
Essas estruturas são instaladas em vez de móveis em quartos para vários fins.
Podem decorar escritórios, quartos, salas, quartos de crianças, bem como amplas varandas e sótãos.
Uma linha de produtos separada pressupõe a incorporação. Ele substitui o mobiliário clássico e é adequado para organizar quartos pequenos. Economiza perfeitamente espaço utilizável, adequado para layouts padrão e não padrão.
Esses produtos são instalados ao longo das paredes, sob as escadas, no sótão. Eles podem ser simétricos ou assimétricos. Eles diferem em vários comprimentos, profundidades e alturas de prateleira.
De acordo com o esquema de cores, eles podem ser monocromáticos e contrastantes.
Neste caso, o contraste pode ser obtido tanto usando um material idêntico de cores diferentes, como por materiais diferentes.
O dispositivo pode ser montado em rack, mecânico ou telescópico. Design telescópico ajustável. Além disso, eles produzem racks em grampo, variedades dobráveis, opções para armazenamento vertical de itens.
Hoje eles produzem opções de tipo antiestático... A diferença entre esses produtos é a pintura das prateleiras de metal e racks com uma tinta condutora especial. Eles são adquiridos para armazenar a base de componentes eletrônicos.
Um grupo separado inclui produtos para rolos e bobinas em ganchos... Eles são equipados com elementos especiais para segurar as bobinas de arame.
Em uma base recolhível, pode haver dobrável e não dobrável... As estruturas pré-fabricadas são divididas em várias subespécies.
Produtos deste tipo produzem de peças e montagens unificadas. Isso fornece uma ampla variedade de layouts de rack. Modelos não dobráveis são chamados de estacionários. Eles geralmente têm um sistema de armazenamento em malha.
Universal as modificações são adequadas para armazenar itens em contêineres ou paletes.
Eles podem ser prateleira, célula, caixa, gravidade. Cada variedade possui características próprias.
Prateleiras
Essas variedades são chamadas de universais. Eles estão em demanda especial do consumidor, eles são comprados para armazenar coisas para diversos fins nas prateleiras existentes.
Eles se distinguem por sua simplicidade de design: consistem em molduras, postes verticais, travessas, lintéis, prateleiras. Providencie manutenção manual, tenha acesso a qualquer prateleira. Bastante leve, prático, fácil de montar e desmontar.
Dependendo da variedade, podem ser complementados com caixas plásticas para pequenos itens. Usado para armazenar produtos de pequenas peças em caixas, pacotes, grades.
Gravitacional
As estruturas de estantes do tipo gravidade diferem das universais por sua disposição em um ângulo de 5 graus em relação ao horizonte com um mecanismo de roletes em vez de prateleiras. Diferem Maior eficiência em comparação com as contrapartes frontais.
Eles são usados principalmente em armazéns (produção, armazenamento e distribuição). A movimentação da carga até o local de desembarque é assumida em função do próprio peso.
Eles têm distribuição de zonas de carga e descarga. Armazenado de acordo com o princípio FIFO. Não possuem corredores entre as prateleiras, são atendidos por carregadeiras ou empilhadeiras.
Paleta
Os produtos do tipo palete são sistemas de armazenamento de paletes. Eles são adaptados para o armazenamento de uma variedade de objetos e coisas (por exemplo, caixas, caixas, rolos, barris, adesivos).
Esses sistemas são eficazes em termos do tipo de área utilizada, são frontais, profundos. As variantes do primeiro grupo são estruturalmente simples. Cada rack consiste em uma estrutura, vigas horizontais e juntas entre estruturas.
As construções de paletes têm comprimentos diferentes, são colocadas em 1, 2 linhas e têm um número diferente de camadas. Eles fornecem acesso gratuito aos objetos armazenados. Eles são usados para armazenar cargas do mesmo tipo e tipos combinados.
Os análogos de profundidade (compactados, túnel) diferem no tipo de construção. Ele pressupõe um movimento desimpedido do empilhador. Esses sistemas são montados em blocos sem deixar um espaço de interseção.
Os modelos de pilha otimizam o espaço do armazém e são eficazes na solução do problema de armazenamento de itens frágeis.
Eles consistem em estruturas verticais e vigas de carga horizontais com uma distância necessária para acomodar com segurança uma carga de um tamanho e peso específicos.
Console
Os sistemas de prateleiras do tipo console não possuem as prateleiras usuais. Sua finalidade é armazenar vários objetos de grande comprimento (tubos, perfis, cantos, vigas). Externamente, são estruturas com postes verticais e vigas metálicas dispostas em várias filas.
Pelo tipo de execução, eles são unilaterais e bilaterais. As opções do segundo tipo são mais espaçosas. Os próprios consoles são perpendiculares ou inclinados em relação ao chão em termos de localização.
Muitas vezes são ajustáveis em altura e têm uma carga de peso máxima permitida de até 1400 kg. Eles têm características de alta resistência e são adequados para equipar armazéns e oficinas de construção.
Mezanino
Os produtos do tipo mezanino nada mais são do que sistemas de prateleiras de vários níveis com superestruturas, consistindo em um número diferente de camadas. Externamente, são opções na forma de enormes estruturas de vários andares. Eles têm painéis de piso, feitos de grade, compensado.
Fabricado para aumentar a eficiência do armazém. Use toda a sua altura. Além disso, muitas vezes combinam diferentes tipos de sistemas de armazenamento (console, palete, prateleira).
Essas modificações são integradas a outras estruturas de prateleiras, criando sistemas de armazenamento com escadas, fileiras de prateleiras, blocos com contêineres, caixas e outros elementos para armazenamento de itens de diferentes tamanhos e pesos. Eles são usados para equipar áreas comerciais.
Móvel
As opções móveis são uma linha separada que implementa várias tarefas de organização do espaço. Eles têm a capacidade máxima e dobram sua capacidade de armazenamento. Dependendo da variedade, eles são adequados para qualquer local.
Eles têm uma base móvel, diferentes tipos de prateleiras ou perfis, são de um e dois lados. Graças a isso, podem ser instalados contra paredes e no centro de armazéns e áreas de vendas.
Seu movimento é realizado manualmente por meio de uma unidade. As pequenas variedades movem-se sobre rodas. Esses modelos são projetados para a disposição de bibliotecas domésticas, escritórios e janelas salientes.
Materiais (editar)
Inicialmente, as estantes eram feitas de diferentes tipos de madeira. No entanto, nas condições de umidade e frio inerentes aos armazéns, tais dispositivos não serviram por muito tempo. Diante disso, o metal passou a ser utilizado na produção.
As estantes de madeira destinam-se a mobiliário de escritórios e residências. Estruturas caseiras são feitas de madeira para organizar chalés de verão, depósitos, garagens.
Em tais móveis, trabalhos de casa, pratos, ferramentas de jardim são bem armazenados.
Freqüentemente, na produção de estantes modernas, é usado um perfil de metal com revestimento de polímero. O metal torna as estruturas mais confiáveis, mais fortes, é resistente a fatores externos negativos. Os produtos de metal têm uma capacidade de carga reforçada.
No entanto, existem opções de venda e um tipo combinado.
Por exemplo, o sistema multifuncional Joker tem fechaduras de silumin, consoles de aço, terminações decorativas cromadas. As inserções das prateleiras são feitas de plástico.
Na fabricação de modelos domésticos, são utilizados derivados da madeira. Produtos feitos de MDF e aglomerado não se diferenciam pela alta confiabilidade e durabilidade. Eles são instáveis à umidade e água, alto estresse mecânico.
As opções do painel MDF são convencionais e modulares. Este tipo de montagem permite modificar o interior das instalações, tendo em conta o gosto humano, as necessidades e a disposição das instalações. Eles podem ser uma decoração para um quarto e até mesmo um corredor.
Para pequenos apartamentos e pequenos depósitos, os produtos são feitos de plástico durável... O vidro é menos comumente usado na produção. Tais modelos têm dimensões mínimas, eles carregam não tanto uma função funcional quanto decorativa.
Compromisso
Com base na finalidade, os sistemas de prateleiras são de vários tipos. Isso determina o tipo de construção, seu design, materiais de fabricação, dimensões, praticidade.
Por exemplo, as modificações são destinadas à instalação interna e externa.
Os produtos de rua podem ter uma finalidade econômica ou técnica.
As variedades que são adquiridas para uma residência de verão ou oficina são menos decorativas. São produtos confiáveis com ênfase na praticidade e funcionalidade.
O suporte para jardim é projetado para acomodar mudas em uma estufa na dacha... Ele pode ser usado para armazenar equipamentos domésticos. Além disso, é adequado para armazenar várias pequenas coisas, ferramentas e peças necessárias na vida cotidiana. As estruturas técnicas são montadas em um celeiro, depósito, sob as escadas.
Escritório
Sistemas de prateleiras deste tipo têm tamanhos médios e compactos. Projetado para sistematização, armazenamento de papéis comerciais (inclusive em pastas A4).
Eles são usados na organização de estabelecimentos de alimentação, instituições médicas e escolares.
Arquivamento
Esta linha inclui dispositivos para uso de perfil estreito... Trata-se de elementos de mobiliário de instalações de arquivo, onde a documentação raramente solicitada (cartões, documentos, pastas, arquivos pessoais) é armazenada. Adquirido para bibliotecas, instalações de arquivo de instituições em vários campos. Eles têm um processamento especial da borda, excluindo lesões acidentais.
Doméstico
Uma categoria separada de estruturas, que faz parte do mobiliário em casas particulares, apartamentos na cidade, às vezes escritórios, locais de trabalho. Usado para guardar várias coisas, acessórios de interior.Eles têm um maior efeito decorativo, são parcialmente fechados e são feitos de materiais combinados.
Exibição
As modificações da linha de demonstração destinam-se à demonstração de produtos criados por exposições. Eles são usados para mostrar produtos feitos por uma determinada marca.
São uma vitrine de produtos expostos (amostras de produtos), inclusive os adquiridos para museus.
Armazém
Este grupo inclui tipos de estantes com efeito decorativo mínimo e alta confiabilidade. São sistemas de tipos estacionários e móveis com diferentes estruturas e, muitas vezes, grandes dimensões. Eles são feitos de metal, equipados com elementos de conexão duráveis.
Troca
Os produtos comerciais são fabricados para equipamentos de utilidades e depósitos de lojas. Pode ser instalado em pontos de venda de produtos, por exemplo, em vitrines, farmácias, livrarias.
Eles combinam características como qualidade, confiabilidade e estética. Freqüentemente, é necessária uma mudança na configuração.
Dimensões (editar)
Os parâmetros de modificação dependem de sua finalidade e tipo. Com base nisso, o peso, comprimento, largura, altura, profundidade das estruturas são diferentes... Por exemplo, os sistemas de produção para grandes armazéns podem ser grandes.
Sua altura pode exceder 3-4 m, comprimento - mais de 10 m. A profundidade ideal corresponde aos objetos para os quais foram projetados. Esses valores podem ser 60 cm ou mais.
Os parâmetros padrão dos produtos para decoração de interiores ou escritórios são significativamente menores. A altura de tais racks é de 180-200 cm, a largura é de 90 cm a 2 e 3 m. A profundidade pode ser pequena (30, 40-45 cm) e média (50-60 cm). A distância média entre as prateleiras não excede 40 cm.
Fabricantes
Muitos fabricantes líderes estão envolvidos na produção de sistemas de prateleiras para diferentes necessidades. Além disso, cada um dos fornecedores é especializado em um tipo específico de equipamento.
Por exemplo, variedades de escritório são produzidas por empresas como Verstakoff. Modelos comerciais podem ser vistos na marca Tula "Nível"... É fornecedora de estantes comerciais e de armazém.
"Metal-Zavod", conhecida no mercado nacional, produz estruturas de prateleiras de qualquer nível de complexidade. E também a marca está envolvida na concepção e produção de produtos de metal. "Um armazém".
Empresa "Tecnologias Alimentares" fornece ao nosso mercado cremalheiras altamente especializadas para copos e pratos.
Os produtos são fáceis de usar e possuem a margem de segurança necessária.
Uma das marcas líderes é a planta "Nordica", produção de equipamentos de prateleiras de vários tipos. Os produtos da marca são muito procurados pelos consumidores.
Dicas de Seleção
Ao comprar um tipo específico de rack, é necessário levar em consideração uma série de nuances. Por exemplo, você escolhe o tipo de prioridade da estrutura do sistema de depósito. Se você precisa de uma opção para armazenar materiais a granel, pode optar por um design de palete conveniente.
É importante prestar atenção ao número de camadas, prateleiras, dimensões e capacidade de carga. Igualmente importante é um fator como a resistência do rack a ambientes químicos agressivos.
Nesse caso, a carga pode ser empilhada em sua embalagem original. E também pode ser colocado em prateleiras, paletes. As vigas de suporte devem ser o mais fortes possível. As opções de aço servirão.
Determinado com o tipo de rack... Para alguns, a prioridade é uma visão autossuficiente ou autocontida. Algumas pessoas preferem outros tipos de opções (por exemplo, com suporte em racks). É importante que a estrutura possa suportar a carga de peso e estar em conformidade com os regulamentos exigidos e as normas aplicáveis.
O sistema deve ter o propósito correto. As modificações para armazenamento, transferência de pedido, produção e montagem variam. Se for difícil fazer uma escolha, você deve consultar especialistas.
Os produtos não são universais.Hoje, além da linha de produtos principal, são feitas modificações especializadas. Por exemplo, isso inclui sistemas de armazenamento de pneus de grandes dimensões. Eles são projetados para conter com segurança os objetos armazenados.
O mesmo pode ser dito para os modelos de armazenamento de álcool. Esses produtos têm restrições especiais para evitar que as garrafas de vidro rolem e caiam.
A estrutura celular dos produtos também é conveniente. São essas opções que são adquiridas para armazenar itens no mesmo tipo de contêiner. Para objetos como o linóleo, são escolhidas modificações especializadas.
A escolha da solução ideal entre um design único e modular depende do volume da sala e das tarefas definidas. Nem todos os sistemas são equipados com automação de manuseio de carga.
Ao decidir o tipo de construção, deve-se prestar atenção à sua execução. Pode ser não apenas linear, mas também angular, no final, na ilha. Cada produto tem seus próprios custos de configuração e instalação. Além disso, eles têm custos operacionais e funcionalidades diferentes.
Ao olhar para uma estante de depósito, você deve prestar atenção ao tipo de corante. O revestimento de polímero do metal é inerte às flutuações de temperatura. Graças a isso, a estrutura pode ser colocada em um escritório, depósito, garagem, oficina, despensa.
A escolha de um determinado produto é influenciada pelo material de fabricação. Para um armazém, garagem, oficina, necessita de uma opção de metal. Para a despensa, onde está prevista a guarda de preparações caseiras, picles, geléias, basta uma estrutura de madeira. Para a disposição da sala, é adequado um modelo em madeira, MDF ou aglomerado.
Ao comprar variedades de caixa, você precisa prestar atenção ao tipo de parede do palete. É importante para alguns que seja removível; para outros, produtos não removíveis também são adequados.
Um critério igualmente importante ao comprar um rack de empilhamento é Tipo de armazenamento, que é direto, cruzado, reverso. É importante atentar para a estabilidade da estrutura sob altas cargas.
Para outros, o armazenamento empilhado parece inaceitável, uma vez que muitos objetos requerem ventilação regular. Em vista disso, eles não podem ser armazenados em grandes volumes em um só lugar.
A passagem é importante. Para obter a máxima eficiência do armazém, é melhor prestar atenção aos modelos de corredor estreito. Eles economizam espaço e aumentam a rotatividade. Ao instalá-los, resta uma passagem de 1,5-1,9 m.
Se você precisa de um sistema barato, deve escolher um formato de furo largo. Para esses produtos, a passagem é de 2,5-3,5 m. Essas variedades não são tão eficazes, mas são adequadas para colocação em grandes salas de armazenamento.
O comentário foi enviado com sucesso.